Gente
Agência Gana anuncia novas contratações e potencializa criatividade preta e periférica no mercado publicitário

Para potencializar a criatividade preta e periférica no mercado publicitário brasileiro, a Gana anuncia a contratação de quatro integrantes. Comandada pelo publicitário Felipe Silva, a agência recebe reforços nas áreas de criação, atendimento, estratégia e mídias.
Rose Sousa chega para liderar a equipe de projetos e atendimento de contas. Com mais de 10 anos de experiência, a publicitária baiana acumula passagens pela Plataforma Afropunk e em consultorias de comunicação em Angola.
Como estrategista e supervisora de mídia, Ana Carolina Lopes assume o posto após sua passagem pela CUBOCC e DPZ&T. A profissional da área de marketing já atendeu clientes como Centauro, Mary Kay, Zurich, Chilli Beans, Georgia Halal, Grupo Big – Maxxi e Sams Club e Vivo.
Renan Damascena, novo gerente de estratégia, atuou na Wunderman Thompson e é um dos fundadores da Auê — Hub Criativo de Impacto e Inteligência Cultural de profissionais negros. O publicitário afirma que trabalha para que vozes e existências plurais sejam ouvidas e tenham visibilidade na comunicação.
Leonardo Rebello assume como diretor de arte da agência. O jovem talento, de apenas 24 anos, coleciona em seu portfólio trabalhos de clientes, como Outback, Tirolez e Três Corações, na agência Ionz. Seu último trabalho foi na Artplan, onde integrou o time de criativos para projetos de empresas, como Kopenhagen, Hoteis.com, Electrolux, Usaflex, Óticas Carol, Betânia e Beach Park.
Com a promessa de realizar mais contratações em 2021, Silva enfatiza que as novas oportunidades serão divulgadas de acordo com a necessidade de cada projeto. “Nossa equipe é 100% preta. Mas além disso, esses profissionais são talentos do mercado em suas áreas. São pessoas que vêm para Gana trazer sua visão e sua potência para impulsionar nossa entrega e fazer a inovação que acreditamos”. E completa reafirmando o propósito da agência: “No Brasil, 56% da população é declaradamente negra, então, para nós, ter uma agência 100% preta é saber que estamos trabalhando com a maior parte dos habitantes do país”.
Gente
Smollan contrata Lilian Carelli como consultora estratégica de shopper marketing e gestão de categorias

A multinacional Smollan, especializada em soluções para o varejo e inteligência de trade marketing, anunciou a contratação de Lilian Carelli para o cargo de consultora estratégica de shopper marketing e desenvolvimento de categorias na operação brasileira. O movimento visa expandir a oferta de inteligência de mercado e eficiência de execução nas gôndolas para marcas e varejistas.
Graduada pela PUC-SP e pós-graduada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), a executiva reúne uma trajetória profissional de mais de três décadas na América Latina. Sua experiência inclui liderança nas áreas de trade em companhias do setor alimentar e de bens de consumo, a exemplo de Unilever, Kimberly-Clark, PepsiCo e Grupo Pão de Açúcar, além de reconhecimentos do setor como o Prêmio POPAI.
Na nova função, Carelli atuará no desenvolvimento de projetos de gerenciamento de categoria, diagnósticos de comportamento do comprador, pesquisas de campo e estratégias de ponto de venda (PDV).
“Não basta entender o que o cliente compra, é preciso compreender como ele escolhe e o que influencia essa decisão. A execução é onde a estratégia ganha vida. Quando categoria, shopper e operação são trabalhados de forma integrada, construímos soluções muito mais aderentes à realidade do varejo”, destaca Lilian Carelli.
Gente
BFerraz reforça lideranças de planejamento e criação para consolidar metodologia baseada em ecossistemas de marca

A BFerraz, ecossistema de brand experience e promoção integrante da rede Biosphera.ntwk, anunciou novidades em sua estrutura executiva para acelerar o desenvolvimento do conceito de Brand Systems. O movimento abrange a contratação de Lara Basso como diretora de criação e o retorno de José Gil, conhecido no mercado como Zé Gil, no cargo de head de estratégia e diretor de planejamento.
A reestruturação visa integrar a análise estratégica à inteligência criativa, alinhando-se ao posicionamento Beyond Experience adotado pela agência. A premissa metodológica defende que as ativações presenciais deixem de ser tratadas como episódios isolados e passem a funcionar como plataformas de relacionamento contínuo, articulando dados, cultura, comunidade e conversão em jornadas de pré, durante e pós-evento.
Lara Basso, que acumula passagens pela Atenas e pela TM1, passa a dividir o comando da criação ao lado de Diogo Bonaparte. Na frente de inteligência, Zé Gil regressa à casa após período na agência Bullet, assumindo a gestão da equipe de planejamento com o objetivo de mapear comportamentos de consumo e oportunidades em territórios culturais.
Ambos os executivos passam a integrar o núcleo de produto da empresa sob a gestão direta de Enricco Benetti, sócio, chief executive officer (CEO) e chief creative officer (CCO) da BFerraz.
“Estamos evoluindo nosso pensamento de Brand Systems porque acreditamos que o valor de uma experiência não termina quando ela acaba. O momento ao vivo é um ponto de intensidade, mas precisa fazer parte de algo maior: um sistema capaz de gerar desejo antes, criar conexões durante e transformar essa atenção em comunidade, relacionamento e conversão depois. É assim que entendemos o Beyond Experience. A chegada da Lara e o retorno do Zé fortalecem a integração entre estratégia e criação para construir esse pensamento desde a origem de cada projeto”, conceitua Enricco Benetti.
Com as novas nomeações, a agência busca consolidar o modelo que transforma ativações temporárias em ativos estruturais para a reputação e o crescimento comercial das marcas atendidas por seu portfólio.








