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Valorizar o networking: a virada de chave para as startups de sucesso
*Deborah Urbach Malheiro
O Brasil tem sido visto por muitos como um lugar propício para a expansão de empresas. Li no relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), que em 2021, o país foi a sexta economia do mundo a captar mais investimentos estrangeiros, chegando a US$ 50 bilhões – quatro posições acima, se comparado a 2020.
Com grande potencial de impacto, as startups promovem a inovação. Mas para construir relações duradouras com investidores e outros players do mercado, os executivos das startups precisam se apoiar em estratégias sólidas, que possam auxiliá-los a se estabelecer em seu mercado de atuação.
É aqui que entra em jogo a importância de um bom networking. Estes dias, li uma informação que me marcou: depois de uma apresentação, 63% das pessoas se lembram de histórias contadas, enquanto apenas 5% se recordam de números e estatísticas. Isso reflete como a comunicação humana é prioritariamente baseada na construção de relacionamentos. Quando você se conecta com pessoas e empresas certas e ainda mantém um relacionamento de qualidade com elas, você ganha o poder de influência e valor mercadológico por tornar a startup mais relevante. É por isso que essa estratégia pode ser apresentada como um fator decisivo dentre os concorrentes, por ajudar as empresas a se destacarem e conquistarem clientes e parceiros com base em sua relevância. Pode-se dizer que o fruto dessa estratégia é colhido a longo prazo.
Considera-se construção de networking não apenas marcar almoços com colegas de profissão, mas mais que isso: estar em eventos de importância para o seu mercado, palestrar e apresentar pitches para públicos que façam sentido para a sua marca, participar de organizações importantes para sua indústria, assim como estar em webinars e lives, bem como trocar ideias e se engajar em discussões estratégicas sobre o mercado no qual está inserido no LinkedIn e em Fóruns online, entre muitas outras atividades similares que fazem parte do dia a dia de um empreendedor.
Além de estreitar relações com stakeholders, o networking irá ajudar você, empreendedor, a entender as melhores práticas do mercado, se tornar conhecido de quem interessa – como investidores ou possíveis clientes -, criar sua marca pessoal e escalar seu negócio, ter profissionais que admira para te aconselhar e trocar insights, além de ter acesso às melhores práticas de sua indústria de atuação.
A ação de trabalhar sua rede de contatos certamente te fará prosperar. E isso não sou só eu quem estou falando, são as pesquisas. Segundo dados do jornal The New York Times, 65% das novas oportunidades de negócios vêm de indicações. Os clientes trazidos via networking podem aumentar sua margem de lucro em 25% e, para 82% das empresas entrevistadas pelo levantamento, as recomendações foram a maior fonte de novos negócios. Isso demonstra a força de aprender essa arte que é se relacionar com diversas pessoas ao longo de nossas carreiras.
Eu mesma busco fazer isso com frequência e, em minha última vinda ao Brasil, participei de uma oportunidade chamada ScaleUp inBrazil, que promove networking e acelera empresas participantes. Atividades como essa são essenciais para ajudar empreendedores e executivos a terem êxito em suas jornadas e, ao mesmo tempo, impulsionar o sucesso de suas empresas.
*Deborah Urbach Malheiro – Líder de vendas para LATAM do SHAREit
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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?
*Marilyn Hahn
A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.
De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.
O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.
Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.
Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.
Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.
*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.
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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?
*Monique Areze
Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.
Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.
Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.
Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.
Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.
A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.
*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co