Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

PretaHub se une à Deboo para impulsionar iniciativas de acesso à Web3

Publicado

em

A PretaHub – hub de criatividade, arte, tendências e fomento ao empreendedorismo preto do país – firmou uma parceria com a Deboo – startup que desenvolve projetos e soluções em Web3 – para promover a capacitação e entrada de empreendedores negros nessa nova economia, que é suportada pela tecnologia blockchain e gerida através de contratos inteligentes. A intenção dessa parceria é acelerar o desenvolvimento e a autonomia dessa comunidade no Brasil, criando soluções com o que há de mais moderno e inovador em termos de tecnologia, comunicação e geração de negócios.

Dentre os principais compromissos da Deboo no projeto está o auxílio na aproximação dos participantes do hub e demais públicos que com ele se relacionam, com os principais conceitos da Web3, através da produção de conteúdo e do desenvolvimento de produtos e serviços baseados em blockchain, viabilizando a aplicação e experimentação prática dos conceitos e tecnologias. A primeira entrega do trabalho consiste na elaboração de conteúdos e materiais de educação que visam aproximar o público do hub e entusiastas do projeto nos conceitos da chamada terceira onda da internet.

No início do projeto a Deboo ofereceu aos times uma profunda imersão no tema e conduziu os integrantes da PretaHub na co-criação de soluções e possíveis caminhos de atuação nesse novo universo digital. “A Web3 promove uma evolução dos modelos de negócios, na forma como as pessoas se relacionam umas com as outras e também como interagem com a própria internet. Ela surge a partir da tecnologia blockchain, que viabiliza de forma segura, transparente e descentralizada, novas formas de produzir e consumir conteúdos, produtos e serviços, diretamente de usuários para usuários ou comunidades para comunidades, sem a necessidade de intermediários. Assim como a sociedade, a internet está sob um contínuo processo de transformação, e é compromisso da Deboo impulsionar e facilitar o entendimento dessas iniciativas relacionadas ao tema, além de trazer para o debate os empreendedores da comunidade negra como parte dessa enorme transformação’, pontua Léo Brazão, co-fundador da Deboo.

A essência da parceria está em compartilhar conhecimento, oportunidades e aplicabilidade dos conceitos de Web3 em produtos e serviços no ambiente digital, mostrando a transformação de uma ideia em realidade, além de salientar a necessidade de levar ações inovadoras para as atividades lideradas por Adriana Barbosa, fundadora e CEO da PretaHub e da Feira Preta. ‘’Com a chegada da Web3 e com o surgimento de inúmeros termos sobre as novas tecnologias, buscamos aprofundar nosso conhecimento sobre blockchain, NFTs, criptomoedas, organizações autônomas descentralizadas (DAOs) e metaverso. São temas totalmente atuais que só irão funcionar quando todos estiverem inseridos. É o futuro, e o nosso esforço é para que nele a população negra esteja envolvida e fazendo parte das decisões. Por essa razão queremos ser referência de educação sobre Web3 em nossa comunidade’’ explica Adriana Barbosa.

Ainda nessa primeira fase, será lançada uma série de NFTs, criadas por um artista atuante e proeminente na comunidade PretaHub, que serão comercializadas como cotas de patrocínio das iniciativas do hub – é a tokenização dos processos de apoio e patrocínio.

As artes digitais exclusivas poderão ser compradas por empresas, que além da propriedade sobre as peças e a possibilidade de utilizá-las em suas comunicações, ativações e redes sociais, ainda receberão em contrapartida uma série de produtos e serviços oferecidos pela Preta Hub – que vão de oficinas especializadas para o desenvolvimento dos colaboradores e lideranças – chamados de AfroLabs – a participação das marcas em uma série de eventos da casa, como a Feira Preta.

O Projeto Preta Hub Label Web 3.0 está oferecendo 10 cotas de patrocínio, com valor equivalente a ouro, prata e bronze. As cotas são divididas em 2 Kampala (ouro), 3 Mombasa (prata) e 5 Durban (bronze). As empresas patrocinadoras também terão acesso a uma série de benefícios exclusivos.

 

Educação sobre Web3

O termo Web3, que remete a uma internet descentralizada e organizada em comunidade, vem se tornando popular nos últimos anos. Foi um dos temas discutidos durante a programação de um dos projetos desenvolvidos pela PretaHub, o Festival Feira Preta, que aconteceu até 4 de dezembro de 2022, em diversas regiões de São Paulo. E sendo um tema tão inovador como esse, é fundamental a disseminação do conhecimento. Por essa razão, Adriana almeja tornar o espaço de criação digital para afroempreendedores referência em educação sobre Web3, por intermédio de palestras, lives, conteúdos em redes sociais, artigos, trazendo provocações para reais mudanças na sociedade.

“Traremos de forma clara conteúdos sobre os conceitos da Web 3. Seremos, em conjunto com a Deboo, facilitadores na compreensão desse novo ecossistema, recorrendo a vídeos curtos (pílulas) que reforcem os conteúdos divulgados em nossas redes sociais, como forma de engajar nosso público alvo e manter a comunidade informada sobre as novidades, despertando o interesse, a curiosidade e a disseminação das informações” completa Adriana. Para ela, é necessário acontecer mudanças estruturais na sociedade e no mercado para que seja possível absorver essa população não apenas em seus processos de consumo, mas no respeito à sua existência enquanto potência criativa e empreendedora, dando lugar aos protagonistas em suas carreiras.

Outra etapa da parceria será o suporte à criação de comunidades, como forma de provocar debates, assim como facilitar a aproximação de grupos cripto, que poderão auxiliar e promover debates relevantes do ecossistema Web3 e cooperar com a curadoria de conteúdos de interesse a serem veiculados.

‘’O impacto das transformações propostas pela Web3 possuem múltiplas possibilidades. É importante garantir que o espaço cresça tendo a diversidade e equidade como pilares fundamentais, assim, nessa tríade – conteúdo, plataformas e inclusão – possamos explorar as oportunidades, principalmente em projetos tão relevantes como os desenvolvidos pelo hub, que colocam a comunidade preta como protagonista na liderança dessa transformação’’ finaliza Léo Brazão, co-fundador da Deboo.

Continue lendo

Universo Live

Befoür assina programa internacional Danone Master em Paris e consolida estratégia de incentivo de alta complexidade

Publicado

em

A Befoür, agência especializada em brand experience, foi a mente estratégica por trás do planejamento, logística e execução do Danone Master. O programa internacional de incentivo da Danone teve como objetivo reconhecer e premiar os parceiros de negócio que alcançaram a excelência ao longo do ano na jornada intitulada “Execução Rumo ao Topo”.

A imersão aconteceu em Paris, cidade-sede da multinacional, e reuniu 12 parceiros premiados e seus acompanhantes, além de lideranças das divisões EDP, Farma e Hospitalar da companhia. Guiada pelo conceito criativo “Rumo ao Topo”, a narrativa da viagem utilizou a Torre Eiffel como o grande símbolo de conquista e superação, conectando os pilares de negócios, inovação e reconhecimento em uma agenda de alto padrão.

A programação de live marketing mesclou agendas corporativas e vivências exclusivas na capital francesa. O grupo teve acesso a visitas técnicas na sede global da Danone e no renomado Danone Research & Innovation Center. Além disso, o roteiro incluiu uma masterclass de champagne com tour privativo pelas caves da Moët & Chandon, na região de Épernay, e um jantar exclusivo no Madame Brasserie, restaurante situado na própria Torre Eiffel.

A agência cuidou de toda a curadoria da experiência, desde a hospedagem no tradicional hotel NH Paris Opera até a escolha de restaurantes locais que valorizassem a alta gastronomia. Como parte do protocolo de premiação, os convidados receberam certificados e troféus personalizados desenvolvidos para a ocasião. “Mais do que uma viagem de premiação, essa ativação foi pensada como uma experiência de conexão genuína entre marca, parceiros e cultura. Paris trouxe um simbolismo muito forte para essa narrativa de reconhecimento e excelência, e nosso desafio foi transformar cada detalhe da jornada em algo memorável e estratégico para a marca”, destaca Marcelo Carrieri, CEO da Befoür.

O projeto chancela a competência da Befoür na entrega de incentivos internacionais de grande porte que demandam forte inteligência operacional. O sucesso da parceria com a Danone já mira o futuro: a próxima edição do Danone Master terá como destino Amsterdã, dando continuidade à plataforma global de relacionamento e valorização do ecossistema de parceiros da marca.

Continue lendo

Universo Live

Rexona transforma ritual das figurinhas em experiência de marca com campeonato de bafo na Avenida Paulista

Publicado

em

Se existe um movimento cultural que define a nostalgia e o entusiasmo dos brasileiros em anos de Mundial, é o hábito de colecionar e trocar figurinhas. Atenta a esse comportamento, Rexona apresenta o “Campeonato Rexona – O combo que dá jogo!”, uma iniciativa que eleva a clássica brincadeira do “bafo” ao status de plataforma de entretenimento. A primeira edição do evento, que é gratuito, acontece no próximo domingo, 17 de maio, na Avenida Paulista, em São Paulo.

A ativação marca o lançamento oficial de uma parceria estratégica entre a marca e a Panini. O fruto dessa colaboração é o combo especial Rexona + Panini, um item de colecionador que reúne dois desodorantes em edição limitada — com latas exclusivas estampadas por Ronaldo Fenômeno e Vini Jr., além de uma versão feminina — e dois envelopes de figurinhas oficiais da Copa do Mundo da FIFA 2026. “O ‘Campeonato Rexona – o combo que dá jogo!’ nasce de algo muito verdadeiro para o brasileiro: a paixão não só pelo futebol, mas por tudo que acontece em volta dele, e a disputa de virar figurinha faz parte dessa experiência”, afirma Lucas Moutinho, gerente de marketing sênior de Rexona. Para o executivo, a ação é uma forma de a marca participar ativamente da cultura: “Mais do que ativar uma campanha, queremos estar presentes de forma relevante, oferecendo um ponto de encontro para quem está nessa jornada de colecionar, trocar e completar o álbum”.

O ponto central da ativação será uma kombi estilizada da marca, que funcionará como um hub de recepção. Ao redor do veículo, uma infraestrutura completa será montada para garantir o conforto dos participantes, incluindo uma área dedicada exclusivamente para trocas de cromos e jogos amistosos.

A mecânica do campeonato foi desenhada para manter o dinamismo ao longo de todo o dia. Os interessados devem realizar um cadastro via QR Code no local para garantir vaga em mini campeonatos recorrentes, organizados em chaves de oito jogadores em confrontos eliminatórios diretos (1×1). Cada competidor inicia com cinco figurinhas padronizadas fornecidas pela organização, e vence quem virar o maior número de cromos do adversário dentro do tempo estipulado. Todos os participantes recebem um kit com brindes especiais de Rexona.

“Quando a gente entende que os grandes campeonatos de futebol também vivem nos rituais fora do campo, abre-se uma oportunidade poderosa de construir experiências mais significativas. Transformar o bafo em uma competição oficial é reconhecer um comportamento real e elevá-lo a um espaço onde marca, cultura e pessoas se encontram de forma genuína”, comenta Mariana Bazello, vice-presidente de negócios da Biosphera, agência responsável pela concepção e produção do evento.

Raul Vallecillo, CEO da Panini Brasil, reforça o valor simbólico da ação. “São encontros como esse que elevam a experiência de colecionar figurinhas. Essas trocas, conversas e experiências que vivemos com uma coleção são memórias que ficam conosco e se transformam em tradições que serão passadas para as próximas gerações”, finaliza o executivo.

Continue lendo