Empresa
Paixão nacional, os memes também podem desrespeitar direitos autorais

Futebol, samba, carnaval, festa… esses são interesses comuns atribuídos aos brasileiros há tanto tempo que já fazem parte do senso comum. Com o advento das plataformas digitais, os memes já são candidatos a entrarem neste seleto grupo de paixões nacionais. A criatividade, somada ao uso maciço das redes, fez com que o assunto, além do entretenimento, invadisse a área jurídica, já que segundo um estudo da plataforma Cupom Válido, de 2021, mostra que o Brasil é o terceiro país do mundo que mais usa as redes sociais.
Isso porque, o que para muitos é só brincadeira, para outros é interpretado como violação de direitos autorais ou morais de instituições e pessoas. Lembrando que muitos dos memes mais famosos e que mais repercutem, reproduzem imagens de figuras populares, como o apresentador Fausto Silva, a atriz Renata Sorrah e o cantor Zeca Pagodinho, por exemplo. Ou de pessoas que acabam se tornando conhecidas justamente devido aos memes que se espalham pelo ambiente digital.
Segundo a CEO da Future Law, edtech focada em preparar os profissionais para as transformações tecnológicas do universo jurídico, Tayná Carneiro, O uso da imagem pessoal pode violar o direito à intimidade, e conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a imagem é um dado pessoal: “A vasta circulação, disponibilização e compartilhamento de imagens não as tornam de domínio público, podendo existir uma série de direitos violados, inclusive nos âmbitos constitucional e penal”, explica.
Um dos casos mais famosos de uso ilegal de imagem para memes aconteceu recentemente com o bebê Alice, que fez sucesso no Tik Tok em vídeos pronunciando palavras difíceis e incomuns para uma criança tão pequena. A menina chegou até a participar de uma publicidade institucional de um grande banco, mas foi nas redes sociais que as imagens de Alice viralizaram, com memes dos mais diferentes vieses.
A mãe da criança, Morgana Secco, precisou se pronunciar para afirmar que não autorizava o uso da imagem de sua filha publicamente para os mais distintos fins. Tayná ressalta que, não apenas quem cria os memes, mas também quem os compartilha, pode sofrer um processo por violação de direitos: “O compartilhamento, sem autorização, da imagem de uma pessoa, pode implicar em violação de direitos, seja para fins comerciais ou não”.
“A Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, visa garantir os direitos patrimoniais e morais ao autor sobre as obras por ele criadas. A Lei define as permissões e proibições, quanto à reprodução das obras, bem como as sanções civis aplicáveis a quem a infringe”, completa a CEO da Future Law, sobre a lei que premeia o uso indevido de memes.
Empresa
TotalPass aposta no humor e em arquétipos corporativos em sua maior campanha para 2026

A TotalPass, uma das plataformas líderes em bem-estar corporativo no Brasil, lança a sua principal ofensiva de marca para o ano. Intitulada “Não aceite nada menos que o Total”, a campanha assinada pela agência Milà utiliza uma estratégia 360º e uma dose generosa de bom-humor para consolidar o posicionamento da empresa como a escolha premium do setor, focando em gerar desejo direto no usuário final.
A comunicação parte de personas icônicas do universo do trabalho — como o competitivo, o fofoqueiro, o faz-tudo e o puxa-saco — para transmitir uma mensagem de autenticidade. A ideia central é que, independentemente do perfil profissional, o colaborador pode ser “totalmente ele mesmo” ao usufruir do benefício, seja dentro ou fora do escritório. No filme, o humor funciona como prova de produto: o “fofoqueiro”, por exemplo, encontra o ambiente ideal para atualizar as notícias entre uma aula e outra, enquanto o “puxa-saco” leva sua intensidade para os treinos.
Para o CEO Latam da TotalPass, Felipe Calbucci, a campanha é um divisor de águas para a marca. “Essa campanha nasce para deixar um recado muito claro: o colaborador não precisa aceitar um benefício mais ou menos quando pode ter uma experiência completa. Mostramos isso de forma leve e divertida e, ao mesmo tempo, reforçamos o posicionamento da TotalPass como uma escolha superior, combinando escala, qualidade e um portfólio robusto que aumenta o desejo de contratação no usuário final e gera mais valor para as empresas”, afirma o executivo.
A estratégia de divulgação é abrangente, com veiculações em TV aberta e fechada, mídia OOH (Out of Home), canais digitais e ações com influenciadores. Os três filmes que compõem a peça serão lançados de forma faseada: o primeiro estreia ainda esta semana, enquanto os demais chegam ao público após o Carnaval.
Segundo Sleyman Khodor, sócio e CCO da Milà, o conceito humaniza o benefício ao brincar com situações reais. “O usuário não precisa aceitar menos do que o total. A ideia é mostrar que, com um ecossistema robusto, o bem-estar deixa de ser promessa e vira escolha diária, com mais possibilidades, mais acesso e mais conveniência”, explica.
Empresa
O Boticário reúne Kaká e Cannavaro no Maracanã para lançamento de Malbec Black Legend

Em um encontro que transpira simbolismo e história, Malbec Black Legend, a nova fragrância de perfumaria masculina, promoveu o encontro de duas lendas vivas do futebol mundial: o brasileiro Kaká e o italiano Fabio Cannavaro. O palco escolhido para essa ativação de alto impacto não poderia ser outro senão o Maracanã, no Rio de Janeiro, cenário que materializa o conceito central da campanha: “uma lenda sempre reconhece a outra”.
A ação de Live Marketing foi desenhada para ir além da publicidade tradicional, transformando o estádio em um set vivo de celebração ao legado. Sob a lente e direção de fotografia de Paulo Vainer e cenografia de Greta Cuneo, o momento foi eternizado em uma composição visual rica em detalhes. Elementos como pranchas táticas, chuteiras artesanais, faixas de capitão e medalhas foram dispostos para narrar a construção do sucesso através do tempo, posicionando o novo Malbec Black Legend como o elo entre o passado glorioso e o presente sofisticado.
Para amplificar a reverberação do encontro, o Boticário apostou em uma estratégia de conteúdo multiplataforma. O estádio recebeu um “set aberto”, onde os apresentadores Igão e Mítico, do Podpah, entrevistaram Kaká e Cannavaro diretamente da tribuna. A gravação do podcast em um ambiente tão emblemático permitiu que embaixadores e influenciadores parceiros da marca vivenciassem a atmosfera de perto, com a intermediação dos talentos esportivos realizada pela ALOB Sports.
A campanha, que conta com direção criativa da agência w3Haus e assinatura da AlmapBBDO, apresenta Kaká como o novo embaixador global da marca. Um detalhe que reforça a sofisticação da narrativa é a locução de Fabio Cannavaro, historicamente um dos maiores adversários de Kaká nos gramados, agora unido a ele pelo reconhecimento mútuo de excelência.
Com esta iniciativa, Malbec reafirma que uma lenda não nasce pronta, mas se constrói e permanece quando o tempo a legitima. Ao unir o universo do futebol de elite à perfumaria premium em um dos templos do esporte, a marca consolida sua presença na cultura masculina através de experiências que conectam memória, autoridade e respeito.








