Conecte-se com a LIVE MARKETING

Promoção

Promoções permanecem em alta na pandemia, revelam estudos da Casa 96

Publicado

em

A pandemia afetou as tendências relacionadas às promoções no Brasil, mas não a relevância da ferramenta na opinião dos consumidores. Uma pesquisa realizada pela Casa 96 com 1.058 consumidores identificou que, em 2020, 90% dos entrevistados ainda desejavam continuar participando normalmente de promoções. Entretanto, o levantamento demonstrou um dado novo: para mais de 90% das pessoas, as promoções precisam ter um propósito, mais ganhadores e ajudar outras pessoas e instituições.

Em relação ao tipo de prêmios, pela primeira vez a preferência pelo dinheiro (68%) abriu uma distância grande dos demais prêmios indicados, como casa (28%) e carro (4%).

Esta tendência levou a agência a estudar o crescimento das ações conhecidas como Cash Back – ferramenta que ganhou força no Brasil, aliada a novas normas de reembolso – e ao lançamento da Pesquisa Novos Tempos, Novos Formatos, que acaba de ser divulgada pela Casa 96.

“Já lançamos mais de 10 pesquisas sobre o comportamento do consumidor frente às ações de Live Marketing. Um mês antes da pandemia, lançamos um infográfico analisando os últimos anos promocionais no Brasil e as principais tendências, material fruto de um levantamento detalhado e análises, além de uma nova pesquisa realizada com mais de 2.000 consumidores no Brasil. Com a entrada da pandemia, as tendências foram afetadas e, com isso, fomos entender o relacionamento do consumidor com as promoções durante esse período”, afirma a sócia da Casa 96, Denise de Cassia.

Sorteios continuam em alta

 O novo estudo da agência, que entrevistou 1.000 consumidores, comparou, principalmente, a relevância dos sorteios com as ações de cash back. A maioria (76% dos entrevistados) ainda prefere concorrer a um grande prêmio via sorteio. Dos 24% que preferem o cashback, a categoria de produtos de limpeza é a que tem maior preferência.

A decisão de compra é influenciada pelas ações de cash back para 59%, porém, as promoções com sorteios continuam com força, com 87% de influência na escolha de uma marca.

Neste tipo de promoção, a preferência dos prêmios se manteve pelo dinheiro (42%), seguido de casa (35%) e carro (23%). “Nunca o dinheiro esteve tão em alta com objeto de prêmio”, pontua Denise de Cassia.

“As estratégias promocionais não param de evoluir e, em geral, acompanham os momentos de vida dos consumidores. Prova disso é a força com que o cash back entrou no mercado. Uma nova mecânica que propõe valorizar ainda mais as escolhas dos consumidores, garantindo um retorno do investimento como recompensa pela escolha de determinada marca ou produto. Mas as mecânicas com sorteios continuam representando a maior parte das escolhas dos consumidores. Isso porque as motivações para a compra não são puramente racionais, além de uma recompensa maior. Esta é a balança que equilibra o mercado promocional: valores racionais e emocionais. Cabe às marcas escolherem a melhor estratégia a partir do conhecimento que tem de seus consumidores e da sua concorrência”, complementa a sócia da Casa 96.

Dados Secap indicam recuperação das promoções

De acordo com o Relatório do Mercado Brasileiro de Promoções Comerciais de julho de 2021, divulgado pela SECAP – Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Economia – as promoções comerciais tiveram uma queda esperada em 2020 devido a pandemia. Foram 36,15% menos autorizações concedidas entre o ano de 2019 e 2020. Entretando, considerando o número de autorizações no 1º semestre de 2021 (2,279) em comparação ao mesmo período de 2020 (1.165) e, levando-se em conta que as autorizações no segundo semestre são, em média, de 30% a 40% maiores, a expectativa é que o fechamento de 2021 supere os números de 2020.

Sobre a quantidade de prêmios distribuídos, os dados da Secap indicam um aumento de 511% no primeiro semestre de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020. “Nas pesquisas, temos detectado preferências por mais prêmios menores, mais ganhadores. Já ouvimos em uma pesquisa quali: ‘Pra que dar um avião de prêmios para uma pessoa só, fatia o prêmio e distribui para mais ganhadores’. Mais ganhadores, mais consumidores felizes, mais awarness e divulgação feita pelos próprios ganhadores”, afirma a sócia da Casa 96.

Sobre os valores dos prêmios, os dados da Secap indicam mais ganhadores, de prêmios menores – aumento de 73% no número de prêmios distribuídos no primeiro semestre de 2021, em comparação ao mesmo período do ano passado. A faixa que teve maior número de autorizações este ano foi a de prêmios de R$ 10 mil a R$ 50 mil para uma promoção: 36% de todas as promoções autorizadas até julho de 2021 foram nesta faixa de premiação.

Continue lendo

Promoção

Salsaretti lança promoção de Dia dos Pais em parceria com Assaí Atacadista

Publicado

em

A Salsaretti Alimentos está promovendo sua nova campanha de Dia dos Pais: a “Paizão com Pizza”, em parceria com o Assaí Atacadista, no estado de São Paulo. A promoção acontece durante todo o mês de agosto e conta com sorteios diários, além de um prêmio exclusivo ao final da campanha.

Para concorrer é fácil: basta comprar cinco produtos da Salsaretti que estejam listados dentro da campanha, faça o cadastro e fotografe o seucupom fiscal no site (http://www.promocao.salsaretti.com.br) para ter direito ao giro da sorte, uma roleta online para concorrer aos prêmios diários. Dentre os produtos da promoção estão: Molho de tomate Salsaretti nos sabores: tradicional, azeitonas, manjericão e bolonhesa, Molho de tomate em vidro nos sabores: clássico, basílico e olívia e a Ervilha enlatada Salsaretti.

Serão sorteados 300 itens da Tramontina durante todo o mês de agosto através da roleta digital, sendo três kits por dia, contendo: forma de pizza, cortador e galheteiro. Já o prêmio final será um forno de pizza elétrico + kit pizza completo. Todos aqueles que cadastrarem os produtos durante a campanha poderão concorrer ao prêmio final.

Continue lendo

Promoção

Minuano lança promoção nas redes sociais com sorteio de prêmios

Publicado

em

A Minuano – marca de produtos de limpeza pertencente à Flora – começa o semestre com mais uma ação especial nas redes sociais para trazer ainda mais praticidade na hora da limpeza da casa para os seguidores da marca.

A marca vai premiar 10 sortudos, entre os dias 5 de agosto e 10 de setembro, sendo uma dupla por semana. A ação, que tem como objetivo estreitar relacionamento com o público, gerar experimentação e atrair novos consumidores, está acontecendo no Instagram @linhaminuano e vai dar, além de kits de produtos Minuano para cada pessoa, 5 pares de robôs aspiradores Philco PAS09C, garantindo aquela ajudinha a mais nos cuidados do lar.

Para participar os consumidores devem seguir o Instagram @linhaminuano e comentar na postagem oficial da promoção marcando #meuroboaspiradorminuano e o @ de um amigo escolhido, podendo participar até 30 vezes formando duplas diferentes. O concorrente e a pessoa que ele marcou na publicação devem ter o perfil aberto e seguir a página @linhaminuano no Instagram, além de estarem de acordo com todas as regras previstas no regulamento para concorrer.

A campanha começa dia 05 de agosto e o primeiro sorteio será no dia 13 de agosto. Para mais informações sobre a promoção, datas dos demais sorteios, dúvidas frequentes e regras para participar, acesse: www.linhaminuano.com.br/meuroboaspirador ou confira os destaques da página @linhaminuano no Instagram.

 

 

Continue lendo