Empresa
Panasonic explora brasilidade em primeira campanha na categoria de Pilhas no país

Para anunciar o lançamento das novas Pilhas Alcalinas Premium com tecnologia antivazamento e 18 vezes mais durabilidade em relação às pilhas comuns, a Panasonic, estreia um filme com o mascote da categoria. Essa é a primeira vez que o personagem Leo Pilhas protagoniza uma comunicação fora do Japão – país sede da empresa. A criação é da Ogilvy Brasil e traz o personagem da gigante japonesa com uma brasilidade inédita.
Com o mote “Alcalinas Premium Panasonic. Para não dar zebra, escolha a pilha do Leo”, a animação traz um storytelling que reforça os features do produto. No filme principal, o mascote surge em terras brasileiras, em meio a elementos que representam o país, como o Bondinho Pão de Açúcar®️ e a paisagem da Amazônia. Além do ineditismo de uma produção local, a peça apresenta outro fator surpresa: a Zebra, como novo personagem que surge como antagonista ao Leo. A participação da figura, com característica criativa sutil da Panasonic, faz alusão à famosa expressão “dar zebra”, com objetivo de reforçar que a escolha pela pilha garante uma experiência positiva, com alto empenho e sem vazamento – tecnologia exclusiva no mercado.
Em 2018, o mascote Leo, elaborado no Japão e utilizado como representante da categoria no mundo todo, desembarcou no Brasil. “Fizemos uma série de pesquisas e estudos para chegar a esse protagonista. Além de carismático, ele tem o conceito e a personalidade da marca e reforça os principais atributos das Pilhas Alcalinas Premium Panasonic, que é a energia e segurança contra vazamentos. Pela primeira vez, temos a oportunidade de produzir um filme inteiro com o Leo fora do Japão e ainda contamos com a participação da Zebra, que chegou para ficar”, comenta Luciano Lima, Gerente de Marketing de Pilhas e Bateria da Panasonic no Brasil.
“Aproveitamos a oportunidade para desenvolver uma história com elementos que dialogam diretamente com o brasileiro, que fossem reconhecidos por todos”, comenta Daniel Schiavon, diretor de criação da Ogilvy Brasil. “Encontramos uma solução criativa para comunicar a superioridade das pilhas Panasonic com sutileza e um cuidadoso trabalho de craft“, conclui o criativo.
Para estruturar as ações e campanhas deste lançamento, a Panasonic realizou pesquisas e revisitou o posicionamento da marca. “Com diversas opções no mercado, buscamos trazer para o público brasileiro um produto de qualidade superior, que atenda às necessidades dele, com um preço adequado”, explica Luciano, que completa “além de comunicar este grande lançamento, buscamos aumentar cada vez mais a nossa presença na categoria de Pilhas Alcalinas no mercado brasileiro, como já acontece com pilhas comuns.”.
Os filmes produzidos serão exibidos em canais da TV aberta e paga, além de circular por plataformas digitais. A campanha também envolve ações com influenciadores nas redes sociais: mais de 50 de criadores de conteúdos mostrarão as suas percepções sobre o lançamento, inserindo em suas vivências e aplicando em situações do cotidiano, no TikTok e Instagram. A Panasonic revela que hoje 71% do público compra pilhas em mercado, por isso a marca aposta em ações com personalidades de grande impacto para falar com seus consumidores, como o cantor Wesley Safadão, que já deu o ponta pé inicial do lançamento.
Empresa
Accenture lança Client Value Experience para transformar relações B2B

Empresa
Heineken convida o público a trocar áudios longos por cerveja no bar

A Heineken segue incentivando conexões reais entre as pessoas com a ação Podia Ser Uma Heineken (Could Have Been a Heineken) que convida as pessoas a trocarem os longos áudios do WhatsApp por conversas presenciais.
Inspirada no fato de que o Brasil é o país que envia quatro vezes mais mensagens de voz no aplicativo do que qualquer outro país – segundo a Meta -, a marca decidiu dar um novo destino a esses áudios: o bar. Para participar, basta encaminhar um áudio de pelo menos três minutos, com a marcação de encaminhado, para o BOT oficial de Heineken no WhatsApp. Após confirmar que tem mais de 18 anos e aceitar os termos de participação, o BOT responde com um voucher para trocar por uma Heineken® por CPF em um bar parceiro disponível no site da ação.
“Acreditamos que as melhores conversas acontecem fora das telas. A ação ‘Podia ser uma Heineken’ reforça esse convite para que as pessoas se desconectem do digital e se reconectem entre si. Mais do que uma promoção, é um lembrete de que experiências reais continuam sendo o que realmente nos aproxima”, afirma Williane Vieira, gerente de marketing da Heineken no Brasil.
Criada pela agência LePub e parte da campanha Social Off Socials, a ação acontece de forma presencial em São Paulo e no Rio de Janeiro. Cada CPF tem direito a um voucher gratuito, válido por tempo limitado após a emissão. A recomendação é gerar o código já estando no bar.
“Para ilustrar os longos áudios enviados pelas pessoas, principalmente por nós, brasileiros, exploramos diferentes formatos de mídia OOH, como envelopamento de trens, grandes e longas telas digitais que mostram o desenho de gravação de um áudio, que termina com a assinatura da campanha: Podia ser uma Heineken. Porque a provocação é justamente essa: em vez de longos áudios que impedem as pessoas de se conectarem na vida real, por que não conversarem pessoalmente desfrutando de uma Heineken?”, conta Laura Esteves, CCO da LePub São Paulo.
Além de mídia OOH, a campanha também contempla influenciadores e mídias digitais.








