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Híbrido será nova realidade para o mercado de Eventos

O novo é o híbrido. A tendência para o mercado de Eventos que deve ser cada vez mais explorada pelas marcas e se consolidar para os profissionais de um futuro próximo foi amplamente discutida no Painel Phygital, o bloco bônus oferecido pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional no segundo dia do evento “O Live Marketing Pronto para Retomada”, no último dia 15 de julho.
Coordenado e mediado por Ney Neto, que foi presidente do capítulo brasileiro da MPI (Meeting Professionals International) e Diretor de Inovação da Campus Party, o bloco teve a participação de Igor Tobias, Managing Director Brasil MCI Group, Presidente da MPI Brazil e diretor do Comitê de Relações Sustentáveis da AMPRO; Vanessa Martin, consultora, autora e docente; Raffaelle Ceccere, Sócio Proprietário na R1 Soluções Audiovisuais; Lilian Ronchel, VP da Class TechExperience; e Rogério Miranda, sócio e CEO da Inteegra Tec.
Na oportunidade, Neto e seus convidados mostraram, ao vivo, como é possível de misturar os planos físico, virtual e digital, usando avatares inseridos numa espécie de second life e, ao mesmo tempo, interagir com os participantes que participaram da experiência presencial, no anfiteatro do WTC, e com quem estava acompanhando online.
Ao cruzarem os mundos dos eventos, os profissionais conversaram sobre o novo normal, formatos híbridos, e sobre o momento de aceleração dos formatos virtuais para eventos e ações de Live Marketing. “O híbrido é o modelo da retomada. O online ganha força, fica, mas elimina fatores importantes para o trade, como o hotel, o restaurante, ou seja, um contexto maior que levar só informação”, afirmou Raffaelle Cecere.
Os especialistas deixaram claro que existem diferenças entre webmeetings, eventos online e eventos híbridos. “Uma reunião não pode ser encarada como um evento. Não tem roteiro, não abre um cronograma. Então esse painel vem para mostrar as possibilidades”, afirmou Ceccere. “Um evento, para ser híbrido, precisa ter plateia, mesmo que reduzida”, enfatizou Neto.
O céu é o limite
Em termos do uso de tecnologia, o céu é o limite, lembrou Lilian Ronchel, que acaba de realizar o primeiro casamento híbrido. “Nossa curva de aprendizagem com esse evento, com milhões de opções de interatividade, unindo vários continentes, dando um sentido emocional à cerimônia que é um casamento foi uma experiencia única”. Ela reforçou que o único bloqueio do mercado para a realização de mais eventos híbridos é o medo do novo. “Nos eventos presenciais, sempre trabalhamos com experiências no campo virtual, digital, instagramável, o cliente sempre quis fazer o digital e a rede social no presencial. Hoje, na impossibilidade do presencial, o cliente está pensando no físico. Mas temos que quebrar barreiras, o palco não é o mesmo, a interatividade pode ir além, patrocínios também, muitas atividades no evento presencial já eram digitais. Estamos numa curva de aprendizagem, novas possibilidades, interatividade e engajamento para o participante”, ressaltou.
“As tipologias de eventos estão sendo construídas a cada dia. Vivemos um cenário que vai dar muitas oportunidades, formato novo, empregos novos. Somos seres sociais, precisamos do contato humano, mas não dá para querermos que volte só o presencial. Ainda vamos precisar do virtual, por isso o híbrido vai estar forte”, afirmou Vanessa Martin.
Oportunidades profissionais e ROI
As oportunidades para os profissionais nos novos formatos também foram comentadas por Igor Tobias. “Já podemos identificar uma serie de qualidades nos profissionais que estão atuando nos eventos digitais que nem todos tinham. Inclui técnicas de TV, de digital, tanto na parte técnica quanto roteirização técnica, direção artística, produção digital, existe oportunidade gigante para produtores se especializarem e se diferenciarem no mercado. Sem falar na ciência de dados dentro dos eventos híbridos. Profissões do futuro dentro do nosso mercado”, lembrou o presidente da MPI.
Os novos formatos vão permitir, ainda, maior controle sobre os dados e ROI. “Quando disparamos um convite, temos como saber quanto tempo levou para confirmação, quantas comunicações, quantas coletas de informações e conseguimos tratar os dados de forma segura. Quando se entra num evento online ou híbrido, a rastreabilidade da navegação de cada participante, o que você cruza de informações e como devolve essas informações é muito relevante. Aqui temos stands virtuais, o organizador sabe quem entrou, por onde clicou e a interatividade. Essa base cruzada é riquíssima para a análise verdadeira de ROI”, lembrou Rogério Miranda.
Nos últimos dias 14 e 15 de julho, o evento híbrido da AMPRO teve a participação de 35 palestrantes e debatedores e transmissão ao vivo para cerca de 300 participantes inscritos de todo o país, que puderam ainda navegar por uma plataforma virtual de estandes, além de degustar, em suas casas, kits coffee break e happy hour enviados com apoio da Nestlé e da Heineken.
Além das marcas, O Live Marketing Pronto para Retomada contou com apoios do WTC, da TLV, do FAS Advogados, do Espaço L’Atelier, da Song4, da R1 e da Inteegra.
Eventos
Rock in Rio lança hub oficial de benefícios

A partir de hoje, aqueles que compraram o Rock in Rio Card já podem aproveitar o melhor do estado do Rio de Janeiro! Nesta sexta-feira, entra oficialmente ao ar o ‘Viva o Rio com o Rock in Rio’, hub oficial de benefícios que transforma o ingresso do festival em um passaporte para vivenciar o melhor do Estado.
Até outubro de 2026, os titulares dos ingressos poderão acessar o site do Rock in Rio para encontrar todos os benefícios disponíveis e, ao escolher aquele que deseja, será redirecionado para o canal oficial do parceiro responsável para efetuar o resgate. Por meio do hub, o público poderá aproveitar o Rio em diferentes épocas do ano e em um período especialmente favorável para viajar, já que nove dos dez feriados nacionais de 2026 cairão em dias úteis, incluindo Réveillon de 2025, Carnaval, Semana Santa e o feriadão de 7 de setembro, quando o festival estará acontecendo. A plataforma conta com a parceria do Visit Rio, HotéisRIO, ABIH-RJ, Setur-RJ e TurisRio, disponibilizando diversos benefícios para os fãs, como descontos em atrativos turísticos do Rio e vantagens exclusivas em hotéis no estado do Rio, oferecendo promoções tanto em diárias, quanto nos restaurantes. Dessa forma, mais uma vez, o Rock in Rio reforça o seu compromisso em exaltar, movimentar e valorizar o Rio de Janeiro ao longo de todo o ano, gerando impacto positivo para o turismo, fortalecendo parceiros estratégicos e ampliando a experiência do fã para além da Cidade do Rock.
“Ao transformar o Rock in Rio Card em um passaporte de benefícios distribuídos ao longo do ano, convidamos os fãs a começarem sua jornada muito antes da abertura dos portões da Cidade do Rock, explorando o estado e a cidade, circulando pelos atrativos e fortalecendo esse vínculo afetivo que sempre existiu entre o festival e o Rio. Já observamos, inclusive, o reflexo desse movimento na própria venda do Card: tivemos um aumento de 20% no número de compradores de fora do estado em relação à edição anterior, alcançando 55% do público total. Esse dado reforça o quanto o festival segue expandindo fronteiras, atraindo visitantes e impulsionando a economia criativa e o turismo local. Para nós, é muito potente ver como essa conexão se renova e ganha novas camadas a cada edição.”, afirma Ana Deccache, diretora de marketing do Rock in Rio.
Em 2026, o ‘Viva o Rio com o Rock in Rio’ ampliou a variedade de benefícios para o festival após resultados potentes com a parceria realizada com a Visit Rio em 2024. A campanha desenvolvida em conjunto na época alcançou 20 milhões de pessoas, impulsionou a produção de mais de mil conteúdos por creators e levou mais de 8 mil visitantes a utilizarem benefícios em atrativos icônicos como o Parque Bondinho Pão de Açúcar, o Corcovado e o Museu do Amanhã apenas no mês de setembro, demonstrando o potencial de impacto e alcance da iniciativa.
Agora, a plataforma oficial de benefícios do festival chega ainda mais potente, reunindo informações, ofertas e vantagens disponibilizadas por parceiros turísticos e hoteleiros do estado. O hub integra pilares essenciais do ecossistema turístico e amplia o alcance do Rock in Rio para além da Cidade do Rock, estimulando hospedagens, visitas e circulação pelo estado ao longo de todo o ano. Esse movimento se fortalece em um cenário de crescente interesse do público de fora do Rio, evidenciado já na venda do Rock in Rio Card realizada na última terça-feira, quando os ingressos se esgotaram em 56 minutos. Benefícios em atrações turísticas, hotéis e experiências, somados aos shows exclusivos e ao feriadão em meio ao festival, foram alguns dos fatores determinantes para o aumento de 20% no número de compradores de outros estados em relação a 2024, totalizando 55% do público total que adquiriu o ingresso para 2026.
Para obter os benefícios dos atrativos turísticos, o processo é feito diretamente na loja online do Visit Rio: basta que o comprador utilize o Número do Pedido do ingresso do Rock in Rio 2026 – que pode ser encontrado no e-mail de confirmação de compra de ingresso enviado pela Ticketmaster ou na área “Meus Pedidos” do site –, para que os descontos sejam aplicados no momento da compra. Nesta etapa inicial, já é possível aproveitar 10% de desconto em experiências nos atrativos Parque Bondinho Pão de Açúcar® ️, Trem do Corcovado, Carnaval Experience, Roxy Dinner Show e Rio Boat Tour, e passeios completos guiados pela C2Rio com novos atrativos sendo adicionados progressivamente ao longo das próximas semanas.
Já para os hotéis parceiros, o comprador do ingresso recebe um cupom exclusivo, enviado diretamente ao e-mail usado na compra do ingresso. O cupom, pessoal e intransferível, garante condições especiais nos hotéis parceiros do HotéisRIO e ABIH-RJ e poderá ser utilizado diretamente no site de cada hotel. Já estão disponíveis para compra hospedagens em hotéis da cidade do Rio de Janeiro como o Hotel Nacional, em São Conrado, que disponibiliza 20% de desconto para reservas feitas para dezembro de 2025 e 10% nas reservas realizadas de janeiro a 19 de setembro de 2026; o Arena Ipanema Hotel, o Arena Copacabana Hotel e o Arena Leme Hotel, no Leme, que disponibilizam 15% de desconto sobre as tarifas públicas do site oficial durante o Rock in Rio e também em outras datas ao longo de 2026; o Radisson Rio de Janeiro Barra que oferece 15% de desconto em reservas realizadas entre março e agosto de 2026 diretamente pelo site; entre diversas outras ofertas espalhadas pela capital. Já em hospedagens em outras cidades algumas das opções são o Hotel Pousada Brava Club e o Costa do Sol Boutique Hotel, ambos em Búzios, que oferecem 10% de desconto na tarifa e drink de boas-vindas aos hóspedes.
“O Rock in Rio é uma marca que carrega o Rio no nome e unir atrativos turísticos à experiência do festival só reforça sua alma carioca. Para o turismo, principalmente para as atrações fora do eixo principal, é um grande reforço na promoção”, comenta Ronaldo Porto, gerente de marketing do Visit Rio Convention Bureau.
Alfredo Lopes, presidente do Hotéis Rio, destaca: “Eventos e turismo andam de mãos dadas. Os eventos são um convite para que o visitante conheça a infraestrutura turística da cidade e desfrute de seus atrativos. A iniciativa da organização do Rock in Rio amplia essa oportunidade ao oferecer vantagens e condições especiais para quem já possui o seu ingresso para o festival. A cidade, o Brasil e o mundo reconhecem o Rock in Rio como um dos maiores eventos musicais do planeta e ações como essa só consolidam essa parceria estratégica com o Rio de Janeiro.”
“O ‘Viva o Rio com o Rock in Rio’ resgata e atualiza o conceito da campanha TurisRock, lançada em 2019, transformando o festival em uma porta de entrada para todo o estado e fortalecendo o posicionamento do Rio de Janeiro como um destino único e diverso. Ao levar o espírito e a energia do Rock in Rio para além da capital, o projeto se alinha à vocação turística do interior do estado, que oferece experiências autênticas em gastronomia, cultura, natureza e hospitalidade. Dessa forma, o visitante é convidado a ampliar sua conexão com o Rio de Janeiro, conhecendo destinos que refletem a mesma diversidade e criatividade que fazem parte da identidade do festival.”, pontua Sergio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio.
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Exposição “Cazuza Exagerado” estreia sua maior edição em São Paulo com novas experiências imersivas

Depois de conquistar o público carioca e atrair mais de 60 mil visitantes, a exposição “Cazuza Exagerado” desembarca em São Paulo em sua maior edição. A partir de 22 de dezembro, o Shopping Eldorado recebe uma montagem de 1.800 m², mais ampla e detalhada, que mantém o espírito irreverente do artista enquanto apresenta novas experiências imersivas criadas especialmente para a capital.
No Rio de Janeiro, a mostra emocionou personalidades como Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Marieta Severo, Frejat, Bebel Gilberto e Sandra de Sá, além de mobilizar fãs de todas as idades. A chegada a São Paulo atende a uma demanda que cresceu nas redes sociais e entre admiradores que aguardavam a oportunidade de viver a exposição de perto. Entre as novidades da temporada está o palco Cantos e Contos, espaço dedicado à música, poesia e encontros especiais que aproxima ainda mais o público do universo do artista.
Apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco, a exposição tem realização da Sorria!, com coprodução da Hit Makers, empresa do Grupo 4ZERO4, Caselúdico e Sociedade Viva Cazuza. Celebrando os 40 anos do álbum “Exagerado”, a mostra propõe uma imersão sensorial e afetiva na trajetória do artista. O público terá acesso a mais de 700 itens originais preservados por Lucinha Araujo ao longo de décadas, entre roupas emblemáticas, documentos, manuscritos, fotos raras, registros audiovisuais e objetos pessoais. Ambientes históricos também foram recriados, como a Pizzaria Guanabara, o palco do Chacrinha, a Galeria Alaska e o camarim do último show no Canecão.
Com curadoria de Ramon Nunes Mello, a edição paulistana apresenta onze salas imersivas que atravessam infância, Barão Vermelho, carreira solo e sua faceta de cronista de uma geração. A montagem inclui ainda conteúdos inéditos sobre a relação de Cazuza com São Paulo, como registros do primeiro show da turnê Ideologia no Aeroanta e lembranças do período em que parte de seu tratamento ocorreu na cidade.
“Cazuza nos inspira a enxergar a vida com mais coragem, irreverência e arte. Depois de tantos pedidos para levar a exposição a São Paulo, é muito especial atender esse desejo do público. Estamos chegando com uma versão extendida, mas com a mesma qualidade que emocionou tantas pessoas no Rio”, afirma Fernando Ligório, CEO do Grupo 4ZERO4.
O uso de tecnologia, hologramas, inteligência artificial e projeções expande a força imersiva da mostra e reforça sua proposta de oferecer uma experiência sensorial completa ao visitante. A edição paulista leva essa abordagem ainda mais longe, ampliando a escala das instalações e aprofundando a relação entre memória afetiva, arte e inovação.









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