Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

Brasil recebe fórum especial Global Social Business Summit

Publicado

em

O Global Social Business Summit, evento internacional organizado pelo Yunus Centre e o Grameen Creative Lab, e liderado pelo Nobel da Paz, Muhammad Yunus, é uma celebração que reúne diversos entusiastas e praticantes dos conceitos de negócios sociais e de impacto, que acontecerá globalmente entre os dias 6 e 10 de novembro. Pela primeira vez, o Brasil ganhará um Fórum especial do evento, que será gratuito e acontecerá online no dia 9 de novembro, a partir das 13h45.

O objetivo é dialogar, compartilhar ideias, e movimentar o ecossistema de inovação de impacto. Este ano, o tema global é “Plantando as sementes para uma nova economia: a hora é agora!”, se concentrando na construção de uma economia reformada e que prospera com a existência de negócios sociais e sustentáveis em todo o mundo. O Fórum Brasil trará um panorama sobre o movimento liderado pelo Professor Muhammad Yunus “o mundo dos três zeros”: um mundo sem pobreza, sem desemprego e sem emissões de carbono, tema também abordado em seu último livro A World of Three Zeros: The New Economics of Zero Poverty, Zero Unemployment and Zero Net Carbon Emissions. Esse conceito propõe os negócios sociais como ferramenta principal para a regeneração do mundo que conhecemos. “Muito se fala em ESG, mas como nós podemos liderar esse movimento? O que significa isso para a educação, para a economia, ou o meio ambiente? Temos que ter essa troca de experiências, levantar essas questões e irmos além do conceito”, afirma Tulio Notini, Diretor de Corporate da Yunus Negócios Sociais.

Os jovens como agentes transformadores e o papel dos negócios sociais na nova economia

O primeiro painel traz exemplos práticos de como os jovens estão assumindo o papel de agente de mudança na construção do mundo com o clube dos 3 zeros como catalisador, tendo como base a educação. Os convidados para debater o tema serão Guilhermina Abreu, da Embaixadores da Educação, e Carol da Riva, da Green School, abrindo o fórum brasileiro.

O painel “Zero Carbono” vai debater sobre a importância das iniciativas de combate à crise climática e geração de impacto ambiental positivo, com mediação de Fernanda Stefani, da 100% Amazônia, e participação de Rogério Cavalcante, founder e CEO da umgraoemeio e Francisco Vicente, Gestor de Portfólio da Yunus. O tema vem de encontro, inclusive, à COP26 e aos compromissos assumidos pelos países na diminuição de emissão de gases do efeito estufa, desmatamento e queimadas.

No painel “Zero Pobreza”, com a mediação de Thiago Vinicius, da Solano Trindade, e outros convidados, o tema central será a importância de se estabelecer um nova estrutura econômica e como, no Brasil, as iniciativas empreendedoras de base, descentralizadas, os próprios negócios sociais e outras iniciativas têm sido essenciais para aliviar a pobreza e fortalecer novos caminhos de acesso e igualdade.

Já o painel “Zero Desemprego”, sob a mediação de Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora, vai abordar sobre a importância de fomentar o empreendedorismo no Brasil como solução para reduzir a pobreza. Para finalizar, Anna Aranha, Quintessa, Tomás de Lara, do Sistema B, e Hugo Bethlem, do Capitalismo Consciente e da Bravo GRC, vão trazer à mesa a discussão sobre o papel dos negócios sociais e de impacto na construção dessa nova economia, além de uma grande celebração para todos que estão buscando transformar o capitalismo e a maneira de se fazer negócios.

Continue lendo

Eventos

Associação Patrocínio Brasil lança Sponsors Day para integrar ecossistema de marcas e propriedades

Publicado

em

Criar ambientes que favoreçam conexões qualificadas tornou-se uma prioridade incontornável para os profissionais de branding e captação. Em um cenário mercadológico cada vez mais pautado pela colaboração, pelo networking estratégico e pela geração de valor compartilhado, o sucesso de um investimento não depende apenas da exposição da logomarca, mas da capacidade de aproximar pessoas, negócios e oportunidades de forma genuína. Com esse propósito institucional, a Associação Patrocínio Brasil (APBR) realiza a primeira edição do Sponsors Day APBR – Patrocínio em Movimento.

Mais do que uma grade convencional de palestras, o encontro foi concebido para aproximar os diferentes agentes que movimentam a indústria de incentivos no país. O público-alvo reúne diretores de marcas patrocinadoras, detentores de direitos, executivos de agências de live marketing, consultorias, organizadores de eventos, além de gestores de propriedades esportivas, culturais e de entretenimento.

O evento surge em um momento de profunda transformação do setor, marcado pela busca crescente por estratégias integradas, inteligência de dados para mensuração de resultados (ROI), construção de propósito e geração de impacto social. Nesse contexto, o relacionamento direto entre os elos da cadeia produtiva ganha relevância para o desenvolvimento de ativações que atendam, simultaneamente, aos objetivos comerciais das empresas e às necessidades das propriedades.

Adauto Gudin, presidente da Associação Patrocínio Brasil, reforça o caráter integrador da iniciativa: “O mercado de patrocínios é construído por conexões. Grandes projetos, parcerias e oportunidades surgem quando os diferentes agentes conseguem dialogar, compartilhar experiências e entender melhor as necessidades uns dos outros. O Sponsors Day foi pensado justamente para promover essa aproximação e contribuir para o fortalecimento de todo o ecossistema.”

A agenda de conteúdos foi estruturada para intercalar debates técnicos com dinâmicas voltadas à geração de novos negócios. Entre os destaques da programação está a palestra master “O Mundo do Patrocínio”, além da apresentação detalhada do case “Sertões e Mitsubishi”, que conquistou recentemente o prêmio de Melhor Patrocínio do Ano, servindo de inspiração para futuras negociações no mercado de esporte a motor.

O Sponsors Day também serve de palco para o lançamento oficial da versão 3.0 da APBR. Esta nova fase da entidade é voltada ao fortalecimento da representatividade institucional do setor, à ampliação da produção de pesquisas e conhecimento acadêmico, e ao estímulo de práticas que contribuam para o crescimento sustentável do mercado de patrocínios no Brasil. As inscrições para o fórum de debates estão abertas no canal oficial da associação, sendo gratuitas para os membros associados e com cotas comerciais para profissionais não afiliados.

Continue lendo

Eventos

Ubrafe reúne principais lideranças do setor em Mendoza para discutir os próximos 40 anos da indústria de eventos

Publicado

em

A Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) realiza, entre os dias 25 e 28 de junho de 2026, a quarta edição do CEO Weekend. O encontro exclusivo é voltado aos principais tomadores de decisão do mercado de feiras comerciais, congressos e centros de convenções do Brasil. Desta vez, a iniciativa internacionaliza sua proposta e desembarca em Mendoza, na Argentina, um dos polos mais expressivos para o turismo de negócios e experiências corporativas da América do Sul.

Desenvolvido para funcionar como um ambiente de relacionamento e troca qualificada de alto nível, o evento busca estreitar os laços entre os associados da entidade, promover debates estratégicos sobre os rumos do setor e alinhar agendas conjuntas voltadas ao fortalecimento e desenvolvimento da indústria no cenário nacional.

O ponto alto da programação será a reunião fechada entre os executivos, que colocará em pauta a representatividade institucional do segmento e os desafios de infraestrutura para as próximas décadas. Os líderes usarão o encontro para projetar uma visão de futuro para os próximos 40 anos do setor.

Para embasar as discussões e nortear as tomadas de decisão, as lideranças analisarão dois importantes levantamentos de mercado. O primeiro é o 3º Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil, lançado recentemente pelo Sebrae e pela ABEOC Brasil, que teve a participação direta da Ubrafe na coleta de dados. O segundo documento é uma pesquisa inédita encomendada pela entidade à consultoria alemã JWC Consulting, que mapeou as principais venues brasileiras dedicadas à geração de novos negócios.

Na visão da entidade, ações focadas em networking executivo são vitais para a sustentabilidade de uma indústria que atua como motor para diversos setores da economia, gerando milhares de empregos e atraindo inovações globais para o país.

Paulo Ventura, presidente da Ubrafe, detalha a proposta do encontro internacional. “O CEO Weekend é uma oportunidade para que os principais executivos do setor possam discutir tendências, compartilhar experiências e construir, de forma colaborativa, soluções para os desafios do mercado. Mais do que um encontro de relacionamento, trata-se de um espaço estratégico para pensar o futuro da nossa indústria.”

Consolidado no calendário oficial da instituição, o CEO Weekend reúne anualmente promotores de feiras, diretores de pavilhões de exposições, fornecedores estratégicos e prestadores de serviços do ecossistema de live marketing de negócios. Em suas edições anteriores, a imersão corporativa já passou por destinos nacionais importantes, como Socorro (SP), Recife (PE), no Hotel Novotel Marina, e Rio de Janeiro (RJ), reforçando seu papel de integração regional.

Continue lendo