Empresa
Nova campanha do Assaí convida clientes a “Verãozar”

“E aí, vambora verãozar?” é o convite que o Assaí Atacadista traz para seus clientes em sua primeira campanha de 2023. A ação celebra a chegada da estação mais quente do ano, esperada por grande parte dos(as) brasileiros(as), e estreia o conceito “Tudo a ver com o seu verão”. Com formato crossmedia, as peças contam com diferentes desdobramentos para as mídias offline e digital e reforçam a combinação entre a rede atacadista (cujo nome, de origem japonesa, significa “sol nascente” em português) e o verão. Seja para curtir uma praia, um piquenique no parque ou um churrasco no fim de semana, a campanha reforça que lojas do Assaí Atacadista são o ponto de encontro ideal para celebrar um verão de preços baixos, com ofertas e variedades nos mais diversos setores, como bebidas, frutas, legumes e verduras e açougue.
A conexão entre o Assaí e o verão também é apresentada através do semicírculo que representa o logotipo da Companhia — o sol nascente. Através dele, os filmes realizam uma transição para a variedade de atividades e mix de produtos que combinam com a estação, embalados por um jingle contagiante que destaca o Assaí para quem deseja abastecer a casa e ou o comércio com mais economia. Os(as) clientes são convidados(as) ainda a adotarem a hashtag #Veraozar e a dizerem em suas redes sociais o que significa “verãozar” para cada um(a).
A criação das peças leva a assinatura da agência StarMKT, house agency da marca, e tem produção da Paprika Filmes, com plano de mídia da BETC/Havas. O primeiro filme, com foco institucional e em ofertas será exibido exibidos em TV aberta e fechada, com versões de 60’’ e 30’’, junto a inserções em mídia impressa e online, spots para rádios e ativações nos metrôs de São Paulo (estações Carrão-Assaí Atacadista e Sé) e Salvador. Já o segundo filme, que apresenta o dicionário verãozar, será exibido no Youtube e nas redes sociais do Assaí. Ainda, durante o período da campanha, a marca contará com um time de influenciadores parceiros que assumem a missão de desdobrar as mensagens do “verãozar”, nas cinco regiões do país, conversando diretamente com os(as) micro e pequenos(as) empreendedores e os(as) clientes finais de cada região.
Empresa
Estudo da Creators revela que planejamento da Black Friday começa meses antes e reforça papel dos influenciadores

A disputa pela atenção do consumidor na Black Friday antecipou o calendário de planejamento das marcas no mercado brasileiro. É o que aponta o estudo Open Black – Report Black Friday 2026, desenvolvido pela Creators LLC, hub de inteligência, dados e creator marketing. O levantamento reuniu dados de comportamento, mercado e plataformas para mapear o impacto da estratégia de influência em todas as fases do funil de vendas.
Pesquisas da Gauge citadas no relatório revelam que 53% dos brasileiros iniciam o planejamento de compras para a data em julho — 4 meses antes do evento —, enquanto 48% afirmam decidir por impulso para aproveitar ofertas imediatas. O cenário aponta para um comportamento que mescla pesquisa prévia com gatilhos de conversão no momento do desconto.
A Creators defende uma atuação em duas fases: de agosto a outubro, com conteúdos de consideração (reviews, tutoriais e inserção do produto na rotina), e em novembro, com foco em conversão por meio de cupons rastreáveis, live commerce e programas de afiliados. “A Black Friday não começa quando o desconto entra no ar. Quando novembro chega, o consumidor já pesquisou, comparou, salvou conteúdos e criou referências sobre aquilo que pretende comprar. O desafio das marcas é construir essa relação antes da disputa mais intensa por atenção e usar os creators não apenas como mídia de conversão, mas como parte da jornada de decisão”, analisa Nohoa Arcanjo, CEO da Creators.
Dados da YOUPIX em parceria com a Nielsen Brasil destacam que 80% dos consumidores tomam a decisão de compra fora do clique imediato, realizando buscas ou salvando conteúdos para transações posteriores. Além disso, 58% das conversões ocorrem em até sete dias após a visualização de publicações com influenciadores.
O estudo aponta ainda que 81% dos brasileiros já adquiriram produtos recomendados por criadores de conteúdo e 64% utilizam cupons ou links patrocinados com frequência. Em relação aos critérios de escolha dos perfis, 62% declaram que o número de seguidores tem pouco ou nenhum impacto na confiança, enquanto 44% descobrem novas marcas por meio de creators — superarando indicações de amigos e familiares (33%). “Os dados mostram que influência não é uma equação de tamanho de audiência. Para converter, é preciso encontrar quem tem legitimidade para falar daquele assunto e construir recorrência. O consumidor precisa reconhecer aquela indicação como algo coerente com a pessoa que está falando, e não simplesmente como mais uma publicidade de Black Friday no feed“, ressalta a executiva.
Empresa
Qualy celebra 35 anos com coleção de embalagens ilustradas e estímulo ao reuso

A Qualy, marca de margarinas presente em oito de cada dez lares brasileiros, anunciou o lançamento da Coleção Raízes para comemorar seus 35 anos de mercado. A novidade consiste em quatro embalagens colecionáveis com ilustrações inéditas que retratam elementos de cultura, fauna, flora e relações humanas no país. Sob o conceito “O Brasil que passa adiante”, a ação busca incentivar a reutilização dos potes plásticos no cotidiano, associando a arte à economia circular.
“Mais do que uma comemoração de aniversário, a coleção nasce de uma reflexão sobre a trajetória e o legado de Qualy ao lado dos brasileiros. Ao longo de sua história, a marca esteve presente em momentos cotidianos de milhões de famílias, passando adiante sabor, afeto, cuidado e criatividade. Agora, convidamos consumidores a refletir sobre o impacto dos seus hábitos para o futuro do país, unindo arte, brasilidade e sustentabilidade”, explica Marina Secaf, gerente executiva de marketing de spreads da MBRF.
Para a concepção visual dos potes, a marca convidou a artista pernambucana Bel Andrade Lima. A coleção é dividida em quatro temas: “Calor Humano”, focado em cenas de convivência e laços afetivos; “Biodiversidade”, que homenageia a fauna e os biomas nacionais; “Criatividade”, com foco nas manifestações artísticas e trabalhos manuais; e “Futuro”, que reúne símbolos de transformação e crescimento sustentável.
O design das embalagens foi pensado para estimular o reuso doméstico dos recipientes, postergando o descarte do plástico. A iniciativa complementa as metas ambientais da empresa, que atua como a primeira marca do segmento de margarinas a compensar 100% da massa de suas embalagens plásticas.
Em parceria com a central de reciclagem eureciclo, iniciada em 2021, a marca já retirou do meio ambiente o equivalente a 36,5 mil toneladas de plástico — o correspondente a aproximadamente 1,8 bilhão de potes de margarina —, evitando a emissão de 64,8 mil toneladas de gases de efeito estufa. O projeto soma mais de R$ 4,2 milhões investidos em melhorias de infraestrutura e gestão operacional para 153 cooperativas em 21 estados, impactando cerca de 11 mil trabalhadores da cadeia de reciclagem.








