Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

“Black Friday do atendimento” encerra a edição de 2020 com 9.160 reclamações

Publicado

em

Tudo indicava que viveríamos “A Black Friday” em volume de reclamações este ano, mas não foi bem assim. A sexta-feira de super promoções em pleno ano de pandemia passou raspando nos números da edição de 2019. Às 23h59 desta sexta-feira, o Reclame AQUI encerrou seu monitoramento registrando 9.160 reclamações, enquanto que em 2019 foram 8,8 mil reclamações. 

Do início do monitoramento às 12h de quarta-feira (25/11) até as primeiras horas desta sexta-feira (27/11), o volume de reclamações evoluiu, e essa Black Friday dava provas de que iria bombar em reclamações. Entretanto, a partir da tarde, enfrentou a comparação com um evento marcante de 2019. Quem lembra das promoções da Méliuz, do Burger King, do McDonalds e do Mercado Pago? 

As ações provocaram, na época, além de filas em restaurantes e problemas na entrega, uma enxurrada de reclamações. Um volume muito grande que este ano não tivemos no mesmo período do dia e na mesma proporção. Há que se levar em consideração também que a Black Friday 2020 aconteceu em plena pandemia e o volume de pessoas nas ruas, nas lanchonetes, não foi o mesmo. Este ano, existia ainda a expectativa de o mesmo fato se repetir, já que algumas marcas ofereceram sanduiches por R$ 2. Mas não aconteceu. Será que as redes de fast food aprenderam a lição?

Black “Fraca”

“A Black Friday 2020 foi do atendimento, da experiência do cliente e da logística. Valeu porque as empresas venderam, os consumidores compraram e não teve muita loucura. Até porque, desconto, mesmo, foi mediano. Vamos ver agora como o investimento em logística vai fazer a diferença nos próximos dias”, analisa o fundador e CEO Global do Reclame AQUI, Mauricio Vargas.

A expectativa de muitos consumidores é aproveitar essas oportunidades de grandes promoções, como a Black Friday, para comprar eletrônicos em geral. No entanto, dois fatores importantes dificultaram a aplicação de descontos nessa categoria de produtos este ano. 

Primeiro, levando em conta que muitos desses itens são importados ou possuem peças de reposição que não são adquiridas no Brasil. Seu preço é bastante impactado pela alta do Dólar. Isso deixa o lojista com uma margem menor para fazer variações de preço.

Em segundo lugar, houve um boom de compras, especificamente, de produtos da chamada “linha branca” (eletrodomésticos), durante o pico da pandemia. Muitas pessoas adquiriram itens de uso doméstico justamente porque estavam passando mais tempo em casa. Ou seja, boa parte das empresas já vendeu quase seu estoque do ano inteiro, comercializando na Black Friday apenas poucos itens que sobraram.

E o consumidor?

Mostrou que está cada vez mais perspicaz e preparado para enfrentar uma Black Friday. Pesquisou e usou muito o Confie AQUI, a ferramenta colaborativa de comparação de preços, ofertas, frete e reputação das lojas que o Reclame AQUI lançou para ajudar a mostrar as ofertas de verdade.

Além disso, este ano, 27% das reclamações foram de propaganda enganosa. Enquanto que na edição de 2019 foram enfrentados muitos problemas de tecnologia e infraestrutura, este ano não houve. E os olhares dos consumidores perceberam a natureza da promoção, o que acabou em frustração no quesito descontos. No mesmo sentido, o insight para as empresas nas próximas edições é mostrar mais transparência ao alinhar a promessa de oferta com o que vai ser entregue de verdade.

Já a pandemia, foi a responsável por dar a forte característica digital a essa edição da Black Friday. E transformar o hábito de compra dos consumidores. Por conta das restrições impostas pelo novo coronavírus, estima-se que cerca de 7 milhões de novos consumidores passaram a comprar online e pela primeira vez na Black Friday. E muitos deles nem estavam incluídos o bastante no mercado de crédito, ou seja, não tinham a segurança de um cartão de crédito para fazer uma compra, por exemplo, e nem a experiência para lidar com as pegadinhas, o que torna esse perfil de consumidor uma “vítima ideal” para golpistas.

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Empresa

Arena Verão BCW leva magia do Beto Carrero World para orla de Balneário Camboriú

Publicado

em

Balneário Camboriú acaba de ganhar um toque extra de diversão com a Arena Verão BCW, um espaço gratuito que leva a magia do Beto Carrero World direto para a areia da praia. Inspirada na nova atração do parque, o Hot Wheels Turbo Drive, o projeto recria a fachada do brinquedo e convida moradores e turistas a vivenciarem uma experiência lúdica, e com muitas atividades de lazer e bem-estar, conectando o universo do parque ao verão catarinense.

Localizada na praia Central, na Avenida Atlântica, a Arena Verão BCW foi pensada para toda a família. O espaço reúne recreação infantil, gincanas, pintura facial, tererê no cabelo, oficinas de conscientização ambiental e reciclagem, além de ações educativas com o Corpo de Bombeiros. Para quem gosta de esporte e diversão ao ar livre, a programação inclui quadra de vôlei de praia e beach tênis, futmesa, cadeiras e guarda-sóis, criando um ambiente completo para curtir o verão com muita diversão, conforto e segurança.

O espaço funciona diariamente, das 10h às 18h, até o dia 5 de abril de 2026.

Continue lendo

Empresa

Azul lança campanha “O Carnaval do Brasil é Azul”

Publicado

em

A Azul Linhas Aéreas apresenta sua nova campanha nacional de Carnaval, “O Carnaval do Brasil é Azul”, primeira grande comunicação da companhia em 2026. Desenvolvida em parceria com a agência Africa Creative, a iniciativa reforça a brasilidade da marca ao celebrar a diversidade cultural e regional das manifestações carnavalescas em diferentes regiões do Brasil, conectando pessoas, destinos e tradições por meio da experiência de voar Azul.

A campanha surge como uma oportunidade de fortalecer o posicionamento da Azul como a companhia aérea que mais entende o Brasil e a sua pluralidade. Presente em mais de 130 destinos nacionais, sendo cerca de 80 atendidos exclusivamente pela Azul, a companhia tem propriedade para falar sobre a diversidade cultural, regional e social do país, refletida nas diferentes formas de viver e celebrar o Carnaval em cada canto do território brasileiro.

Ao ampliar sua presença no território simbólico do Carnaval, a Azul dá continuidade ao seu posicionamento institucional, destacando a força dessa manifestação cultural como uma das expressões mais representativas da identidade nacional. Mais do que uma festa, o Carnaval é apresentado como um retrato vivo da cultura brasileira, reunindo história, tradição, criatividade e pertencimento, valores que dialogam diretamente com o propósito da companhia.

Com o conceito “O Carnaval do Brasil é Azul”, a música volta a ocupar papel de destaque na comunicação. A trilha sonora da campanha é um jingle inédito que reúne diferentes referências sonoras e batidas, representando a diversidade de ritmos presentes no Carnaval brasileiro, do samba aos sons regionais que marcam a festividade em diferentes estados e cidades do país, em uma construção leve e animada que acompanha a jornada apresentada nas peças audiovisuais.

O filme da campanha mergulha no universo do Carnaval brasileiro, com cenas de foliões fantasiados, blocos de rua, instrumentos musicais, cores vibrantes e pessoas celebrando juntas. As imagens reforçam a riqueza dos diferentes ritmos, sonoridades e expressões culturais que caracterizam os carnavais de cada região do Brasil, alternando-se com paisagens icônicas de destinos nacionais até o encerramento com um avião da Azul cruzando o céu.

“A Azul nasceu com o propósito de conectar o Brasil em toda a sua diversidade, e o Carnaval é um reflexo claro desta pluralidade cultural que encontramos nos destinos que atendemos. Ao levar essa campanha para o ar, reforçamos nosso posicionamento como uma marca que entende o Brasil em suas múltiplas expressões e que se orgulha de fazer parte dessas histórias, conectando pessoas, culturas e regiões”, destaca Jason Ward, vice-presidente de marketing e pessoas da Azul.

“O Carnaval é uma das expressões mais potentes da cultura brasileira, e estar presente nesse momento é uma forma de reforçar a conexão da Azul com o país e com as pessoas. Queremos ir além da viagem em si e valorizar a diversidade, os ritmos e as histórias que fazem do Carnaval um símbolo tão único do Brasil. A campanha traduz o propósito da Azul em conectar destinos, culturas e experiências, celebrando tudo o que torna o país tão especial”, afirma Verônica Gordilho, co-COO da Africa Creative.

Para ampliar seu alcance, a campanha terá presença digital com cobertura nacional. A estratégia de veiculação contempla plataformas como Meta, TikTok, YouTube, Netflix, Globoplay, Google e Spotify, garantindo ampla distribuição e reforçando a conexão da marca com diferentes públicos em todo o território brasileiro durante o período de Carnaval.

Continue lendo