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DRUID e 16 01 se unem para preparar o mercado a trabalhar com games

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Se vídeo game era coisa para criança, essa máxima ficou no passado. De acordo com a Pesquisa Game Brasil (PGB), 72% dos brasileiros de todos os gêneros, idades e classes sociais consomem jogos digitais de diferentes tipos ou complexidade. Já segundo o último levantamento da Newzoo, hoje o mercado global de video games movimenta US$ 175,8 bilhões e a expectativa é que movimente mais de USD 200 bilhões em 2024.  Essa escalada exponencial representa atualmente um vasto mercado para que as marcas se conectem com as suas audiências em um novo ambiente e de uma maneira próxima e real. Mas, para explorar essa tendência é preciso estar preparado. E esse é o pano de fundo que impulsionou a criação do “Desce pro Play”, o primeiro programa de capacitação em estratégia e criatividade para aterrizar os negócios no mundo dos games, que foi desenvolvido em parceria pela consultoria de inovação 16 01 e pela agência especialista em business to gamer (B2G) DRUID.

O aquecimento do segmento e a rápida movimentação em direção a um mercado promissor, já gera atualmente uma corrida para a implementação de ações de marketing que visam experiências ou vendas no ambiente virtual de franquias, como Fortnite e Minecraft. Entretanto, essa dinâmica de enxergar os games enquanto plataforma e o perfil do gamer enquanto público, ainda é recente e carece de capacitação para descobrir a maneira mais inteligente e poderosa de unir dois universos que conceitualmente são tão distantes, mas que na prática estão se tornando um só.

‘’Muitas vezes as marcas não endêmicas – aquelas que não fazem parte da indústria de games – procuram a DRUID porque desejam desbravar a publicidade nesse ambiente. Entretanto, nem sempre elas estão prontas para isso. Seja porque ainda não contam com o produto certo ou porque ainda não está claro internamente com qual a potência que este mercado irá impactar no seu negócio”, detalha Bernardo Mendes, Chief Gamer Officer e co-fundador da agência.

Por outro lado, a consultoria 16 01 percebeu que grande parte dos clientes que procuram por ela para implementar soluções permeadas pelas metodologias e pensamentos da inovação e da economia criativa em busca de se conectar melhor e de forma mais eficiente com as suas audiências, ou para prototipar novos produtos ou serviços, ainda não despertou para as possibilidades que o universo gamer oferece em diferentes frentes. “E isso significa que estão desperdiçando potencial em ser um ´early adopter´ em um oceano que ainda é menos concorrido do que outros do marketing, como o dos influenciadores digitais, por exemplo. Mas, para ser bem sucedido, é preciso ter entendimento antes. Muitas vezes a marca não consegue ter visão holística do que pode fazer e, consequentemente, não tem uma estratégia e faz projetos muito soltos, pontuais, que acabam ficando fracos. A inovação e a colaboração vêm para resolver isso”, aponta Eduardo Paraske, sócio e co-fundador do negócio.

Então, ao vislumbrar que o mercado ainda está carente de conhecimento sobre como entrar nesse jogo para ganhar, ao mesmo tempo em que a pandemia acelerou a presença dos games na vida cotidiana de mais de três quartos da população brasileira, as duas empresas uniram suas expertises em um programa que gira em torno de três pilares principais que convergem em um caminho para as marcas.

O primeiro deles é o conhecimento em games em si para que os participantes entendam e conheçam sua complexidade e riqueza de oportunidades para inspirar seus desenvolvimentos futuros. O segundo é o match disso com o negócio de cada um para traduzir suas necessidades em oportunidades reais. E, por fim, o terceiro é a inovação e a aplicação do que há de mais efetivo, atual e impactante em termos de metodologias e ferramentas para criar e prototipar soluções aplicadas ao mundo dos jogos eletrônicos de maneira alinhada à estratégia empresarial.

De acordo com o especialista em inovação, eles enxergaram no “Desce pro Play” uma maneira de dividir a experiência da DRUID – que já desenvolveu ações como o conceito estratégico #IssoMudaOGame, que guia todas as iniciativas do Itaú no universo gamer, e o projeto de patrocínio de Buscofem do VALORANT Champions Tour Game Changers, que nasceu com o intuito de fomentar a participação das mulheres no cenário dos esportes eletrônicos – de uma forma estruturada na mentalidade de inovação que prevê aprendizado, experimentação e colaboração para traduzir o potencial genérico em prática aplicável para as companhias em estratégia. “Assim como nos jogos, é preciso passar por todas as fases do programa para zerar a missão e sair da capacitação com a mente aguçada para se destacar dentre os principais players da indústria nacional. Toda marca deveria ter uma estratégia em games, é lá que os jovens estão”, diz Leonardo Brazão, co-fundador da 1601.

A  Smiles é uma das marcas participantes do programa Desce Pro Play. ”Nós como marketing, UX e CX temos que conhecer a jornada, o perfil, os hábitos, para entender como podemos nos conectar com o universo gamer.  Existe uma oportunidade muito grande de impulsionar a marca, com inovação dentro desse universo que já não é mais um nicho e sim uma grande oportunidade de consumo e de consumidor. Além de ser uma preparação para a marca atuar de uma maneira ainda mais exponencial” detalha Beatriz Cabral, CMO da Smiles.

A expectativa do novo negócio é iniciar em 2022 e finalizar com cerca de 20 rodadas aplicadas, principalmente para indústrias que ainda não se apresentaram diretamente para games ou que não tem uma estratégia forte ou completa para isso.

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LGL Case comanda lançamento imersivo da Jovi no Brasil

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LGL Case , referência em experiência de marca e cross marketing, está à frente de toda a produção do megaevento de lançamento da Jovi no Brasil no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Com uma equipe multidisciplinar, a agência desenvolveu uma experiência completa que une tecnologia premium, parcerias estratégicas e inclusão nos produtos da marca de eletrônicos, posicionando-se mais uma vez como uma das principais produtoras de eventos do país.

Desde a curadoria de convidados — incluindo influenciadores, jornalistas e parceiros comerciais — até a criação de espaços temáticos exclusivos, a LGL envolveu todos os aspectos do evento. Destaque para a Sala Vogue Brasil , que homenageia os 50 anos da revista com um conjunto de fotos inspiradas na próxima capa estrelada pela chef Helena Rizzo. Já a Sala MasterChef Brasil contou com uma instalação interativa que une gastronomia e tecnologia em uma reunião ao “nascimento do V50”.

A experiência completa inclui, ainda, a Sala Zeiss , onde os convidados testaram as lentes profissionais do Jovi V50 5G , um túnel imersivo que conta a trajetória global do Jovi até a chegada ao Brasil, além de diversas ativações práticas como a demonstração da resistência à água do V50 Lite 5G . Os convidados também experimentaram a estação com glambot do V50 5G para vídeos em 4K .

Outro trunfo da LGL nesta produção foi viabilizar a parceria com a BYD, que disponibilizou 20 carros elétricos para transporte de convidados, reforçando o papel da agência como criadora de conexões estratégicas entre marcas globais e o protagonismo em ações sustentáveis. “A LGL aplicou sua expertise em sustentabilidade, lembrando das três certificações ISO de ESG da agência. Para o evento, estamos reutilizando materiais nas instalações e trazendo o transporte elétrico da BYD, por exemplo”, destaca Gustavo Costa, CEO da LGL Case.

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Volkswagen Tera é lançado no Ibirapuera, com experiência imersiva criada pela Hype

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A Volkswagen apresentou o Tera em um evento que sinalizou o início de um novo momento para a marca. A experiência, realizada na OCA, reuniu imprensa especializada, rede de vendas, fornecedores, parceiros e convidados para viver o Tera de forma imersiva, criativa e sensorial. O projeto completo — da concepção aos detalhes de operação — foi assinado pela Hype, responsável por transformar o lançamento em uma vivência plural que uniu tecnologia, cultura e design em diversos formatos ao longo do dia.

Pela manhã, a OCA recebeu os principais nomes do jornalismo automotivo do Brasil. Nos períodos da tarde e da noite, foi a vez da Rede Volkswagen, concessionários, executivos e parceiros mergulham no universo do Tera, em uma jornada que passou por conteúdos estratégicos, jantar, ativações e encerramento com o show de Nile Rodgers & Chic, dentro da programação oficial do C6 Fest.

Um dos momentos mais impactantes da noite foi o show de drones, que traduziu em movimento, luz e sincronia o conceito visual do novo Tera. As aeronaves sobrevoaram o Obelisco do Ibirapuera, formando imagens que exaltavam o design do carro e a assinatura da marca, conectando o momento da marca Volkswagen ao clima artístico do festival.

A Oca  foi transformada para receber o evento com elegância e fluidez. Ele ocorreu como ponto de conexão entre as apresentações do produto e o estilo de vida urbano que o Tera incorpora. A revelação do modelo, cercado de luzes, projeções e design de som exclusivo, reforçou o posicionamento do veículo como um ícone que pulsa no ritmo do tempo e teve como start um momento protagonizado por José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen para as Américas do Sul, Norte e México e responsável pela criação do Tera. O designer abriu uma apresentação desenhando o carro em um sketch. A performance foi captada por câmeras e projetada em tempo real nos LEDs do palco. No final das apresentações, ele e sua equipe esboçaram diferentes detalhes do Tera, com uma ativação artística e tecnológica em uma parede digital do lado externo do auditório.

“A ideia era criar um evento que saísse da lógica tradicional de lançamentos automotivos. Transformamos o Tera em uma experiência viva, que pudesse ser lida com os sentidos. Desenvolvemos cada detalhe com o objetivo de tangibilizar o design, a inovação e o espírito do carro de forma original, fluida e envolvente” , afirma Marcello Soares, CCO da Hype, responsável por liderar toda a frente criativa e de desenvolvimento do projeto.

Para a Volkswagen, o modelo representa um novo capítulo em sua estratégia de produto e marca e a experiência de lançamento, especialmente refletindo essa ambição. “Esse é um lançamento estratégico para a montada, e a Hype, como sua parceira de longa data, entende com profundidade esse momento. Foi uma construção conjunta, com visão e propósito, e estamos muito orgulhosos de liderar todo o projeto, da criação à operação, e de ajudar a Volkswagen a entregar uma experiência à altura de sua história e do seu futuro”, afirma Alessandro Ortali, CEO da agência.

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