Empresa
Consumidor se acostumou com o omnichannel na pandemia – e agora?

A estratégia omnichannel tem tomado espaço no planejamento dos gestores de empresas nos mais diversos ramos. A comunicação integrada em múltiplos canais é uma excelente forma de aproximação do consumidor, que passou a valorizar esse aspecto, especialmente durante a pandemia de Covid-19. Um exemplo é a opção de realizar uma compra online e retirá-la na loja física, que permite maior flexibilidade ao cliente sem deixar de fornecer uma única experiência de marca.
Seja na loja física, e-commerce, redes sociais ou aplicativos para celular, o consumidor buscará o mesmo padrão de atendimento e relacionamento. Conforme a pesquisa “Omnicanalidade e o futuro do varejo”, realizada pela Social Miner em parceria com a All iN, após se familiarizar com novos canais, o consumidor deseja manter a possibilidade de transitar entre o online e offline, optando por canais de compra alternativos e por uma experiência híbrida. Dentre as vantagens para comprar na loja física, 46% dos entrevistados apontaram a facilidade de tocar e sentir os produtos. Já para quem compra online, o maior ganho relatado por 48% das pessoas ouvidas pela pesquisa foi a oportunidade de comprar mais barato.
Além disso, o levantamento mostrou que 60% dos consumidores brasileiros já compram de forma híbrida, e 80% consideram que a maior facilidade deste formato de compra é a liberdade para fazer trocas e devoluções dos itens comprados. No entanto, fica agora o desafio aos gestores: como seguir integrando as experiências ao cliente nos diferentes canais? Como assegurar as vantagens de cada forma de consumo, e otimizar os pontos a melhorar?
Mauricio Romiti, diretor administrativo da Nassau Empreendimentos, explica que o primeiro passo é capacitar a equipe para lidar com a intercambialidade do consumo. “Uma equipe alinhada evita ruídos na comunicação com o cliente. A área de inteligência e tecnologia, por exemplo, precisa estar focada na resolução de eventuais problemas que possam surgir, além de estar sempre atenta a novidades e atualizações que possam melhorar ainda mais a experiência do consumidor. O time precisa embarcar na estratégia, e entender a importância da mesma para o crescimento do negócio”, frisou.
Além disso, Romiti chama atenção para o cuidado com a padronização dos diferentes canais do negócio. “Para implementar o omnichannel é primordial que se unifique todos os canais. Ou seja, alinhe descontos, promoções, opções de pagamento e entrega, dentre outros. O consumidor precisa sentir que está na sua loja, mesmo quando está à distância, acessando o seu site, por exemplo”, explicou. “A informação fluida na empresa é o fundamental dessa estratégia: independente do canal, o cliente deve receber a mesma mensagem em todos os pontos de contato. Porém, o varejo tem muito a melhorar nesse quesito: ainda é muito comum questões simples, como preço uniforme em todos os canais, não serem feitas”.
Empresa
Buser aposta em campanha ‘sensorial’ com ASMR para impulsionar viagens de verão

Com a proximidade da alta temporada e as temperaturas em elevação em todo o País, o desejo de viajar volta a crescer entre os brasileiros. É nesse clima de retomada das viagens e de busca por experiências leves que a mobitech Buser, plataforma de tecnologia que está transformando a mobilidade rodoviária no Brasil, lança o segundo capítulo da campanha nacional “Não viaja, vai de Buser”. O foco agora é no verão que se aproxima e a proposta é reforçar atributos que vão além do preço, como confiança, conforto, conveniência e segurança, em uma narrativa sensorial inspirada em experiências de ASMR, que convida o público a entrar no clima de descanso e lazer.
Com essa nova fase, a Buser busca se consolidar como uma marca mais próxima das pessoas, graças à praticidade digital, suporte humano 24 horas e uma experiência de viagem segura e transparente.
“O consumidor brasileiro pede cada vez mais consistência. Preço é importante e continuaremos trabalhando para democratizar o acesso do brasileiro às estradas, mas confiança, conveniência, conforto e segurança sempre foram tratados como prioridade pela Buser e precisamos reforçar esse propósito. Nosso objetivo é mostrar que a Buser está preparada para atender a essa expectativa, oferecendo uma experiência simples e confiável do início ao fim”, afirma Luiza Guimarães, gerente de marketing da Buser.
A campanha estreou no dia 17 de outubro, com ativações na home page da Buser, landing page, mídias sociais, CRM, OOH digital e ações comerciais. A partir do dia 20, entram no ar as peças de OOH impresso e o filme para TV. Dividida em duas fases, a campanha segue até o fim do ano: a primeira, até novembro, foca em ampliar a lembrança e o conhecimento da marca, reforçando atributos ligados à segurança; já a segunda, em dezembro, marca o auge da temporada e busca estimular o desejo de viagem, posicionando a Buser como a opção mais conveniente para os deslocamentos de verão.
Com narrativas leves e aspiracionais, as peças exploram slogans como “Deu vontade, né?” e “Tá ouvindo? É o verão”, conectando emoção e praticidade, despertando o desejo de viajar e reforçando, na assinatura “Não viaja, vai de Buser”, que a experiência é simples e confiável.
Empresa
Ludmilla é a estrela da campanha de Black Friday da SHEIN

A SHEIN, varejista global de moda, beleza e lifestyle, escolheu a cantora Ludmilla como protagonista das maiores campanhas promocionais do ano: Black Friday e 11.11 (data dupla). Como peça-chave dessa iniciativa, a marca lança uma fashion collab com a artista, que contará com uma seleção exclusiva de 118 peças das marcas próprias da SHEIN, que traduzem o estilo criativo e fashionista da artista.
Reconhecida por sua originalidade, impacto e ousadia, Ludmilla reflete a missão da SHEIN de democratizar o acesso à moda, valorizando a diversidade e incluindo todos os corpos e estilos. “A Ludmilla é uma figura poderosa, que representa diversidade e autoexpressão — valores fundamentais para a marca. Sua trajetória ascendente e seu estilo único fazem dela a escolha perfeita para protagonizar nossas maiores campanhas do ano”, afirma Rodrigo Eimori, head de marketing da empresa no Brasil.
A Edit Collection com a Ludmilla marca a estreia da cantora com uma coleção de roupas que reflete diretamente seu estilo pessoal e o momento de sua carreira. “Ser escolhida para essa parceria é algo especial, principalmente por ser a minha primeira coleção de roupas com uma marca que eu já adorava e que tem tudo a ver com o que amo vestir. Meus fãs poderão ver um pouco de mim e do meu estilo em cada peça, todas selecionadas com muito cuidado e carinho”, destaca Ludmilla.
A comunicação visual e digital da campanha destacará a versatilidade da cantora, que transita com naturalidade entre diferentes estéticas, celebrando sua capacidade de se reinventar. Os comerciais serão exibidos em TV aberta, e haverá conteúdos exclusivos nas redes sociais de Ludmilla, como Instagram e TikTok, e nos perfis da marca.








