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Ampro Globes Awards 2022 premia 24 agências em São Paulo

O Ampro Globes Awards, a maior premiação do Live Marketing no Brasil, revelou, na noite do último dia 6, os vencedores da edição de 2022, no teatro Bradesco, em SP, e pela plataforma TM1 Live Streaming. A cerimônia, que contou com a condução do ator e apresentador Joaquim Lopes, entregou o prêmio de Melhor Agência de Live Marketing do Ano para a Atenas Comunicação, já o Grand Prix da noite foi para o case #MeninaAjudaMenina, da Integer\Outpromo para a Always/P&G. A Heineken venceu como Melhor Cliente do Ano. No total, 24 agências receberam troféus de Ouro e Prata para 93 cases premiados.
“A conquista de Agência do Ano para a Atenas é um reconhecimento de que estamos no caminho certo, entregando resultados para nossos clientes e criando relações autênticas entre as marcas e os consumidores. Heineken ser premiada como Cliente do Ano também nos mostra isso. Estamos orgulhosas da nossa equipe e da parceria que temos com nossos clientes”, comemora a CEO da Atenas, Denise Garrido.
“É importante ver premiações que reconheçam iniciativas como o case#meninaajudamenina, da marca Always da P&G. Uma campanha que ao mesmo tempo que agrega valor à marca traz um impacto real e duradouro para a sociedade. Mais de 5 milhões de meninas foram beneficiadas e políticas foram estabelecidas para que dignidade menstrual seja finalmente uma realidade no Brasil”, afirma Ana Luísa Périssé, CBO da Integer\OutPromo.
A cerimônia também reservou um momento especial de homenagem à Elza Tsumori, por sua trajetória na Ampro – Associação de Marketing Promocional e importante atuação no mercado do Live Marketing nos últimos 20 anos. O Prêmio foi entregue pelas mãos de Wilson Ferreira Jr., Conselheiro da Ampro que presidiu a entidade por dois mandatos.
“Foi uma surpresa enorme receber a homenagem da diretoria, porque não faço nada além do que me comprometi fazer desde que a Ampro entrou e se instalou no meu coração. Eu sempre acreditei que associativismo é estar todos juntos na luta do setor e cooperar para alcançar os objetivos traçados. Por isso, compartilho esta homenagem com todas as pessoas e empresas associadas que aceitaram contribuir juntos na criação da Ampro e, agora, no trabalho da sua perpetuação, sempre atual, inovadora e atuante”, acrescenta Elza Tsumori.
O Bradesco foi o apoiador máster do Ampro Globes Awards 2022, sendo a cerimônia realizada pela primeira vez no Teatro Bradesco e totalmente pautada nos princípios ESG seguidos pela Ampro: desde os materiais impressos, a escolha do buffet, a compensação de carbono e a formação do time diverso e inclusivo.
“Foi uma honra realizar a edição do Ampro Globes Awards 2022 no Teatro Bradesco, um local belíssimo e apropriado para receber ações de Live Marketing. Esperamos voltar para outras iniciativas da Ampro. E falando em futuro, para 2023 já vislumbramos uma edição recheada de cases com muita integração entre as verticais/categorias, alto nível de concepção estratégica/criativa e de execução2022. E evoluir mais um degrau das premissas de ESG na composição dos Presidentes de Júri, Jurados e parceiros para realização do Premiação”, afirma a presidente-executiva da Ampro, Heloisa Santana.
Confira a lista completa dos premiados do Ampro Globes Awards 2022:
Case | Cliente | Agência | |||
GRAND PRIX | #MeninaAjudaMenina | Always/P&G | Integer\Outpromo
| ||
MELHOR AGÊNCIA DE LIVE MARKETING DO ANO | ATENAS COMUNICAÇÃO
| ||||
MELHOR CLIENTE DO ANO | Heineken
| ||||
HOMENAGEM ESPECIAL | Elza Tsumori
|
Categoria | Case | Cliente | Agência | Ranking Regional | Ranking Nacional | Prêmio | Vertical |
CREATIVE BUSINESS TRANSFORMATION | Use Méqui | McDonald’s Brasil/Arcos Dourados | CREATA BRASIL | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | BUSINESS |
CREATIVE BUSINESS TRANSFORMATION | AMBEV – SMART PROMO | AMBEV | SCORE GROUP | REGIONAL SP | NACIONAL | PRATA | |
CREATIVE BUSINESS TRANSFORMATION | Conexão – Valoriza Wi-fi Brasil | Banco do Brasil | AGÊNCIA TERRUA LTDA | REGIONAL N, NE, CO | NACIONAL | PRATA | |
CREATIVE BUSINESS TRANSFORMATION | CASA BRASTEMP | BRASTEMP | BATUX | REGIONAL SP | PRATA | ||
MELHOR CONSTRUÇÃO DE MARCA | FIAT – LANÇAMENTO 500e | STELLANTIS | SCORE GROUP | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR CONSTRUÇÃO DE MARCA | #MeninaAjudaMenina | Always/ P&G | Integer\ Outpromo | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR CONSTRUÇÃO DE MARCA | Use Méqui | McDonald’s Brasil/Arcos Dourados | CREATA BRASIL | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR CONSTRUÇÃO DE MARCA | Conexão – Valoriza Wi-fi Brasil | Banco do Brasil | AGÊNCIA TERRUA LTDA | REGIONAL N, NE, CO | PRATA | ||
MELHOR CONSTRUÇÃO DE MARCA | Show da Lampions | Brahma | AGÊNCIA CALIFORNIA | REGIONAL N, NE, CO | PRATA | ||
MELHOR CONSTRUÇÃO DE MARCA | GTA RP | Banco do Brasil | Monumenta Comunicação | REGIONAL N, NE, CO | PRATA | ||
MELHOR CONSTRUÇÃO DE MARCA | Bombay Arte dos Sentidos | Bacardi Brasil | Rastro Comunicação | REGIONAL SE, S | PRATA | ||
MELHOR LANÇAMENTO DE PRODUTO | FIAT – LANÇAMENTO 500e | STELLANTIS | SCORE GROUP | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR LANÇAMENTO DE PRODUTO | Na Flor da idade | Diageo – Ketel One Botanical | BFERRAZ | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR LANÇAMENTO DE PRODUTO | Piraquê Maltadão | M. Dias Branco – Piraquê | BFERRAZ | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR LANÇAMENTO DE PRODUTO | O Capelinha voltou para o coração dos baianos | Capelinha | MARCATIVA FLOW | REGIONAL N, NE, CO | PRATA | ||
MELHOR CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA | FIAT – LANÇAMENTO 500e | STELLANTIS | SCORE GROUP | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA | Player 0.0 | Heineken Brasil | RED DOOR AGENCY | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA | Use Méqui | McDonald’s Brasil/Arcos Dourados | CREATA BRASIL | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA | Bombay Arte dos Sentidos | Bacardi Brasil | Rastro Comunicação | REGIONAL SE, S | OURO | ||
MELHOR CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA | Minha Coragem | Banco do Brasil | AGÊNCIA TERRUA LTDA | REGIONAL N, NE, CO | PRATA | ||
MELHOR CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA | Conexão – Valoriza Wi-fi Brasil | Banco do Brasil | AGÊNCIA TERRUA LTDA | REGIONAL N, NE, CO | PRATA | ||
MELHOR CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA | Show da Lampions | Brahma | AGÊNCIA CALIFORNIA | REGIONAL N, NE, CO | PRATA | ||
MELHOR IDEIA OU CONCEITO | Plataforma de Originalidade | M. Dias Branco | BFERRAZ | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | CONSUMER |
MELHOR IDEIA OU CONCEITO | #MeninaAjudaMenina | Always/ P&G | Integer\ Outpromo | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR IDEIA OU CONCEITO | FIAT – LANÇAMENTO 500e | STELLANTIS | SCORE GROUP | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR IDEIA OU CONCEITO | ZÉlicóptero | Zé Delivery | AGÊNCIA CALIFORNIA | REGIONAL N, NE, CO | PRATA | ||
MELHOR IDEIA OU CONCEITO | Minha Coragem | Banco do Brasil | AGÊNCIA TERRUA LTDA | REGIONAL N, NE, CO | PRATA | ||
MELHOR IDEIA OU CONCEITO | Beats + Anitta | Beats | AGÊNCIA CALIFORNIA | REGIONAL N, NE, CO | PRATA | ||
MELHOR EXPERIÊNCIA DE MARCA | Biosfera | Heineken | ATENAS COMUNICAÇÃO | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR EXPERIÊNCIA DE MARCA | Green Night | Heineken | ATENAS COMUNICAÇÃO | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR EXPERIÊNCIA DE MARCA | Paredão Tropical | Devassa | ATENAS COMUNICAÇÃO | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR EXPERIÊNCIA DE MARCA | Show da Lampions | Brahma | AGÊNCIA CALIFORNIA | REGIONAL N, NE, CO | PRATA | ||
MELHOR EXPERIÊNCIA DE MARCA | Conexão – Valoriza Wi-fi Brasil | Banco do Brasil | AGÊNCIA TERRUA LTDA | REGIONAL N, NE, CO | PRATA | ||
MELHOR EXPERIÊNCIA DE MARCA | LOJA SURFÁVEL HAVAIANAS | OI RIO PRO 2022 | Havaianas | V3A | REGIONAL SE, S | PRATA | ||
MELHOR EXPERIÊNCIA DE MARCA | AI SE EU FOSSE UM SURFSTAR – UM DIA DE ASTRO DA WSL COM A 51 ICE | OI RIO PRO 2022 | 51 Ice | V3A | REGIONAL SE, S | PRATA | ||
MELHOR EXPERIÊNCIA DE MARCA | #WSLnoTikTok | Projeto Proprietário | V3A | REGIONAL SE, S | PRATA | ||
MELHOR EVENTO PRESENCIAL, VIRTUAL OU HÍBRIDO | FIAT – LANÇAMENTO 500e | STELLANTIS | SCORE GROUP | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR EVENTO PRESENCIAL, VIRTUAL OU HÍBRIDO | Player 0.0 | Heineken Brasil | RED DOOR AGENCY | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR EVENTO PRESENCIAL, VIRTUAL OU HÍBRIDO | SUPERDOSE no Metaverso | Chilli Beans | Agência Smash | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR EVENTO PRESENCIAL, VIRTUAL OU HÍBRIDO | Conexão – Valoriza Wi-fi Brasil | Banco do Brasil | AGÊNCIA TERRUA LTDA | REGIONAL N, NE, CO | PRATA | ||
MELHOR EVENTO PRESENCIAL, VIRTUAL OU HÍBRIDO | Show da Lampions | Brahma | AGÊNCIA CALIFORNIA | REGIONAL N, NE, CO | PRATA | ||
MELHOR EVENTO PRESENCIAL, VIRTUAL OU HÍBRIDO | POV BB | Banco do Brasil | Monumenta Comunicação | REGIONAL N, NE, CO | PRATA | ||
MELHOR EVENTO PRESENCIAL, VIRTUAL OU HÍBRIDO | Circuito Brizza de Beach Tennis Arezzo | Arezzo | V3A | REGIONAL SE, S | PRATA | ||
MELHOR EVENTO PRESENCIAL, VIRTUAL OU HÍBRIDO | #WSLnoTiktok | Tiktok | V3A | REGIONAL SE, S | PRATA | ||
MELHOR PROMOÇÃO | Camarão que Dorme a Onda Leva | M. Dias Branco – Piraquê | BFERRAZ | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR PROMOÇÃO | Outdoor Cupons | Ifood | BFERRAZ | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR PROMOÇÃO | CASA BRASTEMP | BRASTEMP | BATUX | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR PROMOÇÃO | CIRCUITO GASTRONÔMICO ANTARCTICA – DIA DO HAMBÚRGUER | Ambev | Porque Live Marketing | REGIONAL N, NE, CO | PRATA | ||
MELHOR USO DE RELAÇÕES PÚBLICAS | #MeninaAjudaMenina | Always/ P&G | Integer\ Outpromo | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | CONTENT |
MELHOR USO DE RELAÇÕES PÚBLICAS | DIVERSA BELEZA | GRUPO O BOTICÁRIO | PROS | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR USO DE RELAÇÕES PÚBLICAS | #CULPADAS | O BOTICÁRIO | PROS | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR USO DE RELAÇÕES PÚBLICAS | Show da Lampions | Brahma | AGÊNCIA CALIFORNIA | REGIONAL N, NE, CO | OURO | ||
MELHOR USO DE RELAÇÕES PÚBLICAS | Conexão – Valoriza Wi-fi Brasil | Banco do Brasil | AGÊNCIA TERRUA LTDA | REGIONAL N, NE, CO | PRATA | ||
MELHOR AÇÃO DE ENTRETENIMENTO | Biosfera | Heineken | ATENAS COMUNICAÇÃO | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR AÇÃO DE ENTRETENIMENTO | Green Night | Heineken | ATENAS COMUNICAÇÃO | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR AÇÃO DE ENTRETENIMENTO | Show da Lampions | Brahma | AGÊNCIA CALIFORNIA | REGIONAL N, NE, CO | NACIONAL | OURO | |
MELHOR AÇÃO DE ENTRETENIMENTO | JEEP – JEEP EXPERIENCE | STELLANTIS | SCORE GROUP | REGIONAL SP | OURO | ||
MELHOR AÇÃO DE BRANDED CONTENT, SOCIAL OU INFLUENCER | Piraquê Maltadão | M. Dias Branco – Piraquê | BFERRAZ | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR AÇÃO DE BRANDED CONTENT, SOCIAL OU INFLUENCER | #CULPADAS | O BOTICÁRIO | PROS | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR AÇÃO DE BRANDED CONTENT, SOCIAL OU INFLUENCER | Plataforma de Originalidade | M. Dias Branco | BFERRAZ | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR AÇÃO DE BRANDED CONTENT, SOCIAL OU INFLUENCER | Show da Lampions | Brahma | AGÊNCIA CALIFORNIA | REGIONAL N, NE, CO | OURO | ||
MELHOR AÇÃO DE BRANDED CONTENT, SOCIAL OU INFLUENCER | Stream Battle | Banco do Brasil | Monumenta Comunicação | REGIONAL N, NE, CO | PRATA | ||
MELHOR AÇÃO DE BRANDED CONTENT, SOCIAL OU INFLUENCER | Seu Carlinhos | Banco do Brasil | AGÊNCIA TERRUA LTDA | REGIONAL N, NE, CO | PRATA | ||
MELHOR AÇÃO DE BRANDED CONTENT, SOCIAL OU INFLUENCER | Ipiranga no Metaverso | Ipiranga Produtos de Petróleo S.A. | V3A | REGIONAL SE, S | PRATA | ||
MELHOR ATIVAÇÃO DE PATROCÍNIO | Biosfera | Heineken | ATENAS COMUNICAÇÃO | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR ATIVAÇÃO DE PATROCÍNIO | Ruffles na NBA | Carla Lufti/ Pepsico | MOTIVARE | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR ATIVAÇÃO DE PATROCÍNIO | Show da Lampions | Brahma | AGÊNCIA CALIFORNIA | REGIONAL N, NE, CO | NACIONAL | OURO | |
MELHOR ATIVAÇÃO DE PATROCÍNIO | House Experience Lollapalooza | Samsung | BFERRAZ | REGIONAL SP | OURO | ||
MELHOR SOLUÇÃO/AÇÃO/CAMPANHA OU EVENTO DURANTE PANDEMIA | FIAT – LANÇAMENTO 500e | STELLANTIS | SCORE GROUP | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | RESPON SIBLE |
MELHOR SOLUÇÃO/AÇÃO/CAMPANHA OU EVENTO DURANTE PANDEMIA | Paredão Tropical | Devassa | ATENAS COMUNICAÇÃO | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR SOLUÇÃO/AÇÃO/CAMPANHA OU EVENTO DURANTE PANDEMIA | Amor pelo Círio | O Boticário | IDEIA 3 | REGIONAL N, NE, CO | NACIONAL | OURO | |
MELHOR SOLUÇÃO/AÇÃO/CAMPANHA OU EVENTO DURANTE PANDEMIA | Festival IluminaRio | MINI Brasil | URBN Experience | REGIONAL SP | PRATA | ||
MELHOR SOLUÇÃO/AÇÃO/CAMPANHA OU EVENTO DURANTE PANDEMIA | Minha Coragem | Banco do Brasil | AGÊNCIA TERRUA LTDA | REGIONAL N, NE, CO | PRATA | ||
MELHOR SOLUÇÃO/AÇÃO/CAMPANHA OU EVENTO DURANTE PANDEMIA | Stream Battle | Banco do Brasil | Monumenta Comunicação | REGIONAL N, NE, CO | PRATA | ||
MELHOR CAMPANHA DE INCLUSÃO SOCIAL, DIVERSIDADE E CAUSA AMBIENTAL (ESG) | #MeninaAjudaMenina | Always/ P&G | Integer\ Outpromo | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR CAMPANHA DE INCLUSÃO SOCIAL, DIVERSIDADE E CAUSA AMBIENTAL (ESG) | Biosfera | Heineken | ATENAS COMUNICAÇÃO | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR CAMPANHA DE INCLUSÃO SOCIAL, DIVERSIDADE E CAUSA AMBIENTAL (ESG) | Amor pelo Círio | O Boticário | IDEIA 3 | REGIONAL N, NE, CO | NACIONAL | OURO | |
MELHOR CAMPANHA DE INCLUSÃO SOCIAL, DIVERSIDADE E CAUSA AMBIENTAL (ESG) | DIVERSA BELEZA | GRUPO O BOTICÁRIO | PROS | REGIONAL SP | PRATA | ||
MELHOR CAMPANHA DE INCLUSÃO SOCIAL, DIVERSIDADE E CAUSA AMBIENTAL (ESG) | Cruzada eSports | Projeto Proprietário | V3A | REGIONAL SE, S | PRATA | ||
MELHOR AÇÃO LOW BUDGET | Sex Friday | Jontex / Recktitt | Integer\ Outpromo | REGIONAL SP | NACIONAL | PRATA | |
MELHOR AÇÃO LOW BUDGET | Sente o clima | Sportv | END TO END | REGIONAL SP | NACIONAL | PRATA | |
MELHOR CAMPANHA DE INCENTIVO | Fanta Halloween | Fanta | Agência Digi | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | TRADE |
MELHOR CAMPANHA DE INCENTIVO | Suvinil Sou Mais | BASF | AKM PERFORMMA | REGIONAL SP | NACIONAL | PRATA | |
MELHOR CAMPANHA DE TRADE MARKETING | Use Méqui | McDonald’s Brasil/Arcos Dourados | CREATA BRASIL | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR CAMPANHA DE TRADE MARKETING | WHISKYTAINMENT | DIAGEO | SCORE GROUP | REGIONAL SP | NACIONAL | PRATA | |
MELHOR CAMPANHA DE TRADE MARKETING | JEEP – JEEP EXPERIENCE | STELLANTIS | SCORE GROUP | REGIONAL SP | NACIONAL | PRATA | |
MELHOR CAMPANHA DE TRADE MARKETING | CIRCUITO GASTRONÔMICO ANTARCTICA – DIA DO HAMBÚRGUER | Ambev | Porque Live Marketing | REGIONAL N, NE, CO | PRATA | ||
MELHOR CAMPANHA DE FIDELIDADE DE MARCA | Use Méqui | McDonald’s Brasil/Arcos Dourados | CREATA BRASIL | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR CAMPANHA DE FIDELIDADE DE MARCA | JEEP – JEEP EXPERIENCE | STELLANTIS | SCORE GROUP | REGIONAL SP | NACIONAL | PRATA | |
MELHOR CAMPANHA DE FIDELIDADE DE MARCA | ZÉlicóptero | Zé Delivery | AGÊNCIA CALIFORNIA | REGIONAL N, NE, CO | NACIONAL | PRATA | |
MELHOR CAMPANHA B2B | Première Stranger Things | Netflix | tm1 Brand Experience | REGIONAL SP | NACIONAL | OURO | |
MELHOR CAMPANHA B2B | SUPERDOSE EVOLUÇÃO | Chilli Beans | Agência Smash | REGIONAL SP | NACIONAL | PRATA | |
MELHOR CAMPANHA B2B | The Hub | Ambev | Brandworks | REGIONAL SP | NACIONAL | PRATA |
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Apro+Som e entidades do setor criativo se mobilizam pela proteção cultural e autoral

A ascensão da inteligência artificial (IA) na indústria da dublagem tem gerado preocupações importantes entre profissionais do setor, especialmente no que tange aos direitos autorais e de personalidade. A capacidade da IA de replicar vozes humanas levanta questões sobre identidade, pagamentos e preservação da cultura nas produções audiovisuais.
No Brasil, o Projeto de Lei 2.338/2023, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, busca diretrizes para o uso da IA, incluindo a proteção dos direitos autorais contra utilizações não autorizadas em sistemas de IA generativa. “A dublagem de inteligência feita por artificial envolve questões de direito autoral e direito de personalidade. Hoje, no Brasil, um dos principais usos da IA nesse mercado é a recriação da voz original em inglês para que soe em português com o mesmo timbre”, explica Bia Ambrogi, presidente da Apro+Som.
A Apro+Som (Associação Brasileira das Produtoras de Som), juntamente com mais de 40 entidades da indústria criativa, musical, jornalística e de comunicação, inveja uma carta ao Senado em defesa do projeto de lei, no ano de 2024. O documento enfatiza a necessidade de um marco regulatório que assegure a transparência no uso de obras e proteja os interesses dos criadores de conteúdos artísticos, intelectuais e jornalísticos no contexto da IA.
Dubladores brasileiros vêm conscientizando que a utilização indiscriminada dessa tecnologia pode comprometer a qualidade das adaptações culturais e ameaçar postos de trabalho no setor. “A dublagem vai muito além da simples reprodução de uma voz. O trabalho dos diretores de dublagem, locutores e dubladores inclui a adaptação do roteiro à cultura local, ajustando piadas, expressões e referências para tornar a experiência mais natural. Além disso, há um cuidado técnico para garantir que a sincronização labial seja precisa. Com a IA, grande parte desse processo se perde, resultando em uma dublagem que muitas vezes não se adequa à realidade cultural do país”, alerta Bia Ambrogi.
A clonagem de voz por meio de IA também gera debates jurídicos. Atualmente, a legislação brasileira de propriedade intelectual não abrange especificamente a proteção da voz isolada, isso faz parte dos direitos de personalidade protegidos pelo Código Civil e relacionados com a proteção à dignidade humana que está na Constituição Federal, sendo estes direitos extrapatrimoniais, o que deixa uma lacuna na tutela dos profissionais da voz, que utilizam este recurso como fonte de renda contra usos não autorizados de suas identidades vocais. “Diante desse cenário, estamos trabalhando em conjunto com diversas associações que representam dubladores e profissionais de voz, como o Movimento Dublagem Viva, Clube da Voz e Interartis, associação de gestão coletiva do setor audiovisual formada por artistas brasileiros, para ampliar o debate sobre a regulamentação da IA. Isso inclui a participação em fóruns, seminários e festivais, além do diálogo constante com o legislativo para avanço na construção do marco regulatório da IA e na tramitação do PL 2338”, ressalta.
A Apro+Som, em conjunto com outras entidades, segue atuando na frente “IA Responsável”, acompanhando as comissões especiais da Câmara dos Deputados que analisam o projeto de lei. “Estamos em uma campanha de conscientização para a população sobre o impacto do uso da IA na dublagem e promovendo conversas com assessores e deputados para garantir que compreendam os desdobramentos dessa tecnologia. Como o PL 2338 tramita há quase dois anos no Senado, é essencial o processo de conscientização para todos os envolvidos na Câmara dos Deputados, para que se aprofundem no tema e considerem suas implicações para o Brasil antes das votações”, explica Bia.
“Além disso, associações de gestão coletiva, como a Abramus, Interartis e a UBC, têm espaços abertos de discussão para que entidades do setor contribuam com perspectivas e demandas. Nesse contexto, o papel da Apro+Som é acompanhar o PL de perto, garantindo que os diferentes recortes sejam contemplados e que as constantes adaptações e atualizações sigam os desdobramentos do tema de forma eficaz”, completa.
A luta reforça a necessidade de que a tecnologia não avance em detrimento dos direitos dos profissionais das indústrias criativas e da integridade cultural. A preocupação vai além da garantia de remuneração justa aos profissionais de identidade vocal: trata-se de proteger a produção das produções audiovisuais brasileiras. A mobilização coletiva dessas organizações tem sido fundamental para garantir que a regulamentação da IA ocorra de maneira ética e responsável, garantindo que os interesses dos profissionais e da cultura nacional sejam devidamente contemplados no processo legislativo.
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Heineken apresenta ativação que reúne diferentes espaços de São Paulo

A Heineken apresenta o Single Night Bar, ativação proprietária que reúne em um só prédio, no centro de São Paulo, ambientes e bares, destacando algumas das pluralidades de espaços icônicos da capital paulista. A iniciativa faz parte da campanha Bar Dating e do lançamento do Hei App, ambos co-criados pela LePub São Paulo e Milão.
O Hei é um aplicativo da marca com curadoria exclusiva sobre a noite paulistana, com a finalidade de ajudar os consumidores a descobrirem mais locais na cidade. Segundo uma pesquisa realizada pela marca em parceria com a Onepoll, a maioria (68%) da Geração Z e Millennials afirma que costuma frequentar sempre o mesmo bar para socializar. No entanto, outro dado relevante é que 66% dos entrevistados afirmam que o desejo de explorar mais lugares, ter novas experiências e conhecer novas pessoas é mais forte agora do que há cinco anos. Com os aplicativos de namoro já incorporados ao dia a dia, a Heineken está unindo os mundos do swiping e da socialização – oferecendo uma maneira inteligente e descomplicada de “combinar” com um bar e renovar sua vida social.
A entrada para o evento é gratuita com ingressos limitados mediante apresentação de ingresso gerado por QR Code. Para garantir o seu, basta baixar o aplicativo Hei. Após o download, é necessário fazer um rápido cadastro. Em seguida, é só acessar o banner do Single Night Bar dentro do app, escolher a data, o horário da reserva e a quantidade de ingressos desejada (limitada a dois por pessoa). Os ingressos ficam disponíveis automaticamente no aplicativo.
O Single Night Bar está localizado no coração da cidade, no edifício Misericórdia, no Centro Histórico de São Paulo. O edifício terá quatro andares dedicados ao evento. Toda a ação foi criada e desenvolvida pela ATENAS.ag – agência de brand experience e parceira no planejamento, criação e execução de projetos da marca Heineken no Brasil – e conta com a curadoria de Facundo Guerra, um dos principais pioneiros da vida noturna e da cena cultural paulistana — também embaixador do projeto.