Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

De olho no setor de eventos digitais, empreendedor inaugura espaço com estúdios e tecnologia de ponta

Publicado

em

Os desafios trazidos pela pandemia ao setor de eventos – um dos primeiros a parar e um dos últimos ao voltar a operar no modelo presencial – , foram os principais gatilhos para o empreendedor Cauê Passero, 32, expandir seus negócios. Sócio da Agência Mutala, que está há mais de dez anos no mercado de live marketing, Cauê lança agora, ao lado de sua sócia Solange Pacheco, o MyBase: um complexo premium localizado no Butantã com estrutura completa para a realização de eventos digitais e produções cinematográficas.

O local oferece dois estúdios em Chroma Key, camarins, área técnica, ambientes climatizados. O MyBase conta, ainda, com um lounge e um café bistrô para oferecer conforto e comodidade para os executivos de empresas e agências. “O objetivo é proporcionar para o mercado, frente ao momento atual, mais alternativas para a realização de eventos tipicamente presenciais em ambientes virtuais, sem perder a qualidade e a interação com o público. E, para isso, oferecemos uma experiência completa que vai além de um estúdio, facilitando o processo todo”, conta Cauê.

Além da comodidade, o empreendedor investiu em tecnologia de ponta para transformar esses eventos ou lives em uma imersão virtual de qualidade. Com a Virtual Experience, lançada junto com o MyBase, os estúdios ganham cenários 3D hiper-realistas que intensificam a experiência de quem assiste aos eventos. “Conseguimos viabilizar a um custo acessível uma solução que integra realidade virtual, física e tecnologia e que, no Brasil, é usada apenas por grandes emissoras de TV. E, a partir dela, criamos uma atmosfera onde o real se confunde com o virtual. Em um show, por exemplo, a sensação do telespectador é de que ele está bem próximo ao palco”, complementa o empreendedor. Thiago Lopes e Guilherme Andrade, especialistas em desenho e modelagem 3D, que estão há mais de 20 anos do mercado, estão juntos com o Cauê na Virtual Experience.

A MyBase e a Virtual Experience são empresas independentes que atuam de forma complementar para transformar eventos presenciais em experiências digitais.

Continue lendo

Eventos

UBRAFE organiza Missão Inovação China para conectar executivos do setor ao mercado global de feiras

Publicado

em

Com a proposta de aproximar o mercado nacional de feiras e eventos corporativos das principais inovações do setor no cenário internacional, a União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (UBRAFE) realizará, entre os dias 14 e 22 de novembro de 2026, a Missão Inovação China. A iniciativa prevê uma imersão técnica de sete dias voltada aos associados da entidade, com um roteiro que inclui passagens por centros de exposições de grande porte, empresas de tecnologia e fornecedores da indústria de eventos global.

A escolha da China como destino fundamenta-se na infraestrutura e nos recursos tecnológicos desenvolvidos pelo país para a realização de grandes encontros de negócios. O itinerário concentra-se na região entre Guangzhou e Shenzhen, polo produtivo e tecnológico que reúne fabricantes e prestadores de serviços para o setor. O programa foi estruturado para profissionais do segmento corporativo, abrangendo visitas técnicas, sessões de networking e reuniões institucionais.

A agenda do grupo inclui visitas a sete centros de convenções e exposições de grande porte, além de reuniões de trabalho com nove empresas desenvolvedoras de soluções para feiras de negócios, quatro entidades representativas do setor e uma promotora de eventos local. A delegação brasileira também integrará a programação do Glocal International Exhibition Industry Summit, em Guangzhou, fórum focado no relacionamento entre lideranças e executivos da indústria internacional.

A ação faz parte da estratégia da UBRAFE para incentivar a atualização técnica e a modernização do mercado brasileiro de feiras e eventos de negócios, estimulando o intercâmbio de conhecimentos e a adoção de novas tecnologias operacionais.

“A inovação deixou de ser um diferencial para se tornar um fator estratégico para a competitividade das feiras e eventos. Ao promover essa missão, a UBRAFE oferece aos seus associados a oportunidade de conhecer, na prática, soluções, modelos de gestão e tecnologias que estão redefinindo o futuro do setor em todo o mundo e ampliando muito a eficiência das ações de Live Marketing“, comenta Paulo Ventura, presidente da UBRAFE.

A participação no projeto é voltada exclusivamente aos associados da entidade, com a limitação de uma vaga por empresa para assegurar o caráter focado do grupo de tomadores de decisão. Além do acesso às agendas técnicas e aos encontros institucionais com organizações chinesas, o pacote da missão contempla hospedagem, transporte interno e serviço de tradução em português durante toda a programação.

Continue lendo

Eventos

Ubrafe defende Marco Regulatório de Eventos e aponta impacto econômico de R$ 30 bilhões no setor

Publicado

em

A indústria brasileira de feiras e eventos corporativos, culturais e de entretenimento movimenta bilhões de reais anualmente, atrai milhões de visitantes e exerce um papel decisivo na macroeconomia, no turismo e na atração de investimentos. Com base nessa relevância, a União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe) reforça a urgência de avançar na tramitação e implementação do Marco Regulatório de Eventos (PL 1905/2026). A proposta legislativa busca estabelecer segurança jurídica, previsibilidade tributária e reconhecimento institucional a um segmento estratégico para o desenvolvimento do país.

De acordo com as lideranças do setor, as convenções e feiras não podem mais ser tratadas unicamente como ferramentas isoladas de marketing ou como alavancas para mitigar a sazonalidade da hotelaria. É o momento de analisar o ecossistema como uma indústria pesada de serviços que gera um efeito multiplicador na economia.

Para dimensionar o impacto financeiro do setor, a Ubrafe mapeou quatro grandes recortes da indústria que, juntos, injetam quase R$ 30 bilhões nas economias locais, ativando cadeias produtivas que englobam a malha de transportes, alimentação, comércio e serviços.

Se os grandes festivais e festas populares (B2C) destacam-se pela mobilização massiva em janelas curtas de tempo, o segmento focado em geração de negócios entre empresas (B2B) atua como um motor econômico contínuo. Em São Paulo, o calendário de feiras corporativas estende-se por cerca de 270 dias ao longo do ano, atraindo 8 milhões de executivos e compradores. Essa regularidade garante uma taxa de ocupação hoteleira perene, além de fomentar o networking, a prospecção de leads qualificados e a assinatura de contratos de longo prazo.

Paulo Ventura, presidente da Ubrafe, defende que a amplitude do setor exige políticas públicas compatíveis com seu tamanho. “Os eventos, independentemente do formato, são vetores de desenvolvimento econômico, geração de emprego, promoção de destinos e fortalecimento de cadeias produtivas inteiras. Quando olhamos para esses números, fica evidente que o setor precisa ser tratado como atividade estratégica para o país, com regras mais claras, segurança jurídica e políticas públicas compatíveis com sua relevância.”

A consolidação do PL 1905/2026 é vista pela entidade como o passo definitivo para aumentar a competitividade internacional do Brasil na captação de grandes congressos globais. “Os eventos com foco na geração de negócios, ou B2B, em especial, têm um papel decisivo nesse debate porque combinam impacto econômico expressivo com regularidade ao longo do ano. É um impacto menos visível do que o de um grande festival, mas extremamente consistente e estratégico”, conclui Ventura.

Continue lendo