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Rider anuncia collab com Ponto Firme, projeto de transformação social para detentos e egressos

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O crochê que transforma vidas. Esse é o propósito do Projeto Ponto Firme, iniciativa do estilista Gustavo Silvestre, onde ele ensina a técnica para os sentenciados dentro da Penitenciária Adriano Marrey, em Guarulhos – SP, desde 2015. A causa chamou atenção da Rider, marca de calçados da Grendene, que se uniu ao Projeto para o impulsionamento da esfera social em comemoração aos seus 35 anos. O resultado foi a releitura do modelo icônico NX PAPETE, que traz como linguagem e diferencial o crochê.

Para esta fase, a Rider convidou seus Fazedores do Futuro (nomes de peso quando o assunto é o corre pela sustentabilidade) para recriarem o amanhã colaborativamente e com impacto social. Através da criação conjunta entre Gustavo Silvestre e os designers da Rider, chegou-se ao modelo final. Parte do cabedal da Papete NX foram produzidas artesanalmente pelos participantes do projeto Ponto Firme.

A Rider enxerga que a sustentabilidade vai além do viés de meio ambiente e redução do impacto do produto. “O tema também passa pelo impacto social. Ficamos lisonjeados de fortalecer a nossa parceria, através da Collab com o Ponto Firme que tem um propósito social nobre e que vem de encontro com os valores da Rider. Conseguimos ter uma contribuição social também”, ressalta o executivo de Marketing da Grendene S/A, Alexandre Reis.

A iniciativa voluntária do estilista leva afeto, design e estética para dentro da penitenciária e promove a reabilitação prisional através da moda artesanal. Os trabalhos desenvolvidos pelos participantes fazem parte do calendário oficial da São Paulo Fashion Week e já foram apresentados na Pinacoteca de São Paulo, na SP-Arte e também em Nova York.

Os produtos da collab são modelos da família R4. Ou seja: eles possuem todos os elementos de menor impacto já conhecidos da coleção, como a sola com até 30% de conteúdo reciclado, tecido do cabedal de PET reciclado e palmilha feita totalmente com EVA biobased, matéria-prima renovável, original da cana-de-açúcar, e que contém 20,3% de carbono renovável.

Cada par da NX Papete conta com 1,1 garrafas PET de 500ml reciclada nos tecidos. O modelo tem baixa emissão de carbono, 1,79 kg de CO2 por par, resultado de uma produção mais ecoeficiente e uso de materiais de menor impacto. Os lançamentos têm um caráter artesanal e fazem parte de uma edição limitada com pouquíssimos pares produzidos.

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Engov faz chuva de glitter no Farol da Barra

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A contagem regressiva para o Carnaval de Salvador começou de forma grandiosa. O emblemático Farol da Barra foi o cenário para uma ação inédita de Engov, que utilizou a tecnologia Fake Out of Home (FOOH) para criar um espetáculo visual surpreendente: uma chuva de glitter digital que ilumina a capital baiana para anunciar a chegada do novo sabor Pink Lemonade da linha Engov After.

De acordo com a marca, a ideia foi criar impacto sem barreiras físicas, transformando o Farol da Barra em um palco de inovação e entretenimento, sem deixar de lado o espírito festivo do Carnaval. Além do espetáculo visual, a ativação foi projetada para estimular o engajamento nas redes sociais, com desdobramentos interativos e convites para o público participar da narrativa criada pelo produto.

A ação no Farol da Barra é mais uma da série de uma campanha robusta para promover o novo “Engov After sabor Pink Lemonade”. Durante o Carnaval, a marca estará presente em blocos, festas e circuitos carnavalescos em três capitais brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador – apostando em ativações digitais e experiências imersivas. O projeto é liderado pelo cantor Léo Santana, sócio do novo produto da linha Engov.

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Como a inteligência artificial está gerando ROI para o marketing em 2025

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Em um cenário cada vez mais dinâmico e competitivo, as equipes de marketing no Brasil estão intensificando o uso da inteligência artificial (IA) como parte essencial de suas estratégias. A HubSpot Brasil realizou, em dezembro de 2024, a pesquisa “Como a IA está gerando ROI para as equipes de marketing em 2025”, com o objetivo de analisar como as empresas brasileiras estão adotando a IA para melhorar suas operações de marketing e gerar resultados tangíveis.

O estudo demonstra que a inteligência artificial está se consolidando como uma ferramenta essencial para o marketing no Brasil, não apenas otimizando processos, mas também gerando retorno significativo sobre o investimento. Organizações que adotam IA estão vendo benefícios claros, como aumento de receitas e maior eficiência operacional. Além disso, as perspectivas para os próximos anos são altamente positivas, com um crescimento contínuo na adoção da tecnologia e novas áreas de aplicação sendo exploradas.

“O uso da inteligência artificial no marketing veio para ficar, e o retorno do investimento é claro para os líderes que adotaram cedo a tecnologia e agora estão em um elevado nível de maturidade”, explica Camilo Clavijo, vice-presidente de vendas para a HubSpot na América Latina. “Adotar novas tecnologias é essencial para impulsionar o crescimento sustentável. No entanto, o verdadeiro diferencial está em saber como integrá-las de forma estratégica, sem perder o foco nas pessoas e nos resultados”.

A pesquisa revela que a maioria das empresas brasileiras começou a adotar IA entre 2022 e 2023 (55,90%), com 45,10% classificando a adoção como avançada. As áreas de maior uso de IA nas estratégias de marketing incluem automação de tarefas (55,90%), criação de conteúdo em texto (52,70%) e criação de conteúdo em vídeo (50,60%). Esse movimento está sendo fortemente apoiado por consultorias especializadas, com 92,4% dos respondentes indicando que contaram com o apoio de consultores e empresas para implementar ferramentas de IA.

Um ponto crucial identificado no estudo foi a preocupação com ética e privacidade: 78,6% dos profissionais afirmaram que esses fatores são essenciais em suas decisões sobre a adoção de IA.

Além disso, a medição do impacto da IA é uma prioridade para as equipes de marketing, com 95,4% dos entrevistados afirmando que utilizam métricas específicas para avaliar os resultados. Os principais indicadores de sucesso incluem o aumento de receitas (59,85%) e o tempo economizado em tarefas operacionais (55,03%). Contudo, os desafios na mensuração são claros, com 29,8% dos profissionais apontando a dificuldade de atribuir resultados diretamente à IA e 26,2% destacando a complexidade na análise de dados.

Apesar desses desafios, a pesquisa aponta que o principal obstáculo para a adoção mais eficaz da IA é a falta de experiência e conhecimentos técnicos, apontado por 40,5% dos entrevistados.

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