Agências
DRUID e 16 01 se unem para preparar o mercado a trabalhar com games

Se vídeo game era coisa para criança, essa máxima ficou no passado. De acordo com a Pesquisa Game Brasil (PGB), 72% dos brasileiros de todos os gêneros, idades e classes sociais consomem jogos digitais de diferentes tipos ou complexidade. Já segundo o último levantamento da Newzoo, hoje o mercado global de video games movimenta US$ 175,8 bilhões e a expectativa é que movimente mais de USD 200 bilhões em 2024. Essa escalada exponencial representa atualmente um vasto mercado para que as marcas se conectem com as suas audiências em um novo ambiente e de uma maneira próxima e real. Mas, para explorar essa tendência é preciso estar preparado. E esse é o pano de fundo que impulsionou a criação do “Desce pro Play”, o primeiro programa de capacitação em estratégia e criatividade para aterrizar os negócios no mundo dos games, que foi desenvolvido em parceria pela consultoria de inovação 16 01 e pela agência especialista em business to gamer (B2G) DRUID.
O aquecimento do segmento e a rápida movimentação em direção a um mercado promissor, já gera atualmente uma corrida para a implementação de ações de marketing que visam experiências ou vendas no ambiente virtual de franquias, como Fortnite e Minecraft. Entretanto, essa dinâmica de enxergar os games enquanto plataforma e o perfil do gamer enquanto público, ainda é recente e carece de capacitação para descobrir a maneira mais inteligente e poderosa de unir dois universos que conceitualmente são tão distantes, mas que na prática estão se tornando um só.
‘’Muitas vezes as marcas não endêmicas – aquelas que não fazem parte da indústria de games – procuram a DRUID porque desejam desbravar a publicidade nesse ambiente. Entretanto, nem sempre elas estão prontas para isso. Seja porque ainda não contam com o produto certo ou porque ainda não está claro internamente com qual a potência que este mercado irá impactar no seu negócio”, detalha Bernardo Mendes, Chief Gamer Officer e co-fundador da agência.
Por outro lado, a consultoria 16 01 percebeu que grande parte dos clientes que procuram por ela para implementar soluções permeadas pelas metodologias e pensamentos da inovação e da economia criativa em busca de se conectar melhor e de forma mais eficiente com as suas audiências, ou para prototipar novos produtos ou serviços, ainda não despertou para as possibilidades que o universo gamer oferece em diferentes frentes. “E isso significa que estão desperdiçando potencial em ser um ´early adopter´ em um oceano que ainda é menos concorrido do que outros do marketing, como o dos influenciadores digitais, por exemplo. Mas, para ser bem sucedido, é preciso ter entendimento antes. Muitas vezes a marca não consegue ter visão holística do que pode fazer e, consequentemente, não tem uma estratégia e faz projetos muito soltos, pontuais, que acabam ficando fracos. A inovação e a colaboração vêm para resolver isso”, aponta Eduardo Paraske, sócio e co-fundador do negócio.
Então, ao vislumbrar que o mercado ainda está carente de conhecimento sobre como entrar nesse jogo para ganhar, ao mesmo tempo em que a pandemia acelerou a presença dos games na vida cotidiana de mais de três quartos da população brasileira, as duas empresas uniram suas expertises em um programa que gira em torno de três pilares principais que convergem em um caminho para as marcas.
O primeiro deles é o conhecimento em games em si para que os participantes entendam e conheçam sua complexidade e riqueza de oportunidades para inspirar seus desenvolvimentos futuros. O segundo é o match disso com o negócio de cada um para traduzir suas necessidades em oportunidades reais. E, por fim, o terceiro é a inovação e a aplicação do que há de mais efetivo, atual e impactante em termos de metodologias e ferramentas para criar e prototipar soluções aplicadas ao mundo dos jogos eletrônicos de maneira alinhada à estratégia empresarial.
De acordo com o especialista em inovação, eles enxergaram no “Desce pro Play” uma maneira de dividir a experiência da DRUID – que já desenvolveu ações como o conceito estratégico #IssoMudaOGame, que guia todas as iniciativas do Itaú no universo gamer, e o projeto de patrocínio de Buscofem do VALORANT Champions Tour Game Changers, que nasceu com o intuito de fomentar a participação das mulheres no cenário dos esportes eletrônicos – de uma forma estruturada na mentalidade de inovação que prevê aprendizado, experimentação e colaboração para traduzir o potencial genérico em prática aplicável para as companhias em estratégia. “Assim como nos jogos, é preciso passar por todas as fases do programa para zerar a missão e sair da capacitação com a mente aguçada para se destacar dentre os principais players da indústria nacional. Toda marca deveria ter uma estratégia em games, é lá que os jovens estão”, diz Leonardo Brazão, co-fundador da 1601.
A Smiles é uma das marcas participantes do programa Desce Pro Play. ”Nós como marketing, UX e CX temos que conhecer a jornada, o perfil, os hábitos, para entender como podemos nos conectar com o universo gamer. Existe uma oportunidade muito grande de impulsionar a marca, com inovação dentro desse universo que já não é mais um nicho e sim uma grande oportunidade de consumo e de consumidor. Além de ser uma preparação para a marca atuar de uma maneira ainda mais exponencial” detalha Beatriz Cabral, CMO da Smiles.
A expectativa do novo negócio é iniciar em 2022 e finalizar com cerca de 20 rodadas aplicadas, principalmente para indústrias que ainda não se apresentaram diretamente para games ou que não tem uma estratégia forte ou completa para isso.
Agências
Bullet se torna parceira oficial do TikTok Shop no Brasil

A Bullet, agência especializada em StorySelling e performance, acaba de ser homologada como parceira oficial do TikTok no Brasil. A certificação reforça o posicionamento da agência como uma das principais referências em Live Commerce e social commerce no país, ao integrar criatividade, conteúdo e conversão dentro do ecossistema da plataforma.
Com a parceria, a Bullet passa a atuar oficialmente na estruturação completa de estratégias de vendas no TikTok, abrangendo desde o planejamento até a operação. A proposta é combinar storytelling, dados e execução para transformar atenção em resultado, explorando o potencial do consumo orientado por conteúdo.
“A chegada do TikTok ao Brasil representa uma mudança estrutural na forma como as pessoas descobrem, se relacionam e compram produtos. Mais do que um novo canal de vendas, a plataforma consolida um novo comportamento de consumo. A homologação reconhece nossa expertise em Live Shopping e a capacidade da Bullet de operar estratégias que unem narrativa, creators e performance”, afirma Fernando Figueiredo, CEO da Bullet.
Agências
Avantgarde cresce 20% e projeta 2026 com expansão, tecnologia intencional e experiências de alta complexidade

A Avantgarde encerra 2025 com um resultado que reforça sua estratégia global de operação baseada em experiências relevantes e construção de comunidades: crescimento de 20% no ano e a consolidação de um modelo cada vez mais orientado a dados, criatividade aplicada e excelência operacional. Para 2026, a agência projeta um avanço adicional de 30% impulsionado por novos formatos de ativação, projetos proprietários e pela demanda crescente por eventos de alta complexidade.
O desempenho do último ano combina a consistência das parcerias históricas com a entrada de novas contas de grande relevância. A Copa Energia segue como uma das relações mais longevas da operação brasileira, com projetos que evidenciam a maturidade da colaboração e o alinhamento estratégico entre as marcas. Em paralelo, a Avantgarde ampliou sua atuação para a Renault do Brasil, elevando o escopo e aprofundando o caráter consultivo das entregas, movimento que aproximou ainda mais as iniciativas locais do posicionamento global da montadora.
A carteira de clientes ganhou reforço com Casas Bahia, Dell Technologies e Espaçolaser, trazendo desafios distintos em narrativa, arquitetura de experiência e engenharia de operação. Entre os projetos de maior visibilidade, o Dell Technologies Forum reuniu mais de 3 mil participantes em São Paulo e consolidou a Avantgarde como uma das referências na criação de Summits de inovação e tecnologia no País.
Outro marco foi a participação da agência no retorno do Salão do Automóvel, representando a Geely. O estande apresentou uma sequência de ativações imersivas, camadas sensoriais e uma narrativa futurista que traduziu o posicionamento global da marca, além de demonstrar a capacidade da Avantgarde de operar eventos de grande visibilidade e alta complexidade técnica.
Tendências e expectativas para 2026
Ao analisar o cenário para o próximo ano, a agência identifica um ambiente de transformação profunda na forma como marcas constroem vínculos com seus públicos. Segundo Elaine Rufato, CEO da Avantgarde, o mercado está passando por uma virada importante. “Estamos vendo uma mudança clara: o mercado busca experiências mais autorais e menos superficiais. Isso nos desafia a construir jornadas imersivas, com narrativa forte e relevância emocional. Ao mesmo tempo, a chegada de novos clientes e o fortalecimento de relações históricas confirmam que nosso modelo está maduro. A perspectiva para 2026 é otimista e guiada por eficiência, escalabilidade e criatividade aplicada”, afirma.
A Avantgarde prevê crescer 30% em 2026 apoiada em movimentos que devem ganhar força no setor. As experiências tendem a ser menos centradas em estética e mais orientadas a rituais de presença e conexão. A tecnologia avança com propósito, com IA, realidade aumentada, ambientes responsivos e dados em tempo real contribuindo para personalização e profundidade narrativa. Eventos passam a privilegiar estruturas moduláveis e escaláveis, sobretudo em feiras e estandes, como forma de otimizar investimentos e garantir consistência de marca em diferentes mercados. A busca por bem-estar nas jornadas corporativas também deve influenciar agendas e formatos, atendendo a um público executivo que demanda cuidado e presença.
Com processos robustos, uma carteira diversidade e maior demanda por projetos proprietários e eventos de alta complexidade, a Avantgarde deve iniciar 2026 posicionada para ampliar sua atuação em grandes Summits, feiras estratégicas, integrações entre dado, conteúdo e experiência, além de iniciativas que fortaleçam a construção de marcas a partir de narrativas imersivas e tecnologia com relevância emocional.
“A expectativa é de um ano marcado por expansão, inovação e entregas que consolidem definitivamente o papel da Avantgarde como uma das referências centrais do mercado de experiências no Brasil”, finaliza Elaine Rufato.








