Empresa
Reputação: o tripé de sucesso para construção sólida de um negócio

Empresas podem se comunicar com seu público de diferentes formas e por diferentes meios, saber comunicar de maneira coerente em cada um deles é importante para estabelecer a reputação do negócio. Em recente pesquisa da AMO Strategic Advisors mostra que a reputação representa cerca de 43% do valuation de uma empresa, sendo que, em períodos de incertezas de mercado, ou crises políticas ou econômicas, esse valor pode chegar a até 52%.
De acordo com Silas Colombo, fundador e CCO da MOTIM, aceleradora de reputação e gestora de posicionamento, a estruturação dessa narrativa se dá por meio de uma comunicação coesa, assertiva e constante. “É importante que a companhia desenvolva, avance e solidifique o processo de comunicar a sua imagem”, diz. “Quando esse procedimento é interrompido ou ocorre de maneira falha, a organização regride em muitos passos no fortalecimento do seu relacionamento com o cliente”, completa.
Segundo o executivo, a preocupação em estabelecer essas narrativas deve fazer parte da base de qualquer empresa, justamente por levar tempo para serem implementadas e fixadas no público. “A demora em investir no tema prorroga a sua geração de valor, ciclo que se intensifica ainda mais com marcas grandes”, afirma. “Portanto, é sempre mais inteligente, no sentido de eficiência financeira e efetividade estratégica, que a empresa alinhe a história que quer transmitir aos seus objetivos o quanto antes”, complementa.
Os três pilares para construção da reputação
Para Colombo, há três pilares essenciais que colaboram para a construção e estabelecimento da reputação de um negócio.
1. Trabalho de imprensa e publieditorial
“Antes de comprarem a imagem que a corporação está vendendo, os clientes precisam entrar em contato com ela e é nessa etapa que a mídia consegue promover um alcance de massa”, explica. “Além disso, esse pilar desenvolve a credibilidade da organização, de forma a educar o mercado sobre a sua identidade”, reforça o executivo.
2. Ação de influenciadores
Para o CCO da MOTIM, os criadores de conteúdos digitais oferecem um “empurrão final” ao consumidor, porque ele se identifica com essa personalidade. “Um influenciador consegue adaptar a comunicação da proposta da marca, tornando-a próxima ao dia a dia do público. Com isso, a decisão de compra passa a ser mais rápida e a empresa começa a nutrir uma quantidade maior de relacionamentos organicamente”, destaca.
3. Conexão e diálogo
O último pilar é o social, no que diz respeito à conexão e diálogo da companhia com a sua comunidade ou pool de clientes. “Não há como construir uma reputação sem criar uma linha coerente de narrativa, que amarre todos os pontos de contato, histórias e posicionamentos de produtos. Em algumas situações, marcas com linhas de serviços diversos podem acabar impactando indivíduos de jeitos diferentes. Assim, a comunicação proprietária é fundamental para conectar e engajar essas pessoas de uma forma clara e que transmita a mensagem inicialmente planejada”, pontua Colombo.
O executivo ainda ressalta que, quando um desses pilares não é bem desenvolvido, a estratégia de construção da reputação da empresa é interrompida. “Se um deles não existe ou não está funcionando adequadamente, o processo de conhecimento da marca terá uma lacuna nos elementos necessários para que o público tome contato com ela. Consequentemente, potenciais clientes acabam se dispersando, impedindo um crescimento escalável”, conclui.
Empresa
Mundial aposta em “Virada” com descontos e experiências para fidelizar cariocas

Setembro é, tradicionalmente, um mês de festas, mas para os cariocas, também se tornou sinônimo de vantagens e economia, pois começa a maior campanha promocional do Supermercados Mundial. A Virada Mundial 2025 promete descontos exclusivos, promoções-relâmpago e uma série de experiências que vão além das prateleiras, buscando fidelizar a clientela e movimentar o mercado.
Com o conceito “Virou o minuto, virou vantagem”, a edição de 2025 aposta em dinamismo e surpresas para reforçar que sempre há algo novo esperando o consumidor, seja em descontos, ou em experiências dentro das lojas.
“O mês de setembro já virou tradição para os nossos clientes, que esperam pela Virada Mundial como um grande momento de compras e comemoração. Este ano, queremos proporcionar ainda mais surpresas e reforçar que o Mundial está sempre do lado do consumidor, oferecendo qualidade e preço justo”, afirma Vanessa Leite, coordenadora de marketing do Supermercados Mundial.
Pensando em reforçar a relação com o cliente, a Virada Mundial 2025 inclui uma programação de eventos gratuitos para os participantes do programa Meu Mundial. Entre as atrações, estão as Masterclasses de Culinária com os chefs Igor Maurício e Izabel Alvares, que prometem dar um toque de sabor à rotina dos supermercados.
Empresa
Philips celebra lançamento de OneBlade Intimate com ativação “Rolê Sem Vergonha” em São Paulo

A Philips, gigante global em tecnologia e saúde, promoveu um evento inédito para marcar a chegada oficial do Philips OneBlade Intimate ao mercado brasileiro. Batizada de “Rolê Sem Vergonha”, a ativação teve como objetivo abrir a conversa sobre depilação íntima de forma leve e sem tabus, reforçando a proposta do produto: oferecer segurança, conforto e praticidade para homens e mulheres em um cuidado ainda pouco explorado pela indústria.
A campanha começou com uma ação promocional para consumidores nas redes sociais da Philips. O convite era simples e divertido: compartilhar histórias engraçadas de perrengues de depilação. Os autores das três melhores histórias foram premiados com um day spa para dois em São Paulo e foram surpreendidos com um “carro moita”, veículo customizado com folhagens, que os levou para um verdadeiro “rolê sem vergonha” pela cidade antes de chegarem ao spa. A ação viralizou nas ruas e reforçou, de forma bem-humorada, a proposta da Philips de tratar o tema sobre depilação íntima sem filtro.
“Eu amei! Imaginei que seria um rolê sem vergonha, mas me surpreendi com tudo. Conseguimos conversar sem tabu sobre o perrengue que a depilação íntima pode ser, inclusive no meu caso a masculina. Eu já conhecia o OneBlade tradicional desde 2019, então foi um marco ver o lançamento do Intimate, pensado especificamente para essa necessidade. Fez todo o sentido para mim e para a nossa rotina”, contou Gabriel Gonçalves um dos ganhadores.
No spa, os convidados participaram de um bate-papo exclusivo entre a médica ginecologista Marcela Mc Gowan e a influenciadora Bárbara Coura, que discutiram a importância do autocuidado íntimo e o impacto de ter um aparelho desenvolvido especialmente para essa região.
“Queremos tornar o autocuidado mais simples, acessível e inclusivo. O ‘Rolê Sem Vergonha’ simboliza exatamente o espírito do OneBlade Intimate: eliminar os tabus, abrir conversas importantes e oferecer uma solução prática e segura para todos os consumidores”, afirma Flávia Almeida, head de marketing da Philips Personal Health.