Conecte-se com a LIVE MARKETING

Agências

Startup Fábula Live completa um ano e busca democratizar os eventos digitais no Brasil

Publicado

em

Startup Fábula Live completa um ano e busca democratizar os eventos digitais no Brasil

Em maio de 2020 o Eugênio Neto e o Cristiano Vicenti, ambos com mais de 20 anos de experiência em eventos e vídeos, respectivamente, fizeram a primeira transmissão da Fábula Live, direto de Florianópolis. Um ano depois, já alcançaram mais 1,2 milhões de pessoas através das soluções do “método Fábula” de oferecer transmissão digital personalizada com acompanhamento técnico experiente. Os primeiros clientes foram o Avaí Futebol Clube, time de Florianópolis que lançou o uniforme novo da temporada, e a Labellamafia, grife fitness de projeção internacional, a democratização dos eventos on-line havia sido lançada. “A Labellamafia tem um DNA de inovação, por isso buscamos recursos que fossem afins pra lançar nossa coleção em maio do ano passado de forma virtual, porque o momento exigia. E aqui mesmo, em Florianópolis, encontramos a Fábula que, não só resolveu de forma eficiente a nossa transmissão, mas apresentou uma solução que o mercado precisava no timming certo”, conta Giuliano Puga, CEO da Labellamafia sobre a experiência de estrear os estúdios da Fábula em maio de 2020.

Estar no lugar certo na hora certa foi uma agenda cumprida pela startup que atualmente soma cinco centros de operação, três em Santa Catarina e dois em São Paulo, e atendeu 160 clientes entregando cerca de mil horas de transmissão.

Alicerces da Fábula

O Neto operou por mais de três décadas a Neto Eventos, fornecedora de equipamentos e mão de obra na transmissão em eventos de pequeno, médio e grande porte; o Cris, com formação em jornalismo e cinema, somava mais de vinte anos de experiências na área audiovisual, dez deles como sócio na Fábula Transmídia, produtora de filmes institucionais. Foi como se hardware e o software se unissem em prol de uma virada de chave no setor de eventos: transformá-los de presenciais para virtuais. E fizeram isso com muitos dos clientes estreando diante das câmeras, numa rotação completa de inovação onde todos estavam aprendendo. “A vantagem de iniciar um caminho pouco explorado, é poder aplicar de forma prática a experiência de anos na produção audiovisual numa solução que beneficiaria muitos mercados, pois os mais diversos setores da economia promovem seus encontros anuais, treinamentos, confraternizações, congressos, lançamentos, e a Fábula nasceu pra ser ponte nessa transição do abraço físico para o híbrido”, explica Cris. Ele ainda percebeu que oferecer todos os serviços que envolviam os projetos, do pré-roteiro à edição final, podia ser como uma mão estendida para que os estreantes subissem ao palco mais seguros, e fossem para frente das câmeras, um lugar onde a maioria nunca esteve.

Aliás, muitos foram os clientes que estrearam eventos virtuais nos estúdios da Fábula Live e redesenharam seu processo de comunicação, entre eles, a rede Imaginarium que tem 218 operações no Brasil e fez sua primeira convenção nacional 100% on-line em outubro de 2020. Alcançando presença em 26 estados, a marca quebrou o recorde de participação em convenções na história da empresa que atua desde 1992. “A Fábula teve uma importância relevante na nossa trajetória recente porque através dela conseguimos manter o elo de comunicação com a nossa rede, e na nossa primeira convenção on-line em 30 anos de história da marca, conseguimos interagir com mais de 2 mil colaboradores no evento que foi um sucesso, de forma muito bem planejada e elaborada em conjunto”, conta Uggo Angioletti, diretor comercial da Imaginarium, sobre a estreia da companhia criativa nos eventos virtuais.

Adaptação e atualização são pilares

E se o acolhimento de projetos com ou sem roteiros, e as adaptações em tamanho de cenários modulares já pareciam bons atrativos para os clientes, os equipamentos de altíssima tecnologia foram decisivos algumas vezes na escolha dos estúdios da Fábula. “Temos mais de sete toneladas de equipamentos de última geração entre ilhas de edição, iluminação, câmeras e LEDs são os mesmos dos cenários do Domingão do Faustão e do Caldeirão do Hulk, por exemplo, e como otimizamos estes equipamentos da Neto Eventos, o cliente tem acesso ao que há de mais moderno no mercado com um orçamento elástico, super adaptável”, explica Neto. Argumento também defendido por Luciano Faustino, CMO da Genial Investimentos, onde Gustavo Kuerten é um dos sócios, – tendo o tenista, inclusive, participado de eventos virtuais nos estúdios da Fábula. Segundo Faustino, “a Fábula tem uma estrutura incrível, com painel 180º. Pensamos junto com eles a criação de uma experiência nova, e também inovadora, para nossos clientes com o formato de um evento totalmente digital. A experiência deles foi essencial para o sucesso do nosso evento”. A Genial Investimentos tem mais dois eventos confirmados com a Fábula Live, em junho e julho.

Voltando à questão das adaptações, de tão modulares que são os estúdios da Fábula Live, eles até já saíram de seus Centros de Operação, como aconteceu no Trend Week da Portobello, em março de 2021, onde uma tonelada de equipamentos foi montada na fábrica da Portobello, a maior indústria de cerâmica do Brasil, em Tijucas, Santa Catarina, para que cinco estúdios operassem simultaneamente em seis dias de eventos, conforme solicitava o projeto da agência de live marketing do cliente. “A gente trabalhou como TV, montamos uma operação de estúdios independentes operando simultaneamente para atender um cliente que é tão conectado à qualidade, que em 2020 ganhou o TOP ONE, prêmio máximo do Top de Marketing e Vendas da ADVB SC, justamente pela maestria de seus eventos virtuais”, conta Cris.

 Biossegurança e robótica

Cada centro de operação da Fábula Live pode atuar com 10 a 40 profissionais multidisciplinares, isso depende do tamanho do evento, das horas de operação que o projeto exige, e do quanto a Fábula está envolvida na produção. Por isso, alguns critérios de segurança sanitária são imprescindíveis e um deles exclusivo no setor, um sistema de biossegurança que troca o ar do ambiente de hora em hora o que destrói 99,9% dos vírus em circulação.

Testes de Covid são feitos regularmente em todos os colaboradores, e kits com roupas descartáveis anticontágio, luvas, máscaras e álcool em gel são distribuídos aos profissionais em estúdio. Câmeras automatizadas realizam a captação das imagens via comandos vindos direto da ilha de edição, o que diminui a presença humana no cenário.

Presencial é pouco, online é bom, híbrido é demais!

Embora jovem, a Fábula Live traz na essência a maturidade profissional dos sócios que ouvem atentamente o mercado para projetar inovações em transmissão digital. “Já estamos trabalhando com estúdios que tem estrutura para plateia virtual, e acreditamos muito que o futuro vai ser da interação digital nos eventos híbridos”, diz Neto ao planejar novos caminhos para a startup.

E um dos atrativos consideráveis do evento híbrido está o valor investido X público alcançado. “Para aproximadamente 70% dos nossos clientes o custo do evento virtual é menor do que seria o correspondente presencial e, em boa parte projeto on-line a audiência é maior que o público presencial”, explica Cris sobre um cálculo rápido que a maioria dos clientes faz antes de render-se às câmeras.

Continue lendo

Agências

ATENAS.ag comemora 18 anos com reposicionamento estratégico

Publicado

em

AATENAS.ag começou sua jornada há 18 anos e celebra a maioridade atualizando sua identidade visual. Fundada em Salvador e hoje com sede principal em São Paulo, a agência expandiu-se no mercado nacional e internacional nacionalmente, carregando no portfólio marcas globais e entregas cada vez mais inovadoras e criativas. Além de projetos fora do Brasil, a agência apresenta sua nova identidade visual e posicionamento — reflexo da essência de quem cria experiências com impacto duradouro.

Com inteligência cultural acumulada ao longo dos anos, a agência se destaca por decodificar comportamentos e transformá-los em estratégias e ideias que geram valor para as marcas. O resultado vai além do brand experience: o que a agência se propõe a construir é branding experience.

A nova identidade visual busca traduzir estratégia, representatividade, inovação criativa, seriedade com calor humano e sua raiz contemporânea, que nasceu da vontade das fundadoras Denise Garrido (CEO) e Quércia Andrade (co-CEO) de fazer diferente, de planejar ações criativas e inovadoras com foco em resultados, sempre almejando conquistar novos espaços no mercado.

A partir de agora, o logo passa a ter cores que representam os quatro pilares da ATENAS.ag: o laranja dendê simboliza a criação com identidade, o verde mata remete à cultura brasileira e representatividade. Já o azul horizonte faz alusão a planejamento e estratégia e, por fim, o creme praia equivale ao relacionamento e presença contínua. Além disso, o novo logo inclui o .AG com traço inferior como parte oficial, que funciona como alicerce gráfico e assinatura elegante. E o A, de ATENAS, se torna um espaço simbólico, uma moldura para ideias, estratégias e cultura.

“A intenção foi criar um sistema visual que refletisse sofisticação sem cair na pasteurização, algo elegante, mas nada genérico. Buscamos uma identidade que honrasse as raízes da agência enquanto projetasse nosso futuro, traduzindo nossa versatilidade e consistência em todas as frentes: digital, experiência de marca, trade, arquitetura promocional e presença institucional”, explica Denise Garrido, CEO da ATENAS.ag.

“A ideia é deixar ainda mais claro quem somos, a confiança no que entregamos e a essência que nos diferencia em um mercado cada vez mais genérico. É um novo cartão de visitas: mais maduro, bem posicionado e que transmite ainda mais credibilidade aos nossos clientes”, afirma Denise Garrido. “Nosso reposicionamento reforça que não entregamos apenas ativações, mas sim estratégias e experiências culturais com estética apurada, método e propósito — e que geram resultados concretos e impacto positivo para nossos clientes. É a identidade visual de quem cria experiências com significado”, completa Quércia Andrade, co-CEO da ATENAS.ag.

A mudança no design de marca acompanha o movimento da agência que, além de estar preparada para afirmar seu protagonismo no mercado brasileiro, também iniciou sua trajetória internacional neste ano. No primeiro semestre, realizou seu primeiro evento internacional levando Marcelo D2 para o King’s Day da Amstel, em Amsterdam. A par disso, as sócias participaram do Summit Women in Tech 2025 em Portugal, onde apresentaram cases de sucesso que aliam tecnologia e experiências presenciais. Além disso, a agência está chegando também no mercado europeu – apresentando portfólio para clientes com o intuito de captar e realizar ativações para marcas na Europa, iniciando essa expansão por Portugal.

 

 

Continue lendo

Agências

Live Team muda sua marca para Glint e aposta em total brand experience

Publicado

em

A Live Team, integrante do grupo multinacional francês Team Créatif, agora é Glint. Mais do que uma mudança de nome, o reposicionamento representa uma nova fase da agência, que passa a atuar de forma ainda mais integrada no universo do Total Brand Experience, com foco estratégico em ativação, promoções, trade marketing, eventos e experiências de marca, dentro e fora do Brasil. A nova identidade vem acompanhada de um time de líderes renovado, processos mais ágeis e a chegada de importantes contas como AkzoNobel e Natura.

O termo Glint, do inglês, significa “brilhar, cintilar” – conceito que se traduz na assinatura da marca: Shining eyes for Brilliant KPIs (“Brilho nos olhos por resultados impressionantes”). O propósito da Glint é claro: Conectar marcas e pessoas por meio de experiências autênticas que provocam transformações e brilho no olhar.

“Essa mudança vai dar mais visibilidade à capacidade multidisciplinar da agência, do design criativo e o olhar estratégico para o ponto de venda a ativações e eventos inovadores. Todos com um ponto em comum: a busca por ações empolgantes, emoções positivas, experiências surpreendentes e assim resultados marcantes”, afirma Fernando Melo, CEO e sócio da Glint.

A nova fase também é marcada pela chegada de nomes estratégicos ao time de liderança. Ana Peixoto, à frente da diretoria de negócios, chega com passagens por agências como Repense, Mandarin, Score e Grupo Rái e projetos para marcas como Panasonic, Carrefour, Havaianas, Liberty Seguros, Sanofi, entre outras.

Já Erico Adachi lidera a nova diretoria integrada de criação e estratégia. Com 30 anos de mercado, o profissional atuou em agências como Bullet, B/Ferraz, Score e Momentum, liderando projetos para Ambev, Mercado Livre, Seara, Bauducco etc.

Completando o time de líderes, Moara Barreira chega como head de estratégia. Com passagem por agências como Leo Burnett, Momentum, Bullet e Geometry/VML, já atendeu marcas globais como Oracle, BAT (British American Tobacco), Spotify, Unilever e Coca-Cola.

A Glint também adotou novas ferramentas de gestão, estratégia e criação, que permitem uma gestão de projetos mais fluida, com processos mais ágeis, conectadas com os padrões globais do grupo.

Continue lendo