Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

PretaHub se une à Deboo para impulsionar iniciativas de acesso à Web3

Publicado

em

A PretaHub – hub de criatividade, arte, tendências e fomento ao empreendedorismo preto do país – firmou uma parceria com a Deboo – startup que desenvolve projetos e soluções em Web3 – para promover a capacitação e entrada de empreendedores negros nessa nova economia, que é suportada pela tecnologia blockchain e gerida através de contratos inteligentes. A intenção dessa parceria é acelerar o desenvolvimento e a autonomia dessa comunidade no Brasil, criando soluções com o que há de mais moderno e inovador em termos de tecnologia, comunicação e geração de negócios.

Dentre os principais compromissos da Deboo no projeto está o auxílio na aproximação dos participantes do hub e demais públicos que com ele se relacionam, com os principais conceitos da Web3, através da produção de conteúdo e do desenvolvimento de produtos e serviços baseados em blockchain, viabilizando a aplicação e experimentação prática dos conceitos e tecnologias. A primeira entrega do trabalho consiste na elaboração de conteúdos e materiais de educação que visam aproximar o público do hub e entusiastas do projeto nos conceitos da chamada terceira onda da internet.

No início do projeto a Deboo ofereceu aos times uma profunda imersão no tema e conduziu os integrantes da PretaHub na co-criação de soluções e possíveis caminhos de atuação nesse novo universo digital. “A Web3 promove uma evolução dos modelos de negócios, na forma como as pessoas se relacionam umas com as outras e também como interagem com a própria internet. Ela surge a partir da tecnologia blockchain, que viabiliza de forma segura, transparente e descentralizada, novas formas de produzir e consumir conteúdos, produtos e serviços, diretamente de usuários para usuários ou comunidades para comunidades, sem a necessidade de intermediários. Assim como a sociedade, a internet está sob um contínuo processo de transformação, e é compromisso da Deboo impulsionar e facilitar o entendimento dessas iniciativas relacionadas ao tema, além de trazer para o debate os empreendedores da comunidade negra como parte dessa enorme transformação’, pontua Léo Brazão, co-fundador da Deboo.

A essência da parceria está em compartilhar conhecimento, oportunidades e aplicabilidade dos conceitos de Web3 em produtos e serviços no ambiente digital, mostrando a transformação de uma ideia em realidade, além de salientar a necessidade de levar ações inovadoras para as atividades lideradas por Adriana Barbosa, fundadora e CEO da PretaHub e da Feira Preta. ‘’Com a chegada da Web3 e com o surgimento de inúmeros termos sobre as novas tecnologias, buscamos aprofundar nosso conhecimento sobre blockchain, NFTs, criptomoedas, organizações autônomas descentralizadas (DAOs) e metaverso. São temas totalmente atuais que só irão funcionar quando todos estiverem inseridos. É o futuro, e o nosso esforço é para que nele a população negra esteja envolvida e fazendo parte das decisões. Por essa razão queremos ser referência de educação sobre Web3 em nossa comunidade’’ explica Adriana Barbosa.

Ainda nessa primeira fase, será lançada uma série de NFTs, criadas por um artista atuante e proeminente na comunidade PretaHub, que serão comercializadas como cotas de patrocínio das iniciativas do hub – é a tokenização dos processos de apoio e patrocínio.

As artes digitais exclusivas poderão ser compradas por empresas, que além da propriedade sobre as peças e a possibilidade de utilizá-las em suas comunicações, ativações e redes sociais, ainda receberão em contrapartida uma série de produtos e serviços oferecidos pela Preta Hub – que vão de oficinas especializadas para o desenvolvimento dos colaboradores e lideranças – chamados de AfroLabs – a participação das marcas em uma série de eventos da casa, como a Feira Preta.

O Projeto Preta Hub Label Web 3.0 está oferecendo 10 cotas de patrocínio, com valor equivalente a ouro, prata e bronze. As cotas são divididas em 2 Kampala (ouro), 3 Mombasa (prata) e 5 Durban (bronze). As empresas patrocinadoras também terão acesso a uma série de benefícios exclusivos.

 

Educação sobre Web3

O termo Web3, que remete a uma internet descentralizada e organizada em comunidade, vem se tornando popular nos últimos anos. Foi um dos temas discutidos durante a programação de um dos projetos desenvolvidos pela PretaHub, o Festival Feira Preta, que aconteceu até 4 de dezembro de 2022, em diversas regiões de São Paulo. E sendo um tema tão inovador como esse, é fundamental a disseminação do conhecimento. Por essa razão, Adriana almeja tornar o espaço de criação digital para afroempreendedores referência em educação sobre Web3, por intermédio de palestras, lives, conteúdos em redes sociais, artigos, trazendo provocações para reais mudanças na sociedade.

“Traremos de forma clara conteúdos sobre os conceitos da Web 3. Seremos, em conjunto com a Deboo, facilitadores na compreensão desse novo ecossistema, recorrendo a vídeos curtos (pílulas) que reforcem os conteúdos divulgados em nossas redes sociais, como forma de engajar nosso público alvo e manter a comunidade informada sobre as novidades, despertando o interesse, a curiosidade e a disseminação das informações” completa Adriana. Para ela, é necessário acontecer mudanças estruturais na sociedade e no mercado para que seja possível absorver essa população não apenas em seus processos de consumo, mas no respeito à sua existência enquanto potência criativa e empreendedora, dando lugar aos protagonistas em suas carreiras.

Outra etapa da parceria será o suporte à criação de comunidades, como forma de provocar debates, assim como facilitar a aproximação de grupos cripto, que poderão auxiliar e promover debates relevantes do ecossistema Web3 e cooperar com a curadoria de conteúdos de interesse a serem veiculados.

‘’O impacto das transformações propostas pela Web3 possuem múltiplas possibilidades. É importante garantir que o espaço cresça tendo a diversidade e equidade como pilares fundamentais, assim, nessa tríade – conteúdo, plataformas e inclusão – possamos explorar as oportunidades, principalmente em projetos tão relevantes como os desenvolvidos pelo hub, que colocam a comunidade preta como protagonista na liderança dessa transformação’’ finaliza Léo Brazão, co-fundador da Deboo.

Continue lendo

Universo Live

Eurofarma e Paramount Pictures transformam rede Venancio em espaço temático do Bob Esponja para promover proteção solar

Publicado

em

OAZ, marca de cuidados pessoais da Eurofarma, acaba de inaugurar sua primeira loja totalmente tematizada em parceria com a rede de farmácias Venancio e com a Paramount Pictures. O novo filme de um dos personagens mais queridos do fundo do mar estreia nos cinemas ainda este mês e, aproveitando esse momento, o universo de Bob Esponja foi o escolhido para reforçar a estratégia da empresa com sua linha de protetores solares, especialmente no período de verão. Esta é a primeira vez que a Eurofarma envelopa um ponto de venda completo com uma de suas marcas, marcando um passo inédito de experiência de varejo no setor farmacêutico brasileiro para a companhia.

Instalada em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, a unidade recebeu um projeto completo de ambientação inspirado na Fenda do Biquíni, com uma experiência sensorial completa, o espaço contará com fachada iluminada, adesivagem especial, fragrância exclusiva e elementos cenográficos que transformam a jornada do consumidor. No interior, gôndolas e mobiliários foram redesenhados, ativações com pipoca personalizada, amostras grátis e influenciadoras na inauguração, que acontece em 20 de dezembro. A proposta é criar um espaço divertido e imersivo, capaz de conectar famílias, consumidores e marca em um mesmo ponto de contato.

“A inauguração dessa loja temática marca um passo inédito e muito importante para a Eurofarma. Nosso objetivo vai muito além da estratégia comercial e quando tornamos o cuidado divertido e acessível, a adesão cresce. A unidade foi pensada para informar e engajar, explicar o uso correto, apresentar o portfólio OAZ e incentivar a proteção diária, especialmente nas crianças”, diz Donino Scherer Neto, diretor de OTC e genéricos da Eurofarma.

“Para a Venancio, é uma alegria trazer essa experiência do Bob Esponja para tão perto dos nossos clientes. A loja temática de Cabo Frio deixa o cuidado com a pele mais divertido e incentiva toda a família a se proteger no verão. Essa parceria com a Eurofarma e a Paramount reforça nosso compromisso em oferecer novidades que unem saúde, bem-estar e uma jornada de compra diferente de tudo o que já fizemos”, destacou o sócio-diretor da Venancio, Rodrigo Ahmed.

Continue lendo

Universo Live

Rappi Turbo libera escolha exclusiva das novas latas de Smirnoff Ice

Publicado

em

O Rappi Turbo começa a vender em dezembro na capital paulista as novas latas da Smirnoff Ice, com um grande diferencial: o usuário poderá escolher qual versão quer receber em casa! A ação, em parceria com a Diageo, faz do Rappi a única plataforma digital que oferece essa possibilidade, além da já conhecida entrega ultrarrápida em até 10 minutos de Turbo.

Em clima de festas de final de ano, a campanha da edição limitada parte de um insight simples: amigos de verdade se zoam, quebram o gelo e dizem verdades sem filtro. A proposta convida o consumidor a escolher a lata que mais combina com aquele amigo específico, usando o humor como ponto de conexão e interação. As seis versões disponíveis trazem apelidos populares do vocabulário entre grupos de amigos: “Zé Ruela”, “Biscoiteiro”, “Emocionado”, “Cri-Cri”, “Pé Frio” e “Fi Fi”.

“Trazer essa possibilidade de escolha personalizada de qual item receber é muito natural para o Rappi, uma vez que nosso objetivo é sempre unir conveniência com experiências que sejam realmente únicas. Dessa forma, seguimos como uma marca disruptiva, apostando em projetos pioneiros de mercado que podem ditar tendência”, afirma Juliana Athaydde, head de Rappi Ads no Brasil.

“Para uma marca pulsante como Smirnoff ICE, o que realmente faz a diferença é chegar exatamente no momento em que a galera quer brindar: rápido, simples e do jeito que eles escolhem. Com o Rappi Turbo, essa entrega em minutos traduz a campanha em algo mais do que comunicação: vira ação imediata. É o único canal onde você escolhe qual adjetivo quer e, em 10 minutos o produto chega e você pode mandar a verdade na lata pros amigos. A parceria não é só institucional, é funcional. Conecta a marca ao momento de celebração com amigos, com conveniência e urgência”, diz Guilherme Martins, vice‑presidente de marketing e inovação da Diageo Brasil.

Com a campanha “Verdade na Lata”, Smirnoff Ice aposta em um humor direto e irreverente para celebrar relações reais. A marca transforma pequenas verdades do cotidiano em uma experiência social, convidando as pessoas a brincarem entre si e reforçando que nada traduz melhor uma boa amizade do que aquela zoeira dita na lata, no momento certo.

No Rappi, o lançamento ganha uma camada adicional por meio da mecânica “Mande uma verdade na lata”, que incentiva o usuário a escolher a versão ideal para brincar com alguém e transformar a entrega rápida em um gatilho de conexão e diversão entre amigos.

Continue lendo