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Lojas virtuais vendem o equivalente a quase 4 semanas de Black Friday durante o mês de abril

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Levantamento realizado pela plataforma Nuvemshop aponta aumento de 175% no volume de transações em comparação com mesmo período de 2019; crescimento em relação a março foi de 45%.

O mês de abril se consolidou como o primeiro mês completo com as lojas físicas fechadas em grande parte do país por conta das medidas de isolamento social. Com o e-commerce como única alternativa para o varejo, as lojas virtuais registraram um número de pedidos equivalente a 3,5 vezes o número alcançado na Black Friday 2019, principal data do comércio eletrônico. O levantamento foi realizado pela plataforma de e-commerce Nuvemshop, que conta atualmente com mais de 35 mil lojas.

Durante o período, o desempenho foi superado a cada semana, chegando a um volume de pedidos apenas 7% menor do que a tão esperada data de liquidações de final de ano. No comparativo com o mês de março, que obteve alta significativa apenas na segunda quinzena com o início da quarentena, o aumento foi de 45%. Já em relação ao mesmo período do ano anterior, em condições normais, o aumento foi de 175%.

De acordo com Luiz Piovesana, CMO da Nuvemshop, o desempenho comparável à Black Friday torna-se ainda mais relevante porque apenas 16% das transações foram concluídas com descontos (contra 19,4% em março), diferentemente da data reconhecida pelas ofertas atrativas. “O e-commerce está vivendo uma constante Black Friday, pensando no volume de compras, e não promoções”, afirma Piovesana. “Depois do estado de choque inicial causado pelo isolamento social, tanto empreendedores quanto consumidores estão readaptando a forma de consumir e isso invariavelmente está acontecendo no on-line”, completa.

Produtos digitais, brinquedos e alimentos dominam, turismo e serviços sofrem

As dez categorias que registraram maiores crescimentos nas vendas são lideradas por “Produtos Digitais”, que engloba conteúdos como cursos, jogos e aplicativos on-line, com 275,1% em relação a março. Em seguida, aparecem as categorias “Brinquedos”, com 127,2% e “Comida e Bebida”, com 110,3%, seguidos pelos praticamente empatados “Presentes”, com 85,4% e “Pets”, com 85,3%.

Completam o “top 10” “Música & Filmes” (78,1%), “Materiais de Escritório” (66,7%), “Casa & Decoração” (62,2%), “Joias & Bijouterias” (54,4%) e “Moda” (54,3%). Já as categorias que apresentaram números negativos foram “Viagens” (-98,7%), “Serviços” (-16,3%) e “Equipamentos Mecânicos” (-5,1%).
A Nuvemshop perguntou ainda qual o nível de satisfação dos lojistas após os resultados do mês de abril. Entre os respondentes, 53,5% disseram estar “otimistas e vendo oportunidades de continuar com bom nível de vendas” ou “sem maiores preocupações” em relação ao futuro do seu negócio. Já 30,5% afirmaram estar “muito preocupados, cogitando encerrar as atividades se o isolamento permanecer pelos próximos meses”.

Inovação diante da necessidade
Segundo Luiz Piovesana, passado o susto inicial, o consumidor voltou a comprar produtos para usar quando o isolamento acabar. Além dessa mudança de comportamento, o executivo aponta ainda a criatividade do empreendedor diante da necessidade como um dos principais impulsionadores nesse momento de incertezas econômicas.

“Estão surgindo serviços mais específicos, como experiências on-line para aprender gastronomia ou contação de histórias para crianças. Buffets, artistas e lojas de presentes também estão criando alternativas para comemorações feitas com distanciamento social, ou para datas como Dia das Mães”, afirma. “O que percebemos é que o isolamento está promovendo uma revolução digital sem precedentes, acelerando as mudanças de hábitos que levariam anos em apenas alguns meses”, finaliza.

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Disney+ leva experiência imersiva da nova série do FX a São Paulo e Rio de Janeiro

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A nova série dramática de ficção científica do FX Alien: Earth, criada pelo produtor vencedor do Emmy Noah Hawley, estreia seus dois primeiros episódios na terça-feira, 12 de agosto, às 21h exclusivamente no Disney+. Em seguida, um novo episódio será lançado toda terça-feira no mesmo horário. Mas para já entrar no clima, assim como Wendy (Sydney Chandler) tenta desvendar a misteriosa nave de pesquisa espacial USCSS  Maginot que cai na Terra na nova série, o Disney+ desafia o público brasileiro a visitar a nave que despencou na orla da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e o Ovomorfo que está exposto no meio da Avenida Paulista, em São Paulo, neste mês de agosto.

Tudo começou com um vídeo nas redes sociais do Disney+ mostrando a queda da nave USCSS Maginot, da corporação fictícia Weyland-Yutani, no Rio de Janeiro. No local foi possível ver destroços expostos ao público em um espaço cenográfico montado na Orla de Copacabana (próximo ao Posto 4), entre os dias 7 e 12 de agosto. Para ilustrar a queda da nave, alinhado com o time do Disney+, cariocas reagiram ao acontecimento postando  vídeos nas redes sociais.

Já em São Paulo, a ativação assumiu uma nova fase. No dia 9 de agosto, um misterioso caixote da Weyland-Yutani surgiu em frente ao Shopping Cidade São Paulo, ponto tradicional da Avenida Paulista. A ação simulou uma operação de contenção da Prodigy Corp e convidou o público paulista que tivesse coragem e curiosidade a se aproximar do objeto desconhecido.

A Rádio Disney Brasil marcou presença como parceira oficial da ação, com chamadas no ar e transmissões ao vivo diretamente dos locais onde as naves foram encontradas.

No último domingo (10), durante a partida no Mineirão, em Minas Gerais, entre Cruzeiro e Santos, torcedores de ambos os times foram surpreendidos por uma experiência imersiva inspirada no universo da produção. O espetáculo começou antes mesmo do apito inicial, com a entrada dos mascotes do Cruzeiro, acompanhados por figurantes caracterizados como seguranças, vestindo roupas amarelas e carregando misteriosos ovos alienígenas iluminados.

Na sequência, uma projeção a laser no gramado trouxe vida à ação, criando um momento cinematográfico inédito para o estádio. O público também conferiu, no telão, 30 segundos de uma locução temática que narrava a chegada da ameaça extraterrestre.

Ao longo do jogo, 14 “Ovomorfos” ficaram posicionados à beira do campo como suportes para as bolas da partida, integrando-se ao sistema multibolas e reforçando a atmosfera de suspense e ficção científica.

 

 

 

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3ª Edição do CEO Weekend reúne lideranças para analisar Dados e Tendências do setor de Feiras e Eventos de Negócios

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A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios), entidade que representa oficialmente o setor de feiras e centros de eventos B2B no Brasil, promoveu a terceira edição do CEO Weekend, no Rio de Janeiro. O encontro reuniu mais de 60 CEOs e executivos do setor, além de representantes de instituições parceiras, como a ABRACE e o presidente do Visit Rio, Luiz Strauss.

Com foco em “Números do Setor”, o encontro promoveu discussões estratégicas sobre os principais desafios e oportunidades do mercado de feiras e eventos de negócios. Entre os destaques, a apresentação do Barômetro de Eventos B2B (1º semestre/25), que apontou crescimento de 19% no número de eventos em comparação a 2024 na capital Paulista. A programação incluiu ainda atividades de networking como por exemplo um jantar exclusivo no topo do Pão de Açucar com a presença dos associados.

“Os dados do primeiro semestre confirmam a relevância das feiras e eventos de negócios como plataformas estratégicas para a economia brasileira. Alcançamos 3,2 milhões de visitantes únicos, o que representa um aumento de 14% no número de participantes em comparação a 2024 – isso apenas em São Paulo. Esse crescimento mostra que o setor está em plena expansão e por causa disso necessitamos ampliar a abrangência deste monitoramento para outras cidades relevantes”, afirma Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.), diretor executivo da UBRAFE.

“O desempenho do setor no primeiro semestre reforça o posicionamento do Brasil como um polo estratégico para feiras de negócios na América Latina. Por isso definimos como estratégico a ampliação deste índice de acompanhamento dos eventos B2B para além da cidade de São Paulo, queremos ter o Barômetro nacional até o ano que vem, no máximo”, destaca Paulo Ventura, presidente do conselho de administração da UBRAFE.

 

 

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