Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Paixão nacional, os memes também podem desrespeitar direitos autorais

Publicado

em

Futebol, samba, carnaval, festa… esses são interesses comuns atribuídos aos brasileiros há tanto tempo que já fazem parte do senso comum. Com o advento das plataformas digitais, os memes já são candidatos a entrarem neste seleto grupo de paixões nacionais. A criatividade, somada ao uso maciço das redes, fez com que o assunto, além do entretenimento, invadisse a área jurídica, já que segundo um estudo da plataforma Cupom Válido, de 2021, mostra que o Brasil é o terceiro país do mundo que mais usa as redes sociais.

Isso porque, o que para muitos é só brincadeira, para outros é interpretado como violação de direitos autorais ou morais de instituições e pessoas. Lembrando que muitos dos memes mais famosos e que mais repercutem, reproduzem imagens de figuras populares, como o apresentador Fausto Silva, a atriz Renata Sorrah e o cantor Zeca Pagodinho, por exemplo. Ou de pessoas que acabam se tornando conhecidas justamente devido aos memes que se espalham pelo ambiente digital.

Segundo a CEO da Future Law,  edtech focada em preparar os profissionais para as transformações tecnológicas do universo jurídico, Tayná Carneiro, O uso da imagem pessoal pode violar o direito à intimidade, e conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a imagem é um dado pessoal: “A vasta circulação, disponibilização e compartilhamento de imagens não as tornam de domínio público, podendo existir uma série de direitos violados, inclusive nos âmbitos constitucional e penal”, explica.

Um dos casos mais famosos de uso ilegal de imagem para memes aconteceu recentemente com o bebê Alice, que fez sucesso no Tik Tok em vídeos pronunciando palavras difíceis e incomuns para uma criança tão pequena. A menina chegou até a participar de uma publicidade institucional de um grande banco, mas foi nas redes sociais que as imagens de Alice viralizaram, com memes dos mais diferentes vieses.

A mãe da criança, Morgana Secco, precisou se pronunciar para afirmar que não autorizava o uso da imagem de sua filha publicamente para os mais distintos fins. Tayná ressalta que, não apenas quem cria os memes, mas também quem os compartilha, pode sofrer um processo por violação de direitos: “O compartilhamento, sem autorização, da imagem de uma pessoa, pode implicar em violação de direitos, seja para fins comerciais ou não”.

“A Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, visa garantir os direitos patrimoniais e morais ao autor sobre as obras por ele criadas. A Lei define as permissões e proibições, quanto à reprodução das obras, bem como as sanções civis aplicáveis a quem a infringe”, completa a CEO da Future Law, sobre a lei que premeia o uso indevido de memes.

Continue lendo

Empresa

IZA explora suas raízes em filme da campanha da nova coleção em parceria com Risqué

Publicado

em

Dona de uma voz e personalidades únicas, IZA foi o match perfeito com Risqué – que atua no mercado de esmaltes e pertencente ao Grupo Coty no Brasil – e a inspiração para uma coleção #AsCoresDasMinhasRaízes, que representa bem essa união de ideais e lutas. Agora, a cantora estrela também o filme da nova campanha da marca, que busca retratar a importância das raízes na construção da personalidade e o quanto isso dá confiança para as pessoas se expressarem como quiserem.

Idealizada e executada pela Ampfy, a peça traz momentos significativos da história da cantora e cores que representam suas origens. Com isso, a marca também quer trazer à tona as raízes de cada um e sua importância para construir identidades. O filme, dirigido por Felipe Sassi, também responsável pelo clipe Gueto, além de outros da cantora, foi gravado na mesma locação deste sucesso de IZA, um hino em homenagem às origens da artista.

O vídeo da campanha de Risqué começa com a IZA grafitando o nome da coleção num muro e depois interagindo num cenário que representa Olaria, bairro onde passou parte da sua infância e adolescência, com referências à cultura e local onde cresceu. A peça retrata banhos de mangueira cheios de cor, Kombis que fazem parte da cenografia do seu clipe Gueto, e a proximidade com as mulheres de seu bairro, que inspiraram muitas de suas canções. Além disso, a marca recria o salão de beleza da avó de IZA, Dona Dagmar, mostrando a cumplicidade entre as mulheres no momento de fazer as unhas.

Ficha Técnica

Cliente: Risqué

Produto: Nova Coleção

Projeto: Risqué + Iza

VP de Marketing Coty: Regiane Bueno

Equipe de Marketing Coty e Risqué: Paulo Carneiro, Beatriz Rolfsen, Flávio Barolli e Giovanna Rigolon

Agência: AMPFY

CEO: André Chueri

CCO: Fred Siqueira

COO: Douglas Bocalão

CBO: Guilherme Brum

VP de Mídia e Growth: Sérgio Brotto

ECD: Dogura Kozonoe

CD: Bruno Érnica

Criação: Juliana Coelho, Renato Picolo, João Bastos, Luiz Gustavo Maciel, Lars Ferreira e Beatriz Helena

Diretor(a) de Atendimento: Barbara Gava Rodrigues

Diretor(a) de Contas: Mariana Andrade

Atendimento: Gabriela Nogueira Dias e Gabriela Marsola

Head de Planejamento: Luciana Padovani

Diretor de Planejamento: Augusto Leme

Planejamento: Juliana Pádula e Isabella Duarte

Diretora de Mídia: Thaís Degilio

Mídia: Marianna Moreira, Barbara Castro e Mariana Corrêa

Content Lead: Vanessa Brito

Community Manager: Jacqueline Martins

Gerente de Operações: Gabriel Kuhlmann

RTV: Cacau Florentino, Heitor Molina, Carolina Santos, Larissa Deruzzi e Douglas Nascimento

Produção: Academia de Filmes

Produtor: Paulo Schmidt

Diretor: Felipe Sassi

Diretor de fotografia: Victor Alencar

Direção de Arte: Gui Avila

Diretor de produção: Tato

Produção Executiva: Wanisy Roncone e Diana Balsini

Figurinista: Membranas

Montagem e Pós produção: Cora Post

Atendimento: Nadi Lima

Produtora de som: Audioman

Maestro/Produtor: Nick Casabona

Finalizador: Nabar Cunha

Atendimento produtora: Gabriela Betti

Produtora 3D: CLAN VFX

Produção Executiva CLAN VFX: Luiz Adriano e Monica Delfini

Coordenadora de Produção CLAN VFX: Tania Ripardo

Continue lendo

Empresa

Innova AATB conquista a conta do Insper

Publicado

em

 Innova AATB anuncia a conquista da conta do Insper,  instituição sem fins lucrativos localizada em São Paulo e dedicada ao ensino e à pesquisa, com atuação nas áreas de negócios, economia, direito, engenharia (mecânica, mecatrônica e da computação) e ciência da computação.

O atendimento do Insper se inicia após processo de concorrência com outras quatro agências. Vencedora da seleção, a Innova AATB se tornou a responsável pela gestão da comunicação da marca, que engloba estratégia, plano de comunicação e mídia para os cursos de graduação, pós-graduação e políticas públicas do Insper, focando, neste primeiro momento, em ativações de performance e conversão no âmbito digital.

“Estamos entusiasmados em trabalhar como uma instituição tão importante como o Insper, que está formando grandes profissionais no Brasil e que vai nos permitir desenvolver projetos que enriqueçam cada vez mais o setor de educação”, afirma Alexandre Carmona, sócio e diretor da Innova AATB.

André Lahóz Mendonza de Barros, coordenador executivo de Marketing e Comunicação do Insper, conta sobre a escolha da agência para seguir no atendimento da marca: “Escolhemos a Innova após um job em que a agência demonstrou capacidade de atender a necessidades de comunicação que vão desde o apoio a eventos até a publicidade digital para os nossos diferentes públicos”.

Continue lendo