Digital
Com estratégia de marketing digital, Estrela aumenta em 10 vezes vendas no e-commerce
Marca de brinquedos compensa ausência de vendas em lojas físicas com um posicionamento forte de publicidade na internet; Jogos de tabuleiro e quebra-cabeça lideram as vendas
O cenário econômico é desafiador para a indústria de brinquedos: com o isolamento social causado pela pandemia do Coronavírus, as lojas não podem funcionar e perdem a venda impulsionada pela exposição física do produto, que é sempre muito atraente para crianças e adultos. Mas, as marcas que apostam na venda online têm encontrado uma boa saída para garantir receita. É o caso da Estrela que, a partir de uma parceria com a Calina, investiu forte em publicidade online e viu suas vendas no e-commerce aumentarem 10 vezes em abril deste ano, em comparação com o mesmo mês no ano passado.
O Head de E-commerce da Estrela, Lucas Takagi, explica que a empresa já investia na venda online e tinha muita procura no e-commerce, principalmente pelos brinquedos clássicos, que marcaram gerações passadas. Mas, com o fechamento das lojas físicas, o fluxo de clientes no canal online cresceu significativamente, assim como a busca por outros produtos. “Os jogos de tabuleiro e quebra-cabeças, que eram mais vendidos no offline, estão entre os produtos mais vendidos pelo e-commerce nesta quarentena. As pessoas estão com poucas opções de lazer por causa do isolamento social, então estão voltando a se divertir em casa com os jogos”, afirma.
O movimento segue tendência nacional: de acordo com o estudo “E-commerce de produtos durante a pandemia de Covid-19”, elaborado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e a Konduto, a categoria Brinquedos e Jogos registrou aumento de 434,70% na segunda quinzena de março, em relação à quinzena anterior. Para aproveitar esse movimento, a Estrela trabalha diversas ações online. “Colocamos todo o site em promoção e apostamos na comunicação pelas redes sociais. Nas ações de publicidade, a Calina está adequando a estratégia, a fim de alcançar esse novo consumidor do e-commerce. Os resultados são fruto de muito trabalho em conjunto”, diz.
A analista de mídias da Calina, Maiara Uliana, afirma que a revisão de estratégia de marketing digital nesse contexto de pandemia foi essencial para melhorar os resultados do e-commerce da Estrela. Ela explica que a agência apostou em uma comunicação mais empática e contextualizada, inclusive nos anúncios, que costumam ter mensagens mais padronizadas. “Como muita gente está habituada a comprar brinquedos apenas no offline, apostamos em anúncios mais direcionados, que mostram que é possível adquirir esses produtos sem sair de casa e receber em todo o Brasil”, detalha.
A estratégia também incluiu uma divulgação mais expressiva dos jogos que têm vendido mais na pandemia, além do reforço de publicidade no Google Shopping. “Quem está procurando um bom jogo de tabuleiro ou um quebra-cabeça para se distrair nessa quarentena, normalmente faz uma busca genérica no Google. Como o Google Shopping é um anúncio de grande destaque e muito prático, muitas pessoas escolhem sua opção ali mesmo. Esse é um canal que tem trazido muita receita para o e-commerce e por isso estamos de olho nele”, diz.
De acordo com a analista, a receita do e-commerce da Estrela vinda de Google Ads, em abril deste ano, aumentou 9 vezes em relação a abril do ano passado. No Facebook Ads o faturamento mais que dobrou nessa mesma base de comparação, enquanto que o custo por aquisição foi 9 vezes menor. Esses números positivos no marketing digital foram essenciais para o resultado mais expressivo na ponta, que foi o crescimento de 10 vezes nas vendas no e-commerce da Estrela.
“Vamos seguir investindo no que já está dando resultado e permanecer atentos às mudanças do cenário, que podem alterar o padrão do consumo. Apesar do momento desafiador para a indústria de brinquedos, estamos satisfeitos por ter conquistado novos clientes no ambiente online e temos certeza que muitos deles vão permanecer depois da pandemia”, destaca a analista.
Digital
Resenha Digital Clube e Player1 Gaming Group anunciam parceria estratégica para marketing de influência em games e eSports
Os mundos do esporte eletrônico e dos esportes tradicionais finalmente se conectam com o anúncio de parceria estratégica entre o Resenha Digital Clube, maior network de perfis de conteúdo ligados ao esporte no Brasil, e a Player1 Gaming Group, spin-off de games da Globo que é referência em consultoria e desenvolvimento de projetos no mercado de games e eSports. A Player1 traz sua expertise, capital intelectual e rede de contatos para fortalecer essa colaboração, enquanto o Resenha Digital Clube se encarrega da comercialização, gestão e execução das ações de mídia digital, aproveitando sua vasta experiência em campanhas de marketing de influência.
Com esse acordo, os dois grupos unem forças para criar novos projetos de conteúdo interativo, como podcasts, programas especiais, coberturas de eventos e séries com o propósito de atrair a audiência que gosta de esportes e também de games, e vice-versa. A primeira iniciativa concreta dessa parceria será o lançamento de uma plataforma de conteúdo digital focada no crossover entre o esporte tradicional e o eletrônico, criando espaço de debate e informação para estas comunidades.
Para o diretor comercial do Resenha Digital Clube, Nilson Moysés, esta parceria representa avanço significativo para ambas as empresas. “Estamos muito empolgados com essa colaboração. A Player1 tem uma expertise única no mercado de games e eSports, e, juntos, vamos criar novas oportunidades e experiências inovadoras tanto para o público esportivo quanto para os gamers”, afirma.
O acordo está estruturado em dois modelos principais de operação. No primeiro, de curadoria de projetos, Resenha Digital Clube e Player1 Gaming Group combinarão suas expertises, inteligência de mercado e amplas redes de contatos para desenvolver soluções personalizadas, adaptadas às demandas específicas de marcas e campanhas. No segundo modelo, de sociedade em projetos, as duas partes trabalharão de forma colaborativa, definindo conjuntamente as prioridades estratégicas a serem lançadas no mercado, com responsabilidade e participação compartilhadas em todas as etapas do processo.
O CEO da Player1 Gaming Group, Leandro Valentim, reforça o potencial da parceria. “Parte da nossa missão é conectar o mundo dos games ao mainstream de maneira autêntica e inovadora. E as conexões com esporte vêm crescendo fortemente, especialmente depois do anúncio do Comitê Olímpico Internacional da realização, a partir de 2025, das Olimpíadas dos Esports. O Resenha Digital Clube é um parceiro ideal para expandirmos nossa atuação no mercado de mídia digital, unindo a paixão pelos esportes com as infinitas possibilidades dos games.”
Com esta colaboração, as páginas sociais da Player1, como Instagram, TikTok e YouTube, passam a integrar a network do Resenha Digital, sendo comercializadas pelo seu time comercial. Da mesma forma, o Resenha será incluído entre os parceiros da Player1 no site oficial da empresa e nos seus materiais de comunicação.
Digital
GOAT Digital apresenta Rookie Digital, unidade dedicada a micro e pequenas empresas
O ecossistema GOAT Digital anuncia o lançamento de uma nova empresa dedicada a oferecer soluções de marketing digital mais acessíveis para micro e pequenas empresas. A nova operação – denominada Rookie Digital – chega ao mercado com a expectativa de alcançar 300 clientes ativos e um faturamento de R$ 6 milhões em seu primeiro ano de operação, com planos mensais de R$ 3 mil.
A Rookie já nasce com metodologias e processos consolidados pela GOAT Digital, além de contar com o suporte contínuo da equipe do ecossistema, que se posiciona como referência em marketing digital para organizações de diferentes tamanhos e segmentos.
A nova empresa surgiu da percepção de que muitas pequenas empresas no país ficavam fora do escopo da GOAT Digital devido aos custos envolvidos. “Nosso propósito é entregar serviços eficazes de maneira acessível à realidade de todos empresários e empreendedores brasileiros. A Rookie nasce da vontade de adaptar o know-how que construímos no nosso ecossistema para escopos financeiramente viáveis para essa parcela de empreendedores, cooperando com o crescimento das micro e pequenas empresas de todo o país”, explica Renato Hideki, CEO do ecossistema.
O mercado de micro e pequenas empresas é vasto e promissor. Segundo dados do Sebrae, essas empresas são responsáveis por aproximadamente 55% dos empregos com carteira assinada no Brasil e contribuem com quase 30% do PIB do país.
“Seguimos inovando e expandindo nossas operações, com a certeza de que a Rookie será uma peça-chave para consolidar nossa liderança no mercado de marketing digital. Com essa nova operação, estamos preparados para atender empresas de todos os segmentos e em todo o território nacional, trazendo uma nova perspectiva para o marketing digital acessível”, conta Hideki.
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