Universo Live
AMPRO divulga pesquisa sobre reação do Live Marketing à crise do coronavírus

A AMPRO – Associação de Marketing Promocional realizou pesquisa com associados para entender como o mercado do Live Marketing está reagindo à crise provocada pelo novo coronavírus, bem como às medidas anunciadas pelo Governo em benefício das empresas.
O levantamento ocorreu entre os dias 31 de março e 6 de abril e constatou que a necessidade do isolamento social provocou cancelamento parcial de atividades para 70,3% do mercado; 27% responderam que estão sofrendo com cancelamento total dos serviços e apenas 2,7% responderam que não houve cancelamentos. Quando questionados se as atividades adiadas já têm novas datas definidas, 43,2% disseram que não, mas 27% afirmam que foram marcadas já para o 3º trimestre. Entre os demais, 18,9% informam adiamentos para o 4º trimestre de 2020 e 10,8% somente para 2021.
A respeito dos clientes que adiaram atividades, apenas 8,1% responderam que houve aditamento de contrato e pagamento adiantado às agências. A maioria – 70,3% – respondeu que os clientes apenas comunicaram o adiamento informalmente, sem qualquer compromisso, e 21,6% informaram que houve aditamento de contratos, mas sem qualquer pagamento até o momento.
No caso de cancelamentos de contratos já em andamento, a maioria – 51,4% – respondeu que os clientes aceitaram pagar apenas parte das despesas e honorários; 25,7% informam que os clientes negaram-se a pagar qualquer compensação e somente 22,9% afirmam ter recebido satisfatoriamente todas as despesas e honorários incorridos até o momento do cancelamento, inclusive as relativas a fornecedores.
Quando questionados sobre as medidas de socorro do governo, 51,4% dos respondentes informaram que foram insuficientes até o momento. Mais de 43% declararam não usar o crédito especial para financiamento do salário de funcionários até dois salários mínimos nem para o adiamento do recolhimento do FGTS. Dos que usaram as medidas propostas, 54% decidiram adiar o recolhimento do FGTS e apenas 27% estão usando o crédito especial para financiamento de salários. Entre os entrevistados, 89% têm receio de acessar crédito nesse momento, quando ainda há muita incerteza quanto ao futuro dos seus negócios.
O levantamento também buscou informações sobre a pretensão de redução das equipes contratadas nas agências. Das que pretendem demitir, 35,3% informaram sobre possibilidade de redução de até 25% do seu quadro, 14,7% podem reduzir até 50% do pessoal e 5,9% podem dispensar mais de 50% da equipe. 44,1% informaram que não pretendem demitir no curto prazo.
Sobre a retomada das atividades, a maioria – 40,5% – dos respondentes espera a volta à normalidade no 4º trimestre de 2020; 29,7% são mais otimistas e esperam o retorno já no 3º trimestre deste ano. Já os 29,7% restantes preveem a retomada somente em 2021.
“O levantamento concluiu que, pela incerteza quanto ao término do regime de isolamento imposto pela pandemia, é difícil tomar decisões definitivas. Com o passar do tempo, pode haver um agravamento da situação ou uma melhora, quando tivermos um horizonte de retorno das atividades. A AMPRO acompanhará pari passu, procurando captar as movimentações do mercado e atuar na melhoria do entendimento e nas relações entre clientes, agências e fornecedores do ecossistema do Live Marketing”, afirma o presidente executivo da AMPRO, Alexis Pagliarini.
O Live Marketing é um dos setores da economia que mais vem sofrendo com a crise do COVID-19. Por promover experiências de marca, ao vivo, é o que abrange atividades como ações promocionais, ativações de marca, campanhas motivacionais, de fidelização e eventos de diversos tipos, como feiras, congressos, simpósios, fóruns, lançamentos, shows etc que foram, em sua maioria, paralisadas durante a quarentena.

Universo Live
Mercado Pago estreia no Rio Carnaval com “Camarote Suspenso” e oferece perspectiva inédita da Sapucaí

O Mercado Pago, instituição financeira do Grupo Mercado Livre, acaba de anunciar uma das ativações mais audaciosas do live marketing para o Rio Carnaval 2026. Estreando como patrocinador oficial da festa, o banco digital apresenta o “Camarote Suspenso”, uma estrutura elevada inédita que promete mudar a forma como o público interage com os desfiles na Marquês de Sapucaí.
Pela primeira vez em 42 anos de história do Sambódromo, o público terá acesso a um terceiro ponto de vista para acompanhar o espetáculo. Elevada a aproximadamente 25 metros de altura, a estrutura será instalada no Setor 9, estrategicamente ao lado do segundo recuo da bateria. A localização privilegiada garante não apenas uma visão panorâmica e imersiva, mas também a experiência sensorial da vibração sonora dos ritmistas.
A ativação, que funcionará durante os quatro dias de desfiles, foi desenhada para ser exclusiva e controlada: cada subida comportará dez pessoas, com seis operações por noite. Segundo Pethra Ferraz, vice-presidente de marketing Latam do Mercado Pago, a iniciativa materializa a ambição da marca de unir inovação e proximidade. “O Mercado Pago chega à Sapucaí com a vontade de fazer diferente. O Camarote Suspenso é uma aposta inédita, que oferece um novo ponto de vista dos desfiles com segurança e tranquilidade, ao mesmo tempo em que materializa nossa estratégia de transformar momentos de presença em experiências relevantes. Ao desenvolvermos um formato proprietário que une entretenimento, visibilidade e imersão, criamos uma forma mais próxima e envolvente de viver o Carnaval”, afirma a executiva.
A concepção e a produção da experiência, bem como toda a arquitetura de ativações do Mercado Pago na Sapucaí, levam a assinatura da agência Haute. Com este movimento, o Mercado Pago não apenas marca seu território em um dos maiores palcos culturais do mundo, mas utiliza a engenharia e o entretenimento para reforçar sua identidade como uma marca capaz de oferecer novas perspectivas e facilitar experiências memoráveis para seus clientes.
Universo Live
LATAM Airlines aterrissa no MorumBIS com ativações que conectam o ritual do futebol à experiência de voo

Dando sequência à sua entrada estratégica no território do futebol como patrocinadora oficial das transmissões do Paulistão e do Brasileirão na CazéTV em 2026, a LATAM Airlines realizou neste final de semana, dias 07 e 08 de fevereiro, uma série de ativações especiais no estádio do MorumBIS. As ações, que transformam rituais clássicos do esporte em experiências de marca, reforçam o novo posicionamento global da companhia sob o mote: “Bem-vindo a ir mais alto é viajar em cada lance”.
As ativações são assinadas pela Graphene Brasil, estrutura composta pelas agências WMcCANN e MRM Brasil, e ocorrem durante as partidas válidas pelo Paulistão Casas Bahia. Um dos momentos de maior simbolismo aconteceu já no pré-jogo, com a entrada em campo de 12 colaboradores da LATAM — entre pilotos, copilotos e comissários — ao lado dos jogadores. A iniciativa busca criar um paralelo direto entre a hospitalidade da companhia e o ritual sagrado que antecede o apito inicial.
Para garantir alto impacto visual tanto para o público presente quanto para a audiência da CazéTV, a marca instalou um túnel inflável totalmente envelopado com a identidade da LATAM, posicionado estrategicamente no caminho dos atletas para o gramado. Além disso, em uma parceria estratégica com a BIS, a companhia realiza a entrega de BIS Xtra aos torcedores, simulando o serviço de bordo e reforçando a atenção aos detalhes que elevam a jornada do cliente.
“Mais do que patrocinar, queremos participar da experiência do torcedor. As ativações no MorumBIS traduzem a presença da LATAM nesse território, conectando a emoção do jogo com atributos da marca e ampliando nossa relação com os torcedores”, afirma Mariana Karrer, head de marketing da LATAM Brasil.
Este movimento consolida a aposta da LATAM no esporte como um território de conexão emocional e relevância cultural. A estratégia não é isolada: a companhia vem ampliando sua presença em grandes plataformas, tendo sido a aérea oficial do The Town 2025 e da iniciativa “Todo Mundo no Rio”, que trouxe Lady Gaga ao Brasil. Com o início do calendário esportivo de 2026, a LATAM sinaliza que as experiências memoráveis serão o motor para sustentar sua assinatura “Bem-vindo a ir mais alto” ao longo de todo o ano.









You must be logged in to post a comment Login