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Promotores de vendas saem do PDV e ganham o e-commerce

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A Smollan iTrade, operação brasileira da gigante internacional de soluções para o varejo que emprega 80 mil funcionários em 60 países e representa 70% das 10 maiores empresas de bens de consumo (FCMG) globalmente no ponto de venda, agilizou seu processo de transformação digital durante a pandemia e acaba de se tornar a primeira agência brasileira de trade marketing a oferecer para as marcas uma plataforma de atendimento virtual e remoto com operação totalmente dirigida à assistência em diferentes etapas da disciplina, como venda, pós-venda e suporte aos times internos e externos.

Por meio da solução que foi pilotada em diferentes regiões nas quais a Smollan opera, incluindo o Brasil, é possível acelerar a velocidade das vendas e contribuir com os objetivos de performance das organizações no momento em que o digital acabou por ser a principal forma de atingir os mercados e, como consequência, os consumidores.

O serviço que pensa e atua 100% em conformidade com a realidade digital é voltado a proporcionar uma experiência humanizada entre marcas, produtos e consumidores com o foco em conversões de venda imediatas e de forma amigável.

“A discussão sobre a necessidade de integrar o físico e o digital não era novidade até março de 2020, mas ao longo dos últimos sete meses tornou-se o maior desafio de quem opera no segmento do consumo. Com o advento da pandemia e a restrição total do varejo especializado, 100% das categorias denominadas bens duráveis, como linha branca, tecnologia, eletro portáteis, áudio&vídeo, beleza, entre outras que tinham como parte da estratégia a experiência em loja física para demonstração dos seus produtos tiveram totalmente restringida a presença de seus especialistas e promotores nas lojas de varejo. E isso trouxe um problema: o que fazer com essas pessoas que se viram do dia para a noite sendo impossibilitados de executar suas tarefas?”, explica Stenio Souza, CEO da Smollan iTrade.

Essa foi a motivação do comitê internacional de Growth&Innovation que trata o tema digital como prioridade no desenvolvimento de novas iniciativas e que levou em consideração o fato de que não bastava apenas munir esses profissionais de acessórios como computador e celular e colocá-los em home office para vender. Foi preciso visitar todo o know-how aprendido em campo e fazer disso o ponto de partida para um processo de transformação enfocando as particularidades do novo ambiente de trabalho e da comunicação. Isso passou por entender as novas premissas de todo o trabalho de trade: processos, pessoas, ferramentas, controle e gestão, só que agora planejando e executando 100% dentro do ambiente digital.

Na prática as mudanças refletem desde o processo de seleção dos profissionais, passando pelo foco do treinamento, chegando até os métodos de trabalho, processos, as metas e os indicadores de sucesso. “Em todo o mundo ficou muito claro que se tornou prioritário oferecer aos clientes um modelo de operação em que eles possam contar com uma operação digital de trade marketing com a possibilidade de configurar os projetos de maneira eficiente e permanente já que possivelmente os novos hábitos de consumo e de comportamento permanecerão depois que o cenário de isolamento terminar. E, então, chegamos em uma proposta que atende essa urgência de posicionamento e atuação no ponto de venda online com ou sem pandemia”, completa o executivo.

Para adequar a realidade transacional fria e dura do e-commerce para esse ambiente de relações humanas entre marcas e consumidores dentro da jornada de compra do universo digital foi preciso não apenas agilidade como também reforçar o perfil da equipe gestora e agregar profissionais com experiência suficiente para entender o contexto e aproximar a solução para as indústrias independente do mercado de atuação.

Um exemplo disso foi a chegada de Rosangela Costa à Smollan iTrade. Vinda do segmento de call center, a nova Coordenadora DeX (Digital Experience) contribuiu com seu olhar para incorporar as boas práticas de customerexperience à realidade do trade marketing e do atendimento remoto de forma a entregar ações customizáveis e que atinjam o público com eficiência.

E, além da funcionalidade que a plataforma traz para as marcas, ela torna-se também uma opção de empregabilidade para a sociedade em geral. “A necessidade ainda maior de recrutar pessoas que tenham diferentes perfis para se conectar com a audiência das empresas que é completamente heterogênea abre possibilidade para que pessoas sem experiência, mas com potencial de comunicação, possam iniciar uma carreira. E isso vale também para indivíduos que busquem posições que demandem menos do que as oito horas diárias de trabalho. O formato pode ser uma possibilidade, por exemplo, para a dona de casa que precisa cuidar dos filhos e tem meio período livre para desempenhar essa tarefa e realizar a venda assistida. E tudo isso completa um dos nossos valores que é a diversidade em campo”, pontua Stenio Souza.

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Fanta faz ativação em São Paulo

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Para entrar no clima de Halloween com muito suspense, um container enigmático com cronômetro foi instalado na Avenida Paulista, em São Paulo, na calçada do shopping Cidade de São Paulo. Fanta, a marca de refrigerante de laranja mais consumido no Brasil, é a responsável pela ação.

O container vai gerar curiosidade em quem passar pelo local até o dia 5 de setembro, quando será finalmente aberto, revelando uma experiência inédita de Fanta Halloween no Brasil. Após a revelação da ação, a atração itinerante sairá em turnê pelo Brasil, levando o espírito de Halloween e o sabor de Fanta para diferentes cidades do país.

“Queremos instigar a curiosidade, gerar expectativa e gerar conversas nas redes sociais. Em breve, todos vão descobrir o que preparamos, mas até lá, o mistério faz parte da experiência”, comenta Juliana Milagres, diretora de sabores da Coca-Cola Brasil.

Reconhecida por promover ações surpreendentes voltadas à Geração Z e aos jovens adultos, e pela criação de experiências únicas, Fanta utiliza a estratégia para reforçar seu posicionamento e ampliar a interação com o público em espaços físicos e digitais.

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Tramontina leva serviço de bordo com porcelanas em voo internacional da GOL

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A Tramontina proporcionou um serviço de bordo diferenciado aos passageiros de um voo da GOL Linhas Aéreas com destino a Punta Cana, com um menu exclusivo na classe Premium Economy oferecido integralmente em peças de porcelana da marca. Em uma ação inédita de brand experience, a empresa dá um novo passo em sua campanha “Mais porcelana na sua vida – Porcelane-se”. A iniciativa é a primeira desse porte feita pela fabricante, que inovou em levar a experiência para as alturas, encantando os passageiros.

“Essa é uma forma criativa de aproximar o nosso produto das pessoas, de um jeito surpreendente e diferente de tudo o que já fizemos. Acreditamos que o cuidado cabe em qualquer lugar, por isso ficamos animados com a possibilidade de proporcionar essa vivência única aos passageiros durante a ação. Para tornar o momento ainda mais especial, clientes no Lounge GOL Smiles poderão participar de sorteios e levar para casa aparelhos de jantar Tramontina — um convite para que levem essa experiência de cuidado e acolhimento também para a mesa do dia a dia”, explica Rosane Fantinelli, diretora de marketing da Tramontina.

A iniciativa, co-criada com a agência W3haus, do Grupo Stefanini, tem o objetivo de traduzir e reforçar o posicionamento de que a qualidade pode e deve estar presente em todos os momentos. “Levar as porcelanas Tramontina para dentro de um avião é uma maneira de mostrar que cuidado, beleza e presença podem estar inclusive no ar. Ao transformar uma entrega comum em um momento especial, queremos mostrar como os diferentes estilos de porcelana combinam com momentos cotidianos, além de oferecer praticidade na hora de servir a mesa”, explica Clarissa Barreto, diretora de criação da W3haus.

A experiência gastronômica em altitude é o pontapé inicial de uma série de ações que englobam a campanha. Ao longo de aproximadamente 20 dias, a Tramontina vai realizar sorteios de kits de porcelana aos clientes no Lounge GOL Smiles de voos domésticos do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A premiação, sem necessidade de inscrição prévia, inclui aparelhos de jantar de 20 peças da marca.

A campanha também se desdobra em outros aeroportos: a visibilidade da ação se amplia com painéis em Congonhas (SP) e RIOGaleão (RJ). A partir de setembro, a campanha vem ganhando ainda mais força com ativações regionais, incluindo um painel 3D em Porto Alegre (Av. Nilo Peçanha) e mídia externa no Nordeste.

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