Alexis Pagliarini
COP 30 em Belém: risco ou oportunidade?

Por Alexis Pagliarini
Em novembro de 2025, o Brasil sediará a COP 30. Não há dúvida de que nosso país é um player de primeira grandeza no jogo das questões climáticas. Nada mais justo e natural, portanto, que tenhamos sido escolhidos para essa honrosa missão.
A cidade-sede, Belém, é emblemática, por estar na Amazônia, mas sua estrutura para sediar um evento dessa grandeza é questionável. Todos os 193 países e mais 5 territórios da ONU podem participar da COP. Para se ter uma ideia, só a delegação brasileira levou perto de 3.000 pessoas à última COP, realizada em Dubai. Uma COP reúne em média 80 mil pessoas por dia, com cerca de 140 mil inscritos. É muita gente para se transportar, acomodar e receber durante o evento! O governo federal formou uma secretaria especial para organizar o megaevento em Belém, ao lado do time local, contando com 30 servidores dedicados.
Estão previstas obras de infraestrutura, aterramento de fios, melhoria da estrutura viária e hoteleira, mas sabemos que nem sempre as coisas andam conforme o planejado. Lembremo-nos da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Havia novas linhas de Metro projetadas para São Paulo que até hoje não foram acabadas. Boa parte da infraestrutura projetada ficou no papel e só não passamos vergonha porque os eventos, em si, foram bem organizados e a hospitalidade brasileira prevaleceu na mente dos visitantes.
Não é a primeira vez que o Brasil sedia um evento com essas características. Eu morava no Rio quando aconteceu a Rio 92 e tudo funcionou razoavelmente bem. Mas a cidade de Belém não se compara ao Rio de Janeiro em termos de estrutura turística. Daí o título deste artigo. Será que estamos diante de uma oportunidade de consolidar a imagem do Brasil como um dos principais players das questões ambientais ou corremos o risco de um fracasso estrutural que pode colocar a perder todo o esforço feito para sediar o evento? Em termos de posicionamento, não podemos perder a oportunidade de mostrar ao mundo que estamos prontos para liderar a transição energética tão importante para neutralizar as mudanças climáticas e também nos fixarmos como um exemplo no estabelecimento de uma nova economia: a economia verde. Uma economia baseada em energia limpa e renovável e no uso de recursos sustentáveis, além de uma atitude regenerativa. Os últimos movimentos do governo, porém, se mostram erráticos, com a defesa da polêmica intensificação de prospecção de petróleo, por exemplo. Com uma matriz energética invejável e uma capacidade única de liderar a produção de hidrogênio verde, por exemplo, por que continuamos apegados à suja energia de origem fóssil?
Bem, essa é uma discussão para outro fórum. O que quero destacar neste artigo é a importância da organização do evento, em si. Precisamos encantar os visitantes e aproveitar o evento para pavimentar o caminho do turismo sustentável e atrair muito mais eventos e visitantes para o nosso país. Temos menos de 1,5 ano para nos prepararmos. Conseguiremos?
Alexis Pagliarini
Utopia X Distopia

Todos os dias, temos motivos para ter visões distópicas ou utópicas. Depende do nosso estado de espírito. Basta acessar as primeiras notícias da manhã – eu ainda gosto de ler um jornalzão diariamente (online, mas no formato convencional): os destaques quase sempre são desastres ou notícias de cunho negativo. Dizem que é isso que vende… Mas é só saber procurar e lá estão as notas positivas, aqui e ali.
O presidente americano, Donald Trump foi o elemento distópico deste início de ano, soltando impropério a torto e direito, ameaçando vizinhos, amigos e inimigos e prometendo uma devassa geral da administração pública dos USA, amparado pelo fiel escudeiro Elon Musk. E aí, toda aquela utopia de um mundo melhor, mais justo, mais igualitário, mais respeitoso deu lugar à visão agressiva do “cada um por si” e do olhar para o próprio umbigo, sem empatia ou sensibilidade. Uma avalanche de pedras no caminho do respeito socioambiental e da ética, que vinha ganhando mais adeptos mundo afora. São ciclos que vivenciamos de tempos em tempos.
Na área de Live Marketing, lembro da previsão de que o varejo tradicional seria atropelado pelo e-commerce e que os eventos se tornariam predominantemente virtuais. A pandemia passou e o e-commerce, apesar de crescer bastante, ainda não alcança 10% do total do comércio no Brasil. Já os eventos presenciais voltaram a bombar, deixando as interações virtuais mais para o corriqueiro. É assim: o grande pêndulo da humanidade se projeta firme para um lado, mas se esgarça e volta para outro lado, às vezes antagônico.
No meio disso tudo, uma verdade inquestionável: estamos vivenciando uma crise climática sem precedentes e atitudes negacionistas não prevalecerão. Se, por um lado, os EUA recrudescem, por outro, a Europa fortalece seus princípios e cobra um alinhamento dos seus parceiros. Tanto é que, no final deste ano, entrará em vigor a ação europeia contra o desmatamento, exigindo dos seus parceiros comerciais uma comprovação de que o produto exportado não é proveniente de área desmatada.
Não dá para adotarmos uma atitude de Poliana, de enxergar só lado cor de rosa das coisas, mas também não devemos nos desesperar perante um comportamento errático de alguns governantes. É hora de sermos firmes em nosso propósito e continuarmos a dar passos largos na direção de uma prática ética e respeitosa. Nossos negócios só tendem a ganhar.
Alexis Pagliarini
Por um Live MKT pujante e consciente!

Por Alexis Pagliarini
2024 foi um ano especial para o Live Marketing! Principalmente para os eventos. O apetite das empresas por interações ao vivo aumentou significativamente depois da pandemia. E essa tendência continua forte em 2025. Espaços relatam estar começando o ano mais demandados do que nunca, com número recorde de eventos contratados com antecedência.
Nessa esteira positiva, os hotéis batem recordes de ocupação e os muitos negócios que gravitam em torno dos eventos curtem o bom momento. Já nos pontos de venda, apesar do crescimento constante do e-commerce, o varejo físico ainda representa 90% do comércio no Brasil e ganha força renovada, com consumidores ávidos por experiências ao vivo. O regime de home office está em momento desafiador, com a constatação de que a presença física de colaboradores nos escritórios é fundamental para consolidar a cultura da empresa. As interações online são eficazes em muitos aspectos, mas devem ser complementadas por aquelas olho-no-olho, além dos momentos não formais, de corredor, onde muita coisa acontece.
Tudo isso é muito bom, mas não devemos desprezar o legado de cuidados que a pandemia deixou. Há ainda o legado de responsabilidade socioambiental que deve ser incorporado às nossas atividades naturalmente. ESG já não é tão hype, mas vem sendo incorporado naturalmente na estratégia e no planejamento de ações, fazendo parte dos checklists de eventos, ganhando mais consistência.
Os eventos, além de catalisadores da economia, são vitrines do comportamento empresarial. Demonstrar claramente a observância de critérios de respeito socioambiental e governança ética é obrigação do organizador. E isso vai muito além da credencial com sementes de plantas ou ações isoladas de caráter socioambiental. É preciso inserir os critérios ESG como partes integrantes da atividade, cumprindo seus princípios com a mesma naturalidade com que repassamos o grande checklist de eventos. Tudo começa com a assunção de alguns compromissos macro, tais como: “Nosso evento respeitará o meio ambiente”. “Nosso evento será respeitoso com todas as pessoas”. “Nosso evento seguirá princípios éticos e de transparência, sem ‘jeitinhos’”. São compromissos simples de enunciar, mas não tão fáceis de aplicar.
Eliminar garrafas e copos plásticos descartáveis, reduzir resíduos e dar a destinação adequada a eles, garantir equidade de gêneros e inclusão de grupos minorizados, estabelecer contratos formais com todos os fornecedores e pagar em prazos razoáveis, certificar-se que todos os trabalhadores do evento (diretos ou indiretos) estejam atuando de acordo com preceitos legais… Enfim, são diversos os pontos que devemos observar para garantir uma atuação em compliance com as melhores práticas. Mas é assim que garantiremos a pujança do setor para além de tempos de vacas gordas.