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A trend dos próximos Carnavais: ter marcas atrás, na frente e dentro dos trios

Por Denise Garrido
Allah-la-ô, ô-ô-ô, ô-ô-ô… Dois anos sem Carnaval, impactados pelos efeitos da pandemia, deixaram as marcas e os amantes da folia quase sem rumo. Neste ano, ele foi considerado o “Carnaval da retomada”, apesar das condições macroeconômicas, os foliões literalmente quiseram “lavar a alma” e retornaram às ruas, aos trios e aos blocos em ritmo de festa. Para deixar para trás o sentimento de nostalgia, as marcas investiram pesado e marcaram presença nos festejos, como é o caso do TikTok e da Devassa, que puderam criar novas conexões com os seus consumidores oferecendo experiências totalmente imersivas, indo além do digital, através de estratégias live marketing idealizadas e executadas pela Agência Atenas.
O TikTok, plataforma de entretenimento que alimenta a cultura e gera conteúdos no app que rapidamente se tornam tendências, patrocinou e fez a sua estreia no Carnaval de Salvador, considerado uma das maiores festas do mundo, trazendo folia e diversão para dentro e fora da plataforma. Contou com um trio elétrico gratuito e icônico no circuito Barra-Ondina que, através da curadoria musical da Agência Atenas, reuniu pela primeira vez nomes donos de grandes hits da plataforma. O fenômeno Timbalada comandou o trio junto com Luísa Sonza, Majur, Gaby Amarantos, Os Quebradeiras, Tchakabum e Os Filhos da Bahia, representando a diversidade e a conexão com os fãs da rede social. A marca também marcou presença no Camarote
Salvador e, além de ter uma área exclusiva dentro do metro quadrado mais disputado do carnaval da Bahia, convidou alguns de seus criadores para compartilhar conteúdos com seus seguidores sobre todas as atividades, os shows e as atrações que aconteceram na capital baiana. Só para se ter ideia do impacto, a hashtag #CarnavalTikTok conta com mais de 5 bilhões de visualizações dentro da plataforma.

Trio FoliASSA Devassa no Carnaval de Salvador 2023 (divulgação Agência Atenas)
A Devassa celebrou a retomada da folia e a forte conexão que a marca tem com os seus consumidores, ainda mais no período de carnaval, ao comandar um dos primeiros trios elétricos a abrir o circuito mais emblemático de Salvador, o Barra-Ondina. A marca de cerveja patrocinou o bloco Fissura com o FoliASSA DEVASSA e disponibilizou acesso gratuito ao evento, com direito a abadás exclusivos para 3 mil pessoas, onde todos puderam vivenciar e celebrar a festa em grande estilo. Além disso, proporcionou conexões musicais inéditas em um line-up que contou com Carlinhos Brown dando as boas-vindas à Iza em sua estreia no Carnaval da Bahia, ao lado de Márcia Short, Russo Passapusso, Jeff Moraes e Nêssa. Líder em vendas no Nordeste, Devassa também apoiou mais de 20 atrações para os foliões de Salvador, Recife e Olinda, em um total de 8 dias de festa. Pela segunda vez, a marca foi a patrocinadora oficial do Carnaval de rua de Olinda e esteve presente no icônico bloco Homem da Meia-Noite, Camarote Olinda, Galo Paradise, entre outros grandes eventos na região.
O brasileiro tem uma grande paixão pelo Carnaval, está no nosso sangue, por isso essa retomada teve um significado especial. E é sempre uma ótima oportunidade para as marcas se reconectarem com o público-alvo dentro de uma experiência totalmente imersiva, diferente e em potência máxima.
Por aqui, já estamos nos preparando para o Carnaval 2024!
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FutureBrand São Paulo lança ‘Tá Quente, Brasil! 2025″

A FutureBrand São Paulo, consultoria de branding do McCann Worldgroup/IPG, acaba de lançar a segunda edição do Tá Quente Brasil! 2025, levantamento proprietário que mapeia o que está em alta no país. O mapeamento cultural, que contou com o apoio da Timelens para captação de dados, aborda os movimentos que estão moldando a visão e as atitudes dos brasileiros. Foram identificados mais de mil sinais comportamentais, a partir de uma ampla rede de coleta em diferentes regiões do país, reunindo 246,5 milhões de buscas no Google, 2,9 milhões de perfis analisados em redes sociais e 22,6 milhões de menções.
“Mais do que medir o que é relevante, o material apresenta oportunidades para impulsionar negócios país afora, a partir da interpretação estratégica de informações, análise comportamental e mapeamento de sinais criativos”, acredita Ewerton Mokarzel, CEO da FutureBrand.
A pesquisa revela quatro grandes contradições que traduzem o atual momento brasileiro e apontam novos caminhos de conexão e oportunidades para as marcas: Brasil Global x Brasil Local; Brasil da Esperança x Brasil do Desespero; Brasil dos Afetos x Brasil dos Desafetos; e Brasil Público x Brasil Privado.
O levantamento tem como ponto de partida o comportamento dos consumidores brasileiros, a fim de identificar maneiras para marcas criarem vínculos dentro do contexto atual. Entre os principais temas estão meio-ambiente, música, família, religião e finanças. “A partir desses assuntos, as marcas podem entender as oportunidades de negócio, e aproveitá-las de forma assertiva”, complementa o CEO da FutureBrand SP.
O report completo pode ser baixado neste link.
Gente
Paula Munhoz é a nova diretora de marketing de chocolates da Nestlé

A Nestlé Brasil anuncia a promoção de Paula Munhoz como nova diretora de marketing de chocolates. A executiva, que está há 16 anos na empresa, será responsável pelas marcas Nestlé e Garoto. Paula substitui Tatiana Perri, recém promovida para a liderança de CPW Brasil, a divisão global de cereais matinais da empresa.
Paula iniciou carreira em marketing corporativo e mídia, passando por áreas como comunicação corporativa, Nestlé Health Science, Nutrição e CPW, o que contribuiu para seu desenvolvimento e liderança. Em 2022 assumiu a posição de gerente executiva de CPW e respondeu pelo reposicionamento de várias linhas de produtos, conquistando o Prêmio TOP of Mind na categoria e transformando o portfólio com lançamentos relevantes, exposição para novos públicos, além acelerar o crescimento e a liderança da categoria.
“Sigo motivada para transformar estratégias em resultados por meio da inovação centrada no consumidor e do trabalho colaborativo. Estou pronta para assumir este novo desafio na divisão de chocolates e contribuir para o crescimento sustentável dos negócios”, afirma Paula Munhoz.








