Universo Live
Boomerangoo é lançado para contribuir com setores de Turismo, Eventos e Cultura

Nova plataforma de busca colaborativa e gratuita chega com amplo acervo de fornecedores. Economia de tempo em buscas, compras e em custos com divulgação e vendas pode chegar a 90%, afirmam idealizadores
Foi lançado oficialmente no último dia 10 de fevereiro, em São Paulo, o Boomerangoo, plataforma colaborativa gratuita que promete agilizar a busca por produtos e serviços e facilitar a conexão entre profissionais para networking e empregabilidade. O evento contou com a presença de representantes de entidades, agências, empresas fornecedoras, docentes e autoridades no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi.
Considerado já como o mais amplo acervo de fornecedores do mercado, o Boomerangoo chega ao mercado com uma base de dados de 110 mil empresas e profissionais, que estão sendo ativados nos resultados de buscas conforme as validações de páginas, segmentados em cerca de 500 categorias e subcategorias. Em breve, terá ainda uma agenda inteligente com os eventos listados nas principais plataformas: Sympla, Eventbrite, Ingresse.com, Meetup e SEBRAE Nacional.
São sete áreas de busca, que contemplam Destinos, Espaços, Fornecedores, Agências e Eventos, onde as empresas, profissionais e instituições podem promover gratuitamente seus perfis e competências. Já a área de Conteúdos oferece amplo espaço para promoção de conhecimento e melhores práticas sobre Reuniões Corporativas, Feiras, Congressos, Eventos, Viagens e Incentivos. E na área de Membros, os usuários têm acesso a ferramentas exclusivas para fortalecer o networking, a geração de negócios e a empregabilidade.
“Uma grande novidade que agrega, em muito, o Turismo, especialmente na cidade de São Paulo. Teremos um grande parceiro para ajudar a alavancar o setor, uma ferramenta ampla, que canaliza todo o trade do Turismo”, afirmou Rodrigo Goulart, Vereador e Presidente da Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia.
“Boomerangoo é uma harmonia entre Turismo e Eventos em prol do desenvolvimento da atividade econômica, geração de emprego e renda. Não somos mais um produto supérfluo. Será o Turismo o grande gerador. Não só aquele que vai, mas que volta com boas notícias e resultados”, disse Virgílio Carvalho, membro do Conselho Estadual de Turismo de São Paulo e conselheiro do Boomerangoo.
“Queremos duplicar, até 2022, a chegada de turistas nacionais e internacionais em São Paulo e esta é uma iniciativa sensacional à qual estamos apoiando”, acrescentou Marcelo Lima Costa, secretário executivo da Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo.
Busca com resultados precisos e qualificados
A diferença entre o Boomerangoo e os sites e marketplaces tradicionais, é que os resultados das buscas são gradativamente ordenados em ranking por qualidade reconhecida pelos próprios usuários, com algoritmos que atribuem pontuação por tripla curadoria: usuários, entidades setoriais e especialistas. Uma solução para conectar compradores e fornecedores, possibilitando o contato e a solicitação de orçamentos diretamente entre as partes, sem a intermediação da plataforma. Ampliar a liberdade de escolha e o poder de negociação, tanto para quem busca como para quem fornece, de forma rápida e descomplicada é a ideia, pontua Wilson Canova, CEO e cofundador Boomerangoo.
“Há quanto tempo estamos incubando esta ideia! Procurávamos algo que fosse digital mas que fosse muito além dos sites de busca tradicionais, porque o nosso mercado, principalmente o de organizadores de eventos e agências de Live Marketing, que trabalham com eventos de grande porte, precisávamos de algo que realmenteauxiliasse no seu dia a dia. Tirar mais tempo da operação e ter mais tempo para o planejamento e estratégia”, disse Elza Tsumori, presidente do ForEventos.
Como funciona
O funcionamento é simples. Os profissionais podem fazer login e cadastrar o seu perfil profissional e o seu negócio. Cada usuário pode logar e criar a sua página com alto nível de detalhes, para facilitar o match com buscas personalizáveis. Uma vez logado, inicia as buscas pelo que procura e em qual região do país. Os resultados são mostrados em listas, por relevância e localidade.
O usuário pode especificar suas necessidades e solicitar até quatro orçamentos, que lhe serão enviados diretamente pelos fornecedores. Todas as buscas feitas e resultados ficam salvos em sua página pessoal como memória e para consulta em necessidades futuras.
Os profissionais e empresas que desejarem obter mais relevância nos resultados das buscas, têm à disposição pacotes comerciais diferenciados, de Patrocínios e Destaques Comerciais.
“Presido uma entidade que agrega, atualmente, 140 municípios que são de interesse turístico e dependem dele para o desenvolvimento econômico. Com essa plataforma conseguiremos ter dados que vão nos ajudar a atrair investidores, mercado e mais turistas que estejam procurando algo específico. Ela oferece tudo à mão, a hora que a gente precisa e agrega todos os atrativos turísticos de um estado”, afirmou Daniela De Cássia Santos Brito, Prefeita de Monteiro Lobato-SP e presidente da AMITESP.
O lançamento da Boomerangoo marca o início operacional da plataforma, que na linguagem das startups de base tecnológica, corresponde à versão alpha, com evoluções semanais e forte curva de aprendizados e ajustes, por interações com os usuários, até atingir o estágio Beta, previsto até meados de março.
“Estamos animados com esta parceria com o Boomerangoo que prevê, brevemente, o lançamento do Destino Avenida Paulista como o primeiro case de conteúdo colaborativo, mostrando um amplo acervo de conteúdos da Paulista e seu entorno, incluindo diretório de empresas, shoppings, atrativos turísticos, cultura e entretenimento, além de um guia digital dos artistas que se apresentam na avenida aos domingos e feriados” afirmou Lívio Giosa, presidente da APV – Associação Paulista Viva.
Público
Como uma plataforma colaborativa para a promoção de Turismo, Eventos e Cultura, o Boomerangoo veio para atender às necessidades de secretárias executivas; Meeting Planners – organizadores de eventos, gestores de viagens e incentivos; profissionais de marketing, comunicação, treinamento e RH; gestores de espaços para eventos e centros de convenções, gerentes de hotéis e resorts; agências de promoção, eventos e live marketing; diretores de Convention & Visitors Bureau; diretores de entidades setoriais, públicas e privadas; secretários e gestores de turismo; executivos de Consórcios Regionais de Turismo e Desenvolvimento, entre outros.
“Depois de um longo período de gestação, nasce uma plataforma digital que a partir de agora está a serviço de três importantes setores da nossa economia. Juntos, seremos responsáveis pelo crescimento sadio e pelo desempenho promissor do Boomerangoo, porque além de nascer gratuito, ele nasce com a característica da colaboração, será o que todos nós juntos fizermos dela e com ela. A riqueza e a qualidade do seu conteúdo, além do que já está disponível, dependem do que cada um de nós imputar ao criar nossa página pessoal, perfil e perfil do nosso negócio. Somos, antes de tudo, parceiros e agregadores”, enfatizou José Cascão, sócio e Cofundador da startup.
O Boomerangoo é fruto de uma parceria entre profissionais com grande experiência em comunicação, eventos e tecnologia: Wilson Canova (Cofundador Promídia), José Cascão (sócio-diretor da consultoria Rent My Brain), Rose de Almeida (jornalista e idealizadora do portal MiceBusiness) e Letícia Passarelli Canova (Cofundadora e CMO Let’s Park Business). A plataforma conta ainda com a expertise do engenheiro de software e CEO da B2ML Sistemas, Bernardo Vasconcelos de Carvalho, sócio responsável pelo desenvolvimento. Tem apoio de entidades e de órgãos públicos e privados como SETUR – Secretaria de Turismo do Governo de São Paulo; SMTUR – Secretaria Municipal de Turismo, Câmara Municipal de São Paulo, por meio da Comissão de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia; ForEventos, que reúne 19 entidades setoriais de eventos e turismo; ABEOC; AMPRO; UBRAFE; SINDIPROM e Associação Paulista Viva.
Universo Live
APRO+SOM protocola PL que estabelece limite de 15 dias para pagamento às produtoras do setor criativo

Inicialmente nomeada como “Pague em 30”, a proposta formulada pela APRO+SOM evolui e ganha novo escopo com o protocolo do Projeto de Lei nº 1776/2025, agora denominado “Pague em 15”. O texto estabelece o prazo máximo de 15 dias corridos para o pagamento de contratos de até R$ 200 mil firmados com empresas do setor criativo, podendo, em caráter excepcional e mediante negociação, ser estendido para até 30 dias. A medida foi oficialmente protocolada na Câmara dos Deputados com relatoria da deputada Érika Kokay, que acolheu a iniciativa após uma série de reuniões técnicas e institucionais.
“O projeto é fruto de um processo de articulação parlamentar iniciado em 2024, conduzido pela APRO+SOM com o objetivo de enfrentar os impactos negativos dos longos prazos de pagamento, que comprometem a sustentabilidade econômica do setor de áudio’’, explica Bia Ambrogi, presidente da associação. Após a aprovação da deputada Kokay, o texto passou por análise da Consultoria Legislativa da Câmara e incorporou contribuições relevantes — entre elas, da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, que propôs a inclusão expressa de contratos com órgãos e entidades da administração pública, a fim de evitar atrasos recorrentes em pagamentos de projetos culturais encomendados por prefeituras, que chegam a ultrapassar um ano.
Outro ponto de destaque foi a redução do prazo originalmente proposto de 30 para 15 dias corridos nos contratos de menor porte. A alteração foi sugerida pela própria relatora, com o objetivo de garantir maior agilidade nos repasses e minimizar os riscos operacionais e financeiros enfrentados pelos microempreendedores individuais, microempresas ou empresas de pequeno porte da indústria criativa.
A proposta surge em resposta a um contexto de desequilíbrio nas relações comerciais do mercado criativo. Desde 2012, com o fortalecimento das áreas de procurement nas empresas contratantes, produtoras de som e conteúdo vêm enfrentando condições cada vez mais restritivas, com prazos que frequentemente ultrapassam 90 ou até 120 dias. Esse cenário não apenas compromete o funcionamento das empresas como também inviabiliza o fluxo criativo, estimula a concentração de mercado e fragiliza a diversidade e a inovação.
A APRO+SOM reforça que esse problema não é novo, mas se agravou quando as empresas passaram a priorizar apenas a redução de custos e resultados rápidos, deixando de lado a qualidade do trabalho e a saúde da produção criativa. Como agravante, os prazos de pagamento aumentaram cerca de 20% nos últimos cinco anos, pressionando as produtoras a concentrarem esforços em gestão financeira, em vez de criação. Muitas acabam recorrendo a financiamentos para arcar com a produção das obras publicitárias, num ciclo insustentável.
“É essencial que a produção criativa deixe de ser tratada como um custo acessório e passe a ser reconhecida como um investimento estratégico para as marcas; um elemento vital na construção de valor, reputação e conexão com a audiência. O PL 1776/2025 representa, portanto, um avanço concreto na defesa de práticas comerciais mais justas e transparentes, além de contribuir para a valorização do trabalho criativo como parte central da economia da cultura e da comunicação”, conclui Bia Ambrogi.
Universo Live
Ampro e CULTSP abrem inscrições para curso gratuito de formação em eventos e live marketing

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Design de Experiências e Eventos de Marca”, promovido pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional – em parceria com o CULTSP PRO – Escola de Profissionais da Cultura. A iniciativa integra o esforço da entidade em fomentar a profissionalização do setor, contribuindo para a inclusão e a geração de oportunidades por meio da educação.
Com carga horária total de 16 horas, o curso não exige experiência prévia e é destinado a pessoas maiores de 18 anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de maio, com limite de 30 vagas, já o início das aulas está previsto para 26 de maio com término em 9 de junho.
As aulas serão conduzidas por Valdeck Junior, diretor do Comitê de Relações Institucionais da AMPRO e CEO da agência Sallero. Jornalista e pós-graduado em Gestão e Marketing Global pela EACH-USP, que atua há mais de 30 anos no mercado de comunicação e já liderou projetos para marcas como Coca-Cola, Heineken, L’Oréal e Banco do Brasil. “A qualificação é uma das chaves para o crescimento do nosso setor. Por isso, essa parceria com o CULTSP PRO é tão relevante: ela democratiza o acesso ao conhecimento e forma uma nova geração de profissionais preparados para atuar em eventos com visão estratégica e foco em experiência de marca”, destaca Valdeck Junior.
A grade de aulas contará com abordagem prática e teórica sobre planejamento, criação, produção e aspectos financeiros de eventos de marca, utilizando cases reais reconhecidos no AMPRO Awards – uma das mais prestigiadas premiações de Live Marketing do país – realizada anualmente e que já consagrou mais de 400 agências.
A iniciativa integra a trilha formativa – parceria inédita para capacitação e inserção de profissionais no mercado de eventos – assinada em janeiro deste ano, como Termo de Cooperação voltado à oferta de cursos gratuitos e à inserção de mão de obra qualificada no mercado, entre o CULTSP PRO e importantes entidades do setor – Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo – gerida pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).
As aulas serão oferecidas em formato híbrido, com encontros presenciais no Edifício Oswald de Andrade e sessões online ao vivo e as inscrições podem ser feitas por meio deste link ou diretamente no site do CULTSP PRO.
You must be logged in to post a comment Login