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Batux reúne Silvio Meira e grandes nomes do mercado para debater futuro dos próximos 15 anos

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Lançar um olhar abrangente para os próximos 15 anos dos mercados de comunicação e live marketing. Com esse objetivo a Batux, uma das cinco maiores agências do mercado, focada em inovação no live marketing, ações promocionais e campanhas de incentivo, reuniu grandes especialistas em inovação, marketing e comportamento humano, incluindo Silvio Meira, Chief Scientist da TDS Company e um dos maiores futuristas do Brasil, para comemorar seu 15º aniversário, com foco no debate sobre o futuro do mercado nos curto e médio prazos. Além de importantes apresentações, o encontro foi encerrado com um painel reunindo renomados Chief Marketing Officers (CMOs), trazendo insights valiosos sobre tendências e desafios que moldarão o cenário do marketing nos próximos anos.

Na abertura do evento, Chris Bradley, CEO da agência, enalteceu a importância dos parceiros ao longo da trajetória. “Nossos 15 anos são reflexo da parceria com cada cliente e da capacidade que temos de nos aproximar deles. Precisamos ouvir cada marca e estar sempre atentos à inovação e à tecnologia. Como o toque do batuque, que é ouvido de longe, estamos aqui hoje para escutar e nos preparar para o futuro, para os próximos 15 anos”, afirmou.

Para Jane Fernandes, sócia e VP de Operações da agência, o evento marcou a transição entre o que a Batux e o setor estão vivenciando no presente e os desafios e oportunidades que o futuro reserva. “Nosso mercado deve navegar, desde já, em um contexto de constantes mudanças, pensando nos próximos anos e nas transformações que estão por vir. Mais que um observador, devemos ser vetor do que está por vir.”

Falando sobre o futuro, Silvio Meira afirmou que a sociedade está passando por mudanças e, consequentemente, esse processo causa rupturas. “A evolução digital cria espaços de fluxos para sequências de trocas e interações de pessoas que estão em rede, atuando de forma interdependente e sem controle”, explicou. Dessa forma, as plataformas ganham cada vez mais força, construindo novos espaços de fluxo, em um ecossistema absolutamente conectado, suportando comunidades e aplicações. Nesses locais acontecem os relacionamentos, interações, significados e transações.

Na ocasião, André Alves, cofundador da Float, instituto de pesquisa estrutural e comportamental, abordou em sua palestra o tema “Viralismo e Impacto Digital”. Expondo sua experiência pessoal e profissional, Ariane Santos, fundadora e CEO da Badu Design Circular, fez apresentação sobre “Economia Circular e Sustentabilidade”. Por fim, Chris Michelassi, cofundador e sócio da Tempo2, consultoria de insights especializada em cultura, consumo e comportamento na América Latina, trouxe os resultados do estudo autoral e inédito “Encontros e Desencontros Intergeracionais”.

Painel com CMOs – No final do encontro, três grandes profissionais do mercado discutiram o futuro do marketing: Danielle Sardenberg, SR head de Marketing do Santander; Patrícia Pessoa, CMO da Whirlpool, e Rodrigo Visentini, VP de Marketing da Unilever. O painel contou também com a participação de Silvio Meira e mediação de Cris Pereira, ESG Advisor da Batux.

Danielle afirmou que as marcas precisam ouvir as conversas que acontecem na sociedade, indo além do que se passa ao seu redor. Ela explicou como é a minissérie desenvolvida em parceria com educadores do canal infantil Gloob, com foco em educação financeira para crianças entre 8 e 13 anos. “É preciso ter coragem para olhar a lugares diferentes e isso dá um medo danado”, admitiu, ao falar sobre as mudanças enfrentadas em sua área de atuação nos últimos tempos.

Segundo Visentini, da Unilever, a Hellmann’s decidiu entrar na luta contra o desperdício de alimentos, atitude tão comum nos lares brasileiros. Por meio de pesquisas, a segunda-feira apareceu como o dia em que os brasileiros mais jogam comida fora. A partir dessas constatações nasceu o projeto “Segunda-feira sem Desperdício”. “Esse desperdício acontece justamente em um País onde há tanta gente passando fome”, enfatizou.

Falando sobre a nova campanha da Brastemp, Patrícia Pessoa defendeu o resgate do afeto das pessoas pela marca e explicou como surgiu o novo posicionamento “Brastemp é outro mundo”. “A campanha retrata a conexão que as pessoas possuem com os eletrodomésticos, ponto de partida para o novo posicionamento da marca.”

Já Silvio Meira defendeu que o marketing das empresas precisa estar atento em proporcionar a melhor experiência aos clientes, pronto para solucionar problemas na hora em que o consumidor mais precisa e de maneira integral.

No fechamento do painel, Cris Pereira destacou a crescente preocupação das marcas em relação ao “greenwashing” e “greenhushing”. Os participantes concordaram que é vital começar, visto serem pautas essenciais para construir um futuro desejável e que as marcas devem se posicionar ativamente, contribuindo para moldar o caminho o qual todos estamos trilhando juntos. “O futuro é colaborativo”, complementou.

O painel não apenas refletiu as tendências do marketing do futuro, mas também pôde inspirar ações concretas em direção a um mundo mais sustentável e consciente.

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Com campanha criada pela GALERIA.ag, McDonald’s anuncia o retorno da Piscininha de Cheddar

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O McDonald’s acaba de anunciar o retorno da Piscininha de Cheddar ao cardápio dos restaurantes de todo o Brasil. Com o conceito “Cheddarize-se”, a campanha criada pela GALERIA.ag, convida o consumidor a se aventurar nas diversas possibilidades e combinações para curtir um dos ingredientes mais amados da rede: o molho com queijo tipo cheddar. O cheddar do Méqui é pioneiro e o único com autêntico sabor que os McLovers amam!

“Se tem um produto do Méqui que desperta mais paixão do que qualquer outro no portfólio, é o nosso Cheddar. O público brasileiro é apaixonado por ele, seja mandando um clássico como Cheddar McMelt ou mergulhando tudo o que quiserem na Piscininha de Cheddar, que volta por tempo limitado em todos os nossos restaurantes. É interessante observar como o público do Cheddar é mais fiel, migrando menos para outros molhos ou sanduíches que outros fãs de Méqui. Então, para eles, a volta da Piscininha vem liberando cheddarizarem tudo o que quiserem no Méqui”, destaca Sérgio Eleutério, diretor de marketing do McDonald’s no Brasil.

Com forte apelo visual, a campanha contempla filme de 30” produzido pela Kaus e Antfood. Com uma trilha sonora divertida e sedutora e com imagens salivantes, a produção mostra o que de fato é Cheddarizar. Com bastante appetite appeal, o filme traz pessoas se deliciando com sua piscininha de Cheddar em diferentes situações. Para entregar o conceito lúdico de “Cheddarize-se”, até uma cascata de cheddar entra em cena para intensificar o desejo de quem assiste.

De acordo com Rodrigo Marangoni, diretor executivo de criação da GALERIA.ag, a campanha se apropria do sucesso do queijo tipo cheddar do McDonald’s, presente também no sanduíche Cheddar McMelt, para lançar, com bom humor, o termo cheddarizar. “Cheddarizar-se significa a pessoa se entregar ao prazer indescritível de mergulhar seu sanduíche favorito, os McNuggets ou as McFritas em uma piscininha cremosa de Cheddar. Com um título praticamente autoexplicativo, convidamos todos os Méqui Lovers a serem ousados e tomarem essa atitude”, acrescenta o criativo.

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Sephora e R/GA anunciam parceria estratégica para impulsionar o crescimento da marca no Brasil

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A rede de beleza Sephora e R/GA, agência global de consultoria, design, comunicação e inovação, celebram o início de uma colaboração exclusiva com o objetivo de elevar a experiência do consumidor e fortalecer a presença de ambas companhias no mercado brasileiro.

A relação entre as empresas teve início globalmente e, no Brasil, começou a partir de processos de sprints de inovação. A dinâmica de sprints ajudou a definir a estratégia de implementação das iniciativas de D&I, organização de pipeline de iniciativas e a localização do conceito global da marca.

Agora, a parceria se consolida e tem foco no desenvolvimento do planejamento anual de negócios e campanhas de comunicação. Ambas duas empresas dedicarão esforços para definir prioridades e selecionar plataformas ideais para amplificar a mensagem da marca.

“A parceria com a R/GA representa um passo significativo em nossa missão de proporcionar experiências únicas e personalizadas aos nossos clientes, solidificando ainda mais nossa posição como referência no mercado de beleza”, comenta Cataldo Domenicis, marketing director Sephora Brasil.

“Estamos entusiasmados em unir forças com Sephora para criar estratégias verdadeiramente impactantes que irão envolver os consumidores, elevando ainda mais a potência da marca” Marcio Oliveira, managing director da R/GA no Brasil.

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