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Todo comércio é essencial, afirma nova campanha do Mercado Livre

Em continuidade à campanha Juntos pelo Melhor, iniciada pelo Mercado Livre em março de 2020, a empresa apresenta o filme ‘Essenciais’. A nova fase da campanha terá duração de quatro semanas. A ação tem como proposta dar protagonismo à toda comunidade empreendedora afetada pelo isolamento social e que tem buscado no comércio digital um caminho de sobrevivência e recuperação.
“Em seus quase 22 anos de história, o Mercado Livre já vivenciou diversas crises econômicas e sanitárias, tendo desenvolvido um ecossistema de e-commerce e serviços financeiros muito resiliente para negócios de todos os tamanhos. Nos últimos meses, vimos nossa plataforma se tornar essencial para auxiliar empreendedores brasileiros – principalmente os pequenos e médios – a se manterem ativos nesse momento de crise aguda. Desde o início da pandemia, apoiamos cada um deles com investimentos em diferentes iniciativas, incluindo capacitação digital, fundamentais para a sobrevivência de seus negócios”, comenta Thais Souza Nicolau, Diretora de Branding do Mercado Livre para a América Latina.
A plataforma tem sido inclusive a porta de entrada para muitos aspirantes a empreendedores a caminho da profissionalização. Neste cenário, nos últimos 14 meses, o Mercado Livre auxiliou mais de 90 mil empreendimentos a se formalizarem, por meio de parcerias com empresas de contabilidade e oferta de softwares gratuitos para simplificar e desburocratizar a abertura de empresas.
Juntos pelo Melhor
Ainda em março de 2020, o Mercado Livre lançou a campanha regional “Juntos. De mãos dadas, ou não. Para dias melhores chegarem o quanto antes” e alterou sua logomarca como forma de transmitir uma mensagem simbólica de conscientização e de que a empresa segue junto de consumidores e vendedores durante o enfrentamento global contra a pandemia do coronavírus.
Além do ato simbólico da mudança do logo, a empresa iniciou uma série de medidas de apoio aos vendedores e à sociedade de uma maneira geral. Alguns exemplos:
- Entre março de 2020 e 2021, foram originados cerca de R$ 2,4 bilhões em créditos para empreendedores sem acesso às instituições financeiras tradicionais.
- R$ 20 milhões aportados no ano de 2020 em iniciativas de incentivo aos vendedores de bens essenciais e isenção de taxas para ingressar na plataforma do Mercado Livre
- Mercado Livre e Mercado Pago arrecadaram mais de R$ 4 milhões em doações para diversas ONGs, como Cruz Vermelha e o Banco de Alimentos.
- Em março deste ano, a companhia anunciou a doação de R$ 5 milhões para iniciativas de combate à fome e de fomento à vacinação no país.
Compromissos para 2021
Para seguir expandindo seu ecossistema de soluções e produtos, impactando diretamente na geração de emprego e renda no país, o Mercado Livre investirá, este ano, R$10 bilhões no Brasil, valor equivalente ao que a empresa aportou na somatória dos últimos quatro anos. “O investimento, principalmente nas áreas de logística, tecnologia e serviços fintech, visa tornar esse ecossistema ainda mais robusto para impulsionar o ciclo virtuoso do empreendimento.
Recentemente, o Mercado Livre anunciou a abertura de 7,2 mil vagas no Brasil, fazendo do país a maior operação da companhia, com 16 mil colaboradores até o final de 2021. Além disso, pensando na educação como porta de entrada para o mercado de trabalho, a empresa firmou parcerias com os programas Minha Chance e Empreenda Rápido, impulsionando os benefícios das alianças público-privado para toda a cadeia do negócio.
A campanha
Assinado pela agência GUT São Paulo e GUT Buenos Aires, o filme ‘Essenciais’ mostra que a palavra Essencial pode ter significados diferentes de acordo com a necessidade de cada indivíduo. O filme de 30’’ retrata diferentes tipos de comércio e os empreendedores que deles dependem, mostrando o que todos têm em comum: Mercado Livre e Mercado Pago ao seu lado para que seus negócios continuem prosperando.
‘Essenciais’ será veiculado em mídias online e offline, além de TV e OOH, com repercussão no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai. “O Mercado Livre entende o universo empreendedor melhor do que ninguém. A campanha destaca o esforço diário das PMEs e sua resiliência para encontrar uma maneira de contornar a crise que estamos passando”, diz Joaquín Cubría, CCO da GUT Buenos Aires.
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Live marketing no Natal 2025 gera até 50% de aumento nas buscas online pelas marcas que adotam a estratégia

Os elementos visuais típicos de diversas campanhas publicitárias de Natal, luzes, família reunida, a mesa da ceia, já se revelam saturados e muitos já não são capazes de diferenciar as marcas. Nesse contexto, players que investem em experiências sensoriais conseguem impactos mensuráveis superiores em performance digital. É o que revela pesquisa inédita da Macfor, que analisou o comportamento de busca online dos consumidores brasileiros durante a temporada de Natal de 2025 em relação a ativações de live marketing da Coca-Cola, Nestlé, Panco, Petrobrás e Bradesco.
A pesquisa mapeou ativações das marcas a seguir. A Coca-Cola patrocinou a árvore de Natal do Parque Villa-Lobos em São Paulo, SP, com carrossel de 26 metros, além de manter as Caravanas que percorreram 93 municípios em todo o Brasil com expectativa de impactar 63 milhões de pessoas. No mesmo parque, na capital paulista, a Panco patrocinou a Vila Natalina para criar um ambiente de imersão no universo da marca com cenários interativos e experimentação de produtos.
A Petrobras retomou, após 5 anos, a tradicional árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, com estrutura de 60 metros abastecida com combustível renovável e programação cultural com a Orquestra Petrobras Sinfônica. A Nestlé, por meio da marca Leite Moça, inaugurou a Casa de Natal Dona do Doce na Oscar Freire, em São Paulo, e oferece oficinas gratuitas de culinária ao longo de dezembro. O Bradesco celebrou seu 17º ano consecutivo como patrocinador do Natal Luz de Gramado, iluminando a Praça Major Nicoletti na 40ª edição do evento, consolidando a longa parceria.
Os resultados revelam impacto direto e mensurável das ativações físicas no interesse online dos consumidores. A Petrobras liderou com crescimento de 50% nas buscas após retomar a árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro. A Nestlé registrou alta de 13,6% nas buscas por Leite Moça com a Casa de Natal Dona do Doce em São Paulo. A Panco obteve aumento de 11,86% nas pesquisas realizadas na capital paulista através da Vila Natalina, enquanto o Bradesco alcançou crescimento de 9% no volume de buscas em Gramado (RS) com sua presença no Natal Luz. A Coca-Cola teve aumento geral de 8,8%, com destaque para o crescimento de 28% nas buscas por “Caravana Coca-Cola”, índice que não se repetiu em regiões onde a caravana não passou, evidenciando a correlação direta entre presença física e demanda digital.
Para Fabrício Macias, co-fundador e vice-presidente de marketing da Macfor, essas ativações consolidam o live marketing como eixo estratégico de comunicação. “Especialmente em um cenário onde a atenção digital se torna cada vez mais cara e disputada, têm maior destaque as marcas que entendem como a experiência sensorial tem poder sobre a jornada de compra”, declara.
A pesquisa analisou dados de volume de buscas no Google pelas marcas citadas entre 15 de novembro e 11 de dezembro de 2025, comparando com 2024.
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Estrella Galicia é destaque na Fanzone Stock Car Mr.Moo com ativações, linha premium e experiência VIP

A Estrella Galicia, cervejaria espanhola independente e de gestão 100% familiar, esteve presente na Fanzone Stock Car Mr.Moo que aconteceu no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Com uma operação robusta de ativação, a marca reforçou sua conexão com o universo do automobilismo e com experiências ligadas à alta performance, lifestyle e entretenimento.
Durante o evento, os participantes tiveram acesso a dois paredões de cerveja de barril, sendo um instalado no setor do público geral e outro na área VIP, garantindo acesso ao portfólio da cervejaria em diferentes áreas da Fanfest. No espaço VIP, o destaque ficou por conta do Carrinho 1906, na qual os presentes puderam degustar a linha premium 1906 La Milnueve, ampliando a experimentação de rótulos de maior complexidade e qualidade.
A presença da Estrella Galicia também se estendeu ao lounge do evento, que recebeu ambientação com ombrelones e barris-bistrôs personalizados, criando um espaço de convivência aconchegante. O público recebeu ainda copos exclusivos, bonés e chaveiros-abridores, itens que fortalecem a conexão e memória afetiva dos momentos vividos. Nos bares da Fanzone, o consumo era de Estrella Galicia Lager, reforçando a presença da marca em todos os pontos de contato com os consumidores.
“Este evento conecta três territórios, motosports, gastronomia e música, que conversam diretamente com os valores da Estrella Galicia: performance, autenticidade e paixão por experiências reais. Estar presente na Fanzone com uma operação completa, que vai do público geral ao VIP, reforça nossa estratégia de criar conexões genuínas por meio do esporte, do entretenimento e de um produto de alta qualidade que deixa marcas em quem consome”, destaca Renata Cecco, diretora de marketing da Estrella Galicia.








