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Pesquisa revela dados sobre a realidade salarial dos profissionais de SEO no Brasil

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Com o objetivo  de esclarecer o panorama salarial dos profissionais de SEO no Brasil, o Vagas de SEO divulgou os resultados da pesquisa salarial de 2023. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, o acesso à internet no Brasil aumentou significativamente nos últimos anos. Em 2019, 84,0% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet. Já em 2021, essa proporção subiu para 90,0%, o que representa um aumento de 6 pontos percentuais.

Assim, o aumento geral do acesso à internet possibilitou o surgimento de novos e-commerces e negócios digitais, contribuindo também para um aumento exponencial para a área de SEO no Brasil, pois as estratégias orgânicas se tornaram essenciais às  empresas que buscam crescer no mercado digital.

pesquisa salarial para o mercado de SEO reuniu respostas de 454 profissionais da área, com uma distribuição de gênero  variada: 53,9% se identificaram como mulheres, 45,1% como homens e 0,8% como não-binários. Em 2022, 52,5% dos respondentes se identificaram como homens, 47,3% como mulheres e 03,% preferiram não responder. Isso pode sinalizar uma crescente presença feminina na área de SEO.

Ainda conforme os dados da PNAD de 2021, mais da metade dos trabalhadores no Brasil, precisamente 53,8%, eram pessoas pretas ou pardas. No entanto, esses grupos, somados, ocupavam apenas 29,5% dos cargos gerenciais. Dessa forma, os dados da pesquisa salarial também evidenciam a disparidade na representação étnica na área de SEO, tendo apenas 30,4% profissionais pretos ou pardos entre os respondentes.

No que se refere à remuneração, a pesquisa revela que a média salarial dos profissionais de SEO no Brasil, que em 2023 é de R$6.258, variando conforme a experiência e o tipo de trabalho. Por outro lado, os dados apontam para uma discrepância de gênero nos salários. Mulheres ganham, em média, menos do que os homens na mesma posição.

A pesquisa salarial de SEO também demonstra a falta de diversidade nos cargos de alta gestão. Apenas 26% dessas posições são ocupadas por mulheres, enquanto a porcentagem de pessoas não-brancas nesses cargos é de apenas 22%.

“A desigualdade salarial e a falta de diversidade no mercado de SEO são questões que precisam ser discutidas e tratadas. É importante que as empresas compreendam e valorizem a importância da diversidade em suas equipes e façam esforços conscientes para resolver essas disparidades”, afirma Mariana Pessoa, co-fundadora do Vagas de SEO.

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Accenture lança Client Value Experience para transformar relações B2B

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A Accenture anuncia a reinvenção de suas interações com as maiores organizações do País por meio do Client Value Experience (CVE) na América Latina. É uma nova disciplina dedicada a transformar relações transacionais em experiências criativas, memoráveis e orientadas por dados — capazes de reforçar confiança, lealdade e impacto nos negócios. A nova área integra tecnologia, criatividade humana, experiência sensorial e profunda personalização para ajudar clientes a vivenciarem, de forma concreta, o valor da Accenture ao longo de todas as jornadas.
Para liderar o CVE, a empresa nomeia Márcia Guerreiro, executiva com ampla experiência em jornalismo, marketing e comunicação e mais de uma década atuando em comitês de liderança local e global. Primeira mulher editorialista do O Estado de S. Paulo e com trajetória consolidada em consultoria e tecnologia, Márcia liderou estratégias de marca, narrativas executivas, ABM, experiência do cliente e programas integrados de marketing. Reconhecida por sua inovação em storytelling, design de experiências e preparo de líderes para conversas mais relevantes, fluídas e orientadas a valor com clientes — muito além dos modelos tradicionais de apresentação — ela assume a missão de transformar o CVE em uma alavanca estratégica de crescimento e diferenciação competitiva na região.
“O CVE nasce para redefinir a experiência B2B”, afirma Márcia Guerreiro. “Vamos criar relações transformacionais, experiências que unem criatividade, tecnologia e personalização — e que fazem o cliente sentir o valor que construímos juntos e a promessa da marca.”
A criação do CVE está diretamente conectada ao Connected Innovation Center (CIC), inaugurado recentemente em São Paulo, um hub de cocriação que combina tecnologia, dados, narrativa e design para acelerar soluções e fortalecer vínculos executivos.
Para reforçar seu compromisso com inovação e tecnologia, a Accenture também anuncia a chegada de Larissa Di Pietro como nova líder de  marketing e comunicação para a América Latina. A profissional com mais de duas décadas de experiência no Brasil e no Canadá construiu uma trajetória sólida em grandes empresas de tecnologia, como Cisco, CA Technologies e Sun Microsystems.
Reconhecida por sua atuação em estratégias integradas de marketing, Larissa é referência em iniciativas orientadas à geração de demanda, engajamento do cliente e fortalecimento de marca. Ao longo de sua carreira, liderou projetos transformacionais impulsionados por plataformas digitais, eventos e parcerias estratégicas.
Apaixonada por storytelling, estratégia e sobretudo por pessoas, Larissa chega à Accenture para seguir ampliando a presença da marca e manter a voz da companhia líder no mercado, conectando as estratégias de Marketing aos objetivos de crescimento da empresa.
“O tamanho, a relevância e o impacto da Accenture no Brasil e nos principais países da América Latina são realmente impressionantes. Estou realizada, pronta e muito feliz em liderar o time de Marketing e Comunicação e seguir mostrando ao mercado como a Accenture ajuda grandes empresas a se reinventarem com o apoio da tecnologia, da criatividade humana e, principalmente, entregando resultados de negócios extraordinários”, afirma Larissa.
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Heineken convida o público a trocar áudios longos por cerveja no bar

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A Heineken segue incentivando conexões reais entre as pessoas com a ação Podia Ser Uma Heineken (Could Have Been a Heineken) que convida as pessoas a trocarem os longos áudios do WhatsApp por conversas presenciais.

Inspirada no fato de que o Brasil é o país que envia quatro vezes mais mensagens de voz no aplicativo do que qualquer outro país – segundo a Meta -, a marca decidiu dar um novo destino a esses áudios: o bar. Para participar, basta encaminhar um áudio de pelo menos três minutos, com a marcação de encaminhado, para o BOT oficial de Heineken no WhatsApp. Após confirmar que tem mais de 18 anos e aceitar os termos de participação, o BOT responde com um voucher para trocar por uma Heineken® por CPF em um bar parceiro disponível no site da ação.

“Acreditamos que as melhores conversas acontecem fora das telas. A ação ‘Podia ser uma Heineken’ reforça esse convite para que as pessoas se desconectem do digital e se reconectem entre si. Mais do que uma promoção, é um lembrete de que experiências reais continuam sendo o que realmente nos aproxima”, afirma Williane Vieira, gerente de marketing da Heineken no Brasil.

Criada pela agência LePub e parte da campanha Social Off Socials, a ação acontece de forma presencial em São Paulo e no Rio de Janeiro. Cada CPF tem direito a um voucher gratuito, válido por tempo limitado após a emissão. A recomendação é gerar o código já estando no bar.

“Para ilustrar os longos áudios enviados pelas pessoas, principalmente por nós, brasileiros, exploramos diferentes formatos de mídia OOH, como envelopamento de trens, grandes e longas telas digitais que mostram o desenho de gravação de um áudio, que termina com a assinatura da campanha: Podia ser uma Heineken. Porque a provocação é justamente essa: em vez de longos áudios que impedem as pessoas de se conectarem na vida real, por que não conversarem pessoalmente desfrutando de uma Heineken?”, conta Laura Esteves, CCO da LePub São Paulo.

Além de mídia OOH, a campanha também contempla influenciadores e mídias digitais.

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