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GfK apresenta resultados da Black Friday 2023

Análise da GfK – uma empresa NIQ mostra que as vendas se espalharam ao longo das semanas de novembro e a “Black November” se tornou o principal mês de vendas para o segmento de eletroeletrônicos, com crescimento de 12% em unidades quando comparado ao mesmo período de 2022. Em faturamento, há uma queda de 3% por conta da mudança do perfil de itens vendidos, com um mix de produtos mais focados em eletroportáteis e algumas categorias de linha branca, enquanto smartphones, que historicamente era a estrela dessa sazonalidade, não rendeu bem.
Fernando Baialuna, diretor de varejo e consultoria da GfK, explica que as semanas que antecederam a Black Friday tiveram um resultado melhor do que própria semana do evento. “A Black November cresceu em unidades, mas apresentou uma retração em valor, claramente refletindo a mudança de mix e a venda de itens com preços menores, como os eletroportáteis, por exemplo.”
No acompanhamento das vendas, semana a semana, há uma retomada do varejo físico com destaque para os supermercados/hipermercados e redes de varejo regionais especializadas em eletroeletrônicos, que cresceram especialmente na semana da Black Friday. “O crescimento do varejo físico nas semanas que antecedem a Black Friday foi consistente em volume e houve estabilidade no faturamento, se comparado às mesmas semanas de 2022”, comenta Baialuna.
Já na semana da Black Friday, os varejos regionais cresceram 2% em volume, enquanto os varejos nacionais apresentaram queda de 8,6% na comparação direta com as vendas da semana da Black Friday de 2022. Fernando Baialuna explica: “O crescimento da importância das vendas nas lojas físicas reflete a retomada dos varejos regionais especializados em eletroeletrônicos e o crescimento de supermercados/hipermercados, demonstrando que as vendas online, sobretudo as de itens de maior valor como smartphones, foram mais modestas no mês de novembro como um todo, resultando numa perda da importância das vendas online para eletroeletrônicos”.
Fernando Baialuna analisa que as ondas de calor que atingem o Brasil trouxeram uma nova realidade para as vendas na Black Friday, impulsionando itens de eletroportáteis e linha branca. Refrigeradores e aparelhos de ar-condicionado cresceram 24% e 37%, respectivamente, em volume durante o mês de novembro, enquanto ventiladores cresceu 138%, colocando estas categorias como destaques da Black November e Black Friday de 2023.
Outras categorias de eletroportáteis também se destacaram, como filtros de água e fritadeiras sem óleo (air fryers), que crescem 18% e 15% nas vendas da Black November, respectivamente. “As fritadeiras crescem historicamente e cresceram dois dígitos na Black November e na Black Friday, mas este ano, por conta das altas temperaturas e de uma comunicação mais contundente por parte dos varejistas, os ventiladores, assim como o ar-condicionado, ganharam uma maior relevância para os consumidores.”
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EstrelaBet apoia campanha do IBJR e reforça compromisso com o jogo responsável

O Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR) lançou uma campanha de conscientização criada pela agência We que alerta sobre os riscos das apostas ilegais. A EstrelaBet, maior gamingtech brasileira, apoia essa iniciativa e reafirma seu compromisso em fortalecer a educação no setor, ajudando a consolidar um mercado regulamentado e seguro.
Para João Gerçossimo, CEO da EstrelaBet, a legalização foi apenas o primeiro passo. “A regulamentação foi decisiva, mas não basta sem fiscalização rígida, responsabilização das práticas ilegais e educação contínua”, afirma, citando que, entre outubro de 2024 e março de 2025, mais de 12.500 sites clandestinos foram bloqueados, mas muitos voltam ao ar com novos domínios. Esse cenário reforça a necessidade de atuação conjunta entre setor público e empresas autorizadas.
Na campanha do IBJR, o hotsite Betalert permite que o usuário confira rapidamente se uma plataforma está regular apenas inserindo a URL, contribuindo para a transparência do mercado.
A EstrelaBet também investe em práticas de jogo responsável. Em parceria com a Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), financia pesquisas acadêmicas e oferece suporte psicológico gratuito aos usuários da plataforma. A empresa oferece ainda ferramentas que permitem ao jogador definir limites de depósitos e apostas, reforçando a segurança e o controle.
“Nosso maior compromisso é com a proteção do jogador e com a transparência do setor. Investimos em ferramentas de jogo responsável e apoiamos pesquisas que tragam dados concretos para a evolução do mercado. Só assim o entretenimento caminha lado a lado com segurança e ética”, complementou Pedro Rezende, COO da EstrelaBet.
Esse posicionamento está alinhado às exigências da Portaria nº 1.231/2024, que determina a adoção de mecanismos de controle e a comunicação clara sobre os riscos do jogo excessivo, além de contribuir para um ambiente mais transparente e sustentável.
Ao se posicionar ativamente contra práticas ilegais e priorizar medidas de proteção ao consumidor, a EstrelaBet reforça sua credibilidade e mostra que é possível operar de forma ética, responsável e com impacto real no desenvolvimento sustentável do mercado.
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Neoenergia promove atividades sobre consumo eficiente de energia e sustentabilidade

Presente pela primeira vez nos Jogos da Juventude Caixa 2025, a Neoenergia programou uma série de atividades para o público e os atletas com a judoca campeã olímpica Bia Souza. O campeonato começa daqui a uma semana em Brasília, de 10 a 25 de setembro. Estão previstas ações interativas para incentivar o consumo eficiente de energia elétrica e conscientizar sobre a importância da sustentabilidade no dia a dia. Nesta edição, a Neoenergia confirma o seu compromisso em desenvolver o esporte feminino no país: com 4.700 jovens de 20 modalidades esportivas, a competição tem recorde de participantes, sendo a maioria de atletas mulheres.
“A parceria com o COB amplia a conexão da marca Neoenergia com o público e nos leva a seguir com o propósito de promover o esporte feminino no país desde a base até o alto rendimento. Apoiar esta edição histórica dos Jogos da Juventude em Brasília também reforça o nosso compromisso em estar diariamente ao lado dos nossos clientes, fornecendo energia e oferecendo as melhores experiências de engajamento”, afirma Lorenzo Perales, diretor de marketing da Neoenergia.
Além de incentivar os jovens atletas, Bia Souza participará de diversas ações promovidas com apoio do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No dia 20 de setembro, a judoca estará presente no Centro Internacional de Convenção de Brasília (CICB) para convidar o público a participar do Desafio do Pedal. A brincadeira tem o objetivo de mostrar como uma pessoa pode gerar energia elétrica pedalando em uma bicicleta.
A judoca, que é embaixadora do Time Neoenergia e dos Jogos da Juventude Caixa 2025, reconhece a importância da competição em sua trajetória até a conquista do ouro nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Na edição dos Jogos da Juventude em 2011, ela garantiu medalha de bronze.