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Vamos falar sobre criar experiências envolventes em lançamentos de produtos?

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Por Denise Garrido

Não é de hoje que criar experiências memoráveis para lançamentos de produtos é uma estratégia eficaz para gerar entusiasmo, engajamento e criar uma conexão emocional com o público. É ir além das estratégias convencionais e projetar a ação para despertar interesse, gerar buzz e garantir que o lançamento seja um sucesso.

No artigo deste mês, compartilho algumas ideias e considerações para inspirar a criação de experiências envolventes em um lançamento de produto. Aí vão:

1) Pré-lançamento: antes do lançamento oficial, crie expectativa e empolgação. Vale utilizar teasers, trailers, oferecer degustações e informações exclusivas para despertar o interesse dos consumidores e prepará-los para a novidade que está por vir.

2) Conte uma história: desenvolva uma narrativa envolvente em torno do produto. Conte a história por trás do desenvolvimento, destacando desafios, inspirações, ingredientes e inovações. Uma história cativante pode capturar a atenção do público e criar uma conexão emocional mais forte.

3) Crie um evento memorável: que tal uma festa incrível para apresentar o produto ao público? Precisa ser algo envolvente, interessante e repleto de elementos que destacam as características e os benefícios do produto. Uma experiência de marca que tenha como objetivo criar um espaço lúdico, em uma narrativa ou em um ambiente totalmente imersivo para os convidados, proporcionando uma sensação de presença e envolvimento total. Com uma atmosfera que permita que os participantes interajam com o produto de maneira única. Isso pode incluir demonstrações ao vivo, estações interativas, amostras grátis ou até mesmo experiências de realidade virtual ou aumentada, dependendo da natureza do produto. Uma ação para proporcionar uma experiência sensorial completa, despertando os sentidos e criando uma conexão emocional com a marca.

4) Parcerias estratégicas: considere colaborações com influenciadores relevantes, celebridades e veículos de imprensa estratégicos para amplificar a visibilidade do lançamento. Isso pode incluir parcerias diversas, participação de produtos ou até mesmo a de embaixadores que possam transmitir entusiasmo e credibilidade.

5) Acesso exclusivo: crie um senso de exclusividade oferecendo acesso antecipado ou limitado ao produto. Isso pode ser feito a partir de pré-vendas ou mesmo convites exclusivos para experimentar o produto antes do lançamento oficial.

6) Envolva as redes sociais: abuse das redes sociais como uma plataforma para criar buzz sobre o lançamento. Crie hashtags exclusivas, incentive o compartilhamento de conteúdo relacionado ao produto, ações para aumentar o engajamento dos usuários.

Um ótimo exemplo foi o evento de lançamento do Clash’d, refrigerante oficial do Grupo Heineken, que realizamos em junho, no centro de São Paulo. Toda a ação foi desenvolvida a partir do conceito “Nem Tente Explicar” e promoveu uma experiência incrível para os convidados. Clash’d é o primeiro brewed do mercado brasileiro, e, para o seu lançamento, a marca promoveu uma experiência em um casarão da década 30 no centro de São Paulo para apresentar os três sabores da bebida: maçã golden, hortelã e capim-limão; limão-siciliano, morango e gengibre; e frutas vermelhas e hibisco, todos produzidos apenas com ingredientes naturais.

O evento explorou os atributos marcantes e sofisticados da bebida para além da degustação e contou com intervenções tecnológicas, cenografia, performances artísticas, música e pratos harmonizados para afirmar as qualidades únicas de Clash’d.  Já na chegada, um salão em branco com projeções esquentou a atmosfera misteriosa, que foi revelada em etapas: no primeiro ato, uma sala em tons rosados, em menção ao sabor frutas vermelhas e hibisco; no segundo, esverdeado, o mergulho foi em maçã golden, capim-limão e hortelã e, no terceiro, a predominância amarelada do limão-siciliano, morango e gengibre. Cada um dos atos contou com uma sala exclusiva, aberta ao longo da experiência. A celebração contou, ainda, com a presença dos influenciadores Camila Coutinho e Enzo Celulari, que produziram conteúdos especiais para a marca em suas redes sociais. Todo o projeto foi desenvolvido e executado pela agência Atenas, que também está à frente das ações de ativação do novo produto nas praças do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Por fim, ao criar experiências para lançamentos de produtos, lembre-se de que o objetivo principal é cativar e envolver o público. Personalize a abordagem de acordo com o produto, o mercado-alvo e as preferências dos consumidores. É importante ressaltar que as ações devem ser autênticas e alinhadas com os valores e o propósito da marca. Quando bem executadas, essas experiências podem criar uma ligação emocional duradoura entre a marca e seus consumidores, resultando em lealdade, em recomendações e até mesmo em defensores da marca.

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FutureBrand São Paulo lança ‘Tá Quente, Brasil! 2025″

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A FutureBrand São Paulo, consultoria de branding do McCann Worldgroup/IPG, acaba de lançar a  segunda edição do Tá Quente Brasil! 2025, levantamento proprietário que mapeia o que está em alta no país. O mapeamento cultural, que contou com o apoio da Timelens para captação de dados, aborda os movimentos que estão moldando a visão e as atitudes dos brasileiros. Foram identificados mais de  mil sinais comportamentais,  a partir de uma ampla rede de coleta em diferentes regiões do país, reunindo  246,5 milhões de buscas no Google, 2,9 milhões de perfis analisados em redes sociais e 22,6 milhões de menções.

“Mais do que medir o que é relevante, o material apresenta oportunidades para impulsionar negócios país afora, a partir da interpretação estratégica de informações, análise comportamental e mapeamento de sinais criativos”, acredita Ewerton Mokarzel, CEO da FutureBrand.

A pesquisa revela quatro grandes contradições que traduzem o atual momento brasileiro e apontam novos caminhos de conexão e oportunidades para as marcas: Brasil Global x Brasil Local; Brasil da Esperança x Brasil do Desespero; Brasil dos Afetos x Brasil dos Desafetos; e Brasil Público x Brasil Privado.

O levantamento tem como ponto de partida o comportamento dos consumidores brasileiros, a fim de identificar maneiras para marcas criarem vínculos dentro do contexto atual. Entre os principais temas estão meio-ambiente, música, família, religião e finanças. “A partir desses assuntos, as marcas podem entender as oportunidades de negócio, e aproveitá-las de forma assertiva”, complementa o CEO da FutureBrand SP.

O report completo pode ser baixado neste link.

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Paula Munhoz é a nova diretora de marketing de chocolates da Nestlé

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A Nestlé Brasil anuncia a promoção de Paula Munhoz como nova diretora de marketing de chocolates. A executiva, que está há 16 anos na empresa, será responsável pelas marcas Nestlé e Garoto. Paula substitui Tatiana Perri, recém promovida para a liderança de CPW Brasil, a divisão global de cereais matinais da empresa.

Paula iniciou carreira em marketing corporativo e mídia, passando por áreas como comunicação corporativa, Nestlé Health Science, Nutrição e CPW, o que contribuiu para seu desenvolvimento e liderança. Em 2022 assumiu a posição de gerente executiva de CPW e respondeu pelo reposicionamento de várias linhas de produtos, conquistando o Prêmio TOP of Mind na categoria e transformando o portfólio com  lançamentos relevantes, exposição para novos públicos, além  acelerar o crescimento e a liderança da categoria.

“Sigo motivada para transformar estratégias em resultados por meio da inovação centrada no consumidor e do trabalho colaborativo. Estou pronta para assumir este novo desafio na divisão de chocolates e contribuir para o crescimento sustentável dos negócios”, afirma Paula Munhoz.

 

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