Universo Live
Primeiro casamento brasileiro no metaverso: confira tudo o que rolou em ação pioneira no País

O que você estava fazendo no sábado, dia 19 de março, às 19h30? Se você não é uma das pessoas que estavam reunidas para o primeiro casamento brasileiro no metaverso perdeu a oportunidade de assinar o livro de convidados e também de participar de um momento histórico. Para não ficar de fora, entenda tudo o que rolou neste evento que já desponta como o maior do Brasil no Decentraland – um dos maiores e mais reconhecidos metaversos aberto ao público da atualidade e o preferido das celebridades.
Onde o casamento aconteceu?
Quando os noivos, Rita Wu e Andre Mertens, apaixonados por tecnologia e cultura maker, repensaram o formato de seu casamento, ninguém imaginava que o mesmo acabaria acontecendo em um local totalmente novo e inusitado, onde mundos digitais prometem interagir de forma imersiva e sem fricção com a realidade física, revolucionando o modo como nos relacionamos, consumimos e vivemos: o Metaverso.
O casamento virtual aconteceu no Decentraland, uma plataforma baseada em mundo virtual 3D no qual os usuários podem viver como fazem na realidade, incluindo socializar, trabalhar e consumir – tudo graças à tecnologia Blockchain. Para se ter uma ideia do tamanho e relevância da plataforma, o “terreno” mais caro já adquirido dentro do sistema foi vendido por, nada menos, do que US$ 2,4 milhões – aproximadamente R$12,1 milhões.
De forma divertida e descontraída, o casamento permitiu a reunião de amigos e convidados localizados em qualquer parte do mundo e em tempo real para assistir à cerimônia. Mas, além da lista oficial dos noivos, entusiastas das novas tecnologias e curiosos digitais também puderam comparecer na celebração.
“Ainda que essa fusão completa entre realidades esteja dando apenas seus primeiros passos, é perceptível o potencial que o metaverso pode alcançar nos próximos anos, dado o crescente número de ensaios, negócios e experiências inovadoras que estão em desenvolvimento nessas plataformas. O metaverso foi, inclusive, um dos temas principais do SXSW 2022, o maior evento de inovação do mundo, que acontece todos os anos em Austin, Texas, nos Estados Unidos”, detalha Léo Brazão, co-fundador e sócio da Deboo, startup de inovação para Web 3.0 recém-lançada no mercado brasileiro, fruto uma de joint venture formada pela a consultoria de inovação 16 01 e pela a exchange de criptoativos Stonoex, e responsável pela idealização criativa e tecnológica desse ato histórico.
Como foi a cerimônia e a festa?
Ao contrário de um tradicional evento online, o universo à parte contou com um espaço personalizado e aplicações de experiência real: uma igreja gótica com detalhes vívidos, como um livro dos convidados e até lista de presentes.
Diversas ações foram criadas para oferecer a experiência de um casamento completo, reduzindo as barreiras entre os mundos físico e virtual. A cerimônia foi realizada pelo historiador Leandro Karnal, enquanto o vestido da noiva – originalmente criado no mundo físico pela estilista Fernanda Yamamoto – teve seu gêmeo digital vestindo seu avatar no metaverso. Em paralelo, houve uma transmissão em tempo real no canal da criadora de conteúdo e streamer Clara Dfan, da família Los Grandes, na plataforma NimoTV.
Outras iniciativas inovadoras possibilitadas pela Deboo incluem a criação de um NFT para registrar a certidão de casamento no blockchain e ainda o desenvolvimento de uma aliança digital em forma de donut com lastro real em diamantes via Token, criando um doce virtual que é, na verdade, uma jóia. Em paralelo, uma coleção de mil NFTs foi distribuída no site do evento (https://metacasamento.net) – via wallet digital.
E, para celebrar o momento único, os avatares foram transportados para uma festa que contou com a animação do DJ Patrick Torquato, onde puderam interagir com os noivos e demais convidados e onde também tiveram contato com ativações especiais de marcas parceiras, com a oportunidade de aproveitar os benefícios na vida real.
Quais marcas estiveram presentes?
O Outback Steakhouse, que tem se aproximado cada vez mais do universo de cultura pop e e-Sports com participações na BGS e na CCXPW e recentemente anunciou a abertura do seu primeiro restaurante no Metaverso, foi um dos padrinhos do evento, Além de apoiar a realização do casamento, presenteou todos os convidados e os noivos com gift cards que podem ser usados em seus restaurantes do mundo real.
“Esse é mais um modo de nos conectarmos com a comunidade, proporcionando também a experiência Outback nas suas second lifes, interligando com a experiência real e, assim, nos mantermos sempre mais perto do nosso público”, diz Cristiane Berna, gerente de Trade Marketing do Outback Brasil.
A marca também realizou ações especiais para todos os participantes do jogo que apareceram para acompanhar o casamento. Além de um QR code para seu delivery e para sua Espera Digital, a rede de restaurantes disponibilizou um QR Code especial com a oferta de uma Bloomin’ Onion, a famosa cebola gigante da marca, de presente a todos que interagiram com o código. O voucher pode ser usado em qualquer restaurante Outback do Brasil na compra de um aperitivo ou prato principal.
Aproveitando o cenário multicanal, o Quero de Casamento, da varejista Magalu, foi a lista de presentes escolhida por Rita e André. Com modelo de créditos, o Quero de Casamento é o primeiro site de casamento a participar de um evento no metaverso.
No local da festa, a lista esteve presente no ambiente de gifts, e acessível a todos os convidados. Por meio do acesso via QR Code, era possível encontrar fotos do casal tecnológico, além de uma vitrine repleta de itens modernos e disponíveis no Magalu. A lista pode ser conferida em http://finalfeliz.de/rita-wu-
“O Magalu está acostumado a ser pioneiro em novos ambientes e, quando surgiu essa possibilidade de estarmos presentes em um casamento no metaverso, não pensamos duas vezes. Ajudamos o casal a escolher itens tecnológicos, além de proporcionar uma experiência de navegação que segue as melhores práticas digitais”, afirma Pedro Aranha, Gerente de Novos Negócios do Magalu.
Já a Smiles, plataforma de viagem e programa de fidelidade da GOL, também apoiou a iniciativa. Por meio de um QR code, os noivos, convidados e público presente, foram bonificados com milhas para utilizar diretamente no site ou aplicativo da Smiles. Eles poderão utilizar essas milhas para passagens aéreas, diárias em hotéis, locação de automóveis e até produtos para casa ou eletrônicos por meio da parceria da empresa com os principais varejistas do Brasil. “Estar presente em um evento pioneiro como esse e ser o primeiro programa de fidelidade do país a participar é motivo de orgulho para nós. A Smiles já nasceu como uma empresa digital e estamos sempre em busca das experiências mais inovadoras. O metaverso já é uma realidade e queremos acompanhar esse movimento”, comenta Luiz Borrego, CIO da GOL Smiles.
“A economia digital já é uma realidade. E, por mais que exista pouquíssimo ou nenhum consenso sobre o que realmente é o metaverso, nos próximos anos veremos cada vez mais interações tecnológicas na nossa vida, que nos ajudarão a acessar ´outros´ universos de forma mais orgânica e intuitiva. E ativações como essa no primeiro casamento brasileiro no metaverso mostram que com criatividade para inovação e disponibilidade de tecnologia é possível aproximar marcas desse contexto do futuro possível, por meio de novos modelos de negócios conectado aos seus valores e à entrega de resultados financeiros reais”, completa Léo Brazão, co-fundador e sócio da Deboo.
Universo Live
Pesquisa revela nova jornada de compra no Brasil

A mLabs, plataforma de gestão inteligente de mídias sociais, em parceria com a Conversion, agência de performance digital e SEO, lançam a pesquisa “A Nova Jornada de Compra”. O estudo revela como diferentes faixas etárias se comportam nos diversos canais digitais — incluindo IAs, redes sociais e mecanismos de busca — e como se relacionam com marcas, conteúdo e produtos. A pesquisa, realizada com 800 entrevistados de todo o Brasil, traça um retrato detalhado das gerações Baby Boomer, X, Millennial e Z, e aponta as tendências que devem guiar o consumo em 2026.
“Criamos este estudo para mapear como as quatro gerações coexistem no mercado brasileiro, cada uma dominando ferramentas diferentes para consumir. Os dados revelam não apenas uma mudança comportamental, mas a necessidade de repensar estratégias de marketing”, explica Diego Ivo, fundador e CEO da Conversion.
“Mais do que acompanhar tendências, é preciso entender a nova lógica da influência — construída por meio de dados, relevância e credibilidade. O comportamento online de cada geração revela que a relação entre marcas e pessoas está cada vez mais guiada por propósito e contexto, e não apenas por visibilidade online”, completa.
Diferenças entre gerações: o que move cada público
O estudo revela um Brasil digitalmente diverso e gerações que, embora convivam nas mesmas plataformas, têm motivações e critérios distintos.
Geração Z (18 a 26 anos): é a mais conectada e socialmente ativa. 87% descobrem produtos, serviços ou marcas no Instagram e 80% no TikTok, plataformas usadas não só para lazer, mas também como fonte de informação, aprendizado e consumo. É o grupo que mais valoriza autenticidade e posicionamento de marca, e 67,2% deles já afirmam utilizar IA (como ChatGPT) para perguntar sobre vantagens e desvantagens de produtos. É a geração que usa a inteligência artificial como uma espécie de “consultor digital” para validar e tomar decisões.
Millennials (27 a 42 anos): são a geração mais híbrida e estratégica. 83,5% descobrem produtos no Instagram, 73,5% no YouTube e 72% no Google. Também estão entre os que mais utilizam IA (56%) como ferramenta de pesquisa e decisão. Preferem marcas que ensinam, inspiram e entregam utilidade: 58% dizem confiar mais nas IAs do que em pessoas próximas para obter informações atualizadas.
Geração X (43 a 58 anos): busca equilíbrio entre canais. O Google lidera com 84,5% das pesquisas, seguido por YouTube (60%) e Instagram (45,5%). Essa geração valoriza credibilidade, experiência e comparação, com 47,5% já utilizando IA em suas buscas. Embora demonstrem abertura à tecnologia, mantêm cautela e priorizam a validação em fontes oficiais e lojas físicas.
Baby Boomers (59+): têm presença digital crescente. 77,5% utilizam o Google e 58,5% o YouTube como principais canais de descoberta de produtos, serviços ou marcas. O Instagram (50,5%) e o Facebook (37,5%) aparecem como redes de uso mais frequente. Ainda que o uso de IA seja menor (31%) para pesquisar marcas ou produtos, quase 48% dessa geração afirmam usá-la para encontrar o menor preço ou melhor oferta, demonstrando um perfil prático e orientado à eficiência.
As plataformas que dominam o país
O estudo aborda o tema sob duas perspectivas complementares. Quando o assunto é descobrir novos produtos ou marcas, destacam-se como principais fontes o Google (76%), seguido por Instagram (73,3%), YouTube (69%), TikTok (55,4%) e televisão (49,9%).
Já quando o foco é buscar informações sobre produtos, serviços ou marcas já conhecidas, os canais mais utilizados são o Google (78,8%), YouTube (59,5%), Instagram (51,13%), inteligências artificiais (48,5%) e TikTok (38,75%).
Fatores que mais influenciam na decisão de compra final
Preço (80,6%)
Qualidade do produto (77,4%)
Frete grátis (77,3%)
Reputação/confiabilidade da marca (45,8%)
Avaliações de outros compradores (45,4%)
A IA como divisor geracional e o futuro do consumo no Brasil
O destaque da pesquisa, além da presença das redes sociais em toda a jornada de compra, para todas as gerações, é a presença relevante da inteligência artificial nas jornadas, ainda que em diferentes medidas.
A IA surge como um dos principais divisores geracionais do consumo brasileiro. A Geração Z (59,5%) e os Millennials (56%) já transformaram os algoritmos em verdadeiros consultores digitais de compra, estabelecendo uma relação de confiança que supera muitas fontes tradicionais. Para eles, consultar a IA é tão natural quanto usar o Google.
Por outro lado, a Geração X (47,5%) demonstra uma adoção mais cautelosa, porém crescente, enquanto os Baby Boomers (31%) seguem um ritmo mais gradual e ainda enfrentam barreiras de entrada. Essa diferença de quase 30 pontos percentuais entre os extremos evidencia como a IA se tornou um marco entre as gerações nativas digitais e aquelas em processo de adaptação ao ambiente online.
“O crescimento da IA e das redes sociais entre os mais jovens não representa uma substituição do Google, mas a expansão das buscas. Os usuários jovens descobrem produtos e serviços através das redes sociais de forma fluida, utilizam o Google para buscar informações factuais de forma ativa e vão para a IA fazer análises contextuais, comparativas. Isso cria uma experiência de pesquisa híbrida mais rica e personalizada do que qualquer geração anterior teve acesso”, afirma Rafael Kiso.
Os dados reforçam que essa transformação já antecipa o futuro do consumo no Brasil. 41,5% da Geração Z e 37% dos Millennials acreditam que a IA vai revolucionar completamente a forma como compramos, percepção que reflete o quanto essas gerações já a incorporaram ao dia a dia. Entre os mais maduros, 35% da Geração X e 35,5% dos Baby Boomers veem a IA como muito importante, mas não acreditam que ela substituirá totalmente as formas tradicionais de consumo.
“Cada geração se relaciona com as IAs do seu jeito, mas nenhuma delas deixa de se relacionar. Não é mais possível pensar no futuro do consumo sem pensar nas IAs”, conclui Kiso.
Universo Live
Doritos acelera com a Fórmula 1

Doritos, marca de tortilhas da PepsiCo – uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo – dá a largada na sua campanha que marca a estreia oficial no universo de Fórmula 1 em 2025. A iniciativa é um dos pilares da marca que reforça seu posicionamento de autenticidade e ousadia. O público vai poder acompanhar os desdobramentos desse momento icônico de Doritos online e pelas ruas de São Paulo, além de poder participar da promoção da marca e concorrer a capacetes oficiais de corrida e mini capacetes.
“Doritos sempre se conectou com quem ousa e tem coragem de ser você mesmo. A parceria com a F1 é extremamente estratégica, pois reforça essa atitude, unindo a energia das arquibancadas, a ousadia dos pilotos e o espírito global do esporte. É a chegada da intensidade de Doritos às pistas, com patrocínio previsto para os próximos 5 anos”, explica Samia Chehab, diretora de marketing da PepsiCo Brasil.
A fanzone acontece de 7 a 9 de novembro no kartódromo de Interlagos (ingressos à venda) e oferecerá shows, simuladores e telões para acompanhar as corridas. Ativações de marca, como de Doritos, também estarão disponíveis para o público participante. No espaço da marca, criado pela agência Valiant, o público poderá mergulhar ainda mais no universo da Doritos. O estande contará com uma ativação chamada “Crunch Radio”, onde o público poderá espelhar a intensa comunicação por rádio das equipes de corrida, proporcionando uma imersão direta e divertida da F1. E o ponto alto será com uma corrida de bolinhas que desafia os fãs e entrega pura diversão no clima da Fórmula 1. O espaço ainda conta com um photo opportunity temático para registrar a experiência.








