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Estudo da Ampla aponta alta nas compras on-line de vestuário tracionadas pelos preparativos do Carnaval no Nordeste

Depois de dois anos sem suas maiores festas, os foliões de Recife e Salvador estão se preparando para seus respectivos carnavais de rua e as compras on-line mostram bem isso. O estudo Insights e Tendências do Carnaval 2023 do Nordeste, desenvolvido pela Ampla com base em dados das redes sociais, analisou o sentimento do nordestino com relação a sua preparação para o carnaval. Assim, uma das peculiaridades da região, os pré-carnavais, já movimentam, desde o ano passado, as mídias sociais. Período mais dilatado antecipa o início das festividades em relação ao restante do País e traciona demandas em torno dos vestuários.
Entre os insights que o estudo da Ampla verificou foi que os interesses de compra, de acordo com as menções nas redes sociais, são impulsionados por conta do planejamento prévio das pessoas para o período. Assim, as intenções de compras on-line têm sido impulsionadas ao passo que as festas carnavalescas se aproximam, com base nas menções relacionadas aos foliões locais. Os resultados mostram que vestuário, fantasia e beleza foram os assuntos mais citados nos preparativos das festividades, gerando, juntos, o maior volume de menções e replicações publicadas pelos internautas nordestinos (38%).
“Essas informações atentam para a jornada de compra dos carnavalescos, que têm buscado opções baratas e bonitas na internet. Essas mensagens ficam ainda mais evidentes com a aproximação das datas das prévias carnavalescas, sendo um assunto comum para ambos os gêneros”, analisa Phelipe Menezes, head de Social Intelligence da Ampla e responsável pelo estudo.
Quando o estudo focou sua análise em compras, observou-se que sites de compra asiáticos, como Shein e Shopee, entram em alta na rotina dos nordestinos por oferecerem descontos e preços competitivos. Outra constatação indica que o folião utiliza plataformas como Pinterest e TikTok para buscar referências de roupas e fantasias. O tênis é outro ponto destacado no levantamento. O item foi bastante citado, sendo considerado importante para este público. Grande parte dos foliões afirmou buscar na internet uma opção barata para uso exclusivo durante as festas.
“Após dois anos sem Carnaval, há muita ansiedade e expectativa já agitando as ruas e redes sociais. Os insights apontados pela equipe de business intelligence da Ampla trazem um olhar sobre as conversas no ambiente digital, por meio da identificação de comportamentos e oportunidades que podem ir ao encontro das estratégias de ações e conteúdos das marcas”, diz Eduardo Breckenfeld, diretor de Planejamento da Ampla.
“A intenção desse material é situar empresas, gestores de marketing, profissionais da comunicação e nossos parceiros sobre as inúmeras possibilidades de atuação na região, revelando termos, hábitos, preferências, músicas, consumos e outras peculiaridades das localidades analisadas”, complementa Phelipe Menezes.
Cerveja, a bebida do Carnaval – Não podemos esquecer que estamos falando de Nordeste e Carnaval e bebidas são assunto importante. No geral, conversas sobre bebidas alcoólicas representam 6% do buzz sobre o Carnaval da região, com cerveja (47% das menções), água (10%) e drinks (6%) no topo das citações .
Mulheres à frente nas redes sociais – O interesse pelo tema nas redes se reflete pelo número e tipos de posts. Embora o Twitter seja a rede que gera mais conversa, percebeu-se que o volume de posts no Instagram mais que dobrou na primeira quinzena de janeiro: eram 14.527 publicações nos últimos 15 dias de dezembro e subiu para 30.404 na primeira quinzena de janeiro.
O levantamento também observou que mulheres estão sendo as mais ativas quando o assunto envolve o carnaval nordestino, mas com cenários de participação nas redes praticamente iguais na Bahia, com percentual do público feminino respondendo por 47% das menções à folia, e em Pernambuco por 46%.
Coreografias – Outro ponto percebido foi que as “dancinhas” ganham relevância entre os nordestinos como inspiração para aprender coreografias. Em 2023, aplicativos como TikTok, YouTube e Pinterest se sobressaem nos momentos de se inspirar para a arrumação e organização voltadas ao Carnaval, sendo o TikTok a rede mais mencionada para buscas por referências,
Fugindo da folia – A vontade do nordestino de pular o carnaval é enorme, mas não unanimidade, pois há quem prefira a tranquilidade de casa ou viajar. Ficar em casa, por exemplo, é a principal alternativa para aqueles que não participam das festividades do carnaval presencialmente (58%). Quem deseja ficar em casa, aproveitará esse momento para descansar (39%) e buscar outras formas de lazer, como games (17%), assistir a séries e filmes (21%), ou acompanhar a transmissão do carnaval pela televisão (14%), principalmente para ver as escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo.
Postagens sobre viagens respondem por 30% da parcela das menções que citavam alternativas ao carnaval. Ir para a praia está entre os principais desejos dos nordestinos, como refletem os termos mais citados para este filtro do público e homens são maioria dentre os que citam outras atividades durante o período carnavalesco.
Sentimentos – A Covid-19 interrompeu uma das principais festas da região Nordeste nos anos de 2020 e 2021 e, depois de dois anos sem os eventos nas ruas, dois sentimentos tomam conta do folião nordestino. De acordo com o levantamento da Ampla, dentre as menções de quem planeja brincar o carnaval, 15% continham palavras como “ansiedade” e “saudade”, reforçando que o carnaval 2023 está sendo encarado como um retorno aos momentos pré-pandemia.
A palavra “amigos” também está entre as mais citadas, associando-a a momentos passados em que os internautas relembram quando se encontravam com os amigos para se arrumar e curtir a folia. Ela também remete ao futuro, por meio de mensagens de amigos marcando para se reunir e planejando o que farão nos dias das prévias e nas datas oficiais do carnaval. No Instagram, a hashtag #tbt foi utilizada para relembrar os momentos dos últimos carnavais com os amigos e gerar a expectativa do que está por vir.
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Krispy Kreme comemora aniversário global com experiência exclusiva para os primeiros clientes no Brasil

A Krispy Kreme está comemorando 88 anos de história e para comemorar em grande estilo, pela primeira vez com o público brasileiro, a marca preparou uma surpresa para os Krispy Lovers. Como homenagem aos consumidores, a Krispy Kreme Brasil reuniu os primeiros clientes que se apresentaram na apresentação da loja conceito da marca em São Paulo para uma experiência gastronômica exclusiva, com menu apresentado desenvolvido pelo Chef Rodrigo Ribeiro. Todos os pratos tiveram como protagonista o Original Glaze, carro chefe da marca.
Com sabores, texturas e harmonizações diferenciadas, a ação reforça o posicionamento da marca no país e o propósito de promover momentos especiais para as pessoas. Além dos clientes, a ação também reuniu influenciadores convidados e apaixonados por donuts, que viveram uma noite repleta de conversas, gravações e conteúdo espontâneo.
Para marcar esse momento especial, o menu da noite de celebrações foi composto por cinco pratos trabalhados especialmente pelo Chef Rodrigo Ribeiro, dono do Restaurante ARA, palco escolhido para a comemoração.
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TV1 transforma Méqui 1000 em espaço de brincadeiras imersivas

A TV1 é a responsável pela nova intervenção cenográfica do icônico Méqui 1000, na Avenida Paulista. A exibição “Brincando de Méqui” propõe uma imersão completa no universo da marca, evoluindo a loja em um ambiente lúdico, sensorial e altamente instagramável — onde cada detalhe convida o público a interagir, se divertir e criar memórias.
A experiência já começa pela fachada, personalizada para lembrar a extensa caixinha do McLanche Feliz. A frente do Méqui 1000 também traz um Megafone Drive em tamanho ampliado, cuja brincadeira é falar de um lado e ter a sua voz transformada no outro. Ainda na fachada, os pequenos poderão se divertir em duas posições de atendimento com gigantografias do brinquedo “caixa registrada”, onde as crianças se posicionam como atendentes e abrem botões que simulam pedidos, gerando fictícias.
Após a fachada, os visitantes são recepcionados por um tabuleiro localizado na entrada e que representam um jogo de chão com 12 desafios que incentivam o público a cumprir tarefas como “fingir que o ketchup está espirrando” ou “simular um drive-thru com sotaque divertido”. A proposta é transformar o tempo de espera no restaurante em uma experiência criativa e participativa.
No “Meu Dia de Méqui”, o visitante se posiciona em frente a um painel com recorte para o rosto e assume simbolicamente o papel de funcionário do mês. A ativação continua com o “Caixa Toy”, em que as caixas tradicionais do restaurante são envelopadas com visual de brinquedo, reforçando a estética de um mundo encantado em que tudo remete à infância.
A escada que leva para o andar de cima foi estilizada em amarelo vibrante. O mezanino foi totalmente integrado à experiência. O ambiente foi transformado num espaço imersivo e feito por adesivos em recortes aplicados nas paredes e pisos, criando um efeito 3D que envolve o visitante por todos os lados.
A experiência se estende até o drive-thru. O totem de atendimento foi totalmente adesivo, incorporando elementos visuais que remetem ao universo dos brinquedos.
“Criamos uma jornada visual e sensorial que ativa o afeto, o pertencimento e a curiosidade. A ideia é fazer com que cada visitante se sinta parte do Méqui, como se estivesse dentro de um brinquedo interativo. Essa ludicidade gera memórias e fortalece vínculos”, afirma Simone Pires, diretora executiva da TV1.
“Combinando design imersivo, acessibilidade visual e interatividade, a TV1 entrega uma ativação que reposiciona o restaurante como um espaço de experiência, onde o entretenimento é parte essencial do consumo. ‘Brincando de Méqui’ é mais um exemplo de como a criatividade pode transformar pontos de venda em pontos de afeto”, finaliza a executiva.