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Zendesk e WhatsApp firmam parceria para oferecer poderosas experiências de conversação

A Zendesk, Inc. (NYSE: ZEN) anuncia a expansão de suas capacidades como provedora de soluções de CRM para apoiar empresas a entregarem suporte em tempo real nos canais de mensageria social, na web e em dispositivos móveis. A parceria estratégica com o WhatsApp – uma das primeiras desse tipo – permitirá que empresas engajem imediatamente com seus clientes, compartilhem informações e respondam a perguntas através do WhatsApp e outros serviços de mensageria do Facebook, como o Messenger e o Instagram.
À medida que os consumidores adotam rapidamente a mensageria como principal canal de comunicação com amigos, familiares e empresas, mais de 34 mil clientes da Zendesk já demonstraram uma forte procura pelos canais de mensagens sociais do Facebook, por meio da inclusão do WhatsApp e/ou Messenger como um canal de atendimento. De acordo com a pesquisa da Zendesk e ESG, as empresas que fornecem as melhores experiências ao cliente (ou Customer Experience – CX) investem em uma maior oferta de canais de atendimento. Dessa forma, organizações focadas em CX têm muito mais probabilidade de ter aplicações de mensageria (89%) e mídias sociais (87%) do que seus concorrentes para o relacionamento com o cliente.
“As empresas hoje em dia precisam encontrar com os seus clientes onde eles querem ser encontrados – e isso acontece, cada vez mais, pelas trocas de mensagens. Mais de 175 milhões de pessoas já usam diariamente uma conta empresarial no WhatsApp para fazer perguntas e receber informações e, enquanto as conversas migram para o ambiente online durante esta pandemia, as ferramentas de mensageria podem ajudar negócios de todos os tamanhos a aumentar a eficiência e melhorar a satisfação de seus clientes”, diz Matt Idema, chefe de Operações do WhatsApp. “Através desta parceria com a Zendesk, ajudaremos muito mais as empresas de médio porte para usar o serviço de mensagens para se comunicarem com os seus clientes em questão de minutos, e construir novas funcionalidades para tornar o WhatsApp a melhor ferramenta para os negócios”.
“Há mudanças significativas na forma como os clientes estão escolhendo interagir com as marcas – notavelmente, houve um crescimento de 50% no uso dos canais de mensagens durante o primeiro semestre de 2020. Estamos comprometidos em ajudar as empresas a abraçar as tendências que estão aqui para ficar”, diz Adrian McDermott, presidente de Produtos da Zendesk. “As novas capacidades de mensageria, workflows automatizados e características de personalização da Zendesk estão ajudando os nossos clientes a proporcionarem experiências de conversação que fluem sem ruídos através de canais e dispositivos, enquanto se mantêm envolventes, pessoais e contextuais. A nossa parceria com o WhatsApp e o Facebook, que permite aos clientes da Zendesk acessar ferramentas de API simples para se conectarem via WhatsApp, Messenger e Instagram, é parte integral desta evolução”, finaliza.
As melhores experiências de mensageria social começam com WhatsApp e Zendesk
- O WhatsApp escolheu a Zendesk como um dos seus principais provedores de soluções para facilitar experiências incrementadas de conversação e suporte aos clientes por meio dos seus canais de mensageria. A parceria permite às empresas se engajarem facilmente e responderem rapidamente aos clientes a partir do WhatsApp e outros serviços de mensageria do Facebook, como o Messenger e o Instagram. Estes engajamentos podem acontecer por meio de conversas com seguidores, assistência em transações comerciais, resolução de problemas de atendimento ao cliente, entre outros.
- A Zendesk e o WhatsApp irão colaborar nas capacitações mais importantes de produto para dar aos clientes acesso antecipado a novas funcionalidades, como os workflows que permitirão instalar o app para as empresas começarem a usá-lo rapidamente.
Conversas fluidas na web e nos dispositivos móveis
- As empresas poderão adicionar capacidades de mensageria da Zendesk pronto para uso em seu site e aplicativos móveis, para que os clientes possam ter conversas ricas, envolventes e automatizadas (e nos canais que preferirem) via WhatsApp, Messenger e Instagram.
- As mensagens das conversas fluem para a área de trabalho unificada do agente, de forma que toda a equipe de suporte tem acesso para gerenciar e responder aos clientes através de qualquer canal. Tudo isso a partir de um único local e com o histórico e contexto completo das conversas – o que significa que os clientes ficam menos frustrados porque não precisam se repetir.
Fluxos de mensagens automatizados para respostas instantâneas
- A fim de escalar as conversas para múltiplos canais, as marcas podem automatizar conversas com perguntas e respostas frequentes e construir workflows de inteligência artificial alimentados por Answer Bots, para responder às perguntas comuns e solicitar informações a um atendimento humano quando necessário. Com as ferramentas de autoatendimento da Zendesk, os times de suporte podem facilmente criar tópicos específicos e respostas dentro da Zendesk, sem a necessidade de recorrer a recursos de desenvolvimento.
- Por exemplo, uma empresa do setor de varejo pode oferecer suporte com as perguntas frequentes, tais como localização de lojas, opções de pagamento, entrega e devoluções. Quando os clientes visitam seu site, serão recebidos por um bot personalizado que permitirá que o cliente escolha rapidamente entre uma das opções disponíveis para obter uma rápida resposta. Se a pergunta não for comum e por isso precisar da assistência de um agente de atendimento, o bot da empresa escalona a solicitação para um canal de mensageria.
Personalização adicional para atender a cada necessidade
- Com as capacidades robustas da plataforma Zendesk, empresas podem conectar múltiplas aplicações internas e externas para construir experiências de mensagens personalizadas, que incluem: envio de notificações aos clientes, adição de bots de terceiros para usos específicos, conexão às ferramentas internas para que os clientes tomem ações imediatas, e engajamento em conversas em grupo com clientes e parceiros, entre outras.
- Uma empresa de delivery de comida, por exemplo, pode criar uma mensagem em grupo dentro da plataforma Zendesk com o objetivo de abrir uma linha de comunicação com as partes envolvidas na entrega – cliente, restaurante e motorista – para conversar simultaneamente e resolver problemas em tempo real.
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Ana Clara reage à descobertas do primeiro cabelo branco em campanha de Natura Lumina Antissinais

Como parte da campanha de Natura Lumina Antissinais Regenerador Capilar – linha inovadora que previne, reverte e trata os fios brancos – a marca apresenta uma série de conteúdos com Ana Clara. Os vídeos mostram a apresentadora e influenciadora reagindo a tweets de internautas sobre o surgimento do primeiro fio branco, com leveza e humor, abrindo uma conversa sobre cuidados capilares e escolhas pessoais.
A estratégia dos conteúdos se baseia em um insight obtido por meio de social listening: o primeiro fio branco é um marco na vida das pessoas, despertando curiosidade e reflexões sobre decisões individuais. A campanha propõe uma conversa leve e acolhedora, mostrando que é possível cuidar dos fios de diferentes formas.
A linha Natura Lumina Antissinais Regenerador Capilar combina Bioproteína Tripla Ação e o ativo Pró-Melanina, uma tecnologia inédita da marca. Com shampoo, condicionador, sérum, máscara e leave-in, o tratamento oferece uma rotina completa para recuperar a densidade, resistência e textura dos fios maduros. O sérum atua diretamente no bulbo capilar para estimular a produção natural de melanina, prevenindo e revertendo os primeiros sinais de grisalhamento.
“Tratar o tema dos primeiros fios brancos com ciência é essencial. Lumina Antissinais nos convida a olhar para nossos cabelos com liberdade para escolher o que nos faz bem – seja assumir os fios brancos ou cuidar para retardar o seu aparecimento, mas sempre tratá-los para mantê-los saudáveis, com brilho e vitalidade. Ana Clara traduz exatamente essa abordagem: espontânea, divertida e livre de imposições”, afirma Denise Coutinho, diretora de marketing e comunicação da Natura.
Os conteúdos com Ana Clara refletem esse olhar: em cada vídeo, ela reage com humor e empatia aos tweets de pessoas compartilhando suas experiências com o primeiro fio branco, desmistificando medos e dúvidas comuns, mostrando que o cuidado com o cabelo pode ser descontraído e cheio de personalidade. A Natura destaca que sua linha atende a todos os tipos de cabelo, respeitando a decisão de cada pessoa, além de ressaltar os benefícios de densidade, textura e nutrição proporcionados pelos produtos da linha.
“A ideia desta série de vídeos foi criar um espaço divertido e próximo para falar sobre o momento do primeiro fio branco. Ao unir histórias reais e a tecnologia inovadora da linha, buscamos construir uma narrativa que respeita a liberdade de escolha de cada pessoa e valoriza a diversidade de experiências. Nosso objetivo foi mostrar que a marca entende, acompanha e apoia as mulheres em cada decisão sobre seus fios”, comenta Verônica Gordilho, co-COO da agência Africa Creative.
Os vídeos estão sendo publicados no perfil da Natura em collab com a Ana Clara, no Instagram e TikTok, e também estão disponíveis em formato de shorts no YouTube. “Foi um prazer fazer parte da campanha e uma tarde deliciosa. Além do produto ser maravilhoso com uma super tecnologia, tem um aroma delicioso”, finaliza Ana Clara.
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Google traz agentes de IA ao Google Ads e Google Analytics

O Google anuncia o lançamento de dois novos agentes de Inteligência Artificial: o Ads Advisor e o Analytics Advisor. Essas ferramentas utilizam os modelos mais recentes do Gemini e foram criadas para ajudar os anunciantes a obter insights importantes e impulsionar um melhor desempenho das campanhas. As ferramentas estão sendo implementadas em todas as contas em inglês do Google Ads e do Google Analytics e estarão disponíveis globalmente no início de dezembro.
O Ads Advisor foi desenvolvido para atuar como um parceiro de IA que ajuda a gerenciar campanhas de forma proativa diretamente no Google Ads. Ele trabalha aprendendo diretamente com as interações do usuário, facilitando o trabalho do anunciante e impulsionando os resultados da campanha.
As principais funcionalidades do Ads Advisor incluem:
Maximização do desempenho com mínimo esforço: ao executar campanhas Performance Max, o Ads Advisor pode oferecer recomendações personalizadas para atingir objetivos. O usuário pode perguntar, por exemplo, “Como posso otimizar minha campanha para um evento sazonal próximo?”, e ele sugerirá ações relevantes, como adicionar extensões de sites e links. Essas sugestões podem ser transformadas em melhorias efetivas na conta em minutos, mediante análise e aprovação do usuário.
Criação de conteúdo inovador: A ferramenta funciona como um poderoso recurso de brainstorming e geração de ideias para atender à demanda por conteúdo criativo de alto desempenho. O Ads Advisor pode gerar novas palavras-chave e recursos relevantes para campanhas de Busca e Performance Max, baseando-se no contexto do site e recursos existentes. Ele também sugere títulos e descrições para promoções sazonais ou permanentes.
Análise de desempenho personalizada: o Ads Advisor funciona diretamente na conta do Google Ads, oferecendo análises e relatórios personalizados em tempo real com base em dados e objetivos de negócios. Ele pode diagnosticar o desempenho, identificar possíveis problemas e sugerir as próximas etapas para corrigi-los, respondendo a perguntas como: “Minha principal campanha de fim de ano acaba de ser lançada. O Ads Advisor pode me dizer por quê [está com problemas]?”.
Correção de Problemas de Política: A ferramenta atua como um especialista em Políticas e Diagnóstico de Desempenho, ajudando a identificar a causa raiz de anúncios reprovados e, em alguns casos, até mesmo tomando medidas para corrigir problemas (como editar o URL de um anúncio) para sua aprovação.
Já o Analytics Advisor é o parceiro essencial para desvendar insights, orientando o usuário para uma melhor mensuração e desempenho de mídia. Essa experiência de IA conversacional integrada ao Google Analytics (GA) foi projetada para atuar como um analista pessoal orientado por dados, ajudando a tomar decisões melhores e mais rápidas. Estará disponível para propriedades do GA Standard e do Google Analytics 360 em todas as contas em inglês em dezembro.
O Analytics Advisor permite que os usuários:
Descubram Informações e Obtenham Respostas Rápidas: A ferramenta resolve o desafio de obter uma visão holística dos dados, fornecendo insights de desempenho e visualizações imediatas. Pode inferir relatórios relevantes para fornecer uma avaliação abrangente da saúde do negócio com perguntas amplas, ou gerar instantaneamente insights sobre métricas e eventos importantes com consultas específicas, como “O que meus usuários ativos têm feito nos últimos 30 dias?”.
Investiguem Mudanças de Desempenho: A experiência conversacional permite investigar o desempenho sem a necessidade de analisar relatórios manualmente. Ao responder a perguntas do tipo “Por que o número de meus usuários ativos aumentou drasticamente em 25 de setembro?”, o Analytics Advisor realiza uma análise dos principais fatores determinantes, identificando a causa raiz de picos ou quedas e priorizando os fatores mais relevantes para os resultados de negócios.
Passem da Compreensão à Ação: A ferramenta orienta o usuário para uma abordagem otimizada, oferecendo recomendações de crescimento com instruções específicas e passo a passo. Após a análise, o usuário pode solicitar recomendações concretas, como “Com base nesse pico, qual a melhor oportunidade para converter ou reengajar os usuários mais valiosos do tráfego de 25 de setembro?”.









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