Agências
Como se destacar com Merchandising na prática?

Com o mercado competitivo, garantir boas vendas pode ser um grande desafio para muitas empresas. Uma das estratégias é ter planejamento para promover um produto no local e tempo adequados com preço atrativo. E como explorar da melhor forma o merchandising para se destacar?
Para Julio Bastos, Head Comercial da agência de marketing promocional, C2C Close to Consumer da filial da multinacional italiana de RH, Gi Group Brasil, a dica principal é ouvir quem está no ponto de venda. “Desta forma, é possível elaborar dentro dos indicadores-chave de desempenho (KPI´s) o acompanhamento alguns itens que tragam a vivência do promotor ou qualquer outro profissional que esteja em contato direto com o shopper. Só assim a tomada de decisão terá a agilidade necessária”, orienta.
O caminho para se diferenciar é pensar sempre em quais informações são relevantes para que a estratégia interna possa ser alterada ou revista, como o que faz o olhar do consumidor brilhar no PDV, qual o melhor material a ser utilizado e como formar vendedores embaixadores da marca. “O promotor bem capacitado, com a definição correta de KPI’s e formulários de pesquisa se torna a peça fundamental para tomada de decisão e, com isso, proporciona a diferenciação dos demais concorrentes”, complementa o Head de vendas.
Usar a positivação em PDV de maneira estratégica gera visibilidade do produto em um formato que atraia a atenção do consumidor, desde uma experiência de gôndola interativa, comunicação clara e/ou fazer o caminho do cliente com cross de produtos, por exemplo, deixar vinho e queijo próximos ou macarrão e molho de tomate. “E ressalto que positivação nem sempre é material físico, muitas vezes é uma execução do promotor com o próprio produto”, explica Bastos.
Ter um calendário promocional é outra estratégia bastante eficaz. “Sem sombra de dúvidas as datas comemorativas ou próximas de recebimento de salários são oportunas para ações de recompra, compre e ganhe, uso de positivação forte para atrair atenção e demonstração/degustação em conjunto com a data aumentam as chances de venda”, reforça. “A observação prática é o melhor termômetro para entender o comportamento, vem do ca mpo, do olhar de quem está ali com o shopper no dia a dia”, finaliza Julio.
Agências
V3A conquista a conta do clube europeu Villarreal CF no Brasil

Agências
Coca-Cola e LGL Case: parceria transforma experiência de compra em mercados locais

Em 15 de março, celebra-se o Dia do Consumidor — uma data que vai além de promoções, destacando a relação de confiança e afeto entre marcas e clientes. Mais do que um momento de compra, é uma oportunidade para reforçar laços e criar experiências que conectam pessoas. E poucas marcas entendem essa missão tão bem quanto a Coca-Cola.
Com o apoio da LGL Case, agência especializada em Brand Experience, a marca tem levado sua magia a mercados e supermercados por todo o Brasil, criando experiências que aproximam a comunidade do universo Coca-Cola. Ao longo dos últimos anos, essa parceria já resultou em mais de 96 eventos, com ativações que transformam o ato de comprar em um momento especial de conexão.
O propósito dessas ativações vai além de impulsionar vendas — é sobre levar experiências para locais que muitas vezes não são o foco das grandes marcas. Em mercados de bairro e cidades menores, a agência ajudou a traduzir a essência da Coca-Cola em ambientes que despertam encantamento e acolhimento. “Nosso desafio era criar experiências que fizessem as pessoas se sentirem parte da marca, independentemente do lugar onde vivem”, afirma Gustavo Costa, CEO da LGL Case.
Desde o briefing inicial da Coca-Cola, a LGL Case teve o desafio de traduzir a essência da marca em experiências que impactassem diretamente os consumidores. Para isso, a agência foi responsável por dar capilaridade da comunicação da marca em um momento de grande concorrência, desenvolvendo soluções que incluíram um criterioso mapeamento de pontos de venda e mercados emergentes. Um dos principais desafios enfrentados foi a diversidade de estruturas e padrões encontrados em diferentes tipos de mercados. Nesse caso, desde mercadinhos de bairro com gôndolas diversas até supermercados mais estruturados, o que exigiu a criação de um projeto adaptável, com materiais sustentáveis e otimização logística para garantir a instalação eficiente em cada local.
“A implementação das ativações contou, ainda, com visitas técnicas personalizadas, mapeamento detalhado das áreas de ambientação, e a produção de materiais reutilizáveis que se adequassem às necessidades de cada mercado, garantindo que cada detalhe refletisse a qualidade e a identidade da marca Coca-Cola”, completa Gustavo.
Cada espaço foi cuidadosamente pensado para transformar o cotidiano em algo extraordinário. Elementos de cenografia, iluminação aconchegante e mobiliário exclusivo ajudaram a criar ambientes que convidavam o consumidor a vivenciar o prazer do momento da compra, fortalecendo o vínculo emocional com a marca.
O design e a interatividade foram pontos-chave para o sucesso das ativações. A LGL Case apostou na criação de ambientes imersivos, onde cada detalhe — desde a disposição dos produtos até a iluminação — contribuía para que os consumidores se sentissem parte do universo Coca-Cola. “Acreditamos que o brand experience tem o poder de transformar algo simples, como a ida ao mercado, em uma lembrança afetiva”, destaca Gustavo Costa.
Essas experiências impactaram especialmente as famílias das classes C e D, que nem sempre têm acesso a ativações elaboradas nos pontos de venda. Os elogios recebidos diariamente reforçaram o sucesso da abordagem, mostrando que a conexão entre marca e consumidor vai além do produto.
You must be logged in to post a comment Login