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“Black Friday do atendimento” encerra a edição de 2020 com 9.160 reclamações

Tudo indicava que viveríamos “A Black Friday” em volume de reclamações este ano, mas não foi bem assim. A sexta-feira de super promoções em pleno ano de pandemia passou raspando nos números da edição de 2019. Às 23h59 desta sexta-feira, o Reclame AQUI encerrou seu monitoramento registrando 9.160 reclamações, enquanto que em 2019 foram 8,8 mil reclamações.
Do início do monitoramento às 12h de quarta-feira (25/11) até as primeiras horas desta sexta-feira (27/11), o volume de reclamações evoluiu, e essa Black Friday dava provas de que iria bombar em reclamações. Entretanto, a partir da tarde, enfrentou a comparação com um evento marcante de 2019. Quem lembra das promoções da Méliuz, do Burger King, do McDonalds e do Mercado Pago?
As ações provocaram, na época, além de filas em restaurantes e problemas na entrega, uma enxurrada de reclamações. Um volume muito grande que este ano não tivemos no mesmo período do dia e na mesma proporção. Há que se levar em consideração também que a Black Friday 2020 aconteceu em plena pandemia e o volume de pessoas nas ruas, nas lanchonetes, não foi o mesmo. Este ano, existia ainda a expectativa de o mesmo fato se repetir, já que algumas marcas ofereceram sanduiches por R$ 2. Mas não aconteceu. Será que as redes de fast food aprenderam a lição?
Black “Fraca”
“A Black Friday 2020 foi do atendimento, da experiência do cliente e da logística. Valeu porque as empresas venderam, os consumidores compraram e não teve muita loucura. Até porque, desconto, mesmo, foi mediano. Vamos ver agora como o investimento em logística vai fazer a diferença nos próximos dias”, analisa o fundador e CEO Global do Reclame AQUI, Mauricio Vargas.
A expectativa de muitos consumidores é aproveitar essas oportunidades de grandes promoções, como a Black Friday, para comprar eletrônicos em geral. No entanto, dois fatores importantes dificultaram a aplicação de descontos nessa categoria de produtos este ano.
Primeiro, levando em conta que muitos desses itens são importados ou possuem peças de reposição que não são adquiridas no Brasil. Seu preço é bastante impactado pela alta do Dólar. Isso deixa o lojista com uma margem menor para fazer variações de preço.
Em segundo lugar, houve um boom de compras, especificamente, de produtos da chamada “linha branca” (eletrodomésticos), durante o pico da pandemia. Muitas pessoas adquiriram itens de uso doméstico justamente porque estavam passando mais tempo em casa. Ou seja, boa parte das empresas já vendeu quase seu estoque do ano inteiro, comercializando na Black Friday apenas poucos itens que sobraram.
E o consumidor?
Mostrou que está cada vez mais perspicaz e preparado para enfrentar uma Black Friday. Pesquisou e usou muito o Confie AQUI, a ferramenta colaborativa de comparação de preços, ofertas, frete e reputação das lojas que o Reclame AQUI lançou para ajudar a mostrar as ofertas de verdade.
Além disso, este ano, 27% das reclamações foram de propaganda enganosa. Enquanto que na edição de 2019 foram enfrentados muitos problemas de tecnologia e infraestrutura, este ano não houve. E os olhares dos consumidores perceberam a natureza da promoção, o que acabou em frustração no quesito descontos. No mesmo sentido, o insight para as empresas nas próximas edições é mostrar mais transparência ao alinhar a promessa de oferta com o que vai ser entregue de verdade.
Já a pandemia, foi a responsável por dar a forte característica digital a essa edição da Black Friday. E transformar o hábito de compra dos consumidores. Por conta das restrições impostas pelo novo coronavírus, estima-se que cerca de 7 milhões de novos consumidores passaram a comprar online e pela primeira vez na Black Friday. E muitos deles nem estavam incluídos o bastante no mercado de crédito, ou seja, não tinham a segurança de um cartão de crédito para fazer uma compra, por exemplo, e nem a experiência para lidar com as pegadinhas, o que torna esse perfil de consumidor uma “vítima ideal” para golpistas.
Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/
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28º Prêmio Deca transforma Bilbao em laboratório de arquitetura para vencedores

A Deca, maior fabricante de louças e metais do Hemisfério Sul, levou em outubro os vencedores da 28ª edição do Prêmio Deca para uma viagem de inspiração e descobertas em Bilbao, uma das cidades mais emblemáticas da arquitetura contemporânea. A imersão propõe uma jornada sensível, com experiências que ampliam o repertório e estimulam novas formas de criação. A programação prevê visitas a obras de grandes nomes da arquitetura mundial e momentos de observação sobre como o pensamento projetual se manifesta na cultura e no cotidiano local. A proposta incentiva trocas que fortalecem o diálogo entre o design brasileiro e as referências internacionais, contribuindo para o crescimento profissional dos participantes.
Entre os destaques do roteiro estão dois ícones de Frank Gehry, arquiteto que redefine a relação entre arte e arquitetura. O Museu Guggenheim Bilbao, com estrutura escultural de titânio que reflete luz e movimento, é um dos edifícios mais admirados do mundo e símbolo da força criativa que move a cidade. O Hotel Marqués de Riscal, em Rioja, expressa a mesma ousadia em meio aos vinhedos, com curvas metálicas que parecem flutuar sobre o horizonte. As duas obras revelam como a arquitetura emociona, provoca e traduz a beleza do imprevisível.
“O Prêmio Deca vai além da celebração de projetos. Ele se tornou um espaço de aprendizado, troca e ampliação de repertórios. Queremos proporcionar experiências que possam ampliar o repertório dos profissionais e que eles possam aplicar no seu trabalho, contribuindo para o seu crescimento. Levar os vencedores a Bilbao é reafirmar o compromisso da Deca em valorizar o pensamento criativo e oferecer experiências que conectam a arquitetura brasileira a referências globais”, afirma Helga Dias Junqueira, gerente de marketing e branding da Deca.
Entre os premiados que participam da viagem estão Bruno Silva, vencedor com a Cozinha Atelier na categoria Viver Ambientes, que também assinará um espaço exclusivo na Casa Dexco loja conceito em 2026, e David Bastos, autor do projeto Rio Verde em Copacabana, vencedor na categoria Refúgio de Bem-estar (Residencial). Também integram o grupo João Panaggio, com a Casa Paulistana em Refúgio de Bem-estar (CASACOR), Daniel Coutinho Pasquotto, com o Chuveiro Nômade em Design para Ver e Viver, Evandro Melato e Pabrício Amaral, com a Cozinha ao Vento em Pirapanema em Cozinha para receber (Residencial), além de Carlos André Retondaro Marino, do Estúdio Brisa do Norte, vencedor em Cozinha para receber (CASACOR).
Para os profissionais, o prêmio representa um marco. “Ganhar o Prêmio Deca é um reconhecimento à minha trajetória. Revisitar um prédio de 1945 e trazer o Art Déco para o presente foi uma oportunidade de renovar referências e reafirmar o quanto a arquitetura pode dialogar com o tempo”, afirma o profissional David Bastos.
A experiência internacional é organizada pela EAÍ?! Content Experience, agência especializada em experiências imersivas. “Bilbao reúne história, inovação e criatividade. Acreditamos que essa imersão será um marco na carreira dos vencedores”, comenta Paulo Farnese, sócio fundador da agência.
Realizado pela Deca e patrocinado por Duratex e Portinari, o Prêmio Deca 2025 não apenas consagrou nomes consolidados, mas também revelou novos talentos e lançou as frentes inéditas Ícone da Arquitetura e Revelação da Arquitetura. Ao longo de quase três décadas, a iniciativa reafirma sua vocação em inspirar o morar contemporâneo e valorizar o protagonismo dos profissionais que moldam o futuro da arquitetura e do design no país.
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Burger King e Serasa exploram “terror da vida adulta” em ação de Halloween

Neste Halloween, o Burger King e a Serasa se unem para combater um dos maiores terrores da vida adulta: o boleto. Em uma campanha que mistura o humor característico do BK com o propósito de educação financeira da Serasa, as marcas apresentam o “Boleto Thru”: uma ação inédita que transforma as contas do dia a dia em um sanduíche na faixa.
No dia 31 de outubro, quem for a um dos diversos BK Drives participantes e apresentar um boleto – físico ou digital, pago ou a vencer – junto com um documento com CPF, levará na hora um Cheddar Duplo. Para deixar a experiência ainda melhor, os clientes que mostrarem também o aplicativo da Serasa instalado em seu celular levam de bônus uma batata frita média. A oferta é limitada a um resgate por CPF e carro.
Para aquecer a dinâmica, as marcas também lançaram um filme especial nas redes sociais, o “BoleThru: A Vingança aos Boletos”, que aproveita a estética de filmes de terror para comunicar a campanha de forma bem-humorada.
O vídeo começa em uma noite chuvosa, com um passageiro assustado afirmando ver boletos em todo lugar: passeando com cachorros, nas redes sociais, nos pontos de ônibus, e até mesmo assombrando o banco de trás do carro com flashes e risadas macabras. A tensão é quebrada quando a motorista, decidida, diz “Bora dar um jeito nisso” e acelera rumo a um BK Drive. Lá, eles apresentam o boleto-fantasma e, como num passe de mágica (ou de susto), o trocam pelo Cheddar Duplo e a batata frita, provando que “se vingar dos boletos nunca foi tão gostoso”.









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