Universo Live
Promotores de vendas saem do PDV e ganham o e-commerce
A Smollan iTrade, operação brasileira da gigante internacional de soluções para o varejo que emprega 80 mil funcionários em 60 países e representa 70% das 10 maiores empresas de bens de consumo (FCMG) globalmente no ponto de venda, agilizou seu processo de transformação digital durante a pandemia e acaba de se tornar a primeira agência brasileira de trade marketing a oferecer para as marcas uma plataforma de atendimento virtual e remoto com operação totalmente dirigida à assistência em diferentes etapas da disciplina, como venda, pós-venda e suporte aos times internos e externos.
Por meio da solução que foi pilotada em diferentes regiões nas quais a Smollan opera, incluindo o Brasil, é possível acelerar a velocidade das vendas e contribuir com os objetivos de performance das organizações no momento em que o digital acabou por ser a principal forma de atingir os mercados e, como consequência, os consumidores.
O serviço que pensa e atua 100% em conformidade com a realidade digital é voltado a proporcionar uma experiência humanizada entre marcas, produtos e consumidores com o foco em conversões de venda imediatas e de forma amigável.
“A discussão sobre a necessidade de integrar o físico e o digital não era novidade até março de 2020, mas ao longo dos últimos sete meses tornou-se o maior desafio de quem opera no segmento do consumo. Com o advento da pandemia e a restrição total do varejo especializado, 100% das categorias denominadas bens duráveis, como linha branca, tecnologia, eletro portáteis, áudio&vídeo, beleza, entre outras que tinham como parte da estratégia a experiência em loja física para demonstração dos seus produtos tiveram totalmente restringida a presença de seus especialistas e promotores nas lojas de varejo. E isso trouxe um problema: o que fazer com essas pessoas que se viram do dia para a noite sendo impossibilitados de executar suas tarefas?”, explica Stenio Souza, CEO da Smollan iTrade.
Essa foi a motivação do comitê internacional de Growth&Innovation que trata o tema digital como prioridade no desenvolvimento de novas iniciativas e que levou em consideração o fato de que não bastava apenas munir esses profissionais de acessórios como computador e celular e colocá-los em home office para vender. Foi preciso visitar todo o know-how aprendido em campo e fazer disso o ponto de partida para um processo de transformação enfocando as particularidades do novo ambiente de trabalho e da comunicação. Isso passou por entender as novas premissas de todo o trabalho de trade: processos, pessoas, ferramentas, controle e gestão, só que agora planejando e executando 100% dentro do ambiente digital.
Na prática as mudanças refletem desde o processo de seleção dos profissionais, passando pelo foco do treinamento, chegando até os métodos de trabalho, processos, as metas e os indicadores de sucesso. “Em todo o mundo ficou muito claro que se tornou prioritário oferecer aos clientes um modelo de operação em que eles possam contar com uma operação digital de trade marketing com a possibilidade de configurar os projetos de maneira eficiente e permanente já que possivelmente os novos hábitos de consumo e de comportamento permanecerão depois que o cenário de isolamento terminar. E, então, chegamos em uma proposta que atende essa urgência de posicionamento e atuação no ponto de venda online com ou sem pandemia”, completa o executivo.
Para adequar a realidade transacional fria e dura do e-commerce para esse ambiente de relações humanas entre marcas e consumidores dentro da jornada de compra do universo digital foi preciso não apenas agilidade como também reforçar o perfil da equipe gestora e agregar profissionais com experiência suficiente para entender o contexto e aproximar a solução para as indústrias independente do mercado de atuação.
Um exemplo disso foi a chegada de Rosangela Costa à Smollan iTrade. Vinda do segmento de call center, a nova Coordenadora DeX (Digital Experience) contribuiu com seu olhar para incorporar as boas práticas de customerexperience à realidade do trade marketing e do atendimento remoto de forma a entregar ações customizáveis e que atinjam o público com eficiência.
E, além da funcionalidade que a plataforma traz para as marcas, ela torna-se também uma opção de empregabilidade para a sociedade em geral. “A necessidade ainda maior de recrutar pessoas que tenham diferentes perfis para se conectar com a audiência das empresas que é completamente heterogênea abre possibilidade para que pessoas sem experiência, mas com potencial de comunicação, possam iniciar uma carreira. E isso vale também para indivíduos que busquem posições que demandem menos do que as oito horas diárias de trabalho. O formato pode ser uma possibilidade, por exemplo, para a dona de casa que precisa cuidar dos filhos e tem meio período livre para desempenhar essa tarefa e realizar a venda assistida. E tudo isso completa um dos nossos valores que é a diversidade em campo”, pontua Stenio Souza.
Universo Live
Marcas apostam em publicidade exterior para impactar público no primeiro jogo da NFL no Brasil
A contagem regressiva para um dos maiores eventos esportivos do ano no Brasil já começou. No próximo dia 6 de setembro, a Neo Química Arena, em São Paulo, será palco do aguardado duelo entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, válido pela temporada 2024-2025 da National Football League (NFL). A JCDecaux desenvolveu projetos personalizados para marcas que buscam se conectar com um público cada vez mais engajado com o futebol americano no Brasil.
Considerada a maior liga esportiva do mundo, a NFL vai veicular anúncios em 133 relógios da cidade de São Paulo para convidar o público a assistir ao jogo, participar da NFL Experience no Parque Villa-Lobos e fazer compras na loja oficial.
Já a Visa – patrocinadora oficial da competição – apostou na dominação da Estação Corinthians-Itaquera, com anúncios em paredes, totens e colunas. A campanha também será veiculada em 40 relógios de rua nos arredores do estádio, onde são aguardados mais de 100 mil torcedores.
Cerveja oficial dos fãs da NFL, a Budweiser criou uma garrafa comemorativa para o jogo em São Paulo, que estampa a campanha em relógios de rua e em diversas estações do metrô.
Churrasco oficial da NFL no Brasil, a Perdigão vai distribuir bandeirinhas de brinde para quem desembarcar na estação Corinthians-Itaquera do dia do jogo. A campanha da linha “Na Brasa” também conta com anúncios em diversas estações e em 140 relógios espalhados por São Paulo.
Também patrocinadora da NFL, a marca de artigos esportivos New Era vai instalar um boné gigante em um relógio de rua na Avenida Paulista, que estará disponível a partir do dia 03 de setembro. O impacto do projeto especial será reforçado com anúncios nas estações Sé e Corinthians-Itaquera do metrô e em 100 relógios de rua distribuídos por vários bairros de São Paulo.
“Trazer um jogo da NFL para o Brasil é um marco histórico e as marcas têm uma chance única de se conectar com esse público altamente engajado e apaixonado. O out-of-home é uma plataforma estratégica, porque entrega alta visibilidade nos principais pontos de contato, permitindo uma comunicação impactante em um momento de grande envolvimento dos fãs. Com a combinação certa de criatividade e presença, as marcas conseguem gerar memórias duradouras neste evento inédito da NFL na América do Sul”, ressaltou João Binda, diretor comercial da JCDecaux.
Universo Live
Café 3 Corações invade a Cidade do Rock
A 3 Corações invade a Cidade do Rock. A marca do café do Brasil anuncia ativações exclusivas em três espaços planejados para celebrar os 40 anos do Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do país. Entre as ações imperdíveis estão o retorno do copo refil ilimitado de café – com surpresas-, opções de cappuccinos gelados com coberturas personalizadas, ambientes instagramáveis, brincadeiras valendo prêmios e muito mais.
Localizado em frente ao palco Supernova e próximo ao Espaço Favela, o ambiente principal da marca será parada obrigatória para reabastecer a energia. O espaço de 100 m² conta com um rooftop que garante o melhor visual do festival e, durante os dias, a marca realizará algumas blitz no gramado em que, por meio de brincadeiras, convites de influenciadores e outras ações, os fãs terão a chance de assistir seu show preferido do local.
O letreiro luminoso “O Café de quem Ama Café” e a estrutura de um copo gigante que muda de cor indicam o caminho para quem quiser curtir o lounge e os espaços instagramáveis, colecionar prêmios, aproveitar as ativações e garantir o seu bom café.
O copo, que garante refil ilimitado de café, já é sucesso e marca registrada na Cidade do Rock e retorna, desta vez, totalmente repaginado para celebrar os 40 anos do festival. Com a tecnologia termostática, o copo metalizado nas cores preto e vermelho se transforma ao receber a bebida quente, apresentando novas imagens em detalhes surpreendentes na cor amarelo brilhante. A transformação é inspirada no “mood” de pura energia garantido pelo café quente.
“A 3 Corações acredita muito na força dos encontros e na potência do café – assim como da música. Por isso, estamos propondo uma verdadeira imersão no mundo da marca que explora a paixão pelo café e consolida a bebida como energia extra para viver experiências inesquecíveis, momentos que fazem a diferença”, destaca Anderson Spada, head de marketing do Grupo 3corações.
You must be logged in to post a comment Login