Empresa
Reputação: o tripé de sucesso para construção sólida de um negócio

Empresas podem se comunicar com seu público de diferentes formas e por diferentes meios, saber comunicar de maneira coerente em cada um deles é importante para estabelecer a reputação do negócio. Em recente pesquisa da AMO Strategic Advisors mostra que a reputação representa cerca de 43% do valuation de uma empresa, sendo que, em períodos de incertezas de mercado, ou crises políticas ou econômicas, esse valor pode chegar a até 52%.
De acordo com Silas Colombo, fundador e CCO da MOTIM, aceleradora de reputação e gestora de posicionamento, a estruturação dessa narrativa se dá por meio de uma comunicação coesa, assertiva e constante. “É importante que a companhia desenvolva, avance e solidifique o processo de comunicar a sua imagem”, diz. “Quando esse procedimento é interrompido ou ocorre de maneira falha, a organização regride em muitos passos no fortalecimento do seu relacionamento com o cliente”, completa.
Segundo o executivo, a preocupação em estabelecer essas narrativas deve fazer parte da base de qualquer empresa, justamente por levar tempo para serem implementadas e fixadas no público. “A demora em investir no tema prorroga a sua geração de valor, ciclo que se intensifica ainda mais com marcas grandes”, afirma. “Portanto, é sempre mais inteligente, no sentido de eficiência financeira e efetividade estratégica, que a empresa alinhe a história que quer transmitir aos seus objetivos o quanto antes”, complementa.
Os três pilares para construção da reputação
Para Colombo, há três pilares essenciais que colaboram para a construção e estabelecimento da reputação de um negócio.
1. Trabalho de imprensa e publieditorial
“Antes de comprarem a imagem que a corporação está vendendo, os clientes precisam entrar em contato com ela e é nessa etapa que a mídia consegue promover um alcance de massa”, explica. “Além disso, esse pilar desenvolve a credibilidade da organização, de forma a educar o mercado sobre a sua identidade”, reforça o executivo.
2. Ação de influenciadores
Para o CCO da MOTIM, os criadores de conteúdos digitais oferecem um “empurrão final” ao consumidor, porque ele se identifica com essa personalidade. “Um influenciador consegue adaptar a comunicação da proposta da marca, tornando-a próxima ao dia a dia do público. Com isso, a decisão de compra passa a ser mais rápida e a empresa começa a nutrir uma quantidade maior de relacionamentos organicamente”, destaca.
3. Conexão e diálogo
O último pilar é o social, no que diz respeito à conexão e diálogo da companhia com a sua comunidade ou pool de clientes. “Não há como construir uma reputação sem criar uma linha coerente de narrativa, que amarre todos os pontos de contato, histórias e posicionamentos de produtos. Em algumas situações, marcas com linhas de serviços diversos podem acabar impactando indivíduos de jeitos diferentes. Assim, a comunicação proprietária é fundamental para conectar e engajar essas pessoas de uma forma clara e que transmita a mensagem inicialmente planejada”, pontua Colombo.
O executivo ainda ressalta que, quando um desses pilares não é bem desenvolvido, a estratégia de construção da reputação da empresa é interrompida. “Se um deles não existe ou não está funcionando adequadamente, o processo de conhecimento da marca terá uma lacuna nos elementos necessários para que o público tome contato com ela. Consequentemente, potenciais clientes acabam se dispersando, impedindo um crescimento escalável”, conclui.
Empresa
Usaflex leva novo posicionamento para ponto de ônibus na Avenida Paulista

A Usaflex dá mais um passo em seu novo posicionamento e leva tagline “Viver Pede Conforto” para as ruas de São Paulo com uma ação out-of-home que transforma o ponto de ônibus da Avenida Paulista, 900, em um espaço de pausa e bem-estar. A intervenção acontece entre os dias 11 e 17 de novembro e é assinada pela Paim United Creators, com execução da Eletromídia.
O abrigo temático propõe uma experiência sensorial e imersiva, criando uma verdadeira zona de conforto em meio ao ritmo acelerado da cidade. O espaço contará com bancos estofados, ambientação nas novas cores da marca e totens digitais e estáticos exibindo a campanha. A ideia é transformar um local de espera em um momento de pausa, onde o público possa vivenciar, de forma real e tangível, a essência do novo posicionamento da Usaflex.
Segundo a marca, a escolha da Avenida Paulista reflete o desejo de estar presente nos trajetos reais das mulheres e de reforçar sua conexão com a vida urbana. Com fluxo médio estimado em 84 mil pessoas por dia, o local foi escolhido pela alta visibilidade e diversidade do público, tornando-se um palco estratégico para consolidar o novo momento da Usaflex que agora traduz o conforto não apenas como atributo físico, mas como um estado de plenitude, autoconfiança e fluidez.
Com essa ação, a Usaflex reforça sua presença no cenário urbano e consolida a nova identidade visual, marcada pelas novas cores rosa e amarelo, que expressam feminilidade, vitalidade e autenticidade.
Empresa
Burger King® e Pepsi® transformam pedidos ousados de clientes em produtos reais

Como parte da campanha “Seu Rango, Suas Regras”, de Pepsi, o Burger King se une à marca para celebrar a liberdade dos consumidores de montarem seus pedidos do jeito que quiserem — seja um sanduíche, acompanhamento ou sobremesa, com as combinações e peculiaridades que mais agradam ao seu paladar. A ação acontece entre 10 e 25 de novembro e incentiva escolhas ousadas.
Como parte da celebração, o BK apresenta os três sanduíches especiais inspirados em combinações reais feitas por clientes:
- Big King Jalapeño Ardido: para quem gosta de emoção, com extra jalapeño.
- Cheeseburger Duplo Piclezudo: perfeito para os verdadeiros apaixonados por muito picles.
- Cheddar Duplo Cebolaço: muito sabor e, claro, muito hálito.
A campanha foi desenvolvida pela AlmapBBDO e conta com presença em OOH (Out of Home), desenvolvida pela Streetwise, com estratégia social desenvolvida pela Jotacom.








