Empresa
Nielsen traz inteligência artificial para as pesquisas de varejo no Brasil

A Nielsen Brasil trouxe ao país a SmartStore, solução criativa voltada para varejistas e fabricantes com o objetivo de compreender melhor o comportamento dos consumidores no ponto de venda. A ferramenta, apresentada nesta quinta-feira (05.03) em São Paulo, deve garantir uma avaliação de como os consumidores veem a loja e se a forma como ela está disposta na tecnologia tem gerado uma atração efetiva que leva à compra. Com a proposta de transformar radicalmente a maneira como se faz pesquisas, SmartStore chega ao mercado brasileiro no mesmo patamar de outros 23 países, onde a solução já está sendo usada, como explica Higor Marquez, Líder de Efetividade de Vendas e Shopper, da Nielsen Brasil.
“Nielsen SmartStore oferece uma simulação realista e imersiva em um ambiente 3D e 360º das lojas. Dessa forma, ganhamos agilidade na apuração das informações, evitando riscos desnecessários de execução de pesquisas físicas e reduzindo os custos”, Higor Marquez.
A ideia é auxiliar a indústria e varejo a avaliar e otimizar uma variedade de conceitos de vendas e lucro, com base em como os compradores-alvo reagem no momento em que estão nos pontos de venda, em qualquer formato de loja. A SmartStore se propõe a inovar e transformar os modelos de pesquisas, trazendo a realidade virtual para o contexto do varejo e, assim, criando uma solução exclusiva de pesquisa de merchandising.
A partir de parcerias com seus clientes, a Nielsen testou a solução e a adequou às necessidades do mercado. Com essa perspectiva, a proposta é entender melhor os hábitos e comportamentos dos compradores de maneira rápida e objetiva, usando vários cenários e monitorando desde o momento dos olhos aos dos pés deles. Como explica Sue Temple, vice-presidente Global de Consumer Insights da Nielsen.
“O ambiente desafiador do mercado provocou mudanças na mentalidade e no comportamento de compra do shopper . Com a racionalização cada vez maior dos gastos, a execução e a ativação na loja tornam-se o centro das atenções. É essencial que os fabricantes e os donos das marcas entendam o comportamento do consumidor na loja e suas prioridades para atraí-lo com a oferta certa”, disse Temple.
Temple complementa que a SmartStore chega para mostrar a capacidade inovadora do setor, sendo essa uma solução de ponta e que permite aos clientes projetar seus resultados dentro da realidade. Como exemplo, Temple destaca o trabalho realizado para uma empresa do segmento de bebês na Inglaterra, onde as mudanças sugeridas a partir da plataforma resultaram em um aumento de 8% nas vendas do fabricante.
Empresa
Quase metade das indústrias investem menos de 5% do faturamento em marketing, aponta estudo

A Abraind acaba de lançar o primeiro Panorama de Marketing e Vendas da Indústria, que tem como objetivo ajudar a promover mudanças no ecossistema industrial. O estudo é fruto de uma parceria com grandes players do setor como Ploomes, PipeRun e Econodata.
O levantamento oferece dados exclusivos sobre o comportamento dos negócios do setor. Com essas informações, as indústrias poderão ajustar suas estratégias, planejar com mais assertividade e antecipar tendências e mudanças do mercado. Karine Sabino, CEO da Abraind, destaca a relevância do estudo para a tomada de decisões estratégicas em 2025: “Atualmente, não há nenhum estudo específico para indústrias que forneça esses dados essenciais, e queremos oferecer essa ferramenta poderosa para os gestores”, afirma.
O estudo revela que quase metade das empresas entrevistadas investem menos de 5% de seu faturamento em iniciativas de marketing. Enquanto isso, outras, mais ousadas, chegam a investir mais de 10% e observam resultados mais expressivos. Já empresas que investem mais de 1% em marketing, por exemplo, têm uma conversão de propostas em vendas acima de 50%.
Contudo, foi possível perceber que ainda há uma desconexão entre as equipes de marketing e vendas, o que prejudica a eficácia do processo. Isso reforça a necessidade de uma integração mais eficiente para garantir que os leads gerados sejam qualificados e alinhados às necessidades da equipe de vendas – principalmente, tendo em vista que as indústrias que investem em marketing digital, conseguem atingir suas metas e superar em mais de 70% dos respondentes, destacando o impacto positivo das estratégias digitais no setor.
“O levantamento traz uma visão abrangente sobre como a indústria está distribuindo seus investimentos em marketing, os canais mais eficazes para geração de leads e as taxas de conversão de vendas. Ele também aborda os principais obstáculos enfrentados na captação de clientes e na inovação de processos”, destaca Karine.
Empresa
Rosh lançará ferramenta de análise publicitária no Web Summit 2025

A Rosh, referência em campanhas, conteúdo para social media e inteligência digital, apresentará no Web Summit Rio 2025 a plataforma Rosh Insights, uma solução inovadora que promete transformar a forma como marcas e agências utilizam dados e inteligência artificial para criar campanhas mais eficazes e estratégicas.
Reconhecido como um dos maiores eventos globais de tecnologia e inovação, o Web Summit será realizado no Rio de Janeiro de 27 a 30 de abril e servirá como palco para o lançamento da ferramenta. A Rosh Insights combina tecnologia de ponta com inteligência humana, oferecendo interações dinâmicas e análises aprofundadas para potencializar resultados publicitários.
Diferentemente de outras soluções do mercado, a plataforma utiliza Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs), permitindo uma experiência mais intuitiva e flexível. “Enquanto muitas ferramentas oferecem relatórios estáticos, a Rosh Insights se diferencia por proporcionar aos clientes a possibilidade de explorar dados de forma dinâmica e personalizada”, afirma David Bydlowski, CEO da Agência Rosh. “Os dados sempre foram parte fundamental do DNA da empresa, como demonstrado ao longo da gestão da conta para o Carrefour, que registrou um aumento de +458% no sentimento positivo, +108% no número de comentários, +321% nas visitas ao perfil, +190% em comentários positivos e +52% no engajamento. Esses resultados destacam a eficácia das estratégias implementadas e comprovam a capacidade da agência em entregar resultados concretos e mensuráveis”, completa.
You must be logged in to post a comment Login