Eventos
Shopping Parque da Cidade recebe Museu do Videogame

De 5 a 20 de outubro, o Shopping Parque da Cidade sediará a maior exposição itinerante de videogames do Brasil. O Museu do Videogame, totalmente gratuito e aberto ao público, trará mais de 450 consoles de todas as gerações, desde o primeiro do mundo, lançado em 1972, até os modelos mais modernos.
A instalação estará localizada no piso 1 do Shopping e oferecerá programação interativa de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados e domingos, das 14h às 20h. As atividades contemplativas poderão ser apreciadas durante o horário normal de funcionamento do Shopping.
Além disso, nos dias 19 e 20 de outubro, penúltimo e último dia respectivamente, a mostra contará com um campeonato de Cosplay e um de Just Dance, jogo interativo de dança. As seletivas para a final do jogo de dança vão ocorrer durante todo o período e os participantes com as 10 melhores pontuações serão convidados para a final. A exposição ocorrerá em paralelo à Brasil Game Show, que será realizada em São Paulo de 09 a 13 de outubro, e promete atrair um grande público do universo gamer.
Mais do que apreciar a evolução dos videogames, o público poderá interagir em atividades como o Palco Just Dance, simuladores de corrida, torneios de jogos clássicos e contemporâneos, além de explorar controles gigantes, experiências de realidade virtual, e as áreas dedicadas ao PlayStation 5, Xbox Series, Nintendo Switch, PlayStation VR2, entre outras.
A ativação também contará com a participação da equipe de eSports W7M, uma das equipes líderes em jogos e esportes, com grande destaque no cenário competitivo no dia 12 de outubro.
Eventos
Plaza Sul Shopping realiza 2º Matsuri em homenagem aos 130 anos da relação Brasil-Japão

Após o sucesso da primeira edição, quando recebeu cerca de 3 mil visitantes, no ano passado, o Plaza Sul Shopping promove, entre 4 e 6 de abril, mais um Matsuri, festival com temática japonesa. O evento é gratuito e será realizado no Terraço Plaza, localizado no G4, contando com diversas apresentações culturais, karaokê, barracas com produtos orientais e a culinária nipônica, que conquistou o paladar dos brasileiros. Neste ano, o Matsuri vai homenagear os 130 anos da relação Brasil-Japão.
“A primeira edição foi um sucesso e queremos trazer um evento ainda melhor dessa vez, promovendo uma grande experiência para os visitantes que apreciam uma cultura tão rica como a japonesa”, comenta Camila Ramm, gerente de marketing do Plaza Sul Shopping.
Durante os três dias de evento, haverá apresentações de danças típicas, ginástica e mágica, projeções de artes marciais e música, com bandas, grupos e karaokês. Ainda no Terraço Plaza, serão instaladas barracas com culinária tradicional japonesa, roupas típicas e os melhores artigos do mundo dos animes, os desenhos animados japoneses.
Também serão ministrados workshops de produção de mangás, origamis, clay art (arte com argila), orinuno (dobradura em tecido), mágica, oshibana (arte com florestas e folhas desidratadas) e kanzashi (enfeites de cabelo).
Eventos
FestPraRua 2025 vai promover cultura, inclusão e assistência social no centro de São Paulo

São Paulo se prepara para receber a terceira edição do FestPraRua, um festival gratuito que promove a democratização da cultura, inclusão e assistência social. O evento, marcado para o dia 26 de outubro, no Largo Paissandu, será aberto ao público e espera reunir cerca de 3 mil pessoas, incluindo visitantes, voluntários e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Desde a sua primeira edição, o FestPraRua tem-se consolidado como um evento essencial para aproximar políticas públicas de segurança pública e fortalecer redes de apoio. As duas edições anteriores reuniram mais de 3.4 mil participantes, com dez workshops culturais e o envolvimento de 17 empresas e 14 parceiros, incluindo organizações da sociedade civil e órgãos públicos.
“Dados recentes do IBGE apontam que pessoas em situação de vulnerabilidade enfrentam barreiras para acesso a atividades culturais, um fator que compromete sua inclusão e desenvolvimento social. Outro estudo recente, da OMS, destaca que a participação em eventos culturais e atividades artísticas pode reduzir sintomas de ansiedade e depressão, promovendo bem-estar e fortalecimento comunitário. Diante desse cenário, o FestPraRua reafirma seu compromisso de ampliar oportunidades e garantir a participação ativa da sociedade em atividades culturais e sociais”, afirma Alexandre Del Rei, CEO do Instituto Human, idealizador do projeto.