Empresa
Nubank lança movimento de segurança para combater golpe de troca de cartões no Carnaval

Fintech convida foliões a fantasiarem seus cartões de débito e crédito – de todas bandeiras e emissores – em ação contra o ‘golpe da troca de cartão’
Em todo Carnaval, a expectativa é sempre curtir os bloquinhos, desfiles e festas com muita alegria. E nesta edição 2020, para evitar que a folia seja transformada em frustração, o Nubank lidera o movimento #FantasieSeuCartão, uma ação de segurança para que os foliões se protejam contra o golpe da troca de cartões, que nesta época do ano costuma ser mais aplicado. Para isso, a fintech incentiva: se você for usuário de qualquer cartão de débito ou crédito, independente da bandeira ou de qual for o emissor, quando for se fantasiar para se divertir no Carnaval, fantasie também o cartão.
“Aqui no Nubank, enxergamos a segurança como atributo fundamental, sobretudo porque tratamos das finanças das pessoas. Com esta ação, de uma forma divertida, queremos conscientizar e ajudar todos os usuários de cartão a se protegerem no Carnaval contra um golpe que é comum de ser aplicado nesta época do ano”, explica Camila Mazini, executiva líder de marketing do Nubank.
O golpe
O golpe da troca do cartão, em geral, acomete as pessoas na hora da compra. O golpista se aproveita da distração do cliente, que digita sua senha no campo do valor. Alegando algum tipo de falha na transação ou problema na maquininha, esse é o momento em que o bandido costuma realizar a troca do cartão e devolve à vítima um similar ou até do mesmo banco. Com a senha e cartão original do cliente em mãos, é efetuada a transação no valor que o golpista desejar.
Fantasia: personalização do cartão
Uma maneira de combater o golpe é personalizar o cartão – de modo que fique mais fácil sua identificação, dificultando bastante a vida do golpista que tenta efetuar a troca. Para auxiliar nesse processo, o Nubank convida os foliões a comparecerem à sua sede, no bairro de Pinheiros (São Paulo/SP). Durante todo o dia 20, serão distribuídas – gratuitamente e sujeitas a esgotamento – cartelas com divertidos adesivos para que usuários de cartões possam identificá-los e irem mais tranquilos às festas durante o feriado do Carnaval.”Os adesivos que o Nubank irá ceder são uma forma de personalização disponível a todos clientes de bancos aqui em São Paulo. Neste momento, vale usar a criatividade, apenas atentando-se ao tipo de adesivo que será colado e também a posição em que será aplicado para que não afete o uso do cartão ou a entrada dele na maquininha”, observa Camila.
Para personalizar o cartão, além de eventuais desenhos ou textos feitos com canetas marcadoras com ponta de feltro, o tipo de adesivo mais recomendado é o removível, que não deixa resíduos de cola ao retirar. Ao colar algum adesivo no cartão, é importante optar por aqueles que sejam de baixo relevo para não haver problemas na hora de inserir na maquininha. Para qualquer tipo de personalização, é altamente recomendável que não se faça qualquer aplicação nas áreas ocupadas pelo chip e pela tarja magnética. Confira mais dicas e cuidados aqui para fantasiar o seu cartão sem prejudicar a sua utilização.
Serviço – #FantasieSeuCartão no Nubank
Onde? Sede do Nubank (Rua Capote Valente, 39 – Pinheiros – São Paulo/SP)
Quando? Dia 20 de fevereiro
Hora? Das 9h00 às 20h00
Quantidade? Limitado a duas cartelas por pessoa e sujeito a esgotamento
Empresa
Pedro Scooby surfa Onda de Cheddar no Méqui

Empresa
Pesquisa revela que 51% dos profissionais de Marketing veem a qualidade da produção de IA como equivalente à de humanos

Com aplicações que vão da otimização de estratégias à automação de tarefas e à personalização de experiências para clientes, a Inteligência Artificial tem transformado rapidamente o setor de marketing no Brasil. Apesar da adoção massiva, menos de 20% dos profissionais avaliam esses impactos como majoritariamente positivos, segundo estudo realizado pela agência Enlink com colaboradores da área, entre setembro e dezembro de 2025.
Levantamentos conduzidos pelo IAB Brasil em parceria com a Nielsen, divulgados em fevereiro deste ano, indicavam o uso de IA por 80% das agências brasileiras. Já o novo estudo da pesquisa Enlink aponta que a tecnologia está presente em 100% das iniciativas de marketing analisadas, sendo que 40% fazem uso frequente dessas ferramentas.
Entre as soluções mais utilizadas, o ChatGPT lidera com ampla vantagem, sendo apontado como ferramenta preferida por 97,7% dos entrevistados, seguido pelo Gemini, citado por 31%. Esse uso intensivo reflete-se na percepção sobre a qualidade do conteúdo gerado, que, segundo 51% dos profissionais, já alcança um nível equivalente ao humano.
Apesar do amplo uso, características das ferramentas preocupam os profissionais, sobretudo quanto à imprecisão de informações, fato que gera desconfiança em mais de 50% dos entrevistados, os quais ressaltam a importância de checar as informações antes de concluir a aplicação. Mesmo com o receio, mais de 43% das iniciativas pretendem ampliar o uso ao longo do próximo ano.
Conforme detalha Manu Sanches, fundadora da Enlink, a pesquisa realizada teve como principal finalidade compreender de que forma a IA pode impactar o tráfego orgânico, mas os profissionais entrevistados parecem não ter chegado a um consenso sobre isso. “Ouvimos pessoas de diversas agências das regiões Sul e Sudeste, mas o que mais nos chamou atenção foi o quanto os profissionais estão longe de um denominador comum quanto ao impacto da IA sobre o tráfego orgânico. Ouvimos desde que essa finalidade está em declínio e gera ‘migalhas’, até que ela será a maior fonte para aquisição desse tipo de ativo no próximo ano”, explica.
Os dados apontam, portanto, um cenário em que a Inteligência Artificial já está amplamente incorporada às rotinas do Marketing brasileiro, ao mesmo tempo em que desperta percepções distintas entre os profissionais do setor. Enquanto parte dos entrevistados destaca ganhos operacionais e reconhece avanços na qualidade dos conteúdos








You must be logged in to post a comment Login