Empresa
Cervejaria pensada com base no gêmeo digital

Como trazer evolução para a fabricação de cerveja e inserir esse processo milenar no contexto da indústria 4.0, respeitando os princípios do ESG? Foi para responder essa pergunta que Rafael Gonçalves, diretor técnico da Greylogix, uma empresa que faz parte do programa Solution Partner da Siemens, participou do painel ESG na I4.0 – Digital Twin, do paradigma à prática. A palestra aconteceu no Siemens Innovation Forum 2022, apresentando um case de uma cervejaria no Paraná, a ser entregue em novembro de 2023.
O case apresentado pelo executivo mostrou na prática como é possível trazer a digitalização para dentro dos processos industriais, incorporando atributos como a migração de fontes energéticas fósseis para renováveis, buscando a eficiência energética e a diminuição da pegada de carbono e economia de água. Dentro dessa evolução, também são pensadas novas utilizações para os resíduos e efluentes do processo produtivo, incentivando a economia circular e mostrando que a sustentabilidade também traz uma nova maneira de fazer negócios.
Como peça-chave dessa evolução, a utilização do Gêmeo Digital (Digital Twin) da Siemens, que possibilita a construção de uma cervejaria e a simulação de seus processos em ambiente totalmente digital e, com isso, permite melhor e mais rápido planejamento e implementação da tecnologia. “Antigamente, a engenharia civil cuidava da construção, a mecânica instalava seus equipamentos e a elétrica finalizava. Só então chegava a tecnologia e essa é a grande transformação que a Indústria 4.0 nos trouxe. O Digital Twin é agora a pedra fundamental, o início de tudo”, diz Gonçalves.
“A tecnologia está revolucionando os processos em toda a cadeia de valor ao fazer a representação virtual de um produto, processo de produção ou de seu desempenho. Dessa forma, o Gêmeo Digital potencializa uma melhora consistente em eficácia, minimiza taxas de falha e encurta ciclos de desenvolvimento”, diz Bianca Cerveira, Gerente de Desenvolvimento de Parcerias da Siemens.
Empresa
Accenture lança Client Value Experience para transformar relações B2B

Empresa
Heineken convida o público a trocar áudios longos por cerveja no bar

A Heineken segue incentivando conexões reais entre as pessoas com a ação Podia Ser Uma Heineken (Could Have Been a Heineken) que convida as pessoas a trocarem os longos áudios do WhatsApp por conversas presenciais.
Inspirada no fato de que o Brasil é o país que envia quatro vezes mais mensagens de voz no aplicativo do que qualquer outro país – segundo a Meta -, a marca decidiu dar um novo destino a esses áudios: o bar. Para participar, basta encaminhar um áudio de pelo menos três minutos, com a marcação de encaminhado, para o BOT oficial de Heineken no WhatsApp. Após confirmar que tem mais de 18 anos e aceitar os termos de participação, o BOT responde com um voucher para trocar por uma Heineken® por CPF em um bar parceiro disponível no site da ação.
“Acreditamos que as melhores conversas acontecem fora das telas. A ação ‘Podia ser uma Heineken’ reforça esse convite para que as pessoas se desconectem do digital e se reconectem entre si. Mais do que uma promoção, é um lembrete de que experiências reais continuam sendo o que realmente nos aproxima”, afirma Williane Vieira, gerente de marketing da Heineken no Brasil.
Criada pela agência LePub e parte da campanha Social Off Socials, a ação acontece de forma presencial em São Paulo e no Rio de Janeiro. Cada CPF tem direito a um voucher gratuito, válido por tempo limitado após a emissão. A recomendação é gerar o código já estando no bar.
“Para ilustrar os longos áudios enviados pelas pessoas, principalmente por nós, brasileiros, exploramos diferentes formatos de mídia OOH, como envelopamento de trens, grandes e longas telas digitais que mostram o desenho de gravação de um áudio, que termina com a assinatura da campanha: Podia ser uma Heineken. Porque a provocação é justamente essa: em vez de longos áudios que impedem as pessoas de se conectarem na vida real, por que não conversarem pessoalmente desfrutando de uma Heineken?”, conta Laura Esteves, CCO da LePub São Paulo.
Além de mídia OOH, a campanha também contempla influenciadores e mídias digitais.








