Agências
Pesquisa revela que apenas 43% dos profissionais de marketing estão satisfeitos com os resultados de suas campanhas
A Godiva Propaganda, agência full service, acaba de lançar uma pesquisa inédita sobre “O profissional de marketing do varejo brasileiro”. Uma parceria com o Instituto QualiBest e o portal Mundo Marketing, ela ouviu especialistas da área, que ocupam posições de gerência (27%), direção (15%) e coordenação (16%), possuem 36 a 45 anos (42%), e são de microempresas (23%) a grandes companhias com mais de 1.000 colaboradores (23%).
Entre os dados que se destacam, o estudo revela que apenas 43% dos profissionais de marketing estão satisfeitos com os resultados de suas campanhas.
Ainda segundo o levantamento, para avaliar a efetividade dessas ações, eles utilizam o faturamento (70%), volume de vendas (69%) e ticket médio (68%) como indicadores de sucesso. Além disso, 43% das empresas afirmam possuir programas de descontos ou fidelidade, sendo que 85% acreditam que esses programas contribuem significativamente para o aumento dos negócios.
Por outro lado, a análise de métricas e campanhas que não geram os resultados esperados figuram como as principais dificuldades enfrentadas pelos entrevistados, bem como, a integração de canais de vendas e a implementação de inovações e tendências no mercado.
“A chave para alcançar os resultados esperados em campanhas, especialmente em um cenário dinâmico como o atual, está na integração eficaz entre métricas precisas e a capacidade de inovar constantemente”, afirma Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda.
O executivo explica ainda que inovações como inteligência artificial, automação de marketing e análise avançada de dados são essenciais para desenvolver estratégias mais eficientes, sempre conectadas ao comportamento dos consumidores. Dessa forma, é possível potencializar o impacto, maximizar o retorno sobre o investimento e assegurar que as iniciativas acompanhem a evolução do mercado.
E para garantir resultados significativos, o calendário promocional anual é uma das ferramentas indispensáveis para o profissional de marketing. De acordo com a pesquisa, 72% das empresas ouvidas possuem um calendário promocional anual para orientar seus projetos, mas a qualidade desse planejamento divide opiniões: apenas 11% o consideram “muito bem planejado”, contra 45% que o avaliam como razoável.
Isso se evidencia quando perguntados sobre o tempo de ativação das campanhas. Para os respondentes, elas levam em média 25 dias, enquanto 47% conseguem executar em até 15 dias, demonstrando agilidade na resposta ao mercado.
Entre os critérios mais relevantes para a escolha de fornecedores estão o custo, experiência e portfólio. Assim, destacam-se as parcerias com agências digitais (50%) seguidas de agências internas (42%) e agências de publicidade 360º (31%).
“Esses insights tão valiosos ressaltam a importância crescente da análise de dados e métricas como ferramentas essenciais para a eficiência no marketing de varejo, a necessidade de maior planejamento estratégico e a busca por parcerias mais eficazes para otimizar os resultados no setor”, conclui Rampazzo.
Agências
Banco Bmg embarca em viagem de incentivo para o Vale Sagrado com a EAÍ?! Content Experience
O Banco Bmg realizou uma viagem de premiação para 45 pessoas, incluindo premiados e seu time. Toda a concepção da experiência foi planejada com a EAÍ?! Content Experience, agência de live marketing com foco em content experience. Mais do que uma viagem de incentivo, o objetivo era proporcionar uma vivência que encanta, conecta e transforma.
Este evento marca a terceira edição da parceria, após jornadas anteriores para Jerusalém (Israel) e Maiorca (Espanha). Histórias foram tecidas, memórias criadas, e agora os olhos já se voltam para 2025, quando uma nova aventura será desenhada, com destino ainda a ser revelado.
Este ano, o roteiro contemplou um dos locais mais desejados do momento: o enigmático Vale Sagrado dos Incas, ao norte de Cusco. Com uma imersão profunda na cultura andina, os viajantes puderam vivenciar a autenticidade local de uma maneira que poucas vezes é oferecida. O content experience foi elevado às alturas, literalmente, em um cenário de tirar o fôlego.
A experiência foi meticulosamente desenhada para proporcionar um impacto positivo nos premiados, que foram recebidos com uma celebração tradicional com trajes típicos, seguida de visitas aos principais marcos culturais, como o centro histórico de Cusco, o templo Koricancha, Machu Picchu, além das fascinantes salinas de Maras e os terraços circulares de Moray. Os convidados ainda passaram por experiências autênticas a bordo do trem mais luxuoso da América Latina, o Andean Explorer, e receberam conteúdos personalizados na hospedagem Tambo Del Inka, que está no top 3 resorts sul-americanos da revista Travel + Leisure. A gastronomia também foi destaque, com jantares exclusivos nos renomados restaurantes OQRE e MIL.
O prêmio faz parte do “Programa Acelera”, uma iniciativa tradicional de incentivo do Banco Bmg voltada para donos de franquias e correspondentes bancários destaques do primeiro semestre, públicos estratégicos para a organização. A ação tem sido uma ferramenta importante junto às forças de venda para incrementar a produção e engajar esses parceiros, gerando resultados e reforçando o relacionamento com a rede.
“As viagens de incentivo são importantes para a estratégia do negócio, atuando como uma ferramenta efetiva para gerar novos negócios e fortalecer relacionamentos. Elas criam momentos únicos de conexão, permitindo aproximações naturais que impulsionam o engajamento e abrem portas para novas oportunidades. Ao alinhar os objetivos da empresa com as necessidades das pessoas, essas experiências transformam o relacionamento e a experiência do cliente, gerando resultados sustentáveis de longo prazo”, comenta José Ferreira, head de incentivo do Banco Bmg.
“O segredo da viagem de incentivo é utilizar a expertise para transformar o momento em algo impagável, agregando um valor intangível e de exclusividade para cada um dos viajantes, foi isso que conseguimos junto ao Bmg, criamos momentos que fortalecem os laços e ficam eternizados. Certamente esta será uma experiência inesquecível por ter sido desenhada unicamente para os envolvidos. Muito além de uma viagem, é uma experiência com conteúdo e storytelling do começo ao fim”, complementa Paulo Farnese, sócio-fundador da EAÍ?! Content Experience.
Agências
Agência Cuco anuncia operação em Nova York
A Agência Cuco, reconhecida por atuar como um laboratório de marketing de experiências, está com atendimento Latam e Américas em 2024. A novidade ocorre com a chegada de uma nova operação da Cuco agora em Nova York (Estados Unidos), antecipando as comemorações de 10 anos de atuação da agência junto ao mercado.
Para o sócio-fundador e CEO da Agência Cuco, Luan Teixeira, este movimento consolida o posicionamento da empresa em eventos. “Operar com um escritório nos Estados Unidos era uma meta nossa de expansão. Hoje, estamos dando um passo importante em relação a tangibilizar o nosso planejamento estratégico de desenvolvimento. Acreditamos que esta ponte entre São Paulo e Nova York vai trazer muitas inovações e tendências ao nosso mercado”, explica o executivo.
Para ele, este novo braço da Cuco reflete o amadurecimento conquistado nessa jornada, formando um atendimento com operações independentes, mas que também trazem consistência aos clientes da agência sempre de forma ágil e acessível. Apenas de 2022 a 2023, a Cuco registrou um crescimento de 20%.