Universo Live
ABAV Nacional abre inscrições de concurso cultural para agentes de viagens

Por trás de uma viagem inesquecível, existe alguém que cuida de cada detalhe com conhecimento, atenção e empatia. Na semana do Agente de Viagens, a ABAV Nacional lança uma campanha que valoriza esses profissionais como protagonistas da experiência turística, com o tema “A Voz do Agente”.
Como parte da ação, será realizado um concurso cultural com o tema “A voz do agente: sua história no turismo”, com inscrições abertas de 22 de abril a 22 de maio e divulgação dos vencedores em 30 de maio — os dez escolhidos ganharão passagens com hospedagem para participar da ABAV Expo 52.
A iniciativa reforça alguns pilares, que destacam a atuação estratégica e humana dos agentes de viagens — profissionais que vão muito além da venda de pacotes. Eles escutam, aconselham, personalizam e resolvem. São eles que transformam desejos em roteiros possíveis, com segurança e planejamento. Em tempos de inteligência artificial e automação, o papel do agente segue insubstituível: é ele quem lida com imprevistos, entende contextos individuais e cria experiências verdadeiramente significativas.
“A tecnologia facilita, mas não substitui o olhar humano. O agente de viagens conhece o perfil do cliente, antecipa necessidades e age com rapidez em momentos críticos. É o profissional que garante tranquilidade desde o planejamento até o retorno”, afirma Ana Carolina Medeiros, presidente da ABAV Nacional.
A ação promovida pela ABAV Nacional integra o movimento de valorização da profissão, que também está presente em outras frentes da entidade, como programas de capacitação, parcerias estratégicas e iniciativas voltadas ao turismo com propósito.
Padrão
FutureBrand São Paulo lança ‘Tá Quente, Brasil! 2025″

A FutureBrand São Paulo, consultoria de branding do McCann Worldgroup/IPG, acaba de lançar a segunda edição do Tá Quente Brasil! 2025, levantamento proprietário que mapeia o que está em alta no país. O mapeamento cultural, que contou com o apoio da Timelens para captação de dados, aborda os movimentos que estão moldando a visão e as atitudes dos brasileiros. Foram identificados mais de mil sinais comportamentais, a partir de uma ampla rede de coleta em diferentes regiões do país, reunindo 246,5 milhões de buscas no Google, 2,9 milhões de perfis analisados em redes sociais e 22,6 milhões de menções.
“Mais do que medir o que é relevante, o material apresenta oportunidades para impulsionar negócios país afora, a partir da interpretação estratégica de informações, análise comportamental e mapeamento de sinais criativos”, acredita Ewerton Mokarzel, CEO da FutureBrand.
A pesquisa revela quatro grandes contradições que traduzem o atual momento brasileiro e apontam novos caminhos de conexão e oportunidades para as marcas: Brasil Global x Brasil Local; Brasil da Esperança x Brasil do Desespero; Brasil dos Afetos x Brasil dos Desafetos; e Brasil Público x Brasil Privado.
O levantamento tem como ponto de partida o comportamento dos consumidores brasileiros, a fim de identificar maneiras para marcas criarem vínculos dentro do contexto atual. Entre os principais temas estão meio-ambiente, música, família, religião e finanças. “A partir desses assuntos, as marcas podem entender as oportunidades de negócio, e aproveitá-las de forma assertiva”, complementa o CEO da FutureBrand SP.
O report completo pode ser baixado neste link.
Universo Live
AMPRO Awards anuncia os finalistas da 25ª edição

A 25ª edição do AMPRO Awards, tradicional premiação brasileira dedicada ao Live Marketing, acaba de revelar os finalistas de 2025. Neste ano, 242 campanhas de 56 agências foram selecionadas para a shortlist em 35 das 40 categorias que compõem o prêmio, representando 47,5% das inscrições. Nesta edição, o AMPRO Awards contou com 509 projetos inscritos e 108 agências participantes.
A seleção foi conduzida por um corpo de jurados formado por 171 profissionais de comunicação e marketing, que avaliaram os cases das verticais Effectiveness, Activation, Experience e Business com base nos critérios de criatividade, estratégia e execução. Os finalistas concorrerão aos troféus de Ouro, Prata e Bronze, além dos prêmios especiais: Grand Prix de Criatividade, Grand Prix ESG, Agência do Ano e melhor case por vertical.
“O processo de avaliação é uma das maiores fortalezas do AMPRO Awards. A cada edição, reforçamos o compromisso com critérios técnicos, pluralidade e transparência, o que garante um resultado que representa, de fato, a excelência do Live Marketing no Brasil”, afirma Heloisa Santana, presidente executiva da AMPRO.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 24 de novembro, na Estação Motiva Cultural, em São Paulo, com transmissão online.
Confira a shortlist no site oficial do AMPRO Awards.








