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O que a Geração Z quer? Pesquisa revela hábitos, desejos e novos caminhos

Uma pesquisa recente com mais de 150 mil Centennials acaba de mudar o significado do que muitas marcas supõem sobre a Geração Z. A confirmação veio com uma pesquisa realizada por influenciadores relevantes na América Latina, com mais de 8,6 milhões de seguidores.
Quais são suas plataformas de entretenimento favoritas?
ÁUDIO
Na mente das marcas e dos consumidores, não é surpresa que as plataformas de áudio sejam a número um, com o Spotify tendo 70% da preferência. No entanto, foi identificado plataformas que estão começando a aparecer nas conversas e que as marcas talvez ainda não tenham em seu radar e que podemos começar a explorar, como o Trebel e o SoundCloud. É importante enfatizar que ser um dos primeiros a adotar tendências e plataformas ajuda a posicionar as marcas como inovadoras e destaca que elas estão atentas ao pulso e à velocidade com que essa geração está se movendo.
VÍDEO
Em termos de entretenimento em vídeo, ou seja, plataformas de streaming de séries e filmes, 46% dos entrevistados indicaram que preferem a Netflix, seguida por Prime video (20%), Star+ (16%), Disney+ (8%), HBO MAX (5%), entre outras plataformas (5%). Sem dúvida, o fato de o Star+ estar em terceiro lugar é uma surpresa, pois ele é preferido até mesmo em relação à HBO, que tem uma forte oferta de conteúdo voltado para a Geração Z (Euphoria) e ao Disney+, cuja aposta também se inclina para o público jovem.
Além disso, seu gênero favorito é o drama; 24% disseram que gostam de romances, 23% de dramas adolescentes e 16% de k-dramas ou doramas coreanos. Esses resultados estão de acordo com o boom da cultura coreana no México, sendo o quinto país do mundo que mais consome esse conteúdo, o que abre a porta para que as marcas colaborem com criadores de outros países e não se concentrem apenas em um mercado, pois com as redes sociais podemos ver que as fronteiras do consumo estão cada vez mais globalizadas, independentemente do país de origem e do idioma.
“É uma geração que gosta de conteúdo amoroso, inspirador e evocativo com uma idealização romântica, e isso na América Latina se traduz em uma forte preferência por novelas de vários países. Embora a Netflix ainda seja a plataforma de streaming preferida, o Prime Video está crescendo, sem dúvida devido ao fato de custar menos e ter benefícios adicionais, pois ao se inscrever no Amazon Prime, a oferta de vídeo é adquirida automaticamente. Portanto, o número de usuários do Prime Vídeo pode não ser um indicativo de quantas pessoas gastam e assistem à sua oferta de vídeo. Em breve, também estaremos observando a chegada de novos concorrentes, como o Meli Play”, disse Mariana Carreón, diretora de pesquisa e estratégia cultural da another.
Quais são seus dispositivos favoritos?
Os eletrônicos de consumo estão muito próximos da categoria de entretenimento. Os fones de ouvido são o gadget por excelência da Geração Z. 66% dos entrevistados disseram que não saem de casa sem fones de ouvido. O que vale a pena observar, no entanto, é que, embora exista o mito de que a Geração Z não consome mídia tradicional, como a televisão, isso é completamente falso.
Uma geração de gamers
Sabemos que a geração Z está repleta de gamers. No entanto, é surpreendente a quantidade desse público, dos 63.000 entrevistados, 100% se consideram gamers.
75% jogam em seus smartphones e, dos outros 25% que jogam em consoles, 38% preferem Xbox, 35% Playstation e 19% Nintendo.
Isso nos diz que a Geração Z certamente joga videogames, mas o nível de dedicação e complexidade varia, enquanto nos smartphones sabemos que os jogos são mais simples (para passar o tempo), nos consoles e PCs, tende a haver uma dedicação maior de horas e paixão por jogos específicos.
Free Fire é o jogo favorito, possivelmente por sua compatibilidade com smartphones, ao contrário de Fortnite que só pode ser jogado em consoles ou computadores, deixando-o em último lugar de preferência. Ainda no top 3 estão jogos como COD e Minecraft.
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FutureBrand São Paulo lança ‘Tá Quente, Brasil! 2025″

A FutureBrand São Paulo, consultoria de branding do McCann Worldgroup/IPG, acaba de lançar a segunda edição do Tá Quente Brasil! 2025, levantamento proprietário que mapeia o que está em alta no país. O mapeamento cultural, que contou com o apoio da Timelens para captação de dados, aborda os movimentos que estão moldando a visão e as atitudes dos brasileiros. Foram identificados mais de mil sinais comportamentais, a partir de uma ampla rede de coleta em diferentes regiões do país, reunindo 246,5 milhões de buscas no Google, 2,9 milhões de perfis analisados em redes sociais e 22,6 milhões de menções.
“Mais do que medir o que é relevante, o material apresenta oportunidades para impulsionar negócios país afora, a partir da interpretação estratégica de informações, análise comportamental e mapeamento de sinais criativos”, acredita Ewerton Mokarzel, CEO da FutureBrand.
A pesquisa revela quatro grandes contradições que traduzem o atual momento brasileiro e apontam novos caminhos de conexão e oportunidades para as marcas: Brasil Global x Brasil Local; Brasil da Esperança x Brasil do Desespero; Brasil dos Afetos x Brasil dos Desafetos; e Brasil Público x Brasil Privado.
O levantamento tem como ponto de partida o comportamento dos consumidores brasileiros, a fim de identificar maneiras para marcas criarem vínculos dentro do contexto atual. Entre os principais temas estão meio-ambiente, música, família, religião e finanças. “A partir desses assuntos, as marcas podem entender as oportunidades de negócio, e aproveitá-las de forma assertiva”, complementa o CEO da FutureBrand SP.
O report completo pode ser baixado neste link.
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AMPRO Awards anuncia os finalistas da 25ª edição

A 25ª edição do AMPRO Awards, tradicional premiação brasileira dedicada ao Live Marketing, acaba de revelar os finalistas de 2025. Neste ano, 242 campanhas de 56 agências foram selecionadas para a shortlist em 35 das 40 categorias que compõem o prêmio, representando 47,5% das inscrições. Nesta edição, o AMPRO Awards contou com 509 projetos inscritos e 108 agências participantes.
A seleção foi conduzida por um corpo de jurados formado por 171 profissionais de comunicação e marketing, que avaliaram os cases das verticais Effectiveness, Activation, Experience e Business com base nos critérios de criatividade, estratégia e execução. Os finalistas concorrerão aos troféus de Ouro, Prata e Bronze, além dos prêmios especiais: Grand Prix de Criatividade, Grand Prix ESG, Agência do Ano e melhor case por vertical.
“O processo de avaliação é uma das maiores fortalezas do AMPRO Awards. A cada edição, reforçamos o compromisso com critérios técnicos, pluralidade e transparência, o que garante um resultado que representa, de fato, a excelência do Live Marketing no Brasil”, afirma Heloisa Santana, presidente executiva da AMPRO.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 24 de novembro, na Estação Motiva Cultural, em São Paulo, com transmissão online.
Confira a shortlist no site oficial do AMPRO Awards.








