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Cervejaria pensada com base no gêmeo digital

Como trazer evolução para a fabricação de cerveja e inserir esse processo milenar no contexto da indústria 4.0, respeitando os princípios do ESG? Foi para responder essa pergunta que Rafael Gonçalves, diretor técnico da Greylogix, uma empresa que faz parte do programa Solution Partner da Siemens, participou do painel ESG na I4.0 – Digital Twin, do paradigma à prática. A palestra aconteceu no Siemens Innovation Forum 2022, apresentando um case de uma cervejaria no Paraná, a ser entregue em novembro de 2023.
O case apresentado pelo executivo mostrou na prática como é possível trazer a digitalização para dentro dos processos industriais, incorporando atributos como a migração de fontes energéticas fósseis para renováveis, buscando a eficiência energética e a diminuição da pegada de carbono e economia de água. Dentro dessa evolução, também são pensadas novas utilizações para os resíduos e efluentes do processo produtivo, incentivando a economia circular e mostrando que a sustentabilidade também traz uma nova maneira de fazer negócios.
Como peça-chave dessa evolução, a utilização do Gêmeo Digital (Digital Twin) da Siemens, que possibilita a construção de uma cervejaria e a simulação de seus processos em ambiente totalmente digital e, com isso, permite melhor e mais rápido planejamento e implementação da tecnologia. “Antigamente, a engenharia civil cuidava da construção, a mecânica instalava seus equipamentos e a elétrica finalizava. Só então chegava a tecnologia e essa é a grande transformação que a Indústria 4.0 nos trouxe. O Digital Twin é agora a pedra fundamental, o início de tudo”, diz Gonçalves.
“A tecnologia está revolucionando os processos em toda a cadeia de valor ao fazer a representação virtual de um produto, processo de produção ou de seu desempenho. Dessa forma, o Gêmeo Digital potencializa uma melhora consistente em eficácia, minimiza taxas de falha e encurta ciclos de desenvolvimento”, diz Bianca Cerveira, Gerente de Desenvolvimento de Parcerias da Siemens.
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Quase metade das indústrias investem menos de 5% do faturamento em marketing, aponta estudo

A Abraind acaba de lançar o primeiro Panorama de Marketing e Vendas da Indústria, que tem como objetivo ajudar a promover mudanças no ecossistema industrial. O estudo é fruto de uma parceria com grandes players do setor como Ploomes, PipeRun e Econodata.
O levantamento oferece dados exclusivos sobre o comportamento dos negócios do setor. Com essas informações, as indústrias poderão ajustar suas estratégias, planejar com mais assertividade e antecipar tendências e mudanças do mercado. Karine Sabino, CEO da Abraind, destaca a relevância do estudo para a tomada de decisões estratégicas em 2025: “Atualmente, não há nenhum estudo específico para indústrias que forneça esses dados essenciais, e queremos oferecer essa ferramenta poderosa para os gestores”, afirma.
O estudo revela que quase metade das empresas entrevistadas investem menos de 5% de seu faturamento em iniciativas de marketing. Enquanto isso, outras, mais ousadas, chegam a investir mais de 10% e observam resultados mais expressivos. Já empresas que investem mais de 1% em marketing, por exemplo, têm uma conversão de propostas em vendas acima de 50%.
Contudo, foi possível perceber que ainda há uma desconexão entre as equipes de marketing e vendas, o que prejudica a eficácia do processo. Isso reforça a necessidade de uma integração mais eficiente para garantir que os leads gerados sejam qualificados e alinhados às necessidades da equipe de vendas – principalmente, tendo em vista que as indústrias que investem em marketing digital, conseguem atingir suas metas e superar em mais de 70% dos respondentes, destacando o impacto positivo das estratégias digitais no setor.
“O levantamento traz uma visão abrangente sobre como a indústria está distribuindo seus investimentos em marketing, os canais mais eficazes para geração de leads e as taxas de conversão de vendas. Ele também aborda os principais obstáculos enfrentados na captação de clientes e na inovação de processos”, destaca Karine.
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Rosh lançará ferramenta de análise publicitária no Web Summit 2025

A Rosh, referência em campanhas, conteúdo para social media e inteligência digital, apresentará no Web Summit Rio 2025 a plataforma Rosh Insights, uma solução inovadora que promete transformar a forma como marcas e agências utilizam dados e inteligência artificial para criar campanhas mais eficazes e estratégicas.
Reconhecido como um dos maiores eventos globais de tecnologia e inovação, o Web Summit será realizado no Rio de Janeiro de 27 a 30 de abril e servirá como palco para o lançamento da ferramenta. A Rosh Insights combina tecnologia de ponta com inteligência humana, oferecendo interações dinâmicas e análises aprofundadas para potencializar resultados publicitários.
Diferentemente de outras soluções do mercado, a plataforma utiliza Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs), permitindo uma experiência mais intuitiva e flexível. “Enquanto muitas ferramentas oferecem relatórios estáticos, a Rosh Insights se diferencia por proporcionar aos clientes a possibilidade de explorar dados de forma dinâmica e personalizada”, afirma David Bydlowski, CEO da Agência Rosh. “Os dados sempre foram parte fundamental do DNA da empresa, como demonstrado ao longo da gestão da conta para o Carrefour, que registrou um aumento de +458% no sentimento positivo, +108% no número de comentários, +321% nas visitas ao perfil, +190% em comentários positivos e +52% no engajamento. Esses resultados destacam a eficácia das estratégias implementadas e comprovam a capacidade da agência em entregar resultados concretos e mensuráveis”, completa.