Empresa
JCDecaux lança estudo inédito sobre comportamento e hábitos de consumo dos passageiros em aeroportos

A JCDecaux divulga um estudo inédito, feito em parceria com o Datafolha, sobre o perfil e os hábitos de consumo de passageiros e pessoas que frequentam os aeroportos no Brasil. A pesquisa foi realizada no principal aeroporto do País, o Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU), e no 3º maior aeroporto do Brasil, o Aeroporto Internacional de Brasília (BSB).
De acordo com Ana Célia Biondi, diretora-geral da JCDecaux Brasil, o estudo contribui para o avanço do mercado de OOH por fornecer aos anunciantes insights e tendências exclusivas sobre os consumidores que utilizam os aeroportos no Brasil: “Permitir que as marcas conheçam o comportamento e os hábitos de consumo das pessoas que frequentam os aeroportos representa um verdadeiro diferencial para campanhas que realmente influenciam a decisão de compra e geram uma conexão real entre as marcas e os passageiros. Esse estudo vai gerar novas oportunidades de negócios em 2025 e nos próximos anos”, declara a executiva.
Os dados revelam que o perfil dos passageiros é dividido em 45% de mulheres e 55% de homens; 64% dos entrevistados têm ensino superior completo; 72% fazem viagens nacionais anualmente e 30% a cada 3 meses ou com maior frequência; as viagens a lazer somam 41%, enquanto as de trabalho representam 35%, para visitar familiares são 13% e para estudos chegam a 7% – e 4% para outros motivos. A maioria dos passageiros, mais precisamente 65% deles, viaja sozinha.
Entre os entrevistados, 47% são trabalhadores assalariados, sendo 42% em cargos como coordenador, gerente ou C-level das empresas; 16% dizem ser empresários/donos de negócios; 10% são estudantes e o restante tem outras profissões. Além disso, 53% deles declaram ir aos aeroportos para buscar ou levar amigos e parentes quando não estão em viagens.
O Aeroporto de Brasília e o Terminal 1 de GRU são os locais que apresentam a maior movimentação de empresários, com cerca de 24% do total de passageiros. Para voos nacionais, 65% dos passageiros permanecem até 2 horas nos aeroportos. Já para os internacionais, a maioria (61%) chega com antecedência maior do que 3 horas, ou seja, uma oportunidade exclusiva para que as marcas criem uma conexão diferenciada com a audiência.
O estudo, feito em parceria com o Datafolha, mostrou que 80% dos passageiros compram algo e utilizam pelo menos três tipos de serviços nos aeroportos em cada viagem. Ao serem questionados sobre o que mais gostam de consumir, a categoria alimentação e bebidas lidera com 73% das respostas para voos nacionais e 76% para internacionais. Outros tópicos como lembrancinhas, souvenirs, bens de consumo, itens para uso próprio e presentes também tiveram bastante destaque. O ticket médio gasto pelos passageiros nos aeroportos é de R$ 167,00 para os voos nacionais e de R$ 244,00 nos internacionais.
Publicidade nos aeroportos
Segundo o levantamento, 9 em cada 10 pessoas notam a presença da publicidade nos aeroportos, em diferentes tipos de formatos OOH, como colunas digitais, painéis estáticos, telas digitais, adesivações e dominações nas paredes. Além disso, 84% interagem ou têm a intenção de interagir com a publicidade.
Os passageiros lembram, geralmente, de propagandas de quatro marcas ou produtos enquanto estão nos aeroportos, sendo que as categorias mais citadas são restaurantes e lanchonetes (66% para voos nacionais e 43% em internacionais); perfumes (33% para nacionais e 45% em internacionais); bancos e investimentos (23% para nacionais e 29% em internacionais); e cartão de crédito (19% para nacionais e 30% em internacionais).
Outros Insights importantes para atrair ainda mais a criatividade do mercado publicitário atual: 62% dos entrevistados declararam gostar de ver propagandas nos ambientes aeroportuários; 89% valorizam tanto as marcas nacionais quanto as internacionais e 84% se identificam com empresas que se mostram ativas em questões ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade.
Empresa
Lean Agency assina campanha da Betnacional para o ‘BBB 25’ com Galvão Bueno

A Lean Agency é responsável pela nova campanha da Betnacional, plataforma de apostas da NSX Group, que estreia como patrocinadora da cota “Big” no Big Brother Brasil 25. O filme, estrelado pelo embaixador da marca Galvão Bueno, aposta no mote “Imagina o Galvão narrando o BBB?”.
Na peça, Galvão Bueno entra no clima do reality e solta suas frases marcantes. Ao comentar sobre a formação do paredão, dispara: “Essa é teste pra coração, amigo. Haja coração!” . Já na prova do líder, ele se empolga: “O jogo tá bom. TOCO Y ME VOY!” .
Para Nilo Thiago, vice-presidente de criação da Lean Agency, a campanha marca uma nova fase para a Betnacional. “Estamos trazendo uma nova linguagem e experimentando novos formatos para nos conectar ainda mais com o público, especialmente dentro do universo do BBB”.
‘’No primeiro trimestre do ano, o Big Brother Brasil se consolida como o maior fenômeno televisivo do país, além de estar entre os assuntos mais comentados no digital, ao lado do futebol e seus campeonatos estaduais. A Betnacional é a Bet dos Brasileiros, e onde as pessoas estão, nossa marca precisa estar presente e conectada com o público. Esta é nossa primeira experiência com o BBB, e já observamos excelentes indicadores que reforçam a escolha estratégica desse patrocínio”, assegura Lucas Gasull, CMO da NSX.
O filme será exibido na TV aberta, com destaque dentro da programação do BBB 25 e no Multishow, além de estar disponível nas redes sociais e na mídia OOH.
Empresa
Rebeca Andrade canta a sustentabilidade em nova música de Qualy

Qualy lança mais uma fase de sua campanha de sustentabilidade estrelada por Rebeca Andrade e idealizada pela Africa Creative. Desta vez, a atleta olímpica dá voz a um jingle sobre reciclagem, reforçando o compromisso da marca com práticas que promovem a conscientização ambiental e o reaproveitamento de materiais.
O jingle apresenta de forma leve o pioneirismo de Qualy ao reciclar 100% dos potes vendidos e a importância da reciclagem, um dos pilares da campanha dos 4R’s – Reciclagem, Reuso, Reaproveitamento e Receitas. Com a música, a marca busca engajar o público a refletir sobre o impacto de suas escolhas no meio ambiente e a adotar hábitos mais conscientes no dia a dia.
“A reciclagem está no centro da estratégia de sustentabilidade de Qualy. Nosso objetivo é mostrar que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças. Ter Rebeca Andrade como porta-voz dessa mensagem, em formato musical, amplia nosso alcance e fortalece o diálogo com consumidores comprometidos em construir um futuro mais sustentável”, afirma Aline Alexandrino, gerente executiva da categoria de spreads da BRF.
O vídeo e jingle, interpretado por Rebeca, integram um conjunto de ações que têm como objetivo fortalecer a liderança de Qualy no mercado e ampliar sua relevância no tema da sustentabilidade.