Agências
Pesquisa revela que apenas 43% dos profissionais de marketing estão satisfeitos com os resultados de suas campanhas

A Godiva Propaganda, agência full service, acaba de lançar uma pesquisa inédita sobre “O profissional de marketing do varejo brasileiro”. Uma parceria com o Instituto QualiBest e o portal Mundo Marketing, ela ouviu especialistas da área, que ocupam posições de gerência (27%), direção (15%) e coordenação (16%), possuem 36 a 45 anos (42%), e são de microempresas (23%) a grandes companhias com mais de 1.000 colaboradores (23%).
Entre os dados que se destacam, o estudo revela que apenas 43% dos profissionais de marketing estão satisfeitos com os resultados de suas campanhas.
Ainda segundo o levantamento, para avaliar a efetividade dessas ações, eles utilizam o faturamento (70%), volume de vendas (69%) e ticket médio (68%) como indicadores de sucesso. Além disso, 43% das empresas afirmam possuir programas de descontos ou fidelidade, sendo que 85% acreditam que esses programas contribuem significativamente para o aumento dos negócios.
Por outro lado, a análise de métricas e campanhas que não geram os resultados esperados figuram como as principais dificuldades enfrentadas pelos entrevistados, bem como, a integração de canais de vendas e a implementação de inovações e tendências no mercado.
“A chave para alcançar os resultados esperados em campanhas, especialmente em um cenário dinâmico como o atual, está na integração eficaz entre métricas precisas e a capacidade de inovar constantemente”, afirma Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda.
O executivo explica ainda que inovações como inteligência artificial, automação de marketing e análise avançada de dados são essenciais para desenvolver estratégias mais eficientes, sempre conectadas ao comportamento dos consumidores. Dessa forma, é possível potencializar o impacto, maximizar o retorno sobre o investimento e assegurar que as iniciativas acompanhem a evolução do mercado.
E para garantir resultados significativos, o calendário promocional anual é uma das ferramentas indispensáveis para o profissional de marketing. De acordo com a pesquisa, 72% das empresas ouvidas possuem um calendário promocional anual para orientar seus projetos, mas a qualidade desse planejamento divide opiniões: apenas 11% o consideram “muito bem planejado”, contra 45% que o avaliam como razoável.
Isso se evidencia quando perguntados sobre o tempo de ativação das campanhas. Para os respondentes, elas levam em média 25 dias, enquanto 47% conseguem executar em até 15 dias, demonstrando agilidade na resposta ao mercado.
Entre os critérios mais relevantes para a escolha de fornecedores estão o custo, experiência e portfólio. Assim, destacam-se as parcerias com agências digitais (50%) seguidas de agências internas (42%) e agências de publicidade 360º (31%).
“Esses insights tão valiosos ressaltam a importância crescente da análise de dados e métricas como ferramentas essenciais para a eficiência no marketing de varejo, a necessidade de maior planejamento estratégico e a busca por parcerias mais eficazes para otimizar os resultados no setor”, conclui Rampazzo.
Agências
LGL Case destaca 1º semestre com eventos que uniram tecnologia, cultura e sustentabilidade

O mercado de eventos no Brasil consolida uma experiência de marca como peça-chave para engajamento, e o Case LGL encerra o primeiro semestre de 2025 com projetos que ilustram essa tendência. Dos 2 milhões de pessoas no Réveillon da Paulista aos test-drives elétricos na Agrishow, a agência declarou como experiências imersivas podem traduzir valores de marca em conexões reais — um movimento que, segundo o Anuário Brasileiro de Live Marketing 2025 , já respondeu por mais de R$ 100 bilhões do orçamento de marketing das grandes empresas, representando uma parcela significativa dos investimentos em comunicação e ativações no país.
“O primeiro semestre reforçou nossa capacidade de traduzir conceitos complexos em vivências memoráveis, com marcas referências em seus segmentos. Esses projetos confirmam a expertise da LGL em decifrar o DNA de cada cliente e materializá-lo em experiências que geram valor tangível”, destacou Gustavo Costa, CEO da LGL Case.
A jornada começou em janeiro com o Réveillon na Paulista, onde os 2 milhões de participantes não foram somente espectadores, mas parte ativa de uma narrativa construída por meio de uma cenografia literária. “Transformamos a Paulista em um altar para a cultura, conectando o público a narrativas que transcendem o tempo”, explicou o CEO. O evento, que obteve nota 9 de satisfação, mostrou como as plataformas culturais podem gerar tanto engajamento quanto estatísticas concretas.
Em março, a Virada Cultural de São Paulo levou essas colocações ainda mais longe. Os 4 milhões de pessoas que circularam pelos espaços com esculturas musicais interativas e a ação “Cultura em Festa” comprovaram o apelo de experiências que misturaram arte e participação. Na avaliação de Gustavo, foi a consolidação de um modelo onde o espaço público virou palco para marcas construirem relacionamentos autênticos.
O setor automotivo, sempre ávido por inovação, foi outra frente de atuação. No Festival de Interlagos , a LGL transformou produtos em experiências — seja por meio de test-drives com motos elétricas da Yadea ou no autorama personalizado da Mobil. Na Agrishow , a Mercedes-Benz não apenas expôs caminhões como o potente Actros 2653, mas criou um ecossistema completo com test-drives e ambiente temático, mostrando como experiências imersivas podem traduzir posicionamentos de marcas complexas.
A empresa também produziu a Thyssenkrupp na Automec 2025. O espaço, pensado para os visitantes experimentarem a marca, funcionou como vitrine de produtos automotivos da empresa e, ainda, ponto de encontro com clientes e parceiros.
No Taste Festival , a agência elevou o conceito de brand experience ao criar espaços sensoriais para Coca-Cola e Schweppes que transformaram a interação com as marcas em jornadas memoráveis. Para a Schweppes, concebeu um lounge retrô com máquina de bolhas de sabão e painel LED que simulava o movimento das bolhas, enquanto a Coca-Cola ganhou uma ambiente acolhedora com mesas de balde e um jogo de luzes que projetava seu logotipo icônico.
“Nosso trabalho vai além da execução; é sobre como as pessoas vão se lembrar dessas marcas depois do festival”, destacou Gustavo Costa.
Agências
GALERIA.ag e Adobe formam parceria para implementar o GenStudio e escalar criatividade com IA

A GALERIA.ag, anuncia parceria com a Adobe para implementar o GenStudio, suíte tecnológica que combina inteligência artificial, automação criativa e gestão de ativos em uma plataforma única — capaz de orquestrar agentes de IA em todo o fluxo criativo para acelerar entregas com mais consistência e eficiência. A agência será a primeira do Brasil a adotar o pacote completo da solução tecnológica, que promete transformar a cadeia de suprimentos de conteúdo ao escalar a criatividade e a eficiência operacional a um novo patamar.
Com investimento de R$ 10 milhões, a implementação do GenStudio tem início neste mês e representa um movimento estratégico da GALERIA.ag para consolidar sua liderança em inovação no mercado publicitário. A iniciativa reforça o compromisso da agência em investir de forma inteligente em tecnologia para ampliar eficiência, escalar a criatividade e gerar ainda mais valor para seus clientes — com uma visão de longo prazo e pioneirismo que posiciona a GALERIA.ag entre as primeiras agências do mundo a adotar a solução de forma integrada.
“O investimento na adoção do GenStudio é parte de uma visão que sempre acompanhou a história da Galeria: usar a tecnologia — e agora a inteligência artificial — como alavanca para a criatividade e gerar valor real para nossos clientes,” explica Daniel Martins, sócio e head of operations & transformation da GALERIA. “Estamos construindo as bases de uma operação mais eficiente, onde a IA atua como agente orquestrador de todo o processo — do briefing à entrega, dos nossos talentos aos nossos clientes.”
Segundo Eduardo Simon, CEO da GALERIA.ag, a tecnologia torna possível um foco maior na essência do trabalho criativo. “Com a disponibilidade dessas novas tecnologias, liberamos as pessoas para pensar mais em criatividade, inovação e estratégia, enquanto a plataforma cuida da operacionalização e do fluxo de trabalho. Isso é um avanço decisivo para o mercado de comunicação”, destaca.
Para a Adobe, o acordo marca um passo estratégico na consolidação da marca no setor publicitário brasileiro. “A Galeria será a primeira agência no país a implementar o pacote completo do GenStudio. Isso coloca o Brasil em linha com o que há de mais avançado globalmente na aplicação de IA na comunicação,” destaca Raul Braga, enterprise sales, account manager da Adobe, e executivo responsável pelo projeto.