Empresa
WhatsApp apresenta recurso de visualização única em campanha

O WhatsApp lança nova campanha, criada pela AlmapBBDO, para promover o recurso de ‘visualização única’ para mídias enviadas no aplicativo. Ao acionar esse recurso, fotos e vídeos enviados só podem ser vistos uma única vez após a abertura pelo destinatário. Com a ferramenta, o aplicativo busca oferecer ainda maior controle e segurança sobre aquilo que é compartilhado, além de reforçar seu compromisso com a privacidade dos usuários.
O filme mostra um casal recém separado trocando mensagens e fazendo uso do recurso para enviar um vídeo neste momento delicado do término do relacionamento. O vídeo ressalta que alguns momentos são tão pessoais que só devem ser vistos uma vez e convida as pessoas a experimentarem o recurso de visualização única.
A estratégia de comunicação conta com ativações de influenciadores e mídias OOH. Além disso, a campanha estará presente na programação da TV nos intervalos do Vale a Pena Ver de Novo da Rede Globo e nos ‘replays’ de campeonatos esportivos transmitidos pela Globo, SBT e TNT. O objetivo é contrapor esses momentos de repetição, como a reprise de uma novela ou de um lance esportivo, com a recentemente lançada funcionalidade do aplicativo que permite apenas uma única visualização.
Foco do app é a privacidade
A nova campanha faz parte do plano do WhatsApp para dar mais visibilidade para a principal característica do aplicativo: a privacidade. Em outra ação criada pela AlmapBBDO em setembro, o famoso gesto de cobrir a boca com as mãos ao falar foi reforçado por jogadores de futebol e relacionado com as mensagens trocadas na plataforma. Na ocasião, durante uma partida do Campeonato Brasileiro, o narrador da TV Globo destacou que assim como no gesto corriqueiro do futebol, no aplicativo, somente o usuário tem acesso às mensagens, e ninguém mais consegue ver ou escutar o que é enviado na plataforma.
Ficha técnica
CAMPANHA Visualização Única
Anunciante: WhatsApp
Título: Agradecimento
Agência: AlmapBBDO
CCO: Luiz Sanches
Diretor de Criação: Pedro Corbett
Criação: Pedro Corbett
Criação das ativações: Pedro Corbett, Giba Mendes e Mauro Maedo.
Produção Audiovisual: Vera Jacinto, Diego Villas Boas, Aline Silva
Produtora de imagem: Killers
Diretores: LUMO – Luis Villaverde e Moira Soares
Assistentes de Direção: Iuri Santos, Isabella Liporoni, Bianca Bennecke
Diretor de Fotografia: Kauê Zilli
2ª Unidade de Câmera: Felipe Moreira
Diretor de Arte: Fernando Cacerez
Produtora Executiva: Julia Tavares
Atendimento Produtora: Julia Tavares
Coordenação de Produção: Flavia Sereno Mancen, Juliana Scodeler, Natália Meira
Diretora de Produção: Tatiana Ueda
Montagem: Marcelo Cavalieri AMC e Luciana Lima
Finalizador: Andreia Figueiredo
Color grading: Clandestino/Alexandre Cristófaro
Pós-produção/Finalização: Tribbo
Produtora de som: Antfood Music & Sound Design
Diretor de Produção Musical: Lou Schmidt e Fernando Rojo
Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Luis Bergmann, Pedro Curvello e Vinicius Nunes
Produtor Executivo: Christiane Rachel e Renato Castro
Coordenação: Monique Munhoz
Finalização: Bruno Broaska, Fabian Jorge, Pablo Homem de Mello e Tiago Lins
Cantora: Amanda Wahlström Plantin
Atendimento: Fernanda Tedde, Tatiana Vidonscky, Marcelo Porto, Vitoria Favaron, Michael Batista, Marina Fontes
Planejamento: Sergio Katz, Beatriz Scheuer, Luciana Shinoda, Nathalia Garcia, Iury Cesar de Souza
Mídia: Rafaela Alves, Brian Crotty, Mariana Areia, Gustavo Lopes, Bruna Morano, Gabriel Henrique Berlini, Pedro Lara, Camila Celis, Vitor Lopez, André Marques, Gabrielle Rodrigues, Gianluca Petracco, Jullyana Silva, Lucas Cavalcante, Vitoria Frasneli
Pesquisa de Mídia: Tainá Ribeiro
Data & Tech: Márcio Ferreira, Juliana Cruz, Beatriz Pereira, Patrícia Sousa
Mídia WhatsApp: André Gramorelli, Ligia Mattos
Aprovação do cliente: Andrea Faccio, Taciana Lopes, Beatriz Bottesi, Beatriz Cury, Fabio Pulga, Rodrigo Moran, Jessica Chin, Vivian Odior, Eshan Ponnadurai
Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/
Empresa
Nestlé anuncia parceria com Cubo Itaú para atrair startups de todo o Brasil e novos projetos

A Nestlé, por meio de sua área de inovação corporativa, Panela Nestlé, anuncia parceria com o Cubo Itaú, hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico focado na América Latina. A iniciativa visa fortalecer o ecossistema de inovação aberta e corporativa do Brasil ao criar a conexão entre empresas e startups de todo o país. A parceria ainda prevê um mini mercado “Empório Nestlé” no espaço exclusivo da Companhia, onde haverá produtos líderes das marcas e experimentação de soluções para PDV (ponto-de-vendas).
Um dos objetivos do Panela Nestlé é ampliar ainda mais sua atuação em frentes estratégicas que já abrangem soluções para o varejo, relações pós-consumo, além dos temas ligados às premissas ESG, práticas de baixo carbono na agricultura regenerativa (com destaque para as cadeias de cacau, café e leite), além das áreas de Saúde e Bem-Estar, incentivando hábitos de consumo e o uso governamental de Inteligência Artificial.
“Estamos atentos às tendências e queremos consolidar nossa posição como uma empresa referência em inovação na Indústria de Alimentos no Brasil, acelerando a introdução de novas soluções no mercado, com casos de inovação de processos e de ganhos em eficiência operacional, dentre outras frentes que refletem numa melhor relação de consumo” , afirma Priscila Freitas, head de inovação da Nestlé .
“Acreditamos que a inovação aberta só acontece de verdade quando empresas e startups agrupam desafios reais e constroem soluções conjuntamente. Ter a Nestlé conosco, com seu compromisso em transformar segmentos estratégicos como agro, ESG, saúde e inteligência artificial, é uma oportunidade valiosa para fortalecer o ecossistema e gerar impacto positivo para o mercado e para a sociedade ”, complementa Filipe Guimarães, head de corporates do Cubo Itaú .
Empresa
Home office cria nova janela de consumo

O home office, consolidado como modelo de trabalho para boa parte da população (38% dos trabalhadores, segundo levantamento da Bare International), não só mudou a dinâmica do expediente, mas também os hábitos de consumo. A pausa entre reuniões online virou a nova “ida ao shopping”. Só que agora, sem sair do sofá e com um clique que impulsiona cada vez mais o crescimento do comércio eletrônico no país.
Em 2024, o comércio eletrônico brasileiro registrou um faturamento de R$ 204,3 bilhões, representando um crescimento de 10,5% em relação ao ano anterior. Foram contabilizados 414,9 milhões de pedidos, com um ticket médio de R$ 492,40, e o número de compradores online atingiu 91,3 milhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
A correlação entre o aumento do trabalho remoto e o crescimento do e-commerce é evidente. Com mais tempo em casa e maior autonomia sobre a própria agenda, os consumidores têm integrado as compras online à sua rotina diária. A facilidade de acesso a plataformas digitais e a possibilidade de realizar compras a qualquer momento têm impulsionado esse comportamento.
“Os intervalos do trabalho são aproveitados para resolver pendências de compra, como comparar preços, espiar uma promoção, finalizar aquela compra esquecida no carrinho. A conveniência é o que move esse novo tipo de consumo”, explica Alberto Filho, CEO da Poli Digital, empresa especializada em automação de canais de atendimento. “Mesmo com a correria do dia, as pessoas buscam resolver tudo pelo celular. A tendência é que esse hábito se torne permanente”.
Segundo o especialista, a integração de plataformas de comunicação, como o WhatsApp, ao processo de compra tem sido decisiva nesse cenário.
Segundo levantamento do Opinion Box, 79% dos brasileiros usam o WhatsApp para se comunicar com empresas. A plataforma se transformou em balcão de atendimento, vitrine e caixa registradora. Outra pesquisa, realizada pela ABComm, aponta que 93% das empresas brasileiras já utilizam o WhatsApp como canal de vendas e suporte ao cliente.
Para quem empreende, a regra é clara: esteja onde o cliente está. “Mais do que marcar presença, é preciso caprichar. Atendimento rápido, simpático e direto ao ponto. E mesmo quando o papo é com um bot, o cliente quer se sentir acolhido — ninguém merece ser tratado como número, nem pela inteligência artificial”, destaca.