Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Android 12 chega com mudança expressiva no design, confira

Publicado

em

A nova versão do Android só será lançada oficialmente no final do ano, mas vários detalhes já foram compartilhados pela Google e por usuários betas. O mais comentado tem sido a mudança de visual do sistema, considerada “a maior mudança de design na história do Android”, de acordo com Sameer Samat, vice-presidente de gerenciamento de produto, Android e Google Play.

Entre as novidades na aparência, estão os botões e widgets bem maiores, animações suaves e muitas cores. Na tela de bloqueio, aparece o relógio em formato ‘gigante’ e centralizado, que diminui quando há notificações. Além disso, é possível escolher a cor de destaque a partir dos temas pré-definidos no sistema.

O papel de parede também está ligado aos temas, e ao ser trocado, oferece a opção de alterar as cores do Android de acordo com a imagem de fundo. A paleta é extraída do wallpaper e é aplicada também aos botões e controles virtuais do dispositivos, fazendo com que o visual da interface esteja em harmonia com todos os elementos.

A barra de notificações recebeu uma seta, que indica o movimento para expandi-la, e as mensagens exibidas passam a ocupar um espaço maior. Os ícones nativos da barra agora são incluídos dentro de formas arredondas e que também possuem as cores do tema selecionado pelo usuário.

A grande transformação ocorre por causa do novo sistema de interface do Google, chamado de Material You, que deve ser aplicado em outros produtos da empresa. É importante ressaltar que os elementos do novo Android não vão chegar da mesma forma em todos os dispositivos que carreguem o sistema, já que cada fabricante decide o que vai alterar na interface de seus aparelhos.

Recursos de privacidade no Android

As principais mudanças na privacidade do Android chegam para a câmera, o microfone e a localização. Agora, câmera e microfone passam a indicar quando estão sendo usados, por meio de um pequeno ponto verde no canto superior direito da tela. Para desativá-los mais facilmente, foi adicionado um botão nas configurações rápidas.

O sinal não é o único recurso para evitar que a câmera e o microfone sejam usados sem permissão. Um pop-up perguntando se você deseja usar um dos recursos aparecerá quando algum aplicativo tentar acessá-los. Assim, o app continuará funcionando como se tivesse permissão para usá-los, mas o Android não vai fornecer imagem e nem som.

Para localização, o Google desenvolveu a função “Approximate”, que permitirá que o usuário decida se vai compartilhar a localização exata ou apenas aproximada aos aplicativos que solicitem. No entanto, as permissões de localização já configuradas anteriormente em uma conta do Google, continuarão intactas. Por isso, para ativar essa nova opção, as configurações devem ser revistas após a atualização para o Android 12.

Por fim, a empresa também está desenvolvendo um “Painel de Privacidade” que vai apresentar o tempo e as vezes em que câmera, microfone e localização foram usados por aplicativos. As informações sobre a utilização dos recursos serão demonstradas por meio de um gráfico do tipo pizza e uma linha do tempo.

 

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

Continue lendo

Empresa

Estudo da Creators revela que planejamento da Black Friday começa meses antes e reforça papel dos influenciadores

Publicado

em

A disputa pela atenção do consumidor na Black Friday antecipou o calendário de planejamento das marcas no mercado brasileiro. É o que aponta o estudo Open Black – Report Black Friday 2026, desenvolvido pela Creators LLC, hub de inteligência, dados e creator marketing. O levantamento reuniu dados de comportamento, mercado e plataformas para mapear o impacto da estratégia de influência em todas as fases do funil de vendas.

Pesquisas da Gauge citadas no relatório revelam que 53% dos brasileiros iniciam o planejamento de compras para a data em julho — 4 meses antes do evento —, enquanto 48% afirmam decidir por impulso para aproveitar ofertas imediatas. O cenário aponta para um comportamento que mescla pesquisa prévia com gatilhos de conversão no momento do desconto.

A Creators defende uma atuação em duas fases: de agosto a outubro, com conteúdos de consideração (reviews, tutoriais e inserção do produto na rotina), e em novembro, com foco em conversão por meio de cupons rastreáveis, live commerce e programas de afiliados. “A Black Friday não começa quando o desconto entra no ar. Quando novembro chega, o consumidor já pesquisou, comparou, salvou conteúdos e criou referências sobre aquilo que pretende comprar. O desafio das marcas é construir essa relação antes da disputa mais intensa por atenção e usar os creators não apenas como mídia de conversão, mas como parte da jornada de decisão”, analisa Nohoa Arcanjo, CEO da Creators.

Dados da YOUPIX em parceria com a Nielsen Brasil destacam que 80% dos consumidores tomam a decisão de compra fora do clique imediato, realizando buscas ou salvando conteúdos para transações posteriores. Além disso, 58% das conversões ocorrem em até sete dias após a visualização de publicações com influenciadores.

O estudo aponta ainda que 81% dos brasileiros já adquiriram produtos recomendados por criadores de conteúdo e 64% utilizam cupons ou links patrocinados com frequência. Em relação aos critérios de escolha dos perfis, 62% declaram que o número de seguidores tem pouco ou nenhum impacto na confiança, enquanto 44% descobrem novas marcas por meio de creators — superarando indicações de amigos e familiares (33%). “Os dados mostram que influência não é uma equação de tamanho de audiência. Para converter, é preciso encontrar quem tem legitimidade para falar daquele assunto e construir recorrência. O consumidor precisa reconhecer aquela indicação como algo coerente com a pessoa que está falando, e não simplesmente como mais uma publicidade de Black Friday no feed“, ressalta a executiva.

Continue lendo

Empresa

Qualy celebra 35 anos com coleção de embalagens ilustradas e estímulo ao reuso

Publicado

em

A Qualy, marca de margarinas presente em oito de cada dez lares brasileiros, anunciou o lançamento da Coleção Raízes para comemorar seus 35 anos de mercado. A novidade consiste em quatro embalagens colecionáveis com ilustrações inéditas que retratam elementos de cultura, fauna, flora e relações humanas no país. Sob o conceito “O Brasil que passa adiante”, a ação busca incentivar a reutilização dos potes plásticos no cotidiano, associando a arte à economia circular.

“Mais do que uma comemoração de aniversário, a coleção nasce de uma reflexão sobre a trajetória e o legado de Qualy ao lado dos brasileiros. Ao longo de sua história, a marca esteve presente em momentos cotidianos de milhões de famílias, passando adiante sabor, afeto, cuidado e criatividade. Agora, convidamos consumidores a refletir sobre o impacto dos seus hábitos para o futuro do país, unindo arte, brasilidade e sustentabilidade”, explica Marina Secaf, gerente executiva de marketing de spreads da MBRF.

Para a concepção visual dos potes, a marca convidou a artista pernambucana Bel Andrade Lima. A coleção é dividida em quatro temas: “Calor Humano”, focado em cenas de convivência e laços afetivos; “Biodiversidade”, que homenageia a fauna e os biomas nacionais; “Criatividade”, com foco nas manifestações artísticas e trabalhos manuais; e “Futuro”, que reúne símbolos de transformação e crescimento sustentável.

O design das embalagens foi pensado para estimular o reuso doméstico dos recipientes, postergando o descarte do plástico. A iniciativa complementa as metas ambientais da empresa, que atua como a primeira marca do segmento de margarinas a compensar 100% da massa de suas embalagens plásticas.

Em parceria com a central de reciclagem eureciclo, iniciada em 2021, a marca já retirou do meio ambiente o equivalente a 36,5 mil toneladas de plástico — o correspondente a aproximadamente 1,8 bilhão de potes de margarina —, evitando a emissão de 64,8 mil toneladas de gases de efeito estufa. O projeto soma mais de R$ 4,2 milhões investidos em melhorias de infraestrutura e gestão operacional para 153 cooperativas em 21 estados, impactando cerca de 11 mil trabalhadores da cadeia de reciclagem.

Continue lendo