Empresa
ESG passa a pautar a comunicação das empresas
A gestão com foco em ESG (Environmental, Social and Governance) vem ganhando força no mercado nos últimos anos, principalmente como métrica para nortear boas práticas de negócios. Um levantamento feito pelo Google Trends ajuda a reforçar isso. O estudo mostrou que a busca pelo termo cresceu 1200% entre os anos de 2020 a 2022. Esse aumento vem gerando uma série de transformações em todos os setores da indústria, inclusive nas empresas que atendem grandes corporações, onde esse direcionamento dos negócios tornou-se imprescindível.
Nesse cenário, os principais aspectos observados quando se fala em ESG são os impactos ambientais e sociais da cadeia de negócios, as emissões de carbono, a gestão dos resíduos e rejeitos oriundos de determinada atividade, questões trabalhistas e de inclusão dos trabalhadores e a metodologia de contabilidade, dentre outras. Tudo isso ganha força dentro de um contexto em que grandes empresas têm suas ações listadas em bolsas de valores e há cobrança por parte de acionistas e fundos de investimentos por práticas que garantam a sobrevivência de uma empresa a longo prazo.
“O ESG é basicamente um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança que vem sendo usada para guiar investimentos e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade. Se você vem acompanhando as notícias do mercado, percebeu que essa sigla vem sendo cada vez mais citada e, que inclusive algumas empresas têm vinculado o bônus de seus executivos a essas metas” explicou Vinícius Ghise, CEO da Global AD, agência especializada em Digital Brand Reputation.
Implementar essa agenda não é mais um “modismo”, e ela também deixou de ser opção, esses compromissos tornaram-se um diferencial para empresas de qualquer porte. Um relatório feito pela Opinion Box revelou que 67% dos consumidores possuem o hábito de pesquisar as práticas de ESG das empresas antes de fazer compras. Diante desse cenário, as empresas têm corrido para demonstrar suas campanhas e projetos dentro do tema — e, por meio disso, conectarem-se ainda mais com seus clientes.
Hoje em dia quem não é sustentável já enfrenta dificuldades no mercado. Um levantamento realizado no ano de 2020 pela Global Marketing Trends, da Deloitte, mostrou que as empresas orientadas por esses propósitos obtêm maiores ganhos de participação de mercado e crescem em média três vezes mais rápido do que seus concorrentes, além de aumentar a força de trabalho e a satisfação do cliente.
Até mesmo o mercado investidor passou a ter no ESG um diferencial na escolha de seus investimentos. Vale lembrar que a Black Rock, uma das maiores gestoras de fundos de investimentos do mundo, anunciou que somente investirá em empresas com estratégia clara de economia neutra em carbono.
“Adotar uma agenda ESG é se preocupar além de suas vendas. Temos certeza que, cada vez, esse hábito estará presente na forma como os negócios são realizados, e cremos que nossas ações de hoje impactam fortemente no amanhã”, finalizou Ghise.
Empresa
Com Fernanda Gentil, agência Brenda assina campanha de lançamento da HiperBet
Em plena regulamentação do mercado de bets no Brasil, que estabeleceu direitos e deveres de apostadores e empresas para uma atuação segura e transparente, a agência de publicidade Brenda assumiu a missão de conjugar diversão e responsabilidade na campanha de lançamento da HiperBet, nova casa de apostas que estreia fazendo parte da lista das marcas autorizadas pelo governo federal a operar no país. A marca é uma subsidiária da Hiper Cap – título de capitalização com 20 anos de mercado. Com o mote “HiperBet, é tudo no máximo”, um dos destaques da campanha é a abordagem do tema do jogo responsável de forma contundente e direta. A jornalista e apresentadora de TV Fernanda Gentil encabeça a produção, que estreou dentro dos programas do grupo Hiper Cap, transmitidos em diversas regiões do país.
“Não tem como uma bet entrar hoje no mercado se não falar sobre o tema da responsabilidade. Vimos que era um projeto de credibilidade e com vontade de fazer do jeito certo. E seguindo a ideia de que com a HiperBet é tudo no máximo, a mensagem tinha que ser clara e impactante. Nossa intenção foi, portanto, apresentar a nova casa, destacando seus valores, credenciais e mostrando que ela chegou em um momento positivo de regulamentação deste mercado no Brasil”, destaca Raphael Pinteiro, sócio da Brenda, agência de publicidade do Recife, ao lado do também sócio Bernardo Barbosa.
“A escolha da Brenda veio através de uma decisão unânime, tanto do time quanto do quadro de diretores. Além do know how no segmento, com campanhas recentes de sucesso absoluto, houve muita sinergia entre as ideias, valores, desejos e convicções desde as primeiras conversas. Estamos extremamente felizes em dividir um ‘hiper’ projeto com esse time excepcional”, avalia Igor Sá, CMO da HiperBet.
Empresa
GUT e Tinder dão match e iniciam parceria no Brasil
A GUT São Paulo anuncia a conquista da conta do Tinder, aplicativo de relacionamento. A agência será responsável pela operação full no Brasil, um dos principais e maiores mercados da marca globalmente. Com entregas que vão do on ao off, a GUT trará ações diversas e ideias cada vez mais ousadas e culturalmente relevantes, reforçando a presença do Tinder no dia a dia dos brasileiros.
“A parceria com a GUT marca uma nova etapa para o Tinder, refletindo nosso objetivo de ser ainda mais criativo e estratégico em um mercado tão dinâmico como o brasileiro. Estamos animados para trazer inovações que não apenas capturam a atenção, mas também ressoam com nosso público, tornando cada interação única e significativa”, afirma José Diogo Costódio Rodrigues, diretor de marketing para a América Latina e Canadá do Tinder
A parceria se inicia ainda neste ano e a primeira campanha para a marca será a campanha de verão em 2025, um dos momentos mais importantes na categoria. “Tinder é sinônimo da categoria, uma marca que está na cultura, que mudou a forma como muita gente se relaciona. Queremos amplificar essa vocação em vários momentos, e o verão é o contexto perfeito para isso”, completa Luiz Arruda, CBO da GUT