Empresa
As engrenagens secretas do TikTok Shop

O TikTok Shop chegou ao Brasil com grandes promessas, vindas de um histórico de sucesso ao redor do mundo. Só no ano passado, a “lojinha” do app movimentou cerca de US$ 33 bilhões globalmente, segundo a Statista. O impacto já começa a ser sentido por aqui, mas as marcas ainda têm muito a aprender sobre o assunto — desde o uso de vídeos como máquinas de vendas até funcionalidades particulares que não existem em qualquer outro lugar.
Henrique Troitinho, CEO da agência de inovação em marketing digital Score Media, afirma que as regras do TikTok Shop não são as mesmas de qualquer outra ferramenta de e-commerce. “Em primeiro lugar, a loja virtual se baseia no conteúdo e não o contrário. Os vídeos são o motor de venda, o que exige uma abordagem TikTok First e uma gestão de marketing especializada para alcançar todo o potencial do shop. Além disso, há especificações da plataforma, tanto no que diz respeito a restrições quanto às oportunidades”, comenta.
Portanto, segundo o especialista, as marcas não podem esperar apenas realizar um cadastro e começar a vender. É preciso entender os mecanismos do app e trabalhar com eles de maneira estratégica.
Um exemplo é a lista de produtos restritos ou proibidos. “Para seguir as políticas do TikTok como um todo, há uma série de bens e serviços que não podem ser vendidos por lá”, explica Henrique. “É essencial ter certeza de que nenhum item acabou entrando no mix, porque isso pode afetar todo o score da loja e reduzir sua relevância”. Entre as proibições estão armas, animais ou produtos de origem animal, produtos de segurança e privacidade, produtos financeiros, drogas ilegais e acessórios para drogas. Já a lista de restritos inclui medicamentos, alguns dispositivos médicos, produtos para perda de peso, produtos e serviços sexuais, automóveis e peças automotivas, produtos de mídia, álcool, tabaco e cigarros eletrônicos, entre outros.
Trabalhar com profissionais especializados no manejo do app ajuda a marca a ter acesso a todos os itens e a entender as melhores maneiras de atender às regras. Da mesma forma, as oportunidades próprias do TikTok Shop devem ser aproveitadas por quem quer se destacar; é o caso das competições, com direito a rankings de maior quantidade de vendas por categoria.
“As competições em live são as principais, pois seguem uma tendência já em alta em outros países, do live commerce”, aponta Troitinho. O formato é em tempo real, com o consumo de conteúdo ao vivo e compras ao mesmo tempo, gerando um giro de negócio que vale para todos os setores e tamanhos de empresas. “A China já domina essa técnica há um bom tempo, mas, agora, o mundo todo está entrando na onda. A expectativa é que plataformas de live commerce alcancem US$ 7,2 bilhões até 2030”, complementa o empresário, referindo-se a uma previsão da Research and Markets.
O que o TikTok Shop propõe, então, é um ranking para as lojas e criadores que mais vendem durante lives, com benefícios para quem ficar no topo. São vantagens como cupons de desconto para fornecer aos clientes, premiações em dinheiro, recursos de tráfego e até troféus. A exposição no ranking também é, por si só, um impulsionamento da imagem da marca.
“O TikTok Shop apresenta várias possibilidades e objetivos diferentes. Você pode ficar no top 10 da sua categoria se quiser trabalhar com lives, ou pode alavancar as vendas de outra maneira. O importante é entender que, qualquer que seja o caminho escolhido, estamos falando de uma transformação do e-commerce e não apenas um novo canal. Comece com a mente aberta e pronto para expandir sua atuação online de verdade”, conclui o CEO.
Empresa
Continental Pneus convida o público a sair das telas em sua nova campanha institucional

Com estreia marcada para o dia 15 de julho, a Continental Pneus apresenta sua nova campanha institucional no Brasil, sob o conceito “A vida te convida, vá de Continental”. A iniciativa busca posicionar a marca como referência em tecnologia ao mesmo tempo em que destaca sua conexão emocional com os consumidores. A comunicação reforça o papel do pneu como facilitador de experiências significativas fora das telas, incentivando momentos de convivência com amigos, familiares e a natureza.
A nova campanha institucional da Continental será exibida em TV aberta, rádio e plataformas digitais, com veiculação prevista até dezembro. A estratégia tem como foco ampliar o reconhecimento e relevância da marca como referência premium no segmento de pneus, ressaltando atributos como performance, segurança e inovação, e reforçando o papel da Continental na vida do consumidor.
“Além de destacar a performance e tecnologia dos nossos pneus, buscamos mostrar como nossos produtos acompanham os consumidores nos momentos mais importantes da vida, principalmente os que ocorrem fora do celular. Essa campanha traduz nosso compromisso de construir uma marca cada vez mais próxima, confiável, emocionalmente relevante e conectada com o mundo real”, afirma Leandro Ramiro, head de marketing da Continental Pneus para a América do Sul.
A campanha é uma cocriação entre as agências D’OM Soluções Improváveis e a colombiana Ariadna e se desdobra em uma narrativa que valoriza a reconexão com o que realmente importa. No filme principal, o espectador acompanha cenas que remetem ao uso exagerado de celulares e redes sociais, até o momento em que surge o alerta: “A vida não acontece dentro da tela.” A partir daí, o público é transportado por um túnel gráfico formado pelo Yellow Track — elemento visual proprietário da marca — e levado a experiências reais: futebol com amigos, abraços em família, pedidos de casamento e viagens à praia. O pneu guia essa jornada.
“Seja nas redes sociais, na TV ou no rádio, queremos provocar o consumidor a se encontrar mais com as pessoas e os lugares que ama, a curtir mais os caminhos e estradas, enfim, a sair de casa. E ao criar esta conversa entre as pessoas, colocamos o pneu Continental como grande apoio nesse movimento, garantindo toda a segurança e confiança que a marca oferece”, comenta Filipe Cuvero, CCO e sócio fundador da agência D’OM Soluções Improváveis.
Empresa
BR Mania inaugura loja conceito na temporada de inverno em Campos do Jordão

A BR Mania, rede de conveniência dos Postos Petrobras e marca licenciada à Vibra, escolheu uma temporada de inverno em Campos do Jordão para inaugurar sua primeira loja conceito. No meio ao clima aconchegante da Serra da Mantiqueira (SP), turistas e moradores ganham uma nova parada para incluir no roteiro da estação, um espaço que une conveniência, ambiente criativo e parcerias com marcas que elevam a experiência do cliente.
Uma unidade no formato padrão foi planejada para ser inaugurada no inverno e representa um movimento estratégico da Vibra de expansão da rede. O projeto impressiona pela experiência de marca: um envelopamento completo, desenvolvido em parceria com o Grupo Petrópolis, dona da linha premium de cerveja Black Princess e postos da Rede 28, que transformou o espaço em uma vitrine de estilo de vida e criatividade. A ambientação temática, com destaque para os rótulos da Black Princess, como o Puro Malte, convida os visitantes a vivenciarem a marca em um ambiente que inclui elementos instagramáveis e comunicação visual impactante.
A loja conceito reflete a evolução da BR Mania em sintonia com os novos hábitos de consumo, ao oferecer uma experiência cada vez mais completa, personalizada e alinhada às expectativas do consumidor moderno. Com um portfólio que reúne mais de 150 itens de marca própria, a rede aposta na diversidade e nas características da oferta de produtos, seja para uma pausa rápida ou uma parada mais prolongada. No local, os visitantes poderão experimentar delícias como chocolate quente, cafés, cappuccinos e outras bebidas cremosas.
“Em parceria com grandes marcas, criamos ambientes que vão além da conveniência, com identidade visual marcante e propostas inovadoras. Queremos que cada loja seja também um ponto de experiência — um espaço que surpreenda, convide e gere conexão com o consumidor. Afinal, é na BR Mania que o Brasil se todos encontram os dias”, destaca Mariana Santarém, vice-presidente de produtos e experiência do Cliente da Vibra.