Empresa
“Black Friday do atendimento” encerra a edição de 2020 com 9.160 reclamações

Tudo indicava que viveríamos “A Black Friday” em volume de reclamações este ano, mas não foi bem assim. A sexta-feira de super promoções em pleno ano de pandemia passou raspando nos números da edição de 2019. Às 23h59 desta sexta-feira, o Reclame AQUI encerrou seu monitoramento registrando 9.160 reclamações, enquanto que em 2019 foram 8,8 mil reclamações.
Do início do monitoramento às 12h de quarta-feira (25/11) até as primeiras horas desta sexta-feira (27/11), o volume de reclamações evoluiu, e essa Black Friday dava provas de que iria bombar em reclamações. Entretanto, a partir da tarde, enfrentou a comparação com um evento marcante de 2019. Quem lembra das promoções da Méliuz, do Burger King, do McDonalds e do Mercado Pago?
As ações provocaram, na época, além de filas em restaurantes e problemas na entrega, uma enxurrada de reclamações. Um volume muito grande que este ano não tivemos no mesmo período do dia e na mesma proporção. Há que se levar em consideração também que a Black Friday 2020 aconteceu em plena pandemia e o volume de pessoas nas ruas, nas lanchonetes, não foi o mesmo. Este ano, existia ainda a expectativa de o mesmo fato se repetir, já que algumas marcas ofereceram sanduiches por R$ 2. Mas não aconteceu. Será que as redes de fast food aprenderam a lição?
Black “Fraca”
“A Black Friday 2020 foi do atendimento, da experiência do cliente e da logística. Valeu porque as empresas venderam, os consumidores compraram e não teve muita loucura. Até porque, desconto, mesmo, foi mediano. Vamos ver agora como o investimento em logística vai fazer a diferença nos próximos dias”, analisa o fundador e CEO Global do Reclame AQUI, Mauricio Vargas.
A expectativa de muitos consumidores é aproveitar essas oportunidades de grandes promoções, como a Black Friday, para comprar eletrônicos em geral. No entanto, dois fatores importantes dificultaram a aplicação de descontos nessa categoria de produtos este ano.
Primeiro, levando em conta que muitos desses itens são importados ou possuem peças de reposição que não são adquiridas no Brasil. Seu preço é bastante impactado pela alta do Dólar. Isso deixa o lojista com uma margem menor para fazer variações de preço.
Em segundo lugar, houve um boom de compras, especificamente, de produtos da chamada “linha branca” (eletrodomésticos), durante o pico da pandemia. Muitas pessoas adquiriram itens de uso doméstico justamente porque estavam passando mais tempo em casa. Ou seja, boa parte das empresas já vendeu quase seu estoque do ano inteiro, comercializando na Black Friday apenas poucos itens que sobraram.
E o consumidor?
Mostrou que está cada vez mais perspicaz e preparado para enfrentar uma Black Friday. Pesquisou e usou muito o Confie AQUI, a ferramenta colaborativa de comparação de preços, ofertas, frete e reputação das lojas que o Reclame AQUI lançou para ajudar a mostrar as ofertas de verdade.
Além disso, este ano, 27% das reclamações foram de propaganda enganosa. Enquanto que na edição de 2019 foram enfrentados muitos problemas de tecnologia e infraestrutura, este ano não houve. E os olhares dos consumidores perceberam a natureza da promoção, o que acabou em frustração no quesito descontos. No mesmo sentido, o insight para as empresas nas próximas edições é mostrar mais transparência ao alinhar a promessa de oferta com o que vai ser entregue de verdade.
Já a pandemia, foi a responsável por dar a forte característica digital a essa edição da Black Friday. E transformar o hábito de compra dos consumidores. Por conta das restrições impostas pelo novo coronavírus, estima-se que cerca de 7 milhões de novos consumidores passaram a comprar online e pela primeira vez na Black Friday. E muitos deles nem estavam incluídos o bastante no mercado de crédito, ou seja, não tinham a segurança de um cartão de crédito para fazer uma compra, por exemplo, e nem a experiência para lidar com as pegadinhas, o que torna esse perfil de consumidor uma “vítima ideal” para golpistas.
Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/
Empresa
Digital Out-of-Home atinge ponto de equilíbrio e redefine a relevância das marcas no cenário urbano

O comportamento do consumidor nas metrópoles brasileiras atravessa uma transformação profunda, e a publicidade exterior tenta acompanhar esse ritmo. Em um cenário onde o olhar do pedestre ignora sistematicamente o que é estático, o setor de Out-of-Home (OOH) consolida-se como o segundo maior canal de mídia do país, atrás apenas da internet, atingindo 89% da população, segundo a Kantar Ibope Media. Dados recentes da BE180 de 2025 indicam que o setor alcançou um ponto de equilíbrio histórico: 50% das estruturas já são digitalizadas, refletindo uma migração massiva para o Digital Out-of-Home (DOOH).
A grande barreira para o anúncio tradicional impresso reside na imutabilidade. Instalado por períodos fixos, o cartaz estático corre o risco de virar paisagem após a terceira repetição. Em contrapartida, as telas de LED de alta definição oferecem a agilidade necessária para o varejo contemporâneo. “Uma marca de café pode anunciar com mais força nos horários da manhã. Uma rede de fast food ajusta a mensagem para o almoço ou para a madrugada. O mesmo painel, o mesmo ponto, a mesma verba com resultados diferentes”, descreve Odair Tremante, CEO da Leyard Planar no Brasil e América Latina, líder global na fabricação de painéis de LED e microLED.
Embora o investimento inicial em tecnologia de LED seja superior ao custo de impressão em lona, o retorno sobre o investimento se justifica pela versatilidade e eliminação de custos recorrentes de logística e fixação. De acordo com Tremante, a tecnologia permite uma integração inteligente com dados meteorológicos e geolocalização. “A tela digital elimina custos recorrentes de impressão, transporte e fixação. Encurta o tempo entre a decisão de comunicar e a veiculação efetiva. E, talvez o mais importante, mantém a campanha viva aos olhos de quem passa todos os dias”, acrescenta o especialista.
A inovação no setor também passa pela experiência visual imersiva. A Leyard Planar, em parceria com a Movie Mídia, instalou no Rio de Janeiro o maior painel de LED Outdoor 3D do país, elevando o patamar da interatividade urbana. Entre as novidades tecnológicas trazidas pela empresa ao mercado brasileiro está a linha NHV Outdoor, que oferece brilho de até 8.000 nits e proteção IP65 contra intempéries, garantindo visibilidade mesmo sob luz solar direta e estabilidade para conteúdos dinâmicos com taxas de atualização superiores a 7.680 Hz.
O futuro do setor aponta para uma personalização ainda mais cirúrgica, amparada por inteligência artificial e sensores de audiência que, respeitando as normas de privacidade, identificam perfis demográficos em tempo real. “A integração com inteligência artificial permite que os anúncios sejam ajustados não apenas por horário ou clima, mas por perfil de público. Com esses dados, a programação exibida se adapta em frações de segundo para falar com quem está passando ali naquele instante”, afirma Odair.
Para os profissionais de marketing, a questão central deixa de ser apenas o conteúdo da mensagem e passa a ser a eficácia do formato. Em um ambiente saturado de estímulos, a mídia que não se adapta corre o risco da invisibilidade. “A resposta varia conforme o objetivo da campanha, o orçamento disponível e a localização. Resta saber se o anunciante vai acompanhar esse movimento ou se continuará pagando para ver o mesmo cartaz todos os dias, esperando que o consumidor, em algum momento, resolva olhar”, finaliza o executivo da Leyard Planar.
Empresa
Itaú Unibanco escala Ronaldo Fenômeno para lançar estratégia focada na temporada de futebol de 2026

O Itaú Unibanco acaba de dar o pontapé inicial em sua estratégia para a temporada de futebol de 2026 com o lançamento da campanha Torcendo Feito Você. A iniciativa marca a evolução do movimento institucional Feito e consolida a presença do banco em um dos territórios culturais mais vibrantes do país, conectando soluções bancárias, promoções e parcerias à paixão nacional pelo esporte. Como patrocinador oficial de todas as Seleções Brasileiras, a instituição financeira reforça seu compromisso histórico em um ano em que o futebol se torna o epicentro das atenções globais.
O grande destaque da peça publicitária, assinada pela Africa Creative, é a presença de Ronaldo Fenômeno. No filme, o ex-jogador é apresentado como um torcedor comum, vivenciando com leveza e bom humor o carrossel de emoções que o torneio desperta. A narrativa explora a cultura digital ao mostrar Ronaldo interagindo com memes e celebridades, incluindo sua famosa dancinha que viralizou. O elenco de apoio conta com um time de peso de parceiros da marca, como Beatriz Haddad, Carlos Alcaraz, Rebeca Andrade e a pequena Alice, além de figuras icônicas como o Canarinho e a personagem Adênia Chloe.
A estratégia de mídia contempla uma presença massiva em TV aberta, mídia digital e out-of-home (OOH), com desdobramentos específicos para redes sociais como Meta, TikTok e YouTube. Mais do que uma ação isolada, a campanha funciona como a base de um ecossistema completo de live marketing e engajamento. “O futebol é uma expressão cultural central na vida dos brasileiros e um território legítimo de conexão com as pessoas. Nosso patrocínio às Seleções Brasileiras é um compromisso construído ao longo do tempo, baseado em presença e consistência. Com Torcendo Feito Você, fortalecemos essa relação ao integrar nossos produtos e serviços ao dia a dia dos clientes, apoiando a organização da vida financeira também em momentos de alta relevância emocional”, afirma Juliana Cury, CMO do Itaú Unibanco.
No campo das experiências e benefícios, o banco transformou funcionalidades como Pix, pagamentos por aproximação e carteiras digitais em ferramentas de apoio à jornada do torcedor. O programa de relacionamento Minhas Vantagens e o Itaú Shop também entram no jogo, oferecendo desde cashback na compra das camisas oficiais até descontos exclusivos. Para os clientes de alta renda, a ação Itaú com a Visa: Seu Lugar na Final promete experiências exclusivas, enquanto a promoção Seleção de Prêmios engaja a base geral com sorteios e recompensas.
De acordo com Angerson Vieira, co-CCO da Africa Creative, a campanha busca a identificação real com o público. “Em algum momento, todo mundo diz que não vai se envolver tanto. Até que a paixão fala mais alto, os sentimentos intrusivos surgem e todos nós passamos a sentir de tudo: ansiedade, amor, raiva e mais um monte de coisa que faz o nosso coração dar cambalhota. Nossa campanha se propõe a torcer do lado do brasileiro, passando por todos os sentimentos. De forma próxima e identificável”, comenta o executivo. A estratégia é complementada por parcerias nos setores de varejo esportivo e entretenimento, posicionando o Itaú como o parceiro financeiro indispensável para o brasileiro viver intensamente o maior evento de futebol do mundo.









You must be logged in to post a comment Login