Universo Live
Ubrafe investe em capacitação para o setor de eventos

A Ubrafe – União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios anuncia o apoio e lançamento de dois cursos voltados para CEOs, empresários, investidores e profissionais diversos do setor de eventos. A instituição que estima a realização de pelo menos 1.500 eventos B2B de porte grande ou mega durante esse ano, apenas em São Paulo, calcula ainda que o impacto deverá ser de R$ 18 bilhões, podendo receber em média de 4 milhões de turistas de negócios e, por isso, reforça a importância de investir em educação e networking internacional.
“Realizamos a nosso planejamento estratégico, no Expo Center Norte, onde pudemos tratar sobre os desafios da gestão de eventos pós pandemia, com apresentação do Antonio Brito, consultor internacional em gestão e marketing de feiras e eventos, e Marcos Giberti que pôde trazer uma visão sobre o futuro dos eventos, mídias, eventos e tecnologia para os nossos associados. Ambos lançaram dois cursos, com o apoio da Ubrafe, onde tratam questões de extrema relevância para o crescimento do setor de eventos, cada curso possui o seu foco e audiência”, destaca Paulo Ventura, presidente da Ubrafe no Brasil.
O curso lançado pelo Marco Giberti é o Business Of Events Masterclass, apontará o que os principais CEOs, empresários e investidores do setor de eventos estão fazendo sobre os desafios que enfrentam e o futuro que vislumbram, contará com 16 módulos, mais de 20 especialistas e totalmente online. Com a conclusão do curso, será liberado uma credencial para exibição no perfil do LinkedIn. Antônio Brito liderará um programa de capacitação e certificação em organização de feiras, semipresencial, com duração de 16 horas, com início no mês de maio até junho de 2023, direcionado ao público gerencial das empresas do segmento.
“Neste momento de retomada e de falta de profissionais capacitados para a organização dos eventos híbridos, a UBRAFE achou importante que estes dois cursos estivessem à disposição de não associados, para termos certeza que estaremos atraindo os profissionais que realmente estão interessados no desenvolvimento do setor neste momento de aquecimento, entretanto, para os nossos associados iremos oferecer um desconto especial”, comenta Ventura.
Universo Live
Ampro se une à Gerando Falcões para fomentar empreendedorismo feminino nas periferias

A Ampro – Associação de Marketing Promocional – firmou uma parceria com a Gerando Falcões para apoiar o projeto “ASMARA”, focado no empoderamento feminino e geração de renda rápida para mulheres das favelas e periferias. A colaboração mobiliza agências associadas à entidade na capital paulista para a arrecadação, conectando o setor de live marketing a uma agenda de transformação social.
Como parte da ação, as agências participantes instalarão pontos de coleta em seus escritórios para receber doações de roupas, brinquedos e acessórios em bom estado. Os itens serão repassados às empreendedoras do projeto, fortalecendo sua autonomia financeira e ampliando as possibilidades de geração de renda nas comunidades paulistas.
“O marketing de experiência tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e consciente. Ao criar conexões que tocam as pessoas, também abrimos espaço para a transformação social. Esta iniciativa reforça o potencial do live marketing de gerar impacto real. Para a Ampro, é motivo de orgulho contribuir com uma ação que une propósito, criatividade e a força das experiências”, afirma Heloisa Santana, presidente executiva da entidade.
“É uma grande alegria para nós essa parceria entre a Gerando Falcões e a Ampro. Sabemos que grande parte das roupas que possuímos acabam ficando guardadas, sem uso. Com essa ação, queremos mostrar a importância da doação e como ela pode transformar vidas. Esta proximidade com as agências abre um espaço também para os clientes e anunciantes que têm cabeça de negócios e coração social. Temos a oportunidade de mobilizar parcerias estratégicas com empresas que buscam testar novos canais de distribuição como a venda direta e também movimentar estoques parados e coleções passadas”, afirma Sérgio Rocha, CMO da Gerando Falcões.
O projeto “ASMARA” integra o ecossistema Gerando Falcões e utiliza a lógica da venda direta como motor de inclusão produtiva. Cada mulher participante recebe de forma gratuita um “microcrédito” em produtos como peças de vestuário, itens de cama, mesa e banho, cosméticos e eletroportáteis para comercializar na sua comunidade ou em locais de fácil acesso. As mulheres também recebem treinamento de capacitação em vendas, desenvolvem competências técnicas e socioemocionais e têm seu progresso acompanhado por líderes e mentores.
Com pouco mais de um ano de atuação, o programa já impactou mais de 3 mil mulheres. Para 2025, a Gerando Falcões planeja expandir a iniciativa e dobrar o número de pessoas impactadas.
Com a adesão da Ampro, a expectativa é ampliar o alcance do projeto e envolver o mercado de live marketing em ações que gerem impacto estrutural, reforçando o potencial do setor como agente de mudança social.
Universo Live
Abrafesta lança novo canal para denúncia e mediação de conflitos no mercado de eventos

Comprometida com a construção de um setor de eventos mais ético, equilibrado e sustentável, a Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos) lança oficialmente o canal “Voz do Setor”, uma nova iniciativa voltada à escuta ativa, acolhimento e mediação de conflitos envolvendo profissionais, fornecedores e contratantes da cadeia de eventos.
Criado para ampliar a escuta institucional e fortalecer a cultura das boas práticas, o canal permitirá que qualquer pessoa denuncie, com segurança e sigilo, situações de abusos, práticas desleais, irregularidades contratuais ou concorrências nocivas à saúde do mercado.
“Nosso objetivo não é apontar culpados, mas orientar, mediar conflitos e, quando necessário, indicar os órgãos competentes ou realizar notificações extrajudiciais que possam contribuir para a correção de condutas prejudiciais”, afirma Ricardo Dias, presidente da Abrafesta.
A confidencialidade é garantida por lei. Leis como a nº 13.460/2017 e a nº 13.608/2018 asseguram a proteção da identidade do denunciante, assegurando que nenhuma informação seja compartilhada sem autorização. Com isso, a associação oferece uma ferramenta institucional segura e legítima para a defesa da integridade profissional no setor.
O canal já está disponível no site oficial da Abrafesta. O acesso é simples e qualquer denúncia receberá retorno, reforçando o compromisso da entidade com a responsabilidade, a transparência e o diálogo.