Universo Live
Mentos dá um refresh no mundo dos games e impulsiona a diversidade entre os streamers

Mentos, marca de balas e gomas de mascar pertencente à Perfetti Van Melle, convida os consumidores brasileiros a darem um refresh no mundo dos games! Realizada em parceria com a DRUID, agência especialista em B2G, a nova campanha, e se estende até o final de outubro, tem como objetivo romper barreiras e trazer um novo olhar para o segmento, enfatizando a diversificação do universo dos jogos nos últimos anos e incentivando que as pessoas abracem os perfis variados de jogadores. Além disso, a iniciativa visa a demonstrar que, além da competição, também há espaço para a diversão.
Em meio à pandemia e ao isolamento social, muitas pessoas precisaram encontrar uma nova forma de se distrair dentro de casa. Com isso, o segmento cresceu ainda mais. De acordo com um levantamento da Newzoo – empresa que faz análises sobre games -, o mercado de jogos no Brasil terá uma receita de US$ 2,3 bilhões (cerca de R$ 12 bilhões), o que representará um aumento de 5,1% na receita anual.
Com a expansão, é hora de esquecer todos os estereótipos! Agora, nota-se a participação de perfis diversos, com maior representatividade de mulheres, da comunidade negra e LGBTQIA +. Segundo a Pesquisa Game Brasil 2020, 53.8% das jogadoras são mulheres, enquanto 46.2% são homens. A faixa etária predominante está entre 25 e 34 anos (34.7%), seguida de 16 a 24 anos (34.6%) e, por fim, de 35 a 54 anos (24.7%).
Assim, para fugir do óbvio e dar um refresh em todos os rótulos, Mentos convidou oito influenciadores para competirem entre si e mostrarem as suas diferentes personalidades. Eles serão divididos em duas equipes: a primeira, composta por quatro streamers conhecidos no universo gamer e na plataforma Twitch, criadores de conteúdo com histórias inspiradoras. E a segunda, formada por quatro celebridades que têm (ou já tiveram) os jogos como um hobbie.
Na Squad Gamer, estão nomes como Voltan (Carolina Voltan) e LOUD Miih (Milena Esquierdo), da LOUD, maior organização de games do Brasil, além de iGorila (Igor Alan) e Maellen. Já a Squad Outsiders, será composta pelo ator e comediante Wellington Muniz (Ceará); o jogador de vôlei sensação dos jogos olímpicos de Tóquio, Douglas Souza; a dançarina Sheila Mello e a artista pop, Kelly Key.
Para misturar essa turma, Mentos irá promover um Talk Show com cada um dos integrantes, apresentado por Cid Cidoso, do canal Não Salvo. Os episódios vão ao ar às sextas-feiras, de 3 a 24 de setembro, no perfil de Twitter do influencer. Durante as entrevistas virtuais, os convidados irão conversar sobre as suas jornadas, preferências e o que há de novo no mundo dos games.
Mentos Refresh League 2021
Em outubro, começa o Mentos Refresh League 2021! Às sextas-feiras, serão feitas lives com duplas compostas por um streamer uma celebridade. Eles serão colocados para jogar juntos e ver quem é o melhor no game. A transmissão será feita semanalmente na Twitch de cada membro da Squad Gamer.
Para promover a iniciativa, Mentos ainda irá disponibilizar stickers personalizados, com expressões e frases como: “Zerei”, “Bora pro GG”, “Rush Time”, “Bora Duo”, “Platinei”, entre outros. A marca ainda entra no universo do Cidade Alta, maior servidor brasileiro de GTA, com mídia Out Of Home, convidando seus consumidores a participarem dessa experiência imersiva e interativa.
Segundo Davide Campi, diretor de marketing da Perfetti Van Melle no Brasil, com a campanha, a marca tem como objetivo se posicionar como um parceiro do gamer e dos que querem se jogar nesse universo, demonstrando a diversificação de perfis que estão ressignificando a cena.
“Queremos ter uma atuação contundente dentro deste universo, a longo prazo, trazendo grandes nomes para interagir com os jovens e ser uma voz ativa nas redes sociais. Trata-se de uma indústria que alcança cada vez mais pessoas e, pouco a pouco, se ressignifica. Por isso, tem muito a ver com Mentos, que busca sempre o novo, como forma de sair da mesmice. Queremos fazer parte desta transformação e mostrar que este é um ambiente para se divertir, apresentando Mentos como parceiro com atributos funcionais, tanto de consumo (mesmo durante as lives), quanto emocionais, dando um refresh no game”, explica.
“A campanha que criamos para Mentos é 100% fiel ao nosso mindset de conectar marcas e gamers de maneira significativa. A estratégia é muito consistente e, não somente é capaz de trazer resultados para o cliente, como também edifica a relação com a comunidade de forma natural por meio das diferentes iniciativas e possibilidades oferecidas pelo universo dos jogos nas quais estamos apostando”, afirma Evandro Guimarães,COO da DRUID.
Ficha técnica:
Agência: DRUID
Cliente: Mentos
CEO: Claudio Lima
COO: Evandro Guimarães
CGO: Bernardo Mendes
Arte: Ayrton Bená
Redator: Marlon Zanatti
Atendimento: Luiza Câmara e Jessica Santos
Influencer Manager: Isabella Antunes
Planejamento: Bruna Pastorini e Carla Rodrigues
Gerente Projetos: Luiza Câmara
Mídia: Tamires Posenato
Motion & Edição: Renan Godoy
Aprovação Cliente: Martin Hofling
Universo Live
Ação da OLX ganha vida com produção da Blood nas avenidas da capital paulista

A OLX, marketplace de classificados para autos, promove iniciativa em parceria com a Blood, agência referência em non-stop experience, para celebrar o Mês do Automóvel e reforçar a paixão nacional por carros. A ação levará a cor da marca para avenidas e estabelecimentos de São Paulo durante o mês de maio, com ativações programadas para os dias 24 e 31.
Reconhecido como o mês do automóvel no Brasil, maio foi escolhido pela OLX para se conectar com o público interessado em veículos, e levar para as ruas ativação que integra a campanha “Carrão é na OLX!”. A ação levará a marca para locais de concentração de lojas de veículos usados e seminovos, com o intuito de conectar os anunciantes profissionais às pessoas que buscam por um carro, reforçando o posicionamento da plataforma como facilitadora de conquistas.
A ativação inclui promotores nas ruas, QR codes ambulantes em torno das avenidas com acesso a ofertas de veículos das lojas locais anunciadas por meio da OLX, além de carrinhos de pipoca e algodão doce. Haverá também estações do Plink OLX, um jogo interativo com distribuição de brindes instantâneos para o público.
“A iniciativa leva às ruas de São Paulo a continuidade da campanha Carrão é na OLX!, totalmente focada no segmento automotivo e que reforça a grandiosidade do nosso inventário. Oferecemos variedade e praticidade aos compradores e soluções que alavanquem negócios para os anunciantes. Com o propósito de ser uma ação 360, a ativação leva audiência para o vendedor profissional e conveniência e segurança para o comprador”, Sanny Manhães, gerente de marca e comunicação do Grupo OLX.
Segundo o sócio e diretor criativo da Blood, Ale Tcholla, a ideia da ativação é transformar a experiência de busca por um carro em algo divertido e memorável, levando a marca OLX para o cotidiano das pessoas de forma inesperada. “Queremos que essa iniciativa seja um ponto de contato positivo, gerando interação e lembrança da plataforma no momento de decisão de compra ou upgrade do veículo”, conclui.
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APRO+SOM protocola PL que estabelece limite de 15 dias para pagamento às produtoras do setor criativo

Inicialmente nomeada como “Pague em 30”, a proposta formulada pela APRO+SOM evolui e ganha novo escopo com o protocolo do Projeto de Lei nº 1776/2025, agora denominado “Pague em 15”. O texto estabelece o prazo máximo de 15 dias corridos para o pagamento de contratos de até R$ 200 mil firmados com empresas do setor criativo, podendo, em caráter excepcional e mediante negociação, ser estendido para até 30 dias. A medida foi oficialmente protocolada na Câmara dos Deputados com relatoria da deputada Érika Kokay, que acolheu a iniciativa após uma série de reuniões técnicas e institucionais.
“O projeto é fruto de um processo de articulação parlamentar iniciado em 2024, conduzido pela APRO+SOM com o objetivo de enfrentar os impactos negativos dos longos prazos de pagamento, que comprometem a sustentabilidade econômica do setor de áudio’’, explica Bia Ambrogi, presidente da associação. Após a aprovação da deputada Kokay, o texto passou por análise da Consultoria Legislativa da Câmara e incorporou contribuições relevantes — entre elas, da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, que propôs a inclusão expressa de contratos com órgãos e entidades da administração pública, a fim de evitar atrasos recorrentes em pagamentos de projetos culturais encomendados por prefeituras, que chegam a ultrapassar um ano.
Outro ponto de destaque foi a redução do prazo originalmente proposto de 30 para 15 dias corridos nos contratos de menor porte. A alteração foi sugerida pela própria relatora, com o objetivo de garantir maior agilidade nos repasses e minimizar os riscos operacionais e financeiros enfrentados pelos microempreendedores individuais, microempresas ou empresas de pequeno porte da indústria criativa.
A proposta surge em resposta a um contexto de desequilíbrio nas relações comerciais do mercado criativo. Desde 2012, com o fortalecimento das áreas de procurement nas empresas contratantes, produtoras de som e conteúdo vêm enfrentando condições cada vez mais restritivas, com prazos que frequentemente ultrapassam 90 ou até 120 dias. Esse cenário não apenas compromete o funcionamento das empresas como também inviabiliza o fluxo criativo, estimula a concentração de mercado e fragiliza a diversidade e a inovação.
A APRO+SOM reforça que esse problema não é novo, mas se agravou quando as empresas passaram a priorizar apenas a redução de custos e resultados rápidos, deixando de lado a qualidade do trabalho e a saúde da produção criativa. Como agravante, os prazos de pagamento aumentaram cerca de 20% nos últimos cinco anos, pressionando as produtoras a concentrarem esforços em gestão financeira, em vez de criação. Muitas acabam recorrendo a financiamentos para arcar com a produção das obras publicitárias, num ciclo insustentável.
“É essencial que a produção criativa deixe de ser tratada como um custo acessório e passe a ser reconhecida como um investimento estratégico para as marcas; um elemento vital na construção de valor, reputação e conexão com a audiência. O PL 1776/2025 representa, portanto, um avanço concreto na defesa de práticas comerciais mais justas e transparentes, além de contribuir para a valorização do trabalho criativo como parte central da economia da cultura e da comunicação”, conclui Bia Ambrogi.
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