Empresa
Nostalgia impulsiona consumo e transforma lembranças em estratégia de negócios

O estilo retrô deixou de ser somente estética e passou a se consolidar como estratégia concreta para marcas que querem engajar consumidores e gerar resultados. Essa é a principal conclusão da nova edição do DROPS, levantamento mensal da 3mais que acompanha tendências de consumo. O relatório mostra o impacto direto da memória no mercado. Para se ter ideia, em 2024, as buscas por câmeras digitais dos anos 2000 aumentaram 563%, enquanto as vendas de discos de vinil superaram as de CDs, evidenciando a nostalgia como uma das maiores oportunidades de negócio atualmente.
Os insights gerados revelam que marcas que incorporam referências do passado não apenas fortalecem a conexão emocional com o público, mas também geram resultados tangíveis. Um exemplo disso é o Bahia Esporte Clube. Dados analisados pela 3mais mostram que o time registrou aumento de 178% na média de curtidas em suas redes sociais com ação inspirada no Super-Homem. Além do engajamento, a ação trouxe visibilidade e ampliou a audiência da marca em plataformas digitais. Vale lembrar que a relação do clube com o super-herói vem desde 1979, quando o mascote Super-Homem Tricolor foi criado por Ziraldo.
“A nostalgia conecta gerações e cria vínculos afetivos duradouros. Quando as marcas entendem esse movimento, conseguem transformar memórias em valor competitivo, tornando o passado um motor de crescimento no presente”, destaca Murilo Brum, especialista em consumer insights e responsável pelo levantamento.
Segundo ele, o DROPS identifica três forças que sustentam essa tendência. Primeiro, o pertencimento, com produtos e experiências resgatando referências culturais e fortalecendo o sentimento de comunidade. Além dele, o contraponto ao digital puro, com consumidores buscando objetos tangíveis e familiares em meio às inovações constantes. Por fim, a economia da memória, quando marcas revisitando sua própria história e ganhando autoridade e autenticidade, atributos cada vez mais valorizados pelo público.
Segundo o material, 92% dos consumidores afirmam que as redes sociais influenciam suas compras vintage. Outro ponto relevante é o fato de gerações diferentes se conectarem de forma distinta com a nostalgia. Os Millennials representam 50% dos consumidores de produtos vintage, enquanto a Geração Z corresponde a 43%. A principal motivação é a memória afetiva (42%), seguida por vínculo com marcas (22,9%) e conforto (20%).
“A nostalgia não é tendência passageira, é mecanismo que cria laços emocionais estreitos. Marcas que entendem esse movimento conseguem fidelizar clientes e ampliar sua presença no mercado”, acrescenta Brum.
O relatório comprova que revisitar o passado vai além do modismo. É uma estratégia que combina pertencimento, autenticidade e experiência sensorial, transformando lembranças em engajamento e resultados mensuráveis. “Ao resgatar referências do passado, as marcas não apenas atraem diferentes gerações, mas ampliam conversões e fortalecem sua presença no mercado, mostrando que o retrô é alavanca real de desempenho estratégico”, conclui Brum.
Empresa
Flywheel, retail tech do Omnicom, anuncia integração completa de Mercado Ads em sua plataforma proprietária

A Flywheel, retail tech do Omnicom, dá mais um passo importante na expansão de suas capacidades de Retail Media na América Latina e anuncia a integração de Mercado Ads, unidade de negócios em publicidade do Mercado Livre, para Brasil e México à sua plataforma proprietária Flywheel Commerce Cloud (FCC). A plataforma permite que marcas e anunciantes passem a ter dados unificados de Share of Voice e Media Reporting em um único ambiente, cobrindo o maior marketplace da região.
“Com esse anúncio, a Flywheel reafirma seu compromisso em oferecer a plataforma mais completa e estratégica para gestão de mídia em marketplaces. O FCC fortalece a capacidade das marcas de operar de forma mais inteligente e competitiva no Brasil e no México, com acesso a insights dinâmicos e de alta frequência sobre a performance de Ads”, afirma Janaina Reimberg, Managing director da Flywheel LATAM.
Ao trazer Mercado Ads para o ecossistema do FCC, a Flywheel habilita decisões de mídia mais inteligentes, rápidas e competitivas em escala multinacional.
“Hoje, somos o terceiro maior player de mídia digital na América Latina e a maior player de Retail Media da região. Trabalhamos com uma gigante base de dados primários que nos permite gerar bilhões de sinais de audiências para que as marcas possam alcançar os consumidores certos no momento certo da jornada. Mais do que um avanço tecnológico, a integração representa um marco estratégico para a parceria da Flywheel e Mercado Ads.”, afirma Mario Meirelles, diretor sênior de Mercado Ads no Brasil.
Empresa
UNICEF lança a campanha “Estufa Improvável” com alerta sobre o impacto da crise climática na educação em diversas partes do mundo









